A mulher pode ou não, experimentar, logo após a concepção, um conjunto de sintomas que indicia a possibilidade de existir uma gravidez. Daí ser aconselhável uma ida ao médico e a realização de testes que confirmem, sem grande margem de erro, essa gravidez.
Click image for larger version

Name:	confirmacao da gravidez.jpg
Views:	1
Size:	4.0 KB
ID:	3534331

Os primeiros sintomas

Os primeiros sintomas de gravidez prendem-se, principalmente, com alterações fisiológicas no seu organismo. No entanto, não existe nenhum padrão rígido para o seu aparecimento, podendo experimentar todos, alguns ou nenhum destes sintomas:
  • Amenorreia - O sintoma mais evidente de gravidez é a ausência de menstruação. Esta é designada por amenorreia. Desde que a mulher tenha uma vida sexual activa, a falta do “período” pode constituir a primeira suspeita de que está grávida. Para confirmar o mais breve possível esta hipótese, é aconselhável uma ida ao médico.
  • Micção frequente - A grávida sente uma necessidade urgente de urinar mais frequentemente do que as outras mulheres. Pode também verificar-se uma certa irritação na vagina ou um corrimento pouco abundante, não purulento.
  • Hipersensibilidade nos seios - A gravidez manifesta-se também por uma maior sensibilidade e um aumento de volume dos seios, geralmente acompanhado por uma acentuação da sua rede vascular e da pigmentação dos mamilos. Estas alterações devem-se ao aumento dos níveis de estrogénio e progesterona (hormonas sexuais produzidas nos ovários).
  • Náuseas e vómitos - Normalmente, as náuseas e os vómitos surgem logo após a falta do período menstrual, mas, por vezes, ocorrem mais cedo. Embora seja correntemente designado por enjoo matinal, este, tanto pode ocorrer de manhã, da parte da tarde ou à noite.
  • Cansaço - É usual a mulher queixar-se de fadiga nas primeiras semanas de gravidez. Por outro lado, a mulher poderá sentir-se sonolenta, irritadiça e dada a choros sem motivos aparentes.


Exames médicos

Assim que suspeita estar grávida, é aconselhável marcar uma consulta a fim de confirmar essa possibilidade.

Nestas circunstâncias, o médico procede a um exame ginecológico, a partir do qual pode comprovar a existência de um útero mole e mais volumoso, sobretudo a partir da sexta semana de gestação.

O médico pode ainda detectar os batimentos cardíacos do feto através de um estetoscópio ou através de monitores de ultra-sons chamado “Doppler”. O primeiro instrumento permite a auscultação dos sons cardíacos a partir das 18 a 20 semanas de gestação. Através do aparelho de ultra-sons, o batimento do coração do feto é audível a partir das 12 a 14 semanas de gravidez.

Click image for larger version

Name:	96254378.jpg
Views:	1
Size:	26.8 KB
ID:	3534332

Análises laboratoriais

As análises de sangue e urina permitem comprovar ou não a existência de hormonas produzidas na gravidez.

Caso prefira, a mulher pode ela própria efectuar a análise à urina com o auxílio de kits à venda nas farmácias.

Os testes de gravidez com base numa amostra de sangue também podem ser efectuados em casa. No entanto, embora permitam confirmar a gravidez muito cedo (seis a oito dias após a ovulação), estes testes são mais caros e vendem-se apenas mediante prescrição médica.