O casal que decide consultar um médico especialista na área da fertilidade deseja clarificar as causas pelas quais não consegue conceber. Ao mesmo tempo, e detectadas aquelas causas, o casal espera, juntamente com o médico, encontrar uma solução para o problema.
Click image for larger version

Name:	96937504.jpg
Views:	1
Size:	3.3 KB
ID:	3534339

Diferentes tipos de exames médicos

A infertilidade é um problema que afecta o casal, pelo que homem e mulher deverão ir juntos à consulta. Para poupar tempo e trabalho, o casal deve levar consigo todos os exames médicos efectuados num período recente.

Isto não invalida, no entanto, que o casal seja submetido à realização de novos testes e exames, com vista a determinar as causas da infertilidade.

Click image for larger version

Name:	a consulta da fertilidade.jpg
Views:	1
Size:	19.5 KB
ID:	3534340

Questões levantadas pelo especialista

Assim que a porta do consultório se fecha, deixa de haver lugar para a privacidade do casal. Este vai ser interrogado pelo médico acerca das mais variadas questões do foro íntimo.

É, pois, conveniente que tanto você como o seu parceiro se sintam à vontade e confiem plenamente na pessoa que têm pela frente. O médico vai passar a conhecer os pormenores da vida passada e presente de ambos. Seguem-se exemplos de questões usuais neste tipo de consultas:
  • Vida sexual actual e passada, utilização ou não de lubrificantes, métodos contraceptivos já utilizados.
  • Existência de doenças sexualmente transmissíveis (DST), presentes ou passadas.
  • Primeira menstruação da mulher, regularidade do ciclo menstrual, queixas.
  • Número de abortos, suas causas, em que altura.