Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Teste do Pezinho

Collapse
X
Collapse
  •  

  • Teste do Pezinho

    O “Teste do pezinho “ ou Diagnóstico precoce é uma colheita de sangue fundamental para o rastreio de duas doenças: Fenilcetonúria e o Hipotiroidismo. Se estas doenças forem diagnosticadas precocemente e iniciado o seu tratamento, é facilitado o desenvolvimento normal da criança.
    Click image for larger version

Name:	96919194.jpg
Views:	1
Size:	2.7 KB
ID:	3534413

    Como?

    O “Teste do pezinho “ ou Diagnóstico precoce é uma colheita de sangue fundamental para o rastreio de duas doenças: Fenilcetonúria (a criança não consegue utilizar uma substância que ingere com as proteínas, esta em excesso é tóxico para o cérebro) e o Hipotiroidismo (a tiróide é uma glândula, que neste caso funciona mal, não produzindo uma substância essencial para o desenvolvimento da criança). Se estas doenças forem diagnosticadas precocemente e iniciado o seu tratamento, é facilitado o desenvolvimento normal da criança.

    Para a colheita deste sangue, é feita uma picada no pé do bebé, por isso o nome de “Teste do Pezinho”.

    Sendo este um procedimento doloroso, os pais devem participar o mais que poderem neste acto acarinhando o bebé, confortando-o, falando com o bebé num tom de voz suave e meigo de modo a transmitirem segurança.

    Quando?

    A colheita deve ser efectuada a partir do 3º dia e se possível até ao 6º dia, isto porque os valores a serem avaliados nesta altura estão estabilizados no sangue do Recém-nascido.

    A colheita após o 6º dia pode atrasar o início de um eventual tratamento, mas deverá ser sempre feita, mesmo que tardiamente.

    Onde?

    Esta colheita é feita no centro de saúde junto da sua residência, onde se encontram as fichas de rastreio adequados para a realização desta colheita., que são preenchidos por um profissional de saúde.

    Será entregue aos pais um talão destacável das fichas de rastreio, com um código para que estes possam aceder ao resultado do teste via Internet 15 dias após a realização do diagnóstico precoce. Em caso dos pais não terem disponibilidade de aceder à Internet, só no caso das análises não serem normais é que estes serão contactados ou em caso de necessidade de alguma confirmação laboratorial.

    Em caso de doença existem 6 centros de tratamento, onde podem ser acompanhados por uma equipa especializada.

    Clínica das Conchas

    Miriam Almeida – Enfermeira Club Clínica das Conchas

    Cláudia Colaço – Enfermeira Club Clínica das Conchas

    http://www.clinicadasconchas.pt/
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    Working...
    X