Comunicação

Collapse
No announcement yet.

O bebé e o protector solar

Collapse
X
Collapse
  •  

  • O bebé e o protector solar

    protecao solar

    Com a chegada do bom tempo e do calor apetece sair de casa para um passeio, dar uma volta na praia ou ficar numa esplanada a conversar com os amigos. Ter um bebé não a impede de o fazer, desde que esteja informada e preparada para proteger a sua pele delicada.


    Qual é a idade aconselhável para aplicar protector solar no bebé?

    A melhor forma de proteger o seu bebé das queimaduras solares continua a ser mantê-lo na sombra do chapéu de sol, no carrinho de bebé com protecção, à sombra de uma árvore se estiver perto de alguma, vesti-lo com roupas largas de tecidos leves e com mangas compridas, colocar-lhe um chapéu de abas largas e uns óculos de sol se ele não os tirar tão depressa como os colocou.

    Até há cerca de dois anos atrás, os pediatras não recomendavam o uso de protectores solares em crianças com idade inferior a 6 meses, uma vez que este tipo de produtos não tinham sido testados em peles tão sensíveis com as dos bebés.

    No entanto, estudos recentes têm demonstrado que a utilização de protectores solares nos bebés com idades inferiores a 6 meses não é prejudicial e efectivamente protegem o bebé das queimaduras. Todavia não se deve “besuntar” o bebé com estes produtos, sendo recomendável apenas espalhar uma quantidade pequena nas costas das mãos e na face.


    É seguro utilizar o protector solar que sobrou do ano passado?

    Os protectores solares vão-se alterando com o decorrer do tempo, facto que pode estar relacionado com os seus compostos, com o tipo de armazenamento, com a temperatura, etc.. Estas alterações poderão diminuir a sua eficácia na protecção contra os raios solares por isso, o mais aconselhável será procurar pela data de expiração, indicada na embalagem do produto.

    Se já tiver passado do prazo, não pense duas vezes e deite-o fora. Se não encontra uma data de validade que a possa ajudar ou se o produto parece ter secado, mudado de cor ou consistência, mais vale prevenir do que remediar. E por isso é recomendável que compre um novo.

    O dinheiro que possa poupar continuando a utilizar o protector do ano passado pode não justificar a sua preocupação e o sofrimento do seu bebé caso ele apanhe uma queimadura solar.

    protecao solar

    O bebé está sempre a meter as mãos na boca. É seguro protegê-las com protector solar?


    Sabia que o seu bebé mete a mão na boca cerca de 64 vezes por hora? Para além de outras, esta é uma boa razão para usar um protector solar "físico”, isto é, que apenas proteja do sol e não ofereça qualquer tipo de risco.

    Existe um diferença entre o protector solar químico, assim chamado por ser feito à base de produtos químicos e o protector solar "físico", composto por óxido de zinco ou dióxido de titânio. Estes componentes formam uma barreira "física" de protecção e não são tóxicos, ou seja, não reagirão ao contacto com os compostos químicos do corpo humano, o que poderia provocar reacções alérgicas. Utilizando este tipo de protecção não precisa ficar preocupada com a ingestaõ de pequenas quantidades do produto pelo seu bebé. Uma queimadura solar prejudicá-lo-ia muito mais.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    Working...
    X