Comunicação

Collapse
No announcement yet.

A 1ª Visita ao Médico-Dentista

Collapse
X
Collapse
  •  

  • A 1ª Visita ao Médico-Dentista

    Os primeiros dentes de leite
    Click image for larger version

Name:	981_big1.jpg
Views:	1
Size:	3.4 KB
ID:	3534419
    A erupção dos primeiros dentes de leite do seu bebé varia de caso para caso, verificando-se em média por volta dos 6 meses de vida e na maior parte das crianças os primeiros a nascerem são os incisivos centrais inferiores. Esta variação de “timing” e de sequência na erupção dos dentinhos depende de factores genéticos. Habitualmente, a dentição de leite fica completa quando a criança tem 2 anos e meio. A erupção do primeiro molar definitivo inferior efectua-se por volta dos 6 anos.

    A primeira visita ao médico-dentista

    A primeira visita ao médico-dentista pode ser feita sem terem nascido todos os dentes de leite. É muito importante, desmistificar algumas falsas ideias inerentes a este assunto.O primeiro contacto com o espaço físico e humano do consultório dentário é determinante.

    Penso que, no que diz respeito à odontopediatria, este espaço,este universo para ser mágico, deverá ser cuidadosamente estruturado e preparado, de forma a aconchegar o mais possivel o nosso “ Herói”. E quando falo de espaço, refiro-me não só à estrutura fisica (equipamentos e instrumentos, do factor “cheiro a dentista”, criação de espaços lúdicos paralelos e de actividades motivadoras), mas tambem à estrutura humana que deverá assumir uma postura adequada, tanto a nivel de abordagem com a criança (serenidade, códigos verbais entre o médico e a assistente durante a consulta, pontualidade ), como, também, a nível de apresentação física (fardas adequadas, máscaras,etc).

    Todos estes ingredientes contribuem para o ambiente receptivo, mágico e encantador!

    O papel dos pais

    No entanto, para que o sucesso da acção seja de 100%, necessita ainda o profissional da colaboração dos pais da criança, tanto a nível de postura, como de motivação. A serenidade e o espírito positivista e colaborante são factores determinantes neste processo.

    Falta-me só adicionar o último ingrediente: a verdade! Sim, falar sempre a verdade para o nosso “Herói”, para assim, adquirir total e plena confiança para o resto da vida.

    A prevenção é essencial, sempre com carácter motivador e de instrução a nivel de higiene oral e de hábitos alimentares. E é com este espírito, que o médico-dentista, higienista oral, o pequenote e pais obterão sucesso e o sorriso mais bonito do mundo: o da criança.

    Fiquem bem,

    Cristina Dias
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    Working...
    X