O que são?
Um monitor de bebé é um sistema que permite ouvir ou ver o seu bebé quando está noutro quarto da casa. Todos os aparelhos são compostos por duas unidades, uma para transmitir os sons do bebé e a outra para estar ao pé dos pais que o acudirão sempre que o bebé necessitar.
A maior parte dos modelos tem um interruptor para ligar ou desligar e controle de volume. Os monitores de meia distância usam um sistema de luzes para mostrar o volume do choro do bebé e têm adaptadores que lhes permitem funcionar ligados à electricidade ou a pilhas.
Os monitores mais conhecidos e utilizados são os monitores de som, mas também já existem os monitores com câmara que lhe permitem observar o bebé. Há também monitores que verificam a temperatura do quarto do bebé, os movimentos do bebé e até o seu ritmo de respiração.
Monitores de som
Os monitores de som são constituídos por duas partes distintas: O transmissor que deve ser colocado ao lado do berço do bebé transmitindo todos os barulhos que este fizer e o receptor que deve estar junto dos pais para que estes possam ouvir o bebé.
Estes aparelhos trabalham através de ondas de rádio e têm um alcance de recepção entre sessenta a quinhentos metros e, inclusive, alguns deles têm antenas para melhorar a recepção do sinal. Podem trabalhar ligados à electricidade ou a pilhas.
Os monitores eléctricos são mais simples, mas têm o inconveniente de tanto o bebé como os pais terem de estar perto de uma tomada para que o monitor possa funcionar. São ideais para o caso de se passar a maior parte do tempo longe do bebé sempre no mesmo local ou para controlar o bebé à noite se ele dormir em quarto separado.
Os monitores a pilhas são ideais para controlar o bebé se estiver algum tempo no quintal ou em constante movimento dentro de casa. As unidades dos pais variam no tamanho, mas algumas são tão pequenas como um beeper e trazem um gancho na parte de trás que permite pendurá-los no cinto ou no bolso das calças.
Alguns monitores a pilhas são recarregáveis e podem também trazer adaptadores para os ligar à electricidade. Convém certificar-se de que os monitores recarregáveis funcionam enquanto recarregam as pilhas.
Monitores de som e visão
Este tipo de monitor permite-lhe ouvir e ver o seu bebé num écran a preto e branco, instalado ao pé de si, que recebe as imagens e os sons do bebé através de uma pequena câmara instalada ao seu lado.
A tecnologia de infravermelhos permite-lhe observar o bebé, mesmo quando as luzes do quarto estão apagadas. Alguns monitores de som e visão oferecem-lhe a possibilidade de ligar o aparelho receptor de vídeo à câmara do quarto do seu filho, de modo a poder gravar todos os seus movimentos.
Monitores de som, temperatura e movimento
São semelhantes aos monitores de som convencionais com a diferença de também indicarem a temperatura do quarto do bebé, através de um visor instalado para o efeito na unidade dos pais.
Alguns tipos de monitores, para além de terem todas estas características, incluem também um mecanismo que é colocado debaixo do colchão do berço do bebé transmitindo aos pais os movimentos e o tipo de respiração do bebé.
Este tipo de monitor poderá ser bastante sofisticado e entre as funcionalidades que poderá ter destacam-se:
- Mecanismo de controle do movimento da respiração do bebé.
- Sistema que permita transmitir a temperatura do quarto.
- Sistema de luzes oscilantes, para “mostrar” os sons do bebé.
- Carregador/adaptador para o poder ligar à electricidade quando lhe der mais jeito.
- Um alarme que se liga quando nenhum movimento é detectado durante um intervalo de tempo programável.
Monitores de respiração
Trata-se de aparelhos extremamente sensíveis que são utilizados para monitorizar os bebés que possam ter problemas de respiração. São monitores caros e se tiver necessidade de usar um é essencial que saiba o que fazer no caso de o seu filho deixar de respirar. Este tipo de controle do bebé pode contribuir para aumentar a ansiedade dos pais em relação à saúde do filho, o que lhes pode trazer alguns problemas. Pense nestes aspectos antes de optar por um monitor deste género, por motivos de doença do bebé.
O que procurar num monitor
- Um sistema visual que lhe permita desligar o som do monitor, mas poder continuar a receber a indicação de que o bebé está a chorar.
- Opção por dois canais, para que possa mudar para o outro quando um deles está com interferências.
- Controle de volume.
- Luz de presença na unidade que fica ao pé do bebé.
- Sinalizador de que as pilhas estão fracas.
- Um gancho na unidade dos pais, para que não fiquem com os movimentos limitados.
- Pilhas recarregáveis ou um adaptador, para que possa carregar as baterias com o aparelho em utilização.