Existem hoje várias técnicas de tratamento da infertilidade que poderão dar novas esperanças ao casal, reduzindo o tempo necessário para conceber.

Opções de tratamento

Só depois de apurar a(s) causa(s) da infertilidade ou masculina, o especialista pode, de uma maneira responsável, aconselhar sobre o tipo de tratamento a seguir.

Ao contrário do que se pensa, os tratamentos com recurso à alta tecnologia nem sempre garantem uma concepção rápida ou uma gravidez levada a bom termo.

Com efeito, na maior parte dos casos de infertilidade, os médicos preferem recorrer às técnicas mais convencionais e só mais tarde, após várias tentativas frustradas, ponderar a hipótese de recorrer a terapias mais complexas.

Segue-se uma lista das opções de tratamento da infertilidade, descritas por grau crescente de complexidade:
  • Medicamentos fertilizantes - Estes medicamentos são prescritos quando a mulher ou o homem revelam um desequilíbrio hormonal que impede ou dificulta a concepção.
  • Inseminação artificial - Uma dose concentrada de espermatozóides é injectada no útero ou na trompa de Falópio, por forma a facilitar a fecundação do óvulo.
  • Intervenção cirúrgica - Regra geral, trata-se de pequenas cirurgias, algumas a laser, que visam solucionar problemas directamente relacionados com a infertilidade, como sejam a obstrução das trompas de Falópio, a endometriose, tumores benignos do útero, defeitos genéticos e quistos nos ovários.
  • Técnicas de Reprodução Assistida (TRA) - Complexas e altamente dispendiosas, as TRA tendem a ser encaradas pelos especialistas como o último recurso, depois de experimentadas, sem êxito, todas as outras possibilidades de tratamento.

Exemplos de procedimentos de TRA:

1. Fertilização In Vitro, com ou sem dador;

2. Transferência Intrafalopiana de Gâmetas;

3. Transferência Intrafalopiana de Zigotos;

4. Injecção Intracitoplásmica de Espermatozóides.

Taxa de sucesso

O êxito deste ou daquele tratamento da infertilidade depende, sobretudo, da gravidade do problema que afecta o paciente, pelo que as taxas de sucesso relativas a cada uma das opções não são mais do que estimativas.

A idade é outro factor que condiciona o sucesso do tratamento, bem como a sua duração.

Seja como for, em média, mais de metade dos casais que se submete a um tratamento da infertilidade acaba, mais cedo ou mais tarde, por conceber.