Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Massagens para o bebé

Collapse
X
Collapse

  • Massagens para o bebé

    massagem bebe

    A maioria dos bebés gosta do contacto físico, pelo que não é de admirar que as massagens surtam um efeito calmante e relaxante no bebé. Pode fazer massagens desde que o bebé nasce, tendo sempre o cuidado necessário para não o magoar. O seu instinto de mãe dir-lhe-á onde tocar e como massajar o seu bebé, sem necessitar de preparação técnica.


    Benefícios para o bebé

    Com as massagens os bebés ficam mais calmos e descontraídos, sem sinais de irritação e beneficiam de um sono mais fácil, longo e profundo. Se resultar com o seu bebé, pode começar a fazer-lhe uma massagem à noite, antes ou depois do banho para lhe induzir o sono. A melhor qualidade do sono do seu bebé representa melhor qualidade de vida para si e para o seu parceiro.

    A massagem do bebé melhora o seu sistema imunitário, regula os sistemas digestivo, repiratório e circulatório e diminui o desconforto causado pelas cólicas e pelo rasgar dos primeiros dentes.


    Benefícios para os pais

    Para além dos óptimos resultados que as massagens têm nos bebés, estas também são apontadas como uma terapia para combater a depressão-pós parto que atinge grande parte das mulheres. Outro factor importante é o estreitamento dos laços afectivos com o bebé, o contacto, o toque levam a que ambos se conheçam melhor um ao outro. O mesmo se diz em relação ao pai que pode também massajar o bebé para melhor comunicar com ele. As massagens ao bebé ajudam os pais a relaxar em altura de stress e são divertidas de fazer, podendo até desencadear momentos bastante agradáveis.

    massagem pe

    Como proceder


    Para prestar ao seu bebé uma boa massagem dispa-o num ambiente com temperatura agradável, tenha à disposição um gel de massagem para bebé ou óleo para bebé e coloque-o de barriga para cima sobre uma toalha ou lençol, mas num local seguro. De seguida derrame um pouco de gel ou óleo na palma da sua mãos e esfregue-as uma na outra para as aquecer e espalhar o produto no corpo do bebé.

    Procure olhar o seu bebé nos olhos enquanto vai falando ou até cantando para ele durante a massagem. Preste atenção à reacção do bebé, se ele parecer estar a gostar da novidade, aproveite e veja se realmente a massagem funciona deixando-o mais relaxando, a dormir mais e melhor. Se parecer que o bebé não gosta muito deste tipo de contacto tente ser mais delicada no toque, exercendo menos pressão. Se, mesmo assim, o bebé não gostar deixe pura e simplesmente de o fazer.

    Para agradar ao bebé use o seu instinto e, em moldes muito mais suaves, faça-lhe o que gosta que lhe façam a si. Não custa nada experimentar, pode ficar surpreendida com os resultados.

    Baby photo created by peoplecreations - www.freepik.com
    Baby photo created by onlyyouqj - www.freepik.com
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • Incontinência Urinária
      por TENA
      Sabia que a gravidez e o parto natural são as principais causas de incontinência urinária feminina?

      Esta semana é dedicada à sensibilização para o tema, com o seu assinalar específico a 14 de março, um pouco por todo o mundo. Por aqui, a...
      12-03-2012, 13:27
    • Crianças, Verão e... SOS Escaldão!
      por admin
      O Verão está a chegar e, com ele, os grandes dias de Sol e praia, actividades ao ar livre e muita liberdade... Ou seja, é tempo de redobrar os cuidados com as crianças!
      Acabam as preocupações inerentes ao Inverno e à época escolar, começam out...
      10-06-2011, 09:09
    • Assadura da fralda: Como tratar as assaduras do bebé?
      por admin
      Uma das lesões mais comuns nos bebés e crianças pequenas é a assadura ou dermatite da fralda. (Saiba como prevenir e tratar a assadura do bebé.


      Quais os sintomas? A assadura consiste numa irritação na pele causada pelo contacto com a...
      17-04-2011, 19:56
    • Apneia do sono da criança
      por Equipa Editorial PinkBlue


      Todo o sono, na criança como no adulto, é normalmente entrecortado por períodos em que a respiração pára. Chamam-se a esses períodos, de apneia. É uma situação perfeitamente normal, quando não dura mais de 15 segundos por episódio. Por...
      05-02-2007, 01:00
    • Icterícia neonatal
      por Equipa Editorial PinkBlue
      Icterícia é uma situação habitual no recém-nascido e normalmente não é motivo de preocupação. A palavra icterícia provém do grego ikteros, através do latim icteritia, vocábulo utilizado para designar o tom amarelado da “branca do olho” e da pele de muitos...
      05-05-2006, 00:00
    • Cuidados com o recém-nascido a realizar fototerapia
      por Equipa Editorial PinkBlue


      A icterícia nos recém-nascidos é muito comum. Na maioria dos casos é uma situação normal, inocente, por um curto período de tempo.

      Quando o tratamento é necessário por bilirrubina elevada no sangue, a fototerapia é segura e...
      05-05-2006, 00:00
    Working...
    X