Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Os monitores

Collapse
X
Collapse

  • Os monitores

    Todos os pais se preocupam com a saúde e segurança do seu bebé e estão constantemente a pensar em formas de os proteger e acarinhar. Para as alturas em que não estão junto dos filhos e para contribuir para um maior descanso e tranquilidade dos pais surgiram os monitores.

    O que são?

    Um monitor de bebé é um sistema que permite ouvir ou ver o seu bebé quando está noutro quarto da casa. Todos os aparelhos são compostos por duas unidades, uma para transmitir os sons do bebé e a outra para estar ao pé dos pais que o acudirão sempre que o bebé necessitar.

    A maior parte dos modelos tem um interruptor para ligar ou desligar e controle de volume. Os monitores de meia distância usam um sistema de luzes para mostrar o volume do choro do bebé e têm adaptadores que lhes permitem funcionar ligados à electricidade ou a pilhas.

    Os monitores mais conhecidos e utilizados são os monitores de som, mas também já existem os monitores com câmara que lhe permitem observar o bebé. Há também monitores que verificam a temperatura do quarto do bebé, os movimentos do bebé e até o seu ritmo de respiração.

    Monitores de som

    Os monitores de som são constituídos por duas partes distintas: O transmissor que deve ser colocado ao lado do berço do bebé transmitindo todos os barulhos que este fizer e o receptor que deve estar junto dos pais para que estes possam ouvir o bebé.

    Estes aparelhos trabalham através de ondas de rádio e têm um alcance de recepção entre sessenta a quinhentos metros e, inclusive, alguns deles têm antenas para melhorar a recepção do sinal. Podem trabalhar ligados à electricidade ou a pilhas.

    Os monitores eléctricos são mais simples, mas têm o inconveniente de tanto o bebé como os pais terem de estar perto de uma tomada para que o monitor possa funcionar. São ideais para o caso de se passar a maior parte do tempo longe do bebé sempre no mesmo local ou para controlar o bebé à noite se ele dormir em quarto separado.

    Os monitores a pilhas são ideais para controlar o bebé se estiver algum tempo no quintal ou em constante movimento dentro de casa. As unidades dos pais variam no tamanho, mas algumas são tão pequenas como um beeper e trazem um gancho na parte de trás que permite pendurá-los no cinto ou no bolso das calças.

    Alguns monitores a pilhas são recarregáveis e podem também trazer adaptadores para os ligar à electricidade. Convém certificar-se de que os monitores recarregáveis funcionam enquanto recarregam as pilhas.

    Monitores de som e visão

    Este tipo de monitor permite-lhe ouvir e ver o seu bebé num écran a preto e branco, instalado ao pé de si, que recebe as imagens e os sons do bebé através de uma pequena câmara instalada ao seu lado.

    A tecnologia de infravermelhos permite-lhe observar o bebé, mesmo quando as luzes do quarto estão apagadas. Alguns monitores de som e visão oferecem-lhe a possibilidade de ligar o aparelho receptor de vídeo à câmara do quarto do seu filho, de modo a poder gravar todos os seus movimentos.

    Monitores de som, temperatura e movimento

    São semelhantes aos monitores de som convencionais com a diferença de também indicarem a temperatura do quarto do bebé, através de um visor instalado para o efeito na unidade dos pais.

    Alguns tipos de monitores, para além de terem todas estas características, incluem também um mecanismo que é colocado debaixo do colchão do berço do bebé transmitindo aos pais os movimentos e o tipo de respiração do bebé.

    Este tipo de monitor poderá ser bastante sofisticado e entre as funcionalidades que poderá ter destacam-se:
    • Mecanismo de controle do movimento da respiração do bebé.
    • Sistema que permita transmitir a temperatura do quarto.
    • Sistema de luzes oscilantes, para “mostrar” os sons do bebé.
    • Carregador/adaptador para o poder ligar à electricidade quando lhe der mais jeito.
    • Um alarme que se liga quando nenhum movimento é detectado durante um intervalo de tempo programável.


    Monitores de respiração

    Trata-se de aparelhos extremamente sensíveis que são utilizados para monitorizar os bebés que possam ter problemas de respiração. São monitores caros e se tiver necessidade de usar um é essencial que saiba o que fazer no caso de o seu filho deixar de respirar. Este tipo de controle do bebé pode contribuir para aumentar a ansiedade dos pais em relação à saúde do filho, o que lhes pode trazer alguns problemas. Pense nestes aspectos antes de optar por um monitor deste género, por motivos de doença do bebé.

    O que procurar num monitor
    • Um sistema visual que lhe permita desligar o som do monitor, mas poder continuar a receber a indicação de que o bebé está a chorar.
    • Opção por dois canais, para que possa mudar para o outro quando um deles está com interferências.
    • Controle de volume.
    • Luz de presença na unidade que fica ao pé do bebé.
    • Sinalizador de que as pilhas estão fracas.
    • Um gancho na unidade dos pais, para que não fiquem com os movimentos limitados.
    • Pilhas recarregáveis ou um adaptador, para que possa carregar as baterias com o aparelho em utilização.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • Incontinência Urinária
      por TENA
      Sabia que a gravidez e o parto natural são as principais causas de incontinência urinária feminina?

      Esta semana é dedicada à sensibilização para o tema, com o seu assinalar específico a 14 de março, um pouco por todo o mundo. Por aqui, a...
      12-03-2012, 13:27
    • Crianças, Verão e... SOS Escaldão!
      por admin
      O Verão está a chegar e, com ele, os grandes dias de Sol e praia, actividades ao ar livre e muita liberdade... Ou seja, é tempo de redobrar os cuidados com as crianças!
      Acabam as preocupações inerentes ao Inverno e à época escolar, começam out...
      10-06-2011, 09:09
    • Assadura da fralda: Como tratar as assaduras do bebé?
      por admin
      Uma das lesões mais comuns nos bebés e crianças pequenas é a assadura ou dermatite da fralda. (Saiba como prevenir e tratar a assadura do bebé.


      Quais os sintomas? A assadura consiste numa irritação na pele causada pelo contacto com a...
      17-04-2011, 19:56
    • Apneia do sono da criança
      por Equipa Editorial PinkBlue


      Todo o sono, na criança como no adulto, é normalmente entrecortado por períodos em que a respiração pára. Chamam-se a esses períodos, de apneia. É uma situação perfeitamente normal, quando não dura mais de 15 segundos por episódio. Por...
      05-02-2007, 01:00
    • Icterícia neonatal
      por Equipa Editorial PinkBlue
      Icterícia é uma situação habitual no recém-nascido e normalmente não é motivo de preocupação. A palavra icterícia provém do grego ikteros, através do latim icteritia, vocábulo utilizado para designar o tom amarelado da “branca do olho” e da pele de muitos...
      05-05-2006, 00:00
    • Cuidados com o recém-nascido a realizar fototerapia
      por Equipa Editorial PinkBlue


      A icterícia nos recém-nascidos é muito comum. Na maioria dos casos é uma situação normal, inocente, por um curto período de tempo.

      Quando o tratamento é necessário por bilirrubina elevada no sangue, a fototerapia é segura e...
      05-05-2006, 00:00
    Working...
    X