A prevalência de cáries oclusais
A prevalência de cáries oclusais nos molares e pré-molares nas crianças, está relacionada com a dificuldade da escova de dentes em penetrar nos sulcos e fissuras profundos e estreitos. Estas fissuras são muito difícies de higienizar, ficando retidas mais facilmente bactérias e restos alimentares.
O selante de fissura
Para prevenir esta situação é possivel “selar” as fissuras com uma resina (branca ou não), que se chama selante de fissura.
O selante de fissura deve ser aplicado nos molares de leite pouco tempo após a erupção (3 anos), nos pré-molares e molares definitivos (o 1º molar definitivo erupciona por volta dos 6 anos); sempre em dentes sãos ou com pequenas cáries que envolvam só o esmalte dentário. Estudos referem que a retenção do selante no dente é maior entre os 10 e 14 anos, em dentes definitivos, nos pré-molares e nos dentes inferiores. O momento da sua reaplicação depende, como é óbvio, de cada caso.
A técnica
É uma técnica simples, que mantem a integridade dentária e não é dolorosa. É aplicada pelo médico-dentista, no consultório e executa-se após a higienização do dente utilizando um “ácido”, que cria umas microporosidades na superficie do dente (acção retentiva mecânica no esmalte), lava-se bem o dente, seca-se e aplica-se o selante com um pincel ou aplicador na face mastigatória do dente.
Mamãs e Papás, na verdade, o selante de fissura é um verdadeiro “telhado” de protecção nas “casinhas” (dentinhos) dos vossos filhos!
Fiquem bem,
Dra. Cristina Dias
Edifício Luxor Plaza,
101-5ºEsq
1050-190 Lisboa
Tel: 217 939 915
clinicacd@netcabo.pt