Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Porquê amamentar?

Collapse
X
Collapse
  •  

  • Porquê amamentar?

    amamentação

    O leite da mãe é, por excelência, o alimento natural do recém-nascido. Por conseguinte, mesmo que este venha a ser alimentado, mais tarde, a biberão, é de todo conveniente que mame, se possível, pelo menos, nos primeiros quatro meses de vida.

    Vantagens da amamentação

    O leite materno é composto por pequenos glóbulos digeríveis e contém todas as proteínas, vitaminas e minerais de que o bebé necessita, além do que contém anticorpos maternos que aumentam a resistência da criança às mais variadas infecções.

    Através da amamentação, o bebé recebe ainda ácidos gordos poliinsaturados - componentes importantíssimos do cérebro e do sistema nervoso.

    Existem ainda aspectos práticos que não são de desprezar. Por exemplo, o leite materno sai mais barato (é gratuito) e é altamente higiénico (desde, que se cumpram as regras básicas de higiene). Além disso, o leite materno não necessita de equipamento especial, nem de ser preparado ou aquecido durante a noite.

    Em suma, a resposta à questão “porquê dar de mamar?” resume-se a quatro tipos de vantagens:
    • Os bebés que são alimentados ao peito sofrem menos doenças respiratórias e gastrointestinais e, de um modo geral, tornam-se mais resistentes a diversas infecções.
    • Estes bebés são também menos susceptíveis a alergias, asma, eczema e a cólicas.
    • O leite materno está sempre à temperatura certa.
    • Segundo vários estudos existentes, parece que a mulher que amamenta tem menos probabilidade de vir a sofrer de cancro da mama.
    amamentação

    Amamentação ao peito versus biberão

    Embora possa parecer despropositado estabelecer comparações entre a amamentação e a alimentação a biberão - até porque, muitas vezes, não se trata de uma escolha, mas das circunstâncias da vida que poderão fazer com que a mulher que não possa amamentar -, o certo é que a maioria das mulheres, a dado momento, tem de dar alimentação artificial ao seu filho. Vamos, no entanto, resumir aqui as principais vantagens da amamentação relativamente ao biberão.

    Designed by jcomp / Freepik
    Designed by rawpixel.com / Freepik
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    Working...
    X