O nascimento do seu bebé é um dos momentos mais importantes e maravilhosos da sua vida, por isso há que planeá-lo e prepará-lo com cuidado. Estabelecer um plano ajudá-la-á a preparar-se e a controlar melhor todo o processo de parto, bem como fornecerá ao médico que a acompanha, a informção necessária sobre as suas preferencias e desejos durante todo o trabalho de parto.

Com quem devo conversar?

Conversar, trocar impressões, expôr as suas dúvidas, ler, ver vídeos, são todas boas maneiras de se ir preparando gradualmente para o seu parto. Poderá conversar com a sua mãe, sogra, irmãs, amigas ou com qualquer outra pessoa com quem se sinta à vontade e que já tenham passado por essa experiência, tendo sempre presente que cada caso é um caso e acima de tudo que cada parto é diferente do outro, mesmo para a mesma pessoa. Deve procurar utilizar a experiência dos outros em seu próprio proveito.

Coloque todas as suas dúvidas ao seu médico. Isto ajudá-la-á a compreender como tudo funciona e a sentir-se mais segura e menos ansiosa. Se tiver oportunidade de conversar com outras mulheres grávidas faça-o, pois assim verá que todas as mulheres têm as mesmas dúvidas e receios, o que acaba por confortá-la. Deve ainda, o que é muito importante, falar e discutir com o seu parceiro acerca das suas necessidades e desejos, fazendo-o compreender a importância que o apoio e o interesse dele têm para si. Acima de tudo procure encarar as coisas de uma forma positiva, sem preconceitos e falsos argumentos, falando abertamente sobre o mais natural do mundo: O Parto.

Preparativos práticos

Escolha um bom pediatra para acompanhar o seu bebé e informe-se sobre o hospital onde terá o seu filho. Prepare uma lista com os números de telefone das pessoas com as quais quererá ou necessitará contactar, caso esteja sozinha quando começarem as contracções. Encha o seu frigorífico, pois quando regressar a casa, depois do parto, não terá muito tempo para fazer compras, principalmente nos primeiros dias, com visitas, telefonemas, o bebé e o resto da família.

Acompanhamento durante o Parto

Deve estar previamente decidido quem será o seu acompanhante durante o parto, certificando-se que no hospital não há qualquer problema em relação a isso. Normalmente é ao seu parceiro a quem incumbe a tarefa de a ajudar e apoiar durante o trabalho de parto, todavia nem todos são iguais e uma grande parte dos homens (ainda) delega essa tarefa nas mães, sogras e irmãs das parturientes. Para estar preparado deverá frequentar aulas específicas para o efeito, onde lhe dirão o que fazer, como e quando, durante o parto. É muito importante para a parturiente ter consigo alguém de confiança que a apoie e transmita segurança. Alguém que saiba o que ela quer e gosta e, acima de tuda a ajude a ultrapassar as dificuldades que forem surgindo.

Escolha do tipo e local do parto

Antes do grande dia deverá informar-se acerca dos vários tipos de parto, conversando com o seu médico e obtendo, por variados meios, o máximo de informação possível sobre cada um deles, para que possa optar pelo mais adequado e seguro, tendo em conta o tipo de gravidez que teve.

A escolha é, muitas vezes, limitada pela posição do feto ou pela saúde da mulher grávida. Deve respeitar os conselhos médicos e tirar o máximo partido de tudo o que puder experimentar. Em primeiro lugar está a sua saúde e a do seu bebé.

O local do parto também é importante, na medida em que, a maior parte das vezes, é o conforto, a calma e a boa disposição da mulher que determinarão como o parto decorrerá e como será a sua recuperação. Veja as possibilidades que tem, converse com o seu médico e opte pelo que achar melhor para si e para o seu bebé. Depois é só esperar pelo grande dia.