Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/kj1dz8ps/public_html/forum/includes/vb5/template.php(404) : eval()'d code on line 5 Uma cozinha segura - PinkBlue - O Forum das Mamãs e Bebés

Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Uma cozinha segura

Collapse
X
Collapse
  •  

  • Uma cozinha segura

    A cozinha é uma divisão fundamental de qualquer casa. É onde se passa um grande espaço de tempo e onde radicam grandes perigos para bebés e crianças.

    Medidas de segurança

    Tornar a cozinha num sítio tão seguro quanto possível é um desafio, mas não é impossível.

    Aqui estão algumas medidas que devem ser tomadas e que serão úteis na árdua tarefa de minimizar os riscos existentes numa cozinha, se bem que nada substitui a presença e atenção de um adulto responsável:
    • Guarde vidros, cristais, e todas as loiças de um modo geral, num armário e fora do alcance das crianças, de preferência num sitio alto e muito bem fechado, sem que nenhuma criança tenha possibilidade de abrir.
    • Todo o material de limpeza deve ficar num local alto e fora do alcance da criança. Nunca, em circunstância alguma, coloque produtos tóxicos em garrafas de sumo ou noutros recipientes de produtos alimentares.
    • Mantenha as facas, tesouras e outros objectos cortantes e afiados fechados em gavetas que a criança não consiga abrir. A melhor opção será colocar trincos ou fechos suplementares nas gavetas e armários.


    Estas precauções são mais úteis entre os seis e os vinte e cinco meses, mas após esta idade, ainda devem ser mantidas pois funcionam como uma imposição de limites à criança.

    Conselhos úteis
    • Se a criança for engenhosa o suficiente para conseguir abrir esses fechos, o melhor será colocar esses objectos num lugar alto ao qual a criança não tenha a minima possibilidade de acesso, ou então mantenha a criança fora da cozinha.
    • Nunca coloque bebidas, comida quente, facas ou quaisquer outros utensilios perigosos, na borda das mesas e dos balcões. As toalhas devem ser curtas, pois se ficarem ao alcance da criança, esta pode puxá-las, o que provocará a queda de objectos sobre si própria.
    • Quanto ao fogão há, também, cuidados especiais a ter. Utilize, preferencialmente, os bicos de trás. Oriente os cabos dos tachos e das panelas para dentro da área do fogão, de forma a que a criança não os veja e não tenha acesso de forma a não suscitar curiosidade e vontade de lhes pegar. Pode também adquirir uma protecção para o fogão, que pretende evitar e impedir o acesso da criança à zona superior do fogão onde estão situados os bicos e, simultâneamente, impedir que caia sobre ela o que quer que se esteja a cozinhar, no caso de transbordar.
    • Coloque fechos no forno, no microondas e na máquina de lavar loiça para que a criança não os consiga abrir.
    • Instale um detector de incêndios na cozinha e mantenha um extintor de incêndio sempre à mão. Contudo, só deve tentar extinguir um fogo se este for muito pequeno e restrito. Caso contrário, pegue no seu bebé, saia de casa e deixe esse trabalho para os profissionais.
    • Nunca deixe a criança sozinha na cozinha, sem supervisão, mesmo que ela esteja sentada na sua cadeira.
    • Se tiver uma das suas mãos ocupadas, especialmente se for com uma bebida ou prato quente nunca tente transportar o seu bebé com a outra.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    Working...
    X