Comunicação

Collapse
No announcement yet.

As fraldas: pano, descartáveis ou reutilizáveis?

Collapse
X
Collapse

  • As fraldas: pano, descartáveis ou reutilizáveis?

    A escolha das fraldas mais apropriadas pode torna-se complexa dada a variedade disponível. Conheça os vários tipos de fraldas e saiba o que deve considerar para fazer uma escolha acertada...

    As fraldas de pano

    As tradicionais fraldas de pano podem ser de algodão ou de flanela e seguram-se com alfinetes de dama.

    Vantagens

    Económicas – Estas é sem dúvida a solução mais económica. São muito duráveis, pelo que bastará comprar algums dúzias de fraldas, que se forem bem cuidadas, irão servir para um futuro bebé.

    Amigas do ambiente – É a solução mais ecológica pois estas não produzem qualquer resíduo e lavam-se e tornam-se a colocar. Quando estiverem muito gastas poderão ser deitadas fora pois são bio-degradáveis.

    Versáteis - Os panos são muito versáteis e poderão ter uma infinidade de usos (por exemplo para colocar no ombro quando o bebé acabou de comer e se espera que arrote, como babetes ou ainda para proteger a cara do bebé do sol quando viaja de carro ou no seu carrinho).

    Compactas e fáceis de arrumar – Depois de passadas a ferro, ficam muito compactas e são de fácil arrumação. São também muito leves quando comparadas com os restantes tipos de fraldas e por isso fáceis de transportar.

    Inconvenientes

    Tratamento difícil e demorado– A limpeza e manutenção trabalhosa são um dos maiores inconvenientes deste tipo de fraldas não tendo a maioria dos pais tempo para este tipo de cuidado. Para o seu tratamento é necessário separar as fraldas umas das outras e colocá-las de molho durante algumas horas. A lavagem deve ser efectuada separada do resto da roupa, com detergente não abrasivo e sem lixívia de modo a evitar alergias ou irritações na pele delicada do bebé. Por fim há que passar as fraldas a ferro por forma a garantir uma boa esterilização.

    Pouco práticas – Estas fraldas apresentam ainda alguns inconvenientes na sua utilização. Não se podem descartar em qualquer local, prenderem-se com alfinetes de ama e é sempre necessário o uso da calça plástica para evitar que a roupa do bebé se molhe.

    Fraldas Reutilizáveis

    As fraldas reutilizáveis são fabricadas em algodão puro ou flanela com várias camadas de material absorvente e que se colocam de maneira diferente consoante o sexo do bebé. Algumas marcas têm uma camada plástica que previne derrames, dispensando assim a utilização da tradicional calça plástica.

    Vendem-se separadamente reforços para este tipo de fralda que podem ser laváveis ou descartáveis. Os reforços laváveis são normalmente do mesmo material que o interior das fraldas ou então de polyester. Estes são ideais para passar uma noite inteira sem mudar a fralda do bebé, mantendo-o sempre seco e confortável, pois o polyester não absorve o chichi, mas faz com que passe para as outras camadas absorventes. É ideal para os bebés com problemas de pele, dados a alergias, eritemas, irritações, etc.. porque o rabinho do bebé nunca fica em contacto com o chichi.

    Vantagens

    Económicas – Tal como as fraldas de pano, as fraldas reutilizáveis podem lavar-se e reutilizar-se, revelando-se um excelente investimento a médio e longo prazo (ver esquema de comparação). Algumas marcas concebem este tipo de fralda já preparada para acompanhar o crescimento do bebé através de faixas ajustáveis. Isto significa que ao comprar entre 20 e 25 fraldas deste género quando o bebé nasce e tratando-as com o cuidado necessário, nunca mais precisará de comprar fraldas porque estas acompanham o desenvolvimento do bebé até que ele as deixe de usar, podendo eventualmente servir para o próximo bebé.

    Fáceis de cuidar - Ao contrário das fraldas de pano, as fraldas reutilizáveis não precisam de ser passadas e o seu interior é lavável ou descartável. São assim fáceis de limpar e ocupam pouco espaço de arrumação.

    Ecológicas – É uma solução muito ecológica uma vez que a fralda exterior não se deita fora. Mesmo os reforços/recargas interiores descartáveis poderão ser deitados na sanita pois são biodegradáveis.

    Práticas - Algumas marcas de fraldas reutilizáveis são “tudo em um”, ou seja, integram uma camada plástica que dispensa a utilização da calça plástica tradicional, mantendo a roupa do bebé sempre seca. Tal como as fraldas descartáveis, seguram-se com faixas de velcro que se adaptam ao corpo do bebé.

    Higiénicas – Estas fraldas possibilitam a utilização de reforços descartáveis ou lávaveis, consoante as necessidades. Os reforços descartáveis apresentam todas as vantagens das fraldas deste género a que acresce o facto de serem biodegradáveis. Os reforços laváveis vão-se retirando da fralda e colocando outros no seu lugar, mantendo o bebé sempre limpo, seco e confortável. A utilização de qualquer um destes reforços dispensa a mudança da fralda.

    Hiperabsorventes – Com ou sem reforços estas fraldas são muito absorventes, de modo a evitar as irritações na pele do bebé.

    Incovenientes

    Tratamento – As fraldas reutilizáveis apresentam os mesmos inconvenientes das fraldas de pano relativamente à lavagem. Tanto as fraldas como os reforços reutilizáveis devem ser separados e colocados de molho. Depois devem ser lavados em detergente não abrasivo para não as estragar. Quando estas fraldas incluem uma camada plástica para maior protecção, demoram também mais tempo a secar, razão pela qual será necessário ter um número suficiente para poder substitui-las durante as lavagens.

    Investimento inicial - O inconveniente mais apontado a este tipo de fraldas é o investimento inicial, uma vez que é aconselhável comprar entre 15 e 20 fraldas. No entanto a médio e a longo prazo o investimento acaba claramente por compensar comparativamente às fraldas descartáveis (ver esquema).

    As fraldas descartáveis

    São feitas de material leve e extremamente absorvente com revestimento em plástico ou tecido impermeável que evita que a roupa do bebé se molhe.

    Vantagens

    Práticas e fáceis de usar – São insubstítuiveis para pais com pouco tempo ou paciência para lavar fraldas. Muito fáceis de colocar e prender com fitas de velcro não necessitam de mais acessórios. Deitam-se fora depois de utilizar e encontram facilmente em qualquer loja.

    Confortáveis e higiénicas - A evolução dos materiais com que são fabricadas, têm-as tornado cada vez mais confortáveis, higiénicas e muito absorventes mantendo o bebé seco. Existem em vários modelos e tamanhos concebidas especificamente para cada fase do crescimento da criança por forma a satisfazer o melhor possível as suas necessidades de absorção. Existem nomeadamente as pull-ups, indicadas para a fase em que as crianças começam a aprender a utilizar o bacio e as little swimers, indicadas para a praia ou piscina.

    Desvantagens

    Custo – O custo unitário das fraldas descartáveis é substancialmente mais elevado do que qualquer outro tipo de fraldas e uma vez que são descartáveis é necessário reabastecer o seu stock frequentemente o que aumenta também os custos indirectos.

    Pouco amigas do ambiente – A maioria das fraldas descartáveis não são biodegradáveis devendo por isto ser eliminadas em recipientes próprios.

    Volumosas e de difícil arrumação – São vendidas em grandes pacotes difíceis de se arrumar o que obriga a visitas frequentes ao supermercado.

    Aspectos a considerar na escolha das fraldas

    A escolha das fraldas é uma opção pessoal em que a melhor solução depende da ponderação de vários factores. Eventualmente, poderá até fazer sentido combinar várias alternativas. Recomendamos-lhe que na sua análise tenha em conta pelo menos os seguintes factores:



    Conforto para o bebé

    Há bebés que não se adaptam bem a determinados tipos de fraldas por diversas razões. Por exemplo se o bebé sofre de problemas de pele, então o uso de determinado tipo de fralda pode agravar essa situação pelo que não deverá insistir.

    Custo a longo prazo e duração

    As fraldas de pano e as fraldas reutilizáveis são, a longo prazo, muito mais económicas, resistentes e ecológicas do que as fraldas descartáveis, podendo até servir para futuros bebés.

    Disponibilidade

    A maioria dos pais trabalha fora de casa ou tem pouco tempo disponível. Não se esqueça de considerar a sua disponibilidade em diversas áreas: no tratamento das fraldas, na sua compra, e no seu estilo de vida. Por exemplo se viaja frequentemente e não pode perder tempo, então fará mais sentido utilizar fraldas reutilizáveis com reforço ou fraldas descartáveis.

    Circustância

    Por vezes as circustâncias condicionam o tipo de fralda que deverá utilizar. Por exemplo, se vai a casa de familiares ou amigos não é nada prático andar com um recipiente para fraldas de pano. Neste caso é preferível a utilização de fraldas descartáveis ou reutilizáveis com reforço descartável.

    Impacto no ambiente

    Nem todas as fraldas são iguais para o ambiente. As maioria das fraldas descartáveis são pouco ecológicas por não serem biodegradáveis.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos mais Recentes

    Collapse

    • Incontinência Urinária
      TENA
      Sabia que a gravidez e o parto natural são as principais causas de incontinência urinária feminina?

      Esta semana é dedicada à sensibilização para o tema, com o seu assinalar específico a 14 de março, um pouco por todo o mundo. Por aqui, a TENA coloca ao seu dispor as suas especialistas, numa ação de esclarec...
      12-03-2012, 13:27
    • Crianças, Verão e... SOS Escaldão!
      admin
      O Verão está a chegar e, com ele, os grandes dias de Sol e praia, actividades ao ar livre e muita liberdade... Ou seja, é tempo de redobrar os cuidados com as crianças!
      Acabam as preocupações inerentes ao Inverno e à época escolar, começam outras relacionadas com a ocupação dos tempos livres, sobretudo quando os pais trabalham e têm que deixar os filhos aos cuidados de familiares ou ATL’s. Para que a criança se desenvolva de forma equilibrada, h...
      10-06-2011, 09:09
    • Assadura da fralda: Como tratar as assaduras do bebé?
      admin
      Uma das lesões mais comuns nos bebés e crianças pequenas é a assadura ou dermatite da fralda. (Saiba como prevenir e tratar a assadura do bebé.


      Quais os sintomas? A assadura consiste numa irritação na pele causada pelo contacto com a urina e as fezes retidas pelas fraldas e caracterizada por uma pele avermelhada e inchada, que leva ...
      17-04-2011, 19:56
    • Apneia do sono da criança
      Equipa Editorial PinkBlue
      Todo o sono, na criança como no adulto, é normalmente entrecortado por períodos em que a respiração pára. Chamam-se a esses períodos, de apneia. É uma situação perfeitamente normal, quando não dura mais de 15 segundos por episódio. Por vezes, quer pela duração dos episódios, quer pela frequência dos mesmos, tornam-se causa de preocupação.

      Apneia central Deve-se á alteração do controlo cerebral sobre os mecanismos da respiração. O nervo fré...
      05-02-2007, 01:00
    • Icterícia neonatal
      Equipa Editorial PinkBlue
      Icterícia é uma situação habitual no recém-nascido e normalmente não é motivo de preocupação. A palavra icterícia provém do grego ikteros, através do latim icteritia, vocábulo utilizado para designar o tom amarelado da “branca do olho” e da pele de muitos recém-nascidos.

      Incidência

      A icterícia “normal” ou fisiológica aparece habitualmente no 2ª ou 3º dia de vida, em cerca de 50% dos bebés de termo saudáveis, sendo mais evidente entre o quarto e o sétimo dias de vida, desaparecendo frequentemente ao fim de uma semana.

      Factores...
      05-05-2006, 00:00
    • Cuidados com o recém-nascido a realizar fototerapia
      Equipa Editorial PinkBlue
      A icterícia nos recém-nascidos é muito comum. Na maioria dos casos é uma situação normal, inocente, por um curto período de tempo.

      Quando o tratamento é necessário por bilirrubina elevada no sangue, a fototerapia é segura e eficazes em virtualmente todos os casos.

      Cuidados [*]Por ser normal os RN’s perderem cerca de 10% do seu peso inicial nos primeiros dez dias de vida, o seu bebé será pesado antes...
      05-05-2006, 00:00
    Working...
    X