Nem sempre as causas da infertilidade são detectadas (5 a 15% dos casos). Nos restantes casos existem diversos testes que permitem apurar de uma forma segura o motivo pelo qual o casal não consegue conceber.
Click image for larger version

Name:	principais causas de infertilidade feminina.jpg
Views:	1
Size:	2.5 KB
ID:	3534318

A endometriose

A endometriose é originada pela localização anormal do endométrio, tecido que reveste, internamente, o útero.

Normalmente, este tecido desenvolve-se apenas no interior do útero, mas em condições excepcionais pode desenvolver-se fora do útero, nos órgãos reprodutores (ovários e trompas de Falópio) ou até nos intestinos, recto e bexiga.

A endometriose é susceptível de proporcionar fortes dores, antes e durante a menstruação. Em causa está o facto do tecido do endométrio, que sangra durante o período menstrual, não poder ser expulso pela vagina, na medida em que se situa fora do útero.

Esta situação é particularmente propícia à formação de quistos e outro tipo de lesões na área circundante e não só.

Uma deficiente produção de óvulos (15 a 20% dos casos de infertilidade)

Há mulheres cujo ciclo menstrual é muito irregular, havendo ainda aquelas que nem sequer são menstruadas. No primeiro caso, a ovulação é difícil de determinar, na medida em que é muito oscilante, enquanto que, no segundo caso, esta não chega a ocorrer. Nestas situações, o especialista tende a estimular artificialmente a ovulação.

Mesmo que a mulher não apresente qualquer disfunção menstrual pode, eventualmente, produzir óvulos com pouca qualidade, o que constitui um factor conducente à infertilidade.

Esta falta de qualidade dos óvulos está directamente relacionada com a idade da mulher.

Obstrução no percurso do espermatozóide

O muco produzido pelas glândulas do colo do útero pode ser de tal modo espesso e viscoso que impede a passagem dos espermatozóides. Este muco pode até conter anticorpos contra as células reprodutoras masculinas.

Também o útero pode apresentar determinadas lesões que constituem um obstáculo à passagem dos espermatozóides, já para não falar na possibilidade de existir uma obstrução na trompa de Falópio – geralmente, provocada por infecções passadas – que a incapacita para receber o óvulo.

Gravidez ectópica

A não contracção dos músculos que envolvem a trompa de Falópio faz com que o ovo (óvulo fecundado) não se desloque em direcção ao útero, mas que permaneça na trompa, originando uma gravidez ectópica.