Comunicação

Collapse
No announcement yet.

O sono do bebé entre os 9 e os 24 meses

Collapse
X
Collapse
  •  

  • O sono do bebé entre os 9 e os 24 meses

    O sono do bebé começa a regularizar-se e, progressivamente, vai diminuido o número de horas dispendidas a dormir durante o dia.

    Entre os 9 e os 12 meses

    Entre os nove meses e o primeiro ano de idade, o bebé dorme cerca de treze ou catorze horas por dia, sendo que duas delas são repartidas por duas sestas diárias, uma de manhã e outra à tarde.

    Os pais devem continuar a seguir, escrupulosamente, a rotina já estabelecida nos meses anteriores: banho, pijama, deitar, ler uma história, aconchegar o bebé e, finalmente, um beijinho de boas-noites. Ou qualquer outra rotina que os pais hajam estabelecido.

    O que também é importante é que essa rotina seja seguida diariamente e à mesma hora, pois a previsibilidade é algo que os bebés gostam uma vez que os ajuda a sentirem-se mais seguros. Essa previsibilidade deve alargar-se às demais actividades do dia-a-dia: sestas, refeições, hora da brincadeira, etc.

    Devem deixar que o seu bebé adormeça por si, sem o embalar, sem lhe cantar nem dar qualquer outro incentivo, pois se o fizerem, quando o bebé acordar durante a noite muito provavelmente chorará, pois dificilmente conseguirá adormeçer sozinho. Quando o bebé chora a meio da noite, os pais têm de decidir qual a atitude a tomar: ou o deixam chorar ou vão imediatamente ter com ele. Talvez o melhor seja, pelo menos, dar uma espreitadela ao bebé para ver se está tudo bem.

    O bebé pode acordar durante a noite também devido à ansiedade que sente por estar separado dos seus pais e do medo que tem de que estes não regressem.

    Um outro factor que continua a provocar algumas dificuldades em adormecer é o facto de a sua agilidade e capacidades motoras continuarem em desenvolvimento crescente, pelo que é natural que o bebé esteja excitado e pretenda exercitar e praticar as suas capacidades.

    Entre os 12 e os 18 meses

    Dos doze aos dezoito meses, o bebé ainda dorme, diariamente, pouco mais de treze horas. O tempo que dorme durante a sesta é de cerca duas horas, mas é por agora que se verifica a transição das duas para apenas uma sesta diária. Em vez de duas sestas de pouco mais de uma hora, uma de manhã e outra à tarde, passa para uma única sesta vespertina de mais ou menos duas horas.

    Esta transição pode ser relativamente dificil, pelo que há especialistas que defendem uma alternância do número de sestas de acordo com o tempo de sono nocturno: se o bebé dormir um pouco mais durante a noite, opte por apenas uma sesta; nas noites em que o bebé dorme um pouco menos faça-o dormir duas sestas. Adopte este sistema até que o bebé se habitue e necessite apenas de uma sesta diária.

    É provável que o bebé continue a oferecer resistência no momento de ir para a cama pois chegou a altura de aprender a andar, e a criança pretende continuar a praticar mesmo na hora de deitar.

    Entre os 18 e os 24 meses

    Por esta altura o bebé dormirá cerca de treze horas por dia, sendo que duas horas são passadas a dormir a sesta. É provável que a criança já adormeça sozinha e com facilidade, se os pais já a vêm habituando a tal desde cedo.

    O bebé já tem a sua independência e agilidade e, como já anda, é provável que pretenda, e consiga, sair da sua cama. Deve-se colocar o colchão na sua posição mais baixa, o que pode impedir, pelo menos durante algum tempo, que o bebé saia; não deve ter brinquedos na cama, para que não se distraia na altura de dormir. Devem-se colocar almofadas à volta da cama para, no caso de o bebé conseguir sair da cama, evitar que ele se magoe.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    Working...
    X