Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Acessórios para amamentação

Collapse
X
Collapse
  •  

  • Acessórios para amamentação

    O leite materno é um dos alimentos mais importantes no desenvolvimento do bebé. Protege-o de infecções, alergias e, para além disto parece também ajudá-lo a desenvolver um queficiente de inteligência mais elevado e a diminuir a tendência para engordar. Procure,para além destes benefícios, o seu conforto, durante toda a fase de amamentação.

    Bons soutiens de amamentação

    Amamentar o bebé também pode ajudar a mãe, reduzindo o risco de sofrer crises de ansiedade, ajudando-a a perder mais calorias e a economizar, para além do facto de a ajudar a estabelecer laços mais estreitos com o seu bebé.

    Os soutiens de amamentação são concebidos para que possa amamentar o seu filho discreta e confortavelmente pois pode abrir apenas a parte da frente, sem ter de despir o soutien para amamentar. Além disso, adaptam-se ao tamanho do seu peito que diminui depois de cada mamada.

    Compre este tipo de soutien apenas no fim da gravidez, evitando assim que o mesmo não lhe sirva depois do parto. Existem variados estilos, desde o liso até ao arrendado e em branco, preto e pérola e, alguns deles, têm cuecas a condizer.

    Estes soutiens suportam firmemente o peito, mas não deve usá-los demasiado apertados, uma vez que isso pode afectar a sua produção de leite.



    Procure soutiens:
    • Em algodão porque ajudam a manter o peito fresco.
    • De tecidos com elasticidade.
    • Com alças largas.
    • Com faixas laterais largas, que lhe garantam um bom suporte dos seios.
    • Com ganchos fáceis de desprender só com uma mão e que não a magoem.
    • Com vários níveis de regulação, para que a possa ir aumentando à medida que os seus seios vão aumentando de volume.
    • Confortáveis no seu conjunto, pois um soutien desajustado ao corpo, não só é desconfortável durante a fase da amamentação, como pode interferir com a sua produção de leite, bloqueando as vias por onde ele sai.


    Os soutiens de amamentação abrem-se na frente, de vários modos:
    • Entre as duas copas pode haver um ponto de abertura.
    • Através de fechos situados por baixo de cada copa.
    • Através de um ponto de abertura no topo da copa que permite puxá-la para baixo para amamentar. Certifique-se que o modelo revela o peito por completo e não apenas o mamilo, uma vez que a pressão do soutien sobre uma parte do peito pode prejudicar a sua produção de leite.
    • Com material elástico que lhe permita passar o soutien pela cabeça, tal como um soutien de desporto, abrindo-o assim para amamentar.
    • Existem ainda soutiens próprios para a noite, mais fáceis de usar e por isso com suportes menos firmes.


    Irá necessitar, no mínimo, de três ou quatro pares deste tipo de soutien. Especialmente no início da amamentação, produzirá muito leite e mesmo que use discos absorventes, acabará por sujar o soutien, daí que os tenha de lavar regularmente.

    Discos absorventes para o peito

    São concebidos para reter o excesso de leite materno entre cada mamada e proteger a sua roupa, adaptam-se perfeitamente à copa dos soutiens, ajudando-a a manter-se seca, limpa e confortável.

    Usará muitos discos para o peito nas primeiras semanas, porque é nesta altura que o fluxo é maior. Por isso deverá mudar os discos, no mínimo, todas as manhãs e todas as noites e depois de cada mamada, evitando assim que os mamilos fiquem húmidos, o que os torna doridos e a pele mais fragilizada.

    A maior parte dos discos absorventes são anatómicos e as melhores marcas têm um lugar para colocar o mamilo, o que ajuda a que o peito se mantenha sempre na mesma posição. Existem também discos em formato quadrado que são mais baratos, mas não são anatómicos, bem como existem os discos absorventes descartáveis e os que se podem lavar na máquina da roupa. A escolha é sua.

    Protecção para os mamilos

    Com a amamentação os mamilos, não raras vezes, ficam doridos e gretados provocando alguma dor quando amamenta o bebé. Para diminuir o desconforto ou evitar que tal aconteça poderá usar :
    • Creme ou spray para os mamilos que suavizam a pele gretada ou os mamilos doridos.
    • Escolha um bom creme que possa ser aplicado logo após a amamentação, o que permite aos mamilos absorverem-no entre as mamadas, evitando, por outro lado, que o bebé tenha dificuldade em mamar da próxima vez por estarem demasiado escorregadios. Se ainda existirem indícios de creme, limpe cuidadosamente antes de dar de mamar ao bebé.
    • Algumas mulheres afirmam que passando um pouco do leite pelos mamilos, depois da mamada e deixando-os secar ao ar também alivia o desconforto.
    • Concha colectora de leite. São feitas de plástico e impedem que o leite do outro peito escorra enquanto está a amamentar o bebé, contendo-o no seu interior.
    • Protector de mamilos. Se os seus mamilos estiverem demasiado gretados, doridos ou até a sangrar, este mecanismo pode proporcionar-lhe algum alívio. É feito de silicone ou borracha e são anatómicos, ou seja, colocam-se no peito e amamenta-se o bebé através deles. Deverá apenas utilizá-lo como uma solução a curto termo, todavia enquanto alguns bebés não se adaptam a ele por não deixar puxar muito leite de cada vez, outros bebés habituam-se de tal modo que depois não querem voltar a ser amamentados directamente do peito materno.


    Saca leite

    A utilização do saca leite é indispensável:
    • No caso de ter os mamilos irritados ou com gretas.
    • No caso de os seus mamilos serem lisos ou retraídos.
    • Se estiver com retenção de leite ou com obstrução mamária.
    • Se tiver uma excessiva quantidade de leite, o que dificulta sempre a drenagem completa dos seios.
    • Se tiver de ir trabalhar, se quiser sair, por exemplo, à noite ou viajar e quer assegurar-se que o seu filho é alimentado com o seu leite.
    • Se o recém nascido tiver dificuldades em mamar.
    • Ou, ainda, se o seu bebé for prematuro ou se estiver doente e não puder mamar.


    O saca leite permite-lhe continuar a dar leite materno ao seu filho, mesmo não passando o dia com ele. Pode, além disso, guardar o leite no frigorífico ou congelador para o usar mais tarde. Para poder usar o saca leite convenientemente deverá estimular os mamilos por forma a fazer com que o leite comece a sair o que, com prática, não é difícil.

    Existem três tipos de saca leite que podem trazer biberões e tetinas incluídos:

    O saca leite manual.

    Como o próprio nome indica funcionam através de uma alavanca ou bomba aspiradora que se pressiona com a mão, criando assim a sucção necessária para puxar o leite. Procure um que seja eficiente para evitar que fique sem força nas mãos antes de tirar qualquer leite.

    O saca leite manual funciona sem fazer barulho e você é que controla todo o processo, regulando o fluxo e a velocidade de saída do leite e decidindo quando quer parar.

    Por ser eficiente, prático e fácil de segurar, pode extrair o leite de forma confortável. Normalmente transforma-se num biberão e pode ser transportado num pequeno estojo com tudo o que precisa para alimentar o bebé quando viaja, com ou sem o bebé.

    Procure um saca leite que:
    • Aspire o leite quando faz pressão na alavanca ou bomba aspiradora e quando o liberta. Esta acção dupla facilita a retirada do leite do seio e não a cansa tanto.
    • Um mecanismo que seja fácil de utilizar, alguns saca leite têm distâncias muito grandes entre o mecanismo de fazer pressão e o recipiente, o que a cansa muito e não são tão eficientes.
    • Alguns dos modelos mais modernos são concebidos por forma a imitar a sucção do bebé, ao mesmo tempo que massajam o seio.


    O Saca leite a pilhas.
    • Alguns são concebidos para caber dentro de uma carteira de senhora ou numa pasta.
    • São um pouco barulhentos e alguns modelos, para além de funcionarem a pilhas também podem ser ligados à electricidade caso queira poupar as pilhas. O adaptador pode vir com o saca leite ou pode ser comprado posteriormente.
    • São ideais para uso temporário, mas não são eficazes para uso diário e contínuo.
    • Pode também controlar todo o processo de sucção, carregando num botão para o efeito.


    Este tipo de saca leite faz todo o trabalho por si que apenas tem de o segurar.

    O Saca leite eléctrico.

    Este tipo de saca leite é aconselhável quando planear usá-lo muitas vezes.
    • São mais pesados e mais caros do que os saca leite manuais ou a pilhas.
    • Têm motores mais fortes e, em algumas marcas, mais silenciosos.
    • A maior vantagem que têm é que fazem a sucção automaticamente, o que os faz funcionar melhor.
    • Pode ajustar a velocidade e o ritmo da sucção à sua vontade.
    • Alguns destes saca leite têm kits que permitem utilizar nos dois seios ao mesmo tempo.
    • A maior parte deles também traz vários biberões e tetinas e embalagem própria para os transportar.


    Acessórios

    O puxa mamilos é aconselhável para as mulheres que têm mamilos lisos ou retraídos, mas com desejo e leite suficiente para amamentar o seu filho. Este produto ajuda a puxar os mamilos para fora.

    Almofada de amamentação que lhe permite manter o seu bebé junto ao peito enquanto o alimenta, evitando-lhe dores nas costas, no pescoço, ombros e músculos. Alguns tipos de almofadas de amamentação podem transformar-se em almofadas de suporte para o bebé quando este se começar a sentar. Também existem almofadas de amamentação adaptadas para gémeos.

    Adaptadores que lhe permitem ligar o saca leite ao isqueiro do automóvel, o que facilita a sua utilização durante as viagens de carro.

    Kits especiais de conversão que lhe permitem utilizar o mesmo recipiente no microondas, no frigorífico e na máquina de lavar louça.

    Seringa que se transforma num biberão, sem ter de passar o leite para outro recipiente, aplicando-lhe uma simples tetina e alimentando o bebé directamente.

    A maior parte dos saca leite são adaptados para se colocar uma tetina e depois alimentar o bebé, ou seja, os recipientes são biberões.

    Recipiente para conservar o leite materno, em tamanho pequeno sendo que, algunas são compatíveis com o saca leite. Pode guardar o leite no frigorífico durante cerca de 24 horas ou no congelador durante cerca de 3 meses. Existem ainda kits especiais de conservação do leite materno com sacos e fechos especiais.

    Redutores macios para adaptar o saca leite à medida do seio.

    Almofada de amamentação e banquinho para os pés

    A almofada de amamentação tem a forma de V e muitas utilidades:
    • Permite-lhe manter o seu bebé junto ao peito enquanto o alimenta, evitando-lhe dores nas costas, no pescoço, ombros e músculos.
    • Alguns tipos de almofadas de amamentação podem transformar-se em almofadas de suporte para o bebé quando este se começa a sentar.
    • Também existem almofadas de amamentação adaptadas para gémeos.
    • Quando está no fim da gravidez e estiver deitada de lado, a almofada ajuda a aliviar as dores na parte de trás das suas costas.
    • Quando estiver a amamentar, a almofada eleva o bebé até ao peito, em vez de ter de se inclinar até ao bebé, o que torna mais difícil o mamar do bebé e provoca-lhe, a si, dores nas costas.
    • Quando estiver a alimentar o bebé com o biberão a almofada dá-lhe um apoio suave, mas firme do mesmo.
    • Quando estiver a descansar na cama ou no sofá a almofada dá-lhe apoio para as costas.


    O Banquinho para os pés.

    Servem para apoiar-lhe os pés e os tornozelos, fazendo-a sentir-se muito mais confortável enquanto está sentada. Estes banquinhos elevam as suas pernas apenas o suficiente para aumentar a circulação sanguínea nos pés sem tornar o seu colo demasiado alto para o bebé.

    Existem vários modelos, mas a função é sempre a mesma: transformar a alimentação do bebé num acto confortável.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    Working...
    X