Comunicação

Collapse
No announcement yet.

A segurança durante as brincadeiras

Collapse
X
Collapse

  • A segurança durante as brincadeiras

    Os brinquedos são objectos importantes na vida de qualquer bebé e criança pois é a brincar que eles aprendem sobre o mundo que os rodeia, daqui a necessidade de saber escolher os brinquedos certos e mais seguros.

    Que cuidados ter?

    No momento de comprar brinquedos para o seu filho, deve que ter em atenção vários aspectos, tais como:
    • Verificar se o brinquedo é ou não adequado à idade do bebé, pois não se deve comprar o mesmo brinquedo para um bebé de dez meses e para outro de vinte e quatro.
    • Em regra, todos os brinquedos possuem a indicação da idade para a qual são recomendados. Porém este não é o único detalhe a ter em atenção quando se compra um brinquedo. Dentro do leque de opções dos brinquedos que são adequados para a idade, há que ter em conta as próprias capacidades da criança e adquirir somente aqueles que a criança possa entender e interagir.
    • É, pois, preciso saber se a criança tem capacidades físicas e habilidade suficiente para brincar com eles. Por exemplo, há pais que oferecem triciclos demasiado grandes para o seu bebé, para evitar que, daí a pouco tempo, tenham de comprar um novo. Esta é uma táctica perigosa pois a criança não tem ainda a habilidade suficiente para controlar com segurança esse brinquedo, o que pode causar quedas graves.
    • Não deve comprar brinquedos pequenos nem com partes amovíveis que o bebé possa engolir, pois podem provocar sufocamento. Isto é, devem ser sempre maiores que a boca do bebé para que não haja o perigo de os engolir.
    • Também não se devem dar brinquedos demasiado pesados ao bebé, pois ele pode magoar-se.
    • É muito importante que se verifique se os brinquedos foram bem fabricados. No caso dos peluches, há que ter muita atenção e ver se as costuras estão reforçadas, se as caudas estão bem cosidas e se não têm botões nem quaisquer outros acessórios que o bebé possa arrancar e colocar na boca.
    • Há que ter cuidado com os brinquedos usados que se dão ao bebé, nomeadamente por terem pertencido aos irmãos mais velhos. Isto porque esses brinquedos podem estar gastos ou com peças soltas o que pode ser nocivo para a criança.
    • Não deverá dar ao seu bebé brinquedos, (nem quaisquer outros objectos) que tenham cordas ou fios, especialmente se tiverem mais de 20 cm, pois poderão enrolar-se acidentalmente no pescoço do bebé.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    Working...
    X