A maior parte dos partos ocorre nos hospitais e maternidades, na medida em que subsiste, ainda, a crença generalizada de que são os locais mais seguros, devido ao equipamento que possuem, caso surja alguma complicação, com a parturiente ou com o bebé, todavia convém conhecer bem a instituição onde terá o seu bebé, de modo a familiarizar-se antes de chegar a hora.
Click image for larger version

Name:	91646844-apgar.jpg
Views:	2
Size:	3.3 KB
ID:	3534317

Que hospital devo escolher?

Provavelmente o médico que a acompanhou durante a gravidez indicar-lhe-á o hospital onde trabalha para que, se não houver nada pelo contrário e você decidir ter o bebé nesse hospital, a possa assistir durante o parto, todavia é conveniente que se informe sobre as condições do hospital em causa para saber se o mesmo serve as suas necessidades e expectativas.

Questões a considerar

Faça uma lista dos pontos que deseja esclarecer antes de optar por qualquer hospital e depois pese os prós e os contra da soma das respostas obtida. Pode perguntar se é possivel a acompanhante durante o parto, ou seja, se o seu parceiro, a sua mãe ou uma amiga poderão assistir e de como isso é feito. Pode perguntar se o hospital tem salas de espera e salas de parto separadas, se existem quartos particulares ou não, se o seu bebé fica ao pé de si, qual o horário das visitas, o horário de funcionamento normal do hospital, pois se chegar a meio da noite é bom saber por onde deve entrar, enfim, toda uma série de questões de cuja resposta dependerá a sua escolha.

Será bom conhecer o hospital antes do dia do parto?

É uma boa ideia familiarizar-se com o hospital antes do dia do parto. Só assim poderá fazer uma ideia do que a espera. Deverá, igualmente, com o seu parceiro, traçar o caminho mais rápido e directo para o hospital, bem como saber onde podem estacionar, principalmente se chegarem de noite. Se souber como funciona o hospital ficará menos ansiosa e mais segura de que não será difícil fazer as coisa quando chegar a hora.

O que acontece quando chegar ao hospital?

Em primeiro lugar terá de registar-se, fornecendo toda a informação necessária e útil, para que o hospital possa fazer a sua ficha. Quando acabar de fazer isto o seu médico ou o médico de serviço, se o seu não estiver ou não puder lá estar ou, ainda, uma enfermeira, verificam a sua dilatação e o batimento cardíaco do bebé, exames que passarão a fazer de tanto em tanto tempo, no sentido de assegurar que tudo está a decorrer normalmente. Deve estar perto do equipamento adequado, apenas, quando for necessário verificar o ritmo cardíaco do bebé, depois poderá andar à sua vontade, se estiver em condições para isso, até chegar o momento certo para passar à fase seguinte, que é o parto.

Acompanhamento médico

Um parto normal deverá ser assistido apenas por um médico e uma enfermeira e, provavelmente, por uma enfermeira com especialidade em pediatria, para tomar conta do bebé, imediatamente após o nascimento. Pode, contudo, acontecer que a sala de partos esteja indesejavelmente cheia, nomeadamente com a pessoa que escolheu para estar consigo, o seu médico de família, uma enfermeira assistente ou uma enfermeira especializada em pediatria, o médico de serviço, uma anestesista se tiver tido uma epidural, um pediatra para verificar a saúde do bebé, especialmente se teve uma epidural ou qualquer outra forma de parto assistido e ainda estagiários de medicina ou enfermagem. Pode, neste caso, não dar permissão a que os estagiários assistam.

Aspectos da rotina hospitalar

Alguns aspectos da rotina hospitalar podem ser cansativos, embora possa gostar de falar com outras mães e ver os outros bebés. A maior parte dos hospitais consente que o bebé fique ao pé da mãe, durante todo o tempo. Quanto à alimentação, esta pode não ser do seu agrado, mas tem sempre a possibilidade de pedir ao seu parceiro que lhe traga fruta fresca, o que ajuda a prevenir a obstipação. Deverá beber muita água.

Estará sob a vigilância médica adequada e ser-lhe-ão dadas instruções e informações sobre a amamentação do seu bebé, de como lhe dar banho e limpar o seu umbigo bem como de outras necessidades que ele tem. Ser-lhe-á também dito os cuidados que deve ter com a sua higiene pessoal pós-parto, com os pontos, se levou alguns, como também, será aconselhada sobre os exercícios adequados para o pós-parto.