Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Segurança dentro de casa

Collapse
X
Collapse
  •  

  • Segurança dentro de casa

    No início, o seu bebé é um ser muito frágil e indefeso, que pouco se movimenta. Mas, o desenvolvimento das capacidades motoras vai fazer com que a criança queira explorar o mundo à sua volta, queira tocar, sentir e provar tudo o que está por perto. Quando começar a gatinhar ou a andar pela casa, mais difícil vai ser a sua vigilância que terá de ser permanente. Os acidentes domésticos são muito frequentes, seja com quedas de móveis, candeeiros partidos, choques eléctricos ou casas inundadas.

    Recomendações gerais

    Para a segurança dos filhos e dos pais, logo que o bebé começa a gatinhar, tenha as várias divisões da casa devidamente preparadas.

    Qualquer tipo de produto químico ou de bebida alcoólica são perigosos para as crianças, que têm tendência para levar tudo à boca. Os medicamentos em zonas acessíveis, quer em carteiras quer em cima da sua cama, na mesinha de cabeceira ou outros móveis também constituem um foco de perigo. As estantes e prateleiras, as arcas e a televisão são um perigo caso não estejam bem presas à parede, uma vez que a criança gosta de trepar e usa tudo o que estiver ao seu alcance para o conseguir, puxando mesmo objectos pesados.

    Protecções nas fichas eléctricas

    As protecções nas fichas eléctricas, em toda a casa, fazem com que seja impossível a criança enfiar os dedos ou fios e apanhar choques eléctricos. Este tipo de protecção pode consistir na imitação de uma ficha que se coloca na tomada e impede que a criança tente empurrar coisas lá para dentro ou então protecção especial que tape toda a tomada e a ficha. Algumas destas podem servir também como luz de presença, mas de forma a que a criança não as consiga remover. Pode também optar por comprar apenas capas exteriores que se enfiam na tomada e o bebé não os consegue tirar ou então usar tampas de protecção que se aparafusam à parede e se fecham logo que acabe de usar a tomada.

    Autocolantes indicadores de temperatura

    São autocolantes que transmitem a temperatura das superfícies a que estão colados está. Estes autocolantes mudam de cor para avisar a criança que a temperatura do objecto está muito elevada.

    Protecções contra animais

    Se tem animais use uma rede própria que protege a cama, o parque, etc e impede que os gatos e cães saltem para o local onde está o bebé. Existem redes mais pequenas e também de malha fina para protegem os bebés dos insectos, especialmente se a cama ou os brinquedos do bebé estiverem ao ar livre, durante o Verão.

    Protecção para a lareira

    A protecção para a lareira essencial em qualquer casa com lareira e crianças pequenas. Pode ser presa à própria lareira ou então à parede de cada lado da lareira.

    Cuidados com electrodomésticos

    Uma criança com oito meses começa a querer mexer nos electrodomésticos que vê os pais usar (leitor de CD, aparelho de vídeo, telefone). Para reprimir este desejo, e os eventuais acidentes ou estragos, ofereça ao seu filho cópias em brinquedo para ele tocar e experimentar à vontade. Pode fazer o mesmo, comprando brinquedos de ferramentas, tesouras ou loiça.

    Protecção para o aparelho de vídeo

    Coloque uma protecção na ranhura do aparelho de vídeo para evitar que os dedos do bebé fiquem lá presos ou que ele enfie objectos lá para dentro. Pode também colocar uma protecção ao longo da ranhura e dos comandos, evitando assim que a criança mexa e desregule o aparelho.

    Protecções nos móveis e portas

    Deve, igualmente, adquirir:


    Protecção para vidros e janelas.

    No que diz respeito a vidros e janelas, todo o cuidado é pouco, por isso procure:
    • Fechos para as janelas que permitem a abertura até um limite seguro, impedindo que a criança caia, mas que garanta a ventilação. Alguns são especificamente concebidos para janelas com vidros duplos e janelas com estruturas de metal.
    • Fita adesiva para vidros que evita o estilhaçar de janelas, portas ou mesas, e prováveis cortes.
    • Indicadores de vidro. São ideais para colocar em zonas com muito vidro ou grandes portas e janelas de vidro, pois revelam à criança a sua existência, evitando que a mesma vá de encontro a eles e se magoe.
    • Se tiver de colocar em casa novas portas, janelas ou qualquer acessório que seja de vidro, procure utilizar vidro duplo, uma vez que é mais resistente, partindo-se com mais dificuldade e, se tal acontecer, parte-se em pequenos quadrados que são menos perigosos.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    Working...
    X