Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Porquê amamentar?

Collapse
X
Collapse

  • Porquê amamentar?

    amamentação

    O leite da mãe é, por excelência, o alimento natural do recém-nascido. Por conseguinte, mesmo que este venha a ser alimentado, mais tarde, a biberão, é de todo conveniente que mame, se possível, pelo menos, nos primeiros quatro meses de vida.

    Vantagens da amamentação

    O leite materno é composto por pequenos glóbulos digeríveis e contém todas as proteínas, vitaminas e minerais de que o bebé necessita, além do que contém anticorpos maternos que aumentam a resistência da criança às mais variadas infecções.

    Através da amamentação, o bebé recebe ainda ácidos gordos poliinsaturados - componentes importantíssimos do cérebro e do sistema nervoso.

    Existem ainda aspectos práticos que não são de desprezar. Por exemplo, o leite materno sai mais barato (é gratuito) e é altamente higiénico (desde, que se cumpram as regras básicas de higiene). Além disso, o leite materno não necessita de equipamento especial, nem de ser preparado ou aquecido durante a noite.

    Em suma, a resposta à questão “porquê dar de mamar?” resume-se a quatro tipos de vantagens:
    • Os bebés que são alimentados ao peito sofrem menos doenças respiratórias e gastrointestinais e, de um modo geral, tornam-se mais resistentes a diversas infecções.
    • Estes bebés são também menos susceptíveis a alergias, asma, eczema e a cólicas.
    • O leite materno está sempre à temperatura certa.
    • Segundo vários estudos existentes, parece que a mulher que amamenta tem menos probabilidade de vir a sofrer de cancro da mama.
    amamentação

    Amamentação ao peito versus biberão

    Embora possa parecer despropositado estabelecer comparações entre a amamentação e a alimentação a biberão - até porque, muitas vezes, não se trata de uma escolha, mas das circunstâncias da vida que poderão fazer com que a mulher que não possa amamentar -, o certo é que a maioria das mulheres, a dado momento, tem de dar alimentação artificial ao seu filho. Vamos, no entanto, resumir aqui as principais vantagens da amamentação relativamente ao biberão.

    Designed by jcomp / Freepik
    Designed by rawpixel.com / Freepik
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • Incontinência Urinária
      por TENA
      Sabia que a gravidez e o parto natural são as principais causas de incontinência urinária feminina?

      Esta semana é dedicada à sensibilização para o tema, com o seu assinalar específico a 14 de março, um pouco por todo o mundo. Por aqui, a...
      12-03-2012, 13:27
    • Crianças, Verão e... SOS Escaldão!
      por admin
      O Verão está a chegar e, com ele, os grandes dias de Sol e praia, actividades ao ar livre e muita liberdade... Ou seja, é tempo de redobrar os cuidados com as crianças!
      Acabam as preocupações inerentes ao Inverno e à época escolar, começam out...
      10-06-2011, 09:09
    • Assadura da fralda: Como tratar as assaduras do bebé?
      por admin
      Uma das lesões mais comuns nos bebés e crianças pequenas é a assadura ou dermatite da fralda. (Saiba como prevenir e tratar a assadura do bebé.


      Quais os sintomas? A assadura consiste numa irritação na pele causada pelo contacto com a...
      17-04-2011, 19:56
    • Apneia do sono da criança
      por Equipa Editorial PinkBlue


      Todo o sono, na criança como no adulto, é normalmente entrecortado por períodos em que a respiração pára. Chamam-se a esses períodos, de apneia. É uma situação perfeitamente normal, quando não dura mais de 15 segundos por episódio. Por...
      05-02-2007, 01:00
    • Icterícia neonatal
      por Equipa Editorial PinkBlue
      Icterícia é uma situação habitual no recém-nascido e normalmente não é motivo de preocupação. A palavra icterícia provém do grego ikteros, através do latim icteritia, vocábulo utilizado para designar o tom amarelado da “branca do olho” e da pele de muitos...
      05-05-2006, 00:00
    • Cuidados com o recém-nascido a realizar fototerapia
      por Equipa Editorial PinkBlue


      A icterícia nos recém-nascidos é muito comum. Na maioria dos casos é uma situação normal, inocente, por um curto período de tempo.

      Quando o tratamento é necessário por bilirrubina elevada no sangue, a fototerapia é segura e...
      05-05-2006, 00:00
    Working...
    X