Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Os infantários

Collapse
X
Collapse

  • Os infantários

    Quando não pode contratar uma ama ou não têm familiares a quem possa entregar o seu bebé, a melhor alternativa será escolher um jardim de infância. No entanto, nem sempre essa escolha se apresenta fácil.
    Click image for larger version  Name:	92019340.jpg Views:	2933 Size:	3.5 KB ID:	3534414

    Como escolher o infantário?

    A primeira questão a realçar é que, hoje em dia, a maioria dos infantários tem listas de espera, particularmente os mais cotados. Portanto, e dependendo do local onde se encontra, convém começar a sua busca com alguma antecedência, de forma a evitar contratempos ou ver-se obrigada a optar por um infantário que não seja do seu agrado.

    Alguns casais começam a procurar um infantário logo a partir do momento em que sabem que vão ser pais e, acredite, isto não é um exagero. Algumas escolas chegam a demorar mais de um ano até terem uma vaga. Neste caso, mais vale prevenir.

    Quando for, efectivamente, procurar um infantário, procure não se esquecer de alguns aspectos, que vão garantir a segurança, o bem-estar e a educação adequada do seu filho.

    Logo para começar, é importante que considere a localização e o esquema de horários do infantário. No que diz respeito a este aspecto, os infantários particulares podem ser a melhor alternativa, pois costumam assegurar praticamente toda a assistência de que uma criança precisa durante doze horas por dia, o que é óptimo para os pais com pouca disponibilidade de tempo. Também é agradável que o infantário esteja aberto aos pais para que possam visitá-lo sempre que quiserem, não só para ver as crianças mas também para contactarem de perto com os profissionais e com as condições de funcionamento.

    É essencial que converse e se mantenha em contacto com os educadores, que os conheça, para ter a segurança de saber que o seu bebé fica em boas mãos. Tente perceber qual é a reacção dos educadores aos problemas de comportamento das crianças, e certifique-se de que o número de crianças por educadora não é demasiado elevado. É essencial que cada criança possa beneficiar de toda a atenção de que necessita.

    Também convém que saiba de antemão como funciona a alimentação e a hora da sesta das crianças, certificando-se de que são os esquemas mais adequados para o seu filho, ou que são esquemas suficientemente flexíveis para facilitar a sua adaptação.

    Para além destes cuidados, há outros aspectos importantes a ter em atenção para garantir a segurança e o bem estar do seu bebé enquanto está no infantário:
    • É importante que o espaço seja limpo, arejado, amplo, e com muita luz.
    • Certifique-se de que os brinquedos, os livros e todo o equipamento da escola estão em boas condições e à disposição das crianças.
    • Verifique se existe alguma área segura ao ar livre onde as crianças possam brincar.
    • Pense duas vezes se não lhe for permitido visitar as instalações do infantário, pois isto pode significar que têm algo a esconder.
    • Tenha atenção ao seu filho no que diz respeito às necessidades fisiológicas. Se ele regredir, algo não está bem.
    • Observe as reacções do seu filho, se está triste, isolado. Este comportamento pode reflectir um mal estar no infantário.
    • Se o seu filho insistir em dizer que não gosta da educadora, deve falar imediatamente com ela para perceber o que se passa.
    O que é que a criança pode aprender no infantário?

    Para além de ser a solução ideal para quando tem de ir trabalhar e quer deixar o seu bebé em segurança, o infantário tem muitas outras vantagens. Entre muitas outras coisas, o seu filho vai poder aprender:
    • A desenvolver a auto-estima e autonomia;
    • A relacionar-se com pessoas com caracteres diferentes;
    • A observar e a compreender o meio onde vive;
    • A expressar-se das mais diversas maneiras;
    • A inserir-se na sociedade, a conhecer e identificar as suas regras;
    • A comunicar com crianças da sua idade, desenvolvendo a sua linguagem e atitude perante determinadas situações;
    • A desenvolver a imaginação e criatividade;
    • A comunicar através de outras linguagens.
    É natural que lhe custe deixar o seu bebé e ter de voltar ao trabalho, mas lembre-se de que o infantário vai poder trazer muitas vantagens, não só para ele mas também para si. Para além disso, desde que faça uma escolha cuidadosa, pode ficar descansada quanto à segurança do seu filho.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    Working...
    X