Comunicação
Collapse
No announcement yet.
O aborto espontâneo
Collapse
- Criado por: Equipa Editorial PinkBlue
- Publicado: 07-04-2019, 10:12
- 618 visitas
- 0 comentários
X
Collapse
-
O aborto espontâneo
Embora a maioria das gravidezes decorra sem incidentes, ocasionalmente as coisas não correm como planeado, gerando-se um clima de tensão e ansiedade junto do casal e restantes familiares. Estas situações podem ocorrer, entre outras, no caso de aborto espontâneo, no caso de gravidez não planeada e no caso de fetos múltiplos.
Frequência do aborto espontâneo
Não existem estatísticas exactas relativas às gravidezes que não atingem o seu termo, mas as pesquisas médicas têm vindo a demonstrar que cerca de 80 por cento das mulheres abortam nas primeiras 12 semanas de gestação.
Em muitos casos, a mulher nem chega a saber que esteve grávida, pois o aborto ocorre cerca de quatro semanas após o último período menstrual, pelo que passa despercebido. Mas nem sempre.
Sintomas
Na fase inicial de um aborto espontâneo, o sintoma mais vulgar é a hemorragia vaginal. O sangue decorrente desta hemorragia pode indiciar uma ameaça de aborto, pelo que a mulher deve contactar o mais rapidamente possível o seu <a href="../servicos/lista.asp?IDServico=7&tipo=saude&top=0" target="bottom">médico</a> a fim de receber cuidados urgentes.
A situação torna-se mais grave, caso a hemorragia vaginal seja acompanhada de dores nas costas e no abdómen. A mulher pode mesmo sentir contracções intervaladas, semelhantes a ligeiras dores de parto. Nestes casos, o médico tende a aconselhar o internamento hospitalar, na medida em que o aborto pode ter-se tornado inevitável.
Nos últimos meses de gravidez, qualquer perda de sangue pela vagina não vaticina coisa boa, podendo indiciar problemas com a placenta , como por exemplo o início da separação da placenta do colo do útero ou o posicionamento desta na parte inferior do ventre, mais conhecida por placenta prévia. Em ambos os casos, costuma haver necessidade de proceder a um parto por cesariana.
Causas
O aborto espontâneo pode ter as mais variadas causas: anomalias no feto, infecções, problemas na placenta e/ou no útero -, mas estas tornam-se irrelevantes comparadas com a dor sentida pelo casal que passa por essa experiência.Tags: Nenhum(a)
Os comentários estão desactivados.
Channels
Collapse
Tags
Collapse
- A alimentação (26)
- Aconselhamento (21)
- A saúde do seu bebé (35)
- bebé (64)
- berçário (17)
- creche (43)
- criança (15)
- Desenvolvimento e aprendizagem (41)
- dicas (18)
- dicas úteis (18)
- Fertilidade (20)
- gravidez (31)
- infantario (24)
- O parto (23)
- Os acessórios (39)
- Os primeiros cuidados (29)
- Precauções durante a gravidez (14)
- Preparativos (18)
- Primeiros cuidados (17)
- receitas (111)
- roupa (16)
- Saúde e nutrição pré-natal (44)
- Saúde e visitas ao pediatra (29)
- segurança (27)
- Visitas ao obstetra (21)
Pesquisa
Collapse
Pesquisa sem resultados.