A escolha das fraldas mais apropriadas pode torna-se complexa dada a variedade disponível. Conheça os vários tipos de fraldas e saiba o que deve considerar para fazer uma escolha acertada...
As fraldas de pano
As tradicionais fraldas de pano podem ser de algodão ou de flanela e seguram-se com alfinetes de dama.
Vantagens
Económicas – Estas é sem dúvida a solução mais económica. São muito duráveis, pelo que bastará comprar algums dúzias de fraldas, que se forem bem cuidadas, irão servir para um futuro bebé.
Amigas do ambiente – É a solução mais ecológica pois estas não produzem qualquer resíduo e lavam-se e tornam-se a colocar. Quando estiverem muito gastas poderão ser deitadas fora pois são bio-degradáveis.
Versáteis - Os panos são muito versáteis e poderão ter uma infinidade de usos (por exemplo para colocar no ombro quando o bebé acabou de comer e se espera que arrote, como babetes ou ainda para proteger a cara do bebé do sol quando viaja de carro ou no seu carrinho).
Compactas e fáceis de arrumar – Depois de passadas a ferro, ficam muito compactas e são de fácil arrumação. São também muito leves quando comparadas com os restantes tipos de fraldas e por isso fáceis de transportar.
Inconvenientes
Tratamento difícil e demorado– A limpeza e manutenção trabalhosa são um dos maiores inconvenientes deste tipo de fraldas não tendo a maioria dos pais tempo para este tipo de cuidado. Para o seu tratamento é necessário separar as fraldas umas das outras e colocá-las de molho durante algumas horas. A lavagem deve ser efectuada separada do resto da roupa, com detergente não abrasivo e sem lixívia de modo a evitar alergias ou irritações na pele delicada do bebé. Por fim há que passar as fraldas a ferro por forma a garantir uma boa esterilização.
Pouco práticas – Estas fraldas apresentam ainda alguns inconvenientes na sua utilização. Não se podem descartar em qualquer local, prenderem-se com alfinetes de ama e é sempre necessário o uso da calça plástica para evitar que a roupa do bebé se molhe.
Fraldas Reutilizáveis
As fraldas reutilizáveis são fabricadas em algodão puro ou flanela com várias camadas de material absorvente e que se colocam de maneira diferente consoante o sexo do bebé. Algumas marcas têm uma camada plástica que previne derrames, dispensando assim a utilização da tradicional calça plástica.
Vendem-se separadamente reforços para este tipo de fralda que podem ser laváveis ou descartáveis. Os reforços laváveis são normalmente do mesmo material que o interior das fraldas ou então de polyester. Estes são ideais para passar uma noite inteira sem mudar a fralda do bebé, mantendo-o sempre seco e confortável, pois o polyester não absorve o chichi, mas faz com que passe para as outras camadas absorventes. É ideal para os bebés com problemas de pele, dados a alergias, eritemas, irritações, etc.. porque o rabinho do bebé nunca fica em contacto com o chichi.
Vantagens
Económicas – Tal como as fraldas de pano, as fraldas reutilizáveis podem lavar-se e reutilizar-se, revelando-se um excelente investimento a médio e longo prazo (ver esquema de comparação). Algumas marcas concebem este tipo de fralda já preparada para acompanhar o crescimento do bebé através de faixas ajustáveis. Isto significa que ao comprar entre 20 e 25 fraldas deste género quando o bebé nasce e tratando-as com o cuidado necessário, nunca mais precisará de comprar fraldas porque estas acompanham o desenvolvimento do bebé até que ele as deixe de usar, podendo eventualmente servir para o próximo bebé.
Fáceis de cuidar - Ao contrário das fraldas de pano, as fraldas reutilizáveis não precisam de ser passadas e o seu interior é lavável ou descartável. São assim fáceis de limpar e ocupam pouco espaço de arrumação.
Ecológicas – É uma solução muito ecológica uma vez que a fralda exterior não se deita fora. Mesmo os reforços/recargas interiores descartáveis poderão ser deitados na sanita pois são biodegradáveis.
Práticas - Algumas marcas de fraldas reutilizáveis são “tudo em um”, ou seja, integram uma camada plástica que dispensa a utilização da calça plástica tradicional, mantendo a roupa do bebé sempre seca. Tal como as fraldas descartáveis, seguram-se com faixas de velcro que se adaptam ao corpo do bebé.
Higiénicas – Estas fraldas possibilitam a utilização de reforços descartáveis ou lávaveis, consoante as necessidades. Os reforços descartáveis apresentam todas as vantagens das fraldas deste género a que acresce o facto de serem biodegradáveis. Os reforços laváveis vão-se retirando da fralda e colocando outros no seu lugar, mantendo o bebé sempre limpo, seco e confortável. A utilização de qualquer um destes reforços dispensa a mudança da fralda.
Hiperabsorventes – Com ou sem reforços estas fraldas são muito absorventes, de modo a evitar as irritações na pele do bebé.
Incovenientes
Tratamento – As fraldas reutilizáveis apresentam os mesmos inconvenientes das fraldas de pano relativamente à lavagem. Tanto as fraldas como os reforços reutilizáveis devem ser separados e colocados de molho. Depois devem ser lavados em detergente não abrasivo para não as estragar. Quando estas fraldas incluem uma camada plástica para maior protecção, demoram também mais tempo a secar, razão pela qual será necessário ter um número suficiente para poder substitui-las durante as lavagens.
Investimento inicial - O inconveniente mais apontado a este tipo de fraldas é o investimento inicial, uma vez que é aconselhável comprar entre 15 e 20 fraldas. No entanto a médio e a longo prazo o investimento acaba claramente por compensar comparativamente às fraldas descartáveis (ver esquema).
As fraldas descartáveis
São feitas de material leve e extremamente absorvente com revestimento em plástico ou tecido impermeável que evita que a roupa do bebé se molhe.
Vantagens
Práticas e fáceis de usar – São insubstítuiveis para pais com pouco tempo ou paciência para lavar fraldas. Muito fáceis de colocar e prender com fitas de velcro não necessitam de mais acessórios. Deitam-se fora depois de utilizar e encontram facilmente em qualquer loja.
Confortáveis e higiénicas - A evolução dos materiais com que são fabricadas, têm-as tornado cada vez mais confortáveis, higiénicas e muito absorventes mantendo o bebé seco. Existem em vários modelos e tamanhos concebidas especificamente para cada fase do crescimento da criança por forma a satisfazer o melhor possível as suas necessidades de absorção. Existem nomeadamente as pull-ups, indicadas para a fase em que as crianças começam a aprender a utilizar o bacio e as little swimers, indicadas para a praia ou piscina.
Desvantagens
Custo – O custo unitário das fraldas descartáveis é substancialmente mais elevado do que qualquer outro tipo de fraldas e uma vez que são descartáveis é necessário reabastecer o seu stock frequentemente o que aumenta também os custos indirectos.
Pouco amigas do ambiente – A maioria das fraldas descartáveis não são biodegradáveis devendo por isto ser eliminadas em recipientes próprios.
Volumosas e de difícil arrumação – São vendidas em grandes pacotes difíceis de se arrumar o que obriga a visitas frequentes ao supermercado.
Aspectos a considerar na escolha das fraldas
A escolha das fraldas é uma opção pessoal em que a melhor solução depende da ponderação de vários factores. Eventualmente, poderá até fazer sentido combinar várias alternativas. Recomendamos-lhe que na sua análise tenha em conta pelo menos os seguintes factores:
Conforto para o bebé
Há bebés que não se adaptam bem a determinados tipos de fraldas por diversas razões. Por exemplo se o bebé sofre de problemas de pele, então o uso de determinado tipo de fralda pode agravar essa situação pelo que não deverá insistir.
Custo a longo prazo e duração
As fraldas de pano e as fraldas reutilizáveis são, a longo prazo, muito mais económicas, resistentes e ecológicas do que as fraldas descartáveis, podendo até servir para futuros bebés.
Disponibilidade
A maioria dos pais trabalha fora de casa ou tem pouco tempo disponível. Não se esqueça de considerar a sua disponibilidade em diversas áreas: no tratamento das fraldas, na sua compra, e no seu estilo de vida. Por exemplo se viaja frequentemente e não pode perder tempo, então fará mais sentido utilizar fraldas reutilizáveis com reforço ou fraldas descartáveis.
Circustância
Por vezes as circustâncias condicionam o tipo de fralda que deverá utilizar. Por exemplo, se vai a casa de familiares ou amigos não é nada prático andar com um recipiente para fraldas de pano. Neste caso é preferível a utilização de fraldas descartáveis ou reutilizáveis com reforço descartável.
Impacto no ambiente
Nem todas as fraldas são iguais para o ambiente. As maioria das fraldas descartáveis são pouco ecológicas por não serem biodegradáveis.
Comunicação
Collapse
No announcement yet.
As fraldas: pano, descartáveis ou reutilizáveis?
Collapse
-
Criado por:
Equipa Editorial PinkBlue
- Publicado: 18-09-2001, 00:00
- 0 comentários
X
Collapse
Categorias
Collapse
Tags Artigos
Collapse
- A alimentação (24)
- Aconselhamento (20)
- A saúde do seu bebé (33)
- Carreira e família (6)
- Desenvolvimento e aprendizagem (41)
- Factores de risco (9)
- Fertilidade (18)
- Moda e beleza (9)
- Novos papás (6)
- O parto (22)
- O plano de gravidez (11)
- Os acessórios (29)
- Os primeiros cuidados (25)
- Precauções durante a gravidez (14)
- Preparativos (18)
- Primeiros cuidados (17)
- Problemas durante a gravidez (11)
- receitas (110)
- Recuperação e saúde pós-parto (13)
- Regresso à normalidade (8)
- Saúde e nutrição pré-natal (44)
- Saúde e visitas ao pediatra (29)
- segurança (25)
- Uma nova família (5)
- Visitas ao obstetra (21)
Artigos Recentes
Collapse
-
por TENASabia que a gravidez e o parto natural são as principais causas de incontinência urinária feminina?
Esta semana é dedicada à sensibilização para o tema, com o seu assinalar específico a 14 de março, um pouco por todo o mundo. Por aqui, a...-
Secção: As primeiras semanas
12-03-2012, 13:27 -
-
por adminO Verão está a chegar e, com ele, os grandes dias de Sol e praia, actividades ao ar livre e muita liberdade... Ou seja, é tempo de redobrar os cuidados com as crianças!
Acabam as preocupações inerentes ao Inverno e à época escolar, começam out...-
Secção: As primeiras semanas
10-06-2011, 09:09 -
-
por adminUma das lesões mais comuns nos bebés e crianças pequenas é a assadura ou dermatite da fralda. (Saiba como prevenir e tratar a assadura do bebé.
Quais os sintomas? A assadura consiste numa irritação na pele causada pelo contacto com a...-
Secção: As primeiras semanas
17-04-2011, 19:56 -
-
Todo o sono, na criança como no adulto, é normalmente entrecortado por períodos em que a respiração pára. Chamam-se a esses períodos, de apneia. É uma situação perfeitamente normal, quando não dura mais de 15 segundos por episódio. Por...-
Secção: As primeiras semanas
05-02-2007, 01:00 -
-
A maioria dos recém-nascidos encontra-se sonolenta nos primeiros dias, enquanto se adapta à vida fora do útero e aos ciclos dia/noite. Acorde seu bebé se ele precisa de mamar ou se este adormece durante a mamada. Explicamos-lhe como
Mé...-
Secção: As primeiras semanas
05-05-2006, 00:00 -
-
A icterícia nos recém-nascidos é muito comum. Na maioria dos casos é uma situação normal, inocente, por um curto período de tempo.
Quando o tratamento é necessário por bilirrubina elevada no sangue, a fototerapia é segura e...-
Secção: As primeiras semanas
05-05-2006, 00:00 -