medicamentos fertilizantes

Para a maioria dos casais inférteis, os medicamentos fertilizantes constituem o primeiro passo no tratamento, podendo, em casos de infertilidade pouco grave, constituir, igualmente, o único passo necessário para a concepção.


Descrição do método

O especialista receita medicamentos fertilizantes para a mulher com o objectivo de promover a ovulação, através do estímulo de hormonas no cérebro e, desta forma, possibilitar a libertação de um ou vários óvulos em cada ciclo menstrual.

No caso do homem, estes medicamentos favorecem a produção de espermatozóides saudáveis.

Eis uma lista dos principais medicamentos fertilizantes disponíveis no mercado, que tanto podem ser prescritos à mulher como ao homem:
  • Citrato de clomifeno, como por exemplo o Dufine.
  • Gonadotrofina coriónica humana, como por exemplo o Pregnyl e o Profasi-HP.
  • Bromocriptina, (2,5 mg).

Duração do tratamento

O tratamento à base de medicamentos fertilizantes dura, geralmente, entre três a quatro meses.

Ao fim deste período de tempo, o médico tende a aumentar a dosagem, mudar a medicação ou, mais frequentemente, sugerir outra opção de tratamento.

Isto porque os medicamentos fertilizantes não aumentam as probabilidades de concepção, mesmo que tomados durante um longo período de tempo.


Taxa de sucesso

A taxa de sucesso varia consoante o sexo do paciente, ou seja, quando é o homem que toma os medicamentos fertilizantes, existe 20 por cento de probabilidades de uma gravidez. Se os medicamentos forem receitados à mulher, a taxa de sucesso situa-se entre os 20 e os 60 por cento.


Efeitos secundários

O citrato de clomifeno, uma das principais substâncias fertilizantes, pode provocar no homem problemas de visão e aumento de peso. Por outro lado, o peito tende a ficar mais largo e sensível ao toque. Em casos excepcionais, o citrato de clomifeno pode originar problemas de fígado.

Além destes possíveis efeitos secundários do citrato de clomifeno, as mulheres podem denotar ainda, devido ao consumo de medicamentos fertilizantes, alterações drásticas de humor, insónias, enxaquecas, dores de estômago, náuseas, vómitos e irritabilidade.