Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Adenoviroses

Collapse
X
Collapse
  •  

  • Adenoviroses

    As adenoviroses são um conjunto de enfermidades provocadas por adenovírus. Estas infecções são mais frequentes no meses frios em que as crianças passam mais tempo juntas e menos tempo ao ar livre, embora possam aparecer em qualquer época do ano.

    Sinais e sintomas

    As adenoviroses são um conjunto de enfermidades provocadas por adenovírus. Os adenovírus podem infectar as mucosas de : 1 - olhos, 2 - aparelho respiratório, 3 - urinário e 4 - intestinos. Os sintomas dependem do aparelho infectado. Assim:

    Conjuntivite - é a inflamação da mucosa dos olhos chamada conjuntiva. Provoca olhos avermelhados, lacrimação, exsudato na vista e sensação de “areia” no olho.

    Doença respiratória febril - com faringite (dor de garganta), rinite ( nariz entupido e com corrimento), tosse, e sensação de “constipação”. Em casos mais severos pode haver bronquite, com “pieira” e por vezes otite. Em crianças pequenas pode provocar bronquiolite, “croup” ou pneumonia viral grave. Os gânglios do pescoço podem estar inchados e dolorosos.

    Febre faringoconjuntival - associa as duas doenças precedentes e os respectivos sintomas.

    Gastrenterite - Com diarreia, vómitos, dores abdominais, febre e dores de cabeça.

    Infecção urinária - aumento do número de micções, assim como dor, sensação de queimadura ao urinar por vezes sangue na urina.

    Descrição

    As infecções a adenovírus são mais frequentes no meses frios (as crianças passam mais tempo juntas e menos ao ar livre), embora possam aparecer em qualquer época do ano. Nas escolas e creches é comum aparecerem surtos de diarreias e infecções respiratórias provocadas por estes micróbios. No Verão aparecem mais as conjuntivites nas crianças mais velhas provocadas pelas águas das piscinas ou rios.

    Duração

    O tempo de incubação (desde o contágio até aos primeiros sintomas) é de dois a doze dias.

    A maioria das vezes a duração da enfermidade vai até uma semana, embora sintomas como a tosse possam permanecer mais tempo. Mas a pneumonia pode durar até 4 semanas. No caso de febre faringoconjuntival a faringite pode curar numa semana mas a conjuntivite pode ainda persistir mais uns dias.

    Contagiosidade

    As adenoviroses são altamente contagiosas, especialmente em aglomerados de crianças, (creches, infantários, escolas, acampamentos). O contágio é de pessoa a pessoa através das secreções respiratórias (tosse, espirros, etc.) , contaminação por fezes (deficiente higiene das mãos, dos alimentos), através dos brinquedos ou de peças de roupa (lenços contaminados, etc.). No caso das conjuntivites, a transmissão processa-se através da água de piscinas, rios, tanques ou dos objectos partilhados (toalhas, brinquedos).

    Prevenção

    Não havendo método de prevenção eficaz, deve incentivar-se as crianças à higiene das mãos, usar toalhas e brinquedos individuais, especialmente em época de epidemia e isolar as crianças afectadas.

    Quando consultar o médico

    Como as adenoviroses e o seu quadro sintomatológico podem estar associadas ou ser a face visível de outras situações mais complicadas, deve consultar o médico sempre que:
    • A criança tiver menos que 3 meses de idade.
    • Se estiver pior, passada uma semana.
    • Se tiver dificuldade respiratória.
    • Se a febre permanecer mais que alguns dias.
    • Se o inchaço e vermelhidão à volta dos olhos se tornar doloroso ou piorar de aspecto.
    • Se houver sinais de desidratação.
    • Se tiver diarreia.


    Tratamento médico

    O médico determinará a causa da doença. Sendo esta provocada por vírus, não há lugar a administração de antibióticos, na ausência de complicações.

    Não exige hospitalização, mas nos casos em que haja sinais de desidratação, ou nos casos de pneumonia em crianças pequenas, pode haver necessidade de internamento.

    Tratamento em casa

    Caso não haja necessidade de administração de antibióticos o tratamento em casa resume-se ao conforto da criança. Limpar o nariz com um aspirador próprio ou seringa. Limpar os olhos com soro fisiológico. Caso haja febre, diarreia ou vómitos, deve administrar um suplemento de líquidos, ter a criança em repouso para evitar a perda de líquidos. O ambiente do quarto deve ser limpo e humidificado .

    Não dê medicamentos por sua conta e risco.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    Working...
    X