Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Os primeiros dentes

Collapse
X
Collapse
  •  

  • Os primeiros dentes

    primeiros dentes

    A formação de dentes saudáveis e sólidos depende, sobretudo, da alimentação da mãe durante a gravidez e do regime alimentar da criança, após o nascimento. Mesmo que saudáveis, é fundamental escová-los logo a seguir às refeições, ingerir poucos alimentos à base de açúcar e fazer visitas regulares ao dentista, para diagnosticar possíveis problemas.


    O nascimento dos dentes

    O surgimento dos primeiros dentes varia muito de criança para criança. Enquanto numas crianças o primeiro dente surge aos três meses, noutras pode aparecer apenas por volta dos doze meses. Ambas as situações são consideradas normais, todavia a média do rompimento dos primeiros dentes é por volta dos seis meses.

    A maioria das crianças mordem os brinquedos, choram e babam-se muito, durante os três ou quatro meses que precedem o rompimento de cada dente.

    A dentição de leite é formada por vinte dentes que devem romper antes dos dois anos e meio de idade. Os dois incisivos centrais inferiores são os primeiros a aparecer, entre os seis e os oito meses, logo seguidos pelos quatro incisivos superiores.

    Um bebé com doze meses terá, em média seis dentes. Depois de alguns meses de pausa, começam a surgir, uns atrás dos outros, mais de seis dentes: os dois últimos incisivos e os quatro primeiros pré-molares.

    Os pré-molares só aparecem depois dos incisivos, mas muito atrás destes, deixando um espaço para os caninos e depois do aparecimento do primeiro pré-molar, há uma nova pausa de vários meses, até que os caninos se venham encaixar entre os incisivos e os pré-molares. Geralmente isto acontece durante a segunda metade do segundo ano.

    Os últimos quatro dentes a romper são os molares, instalando-se logo atrás dos pré-molares e costumam aparecer durante a primeira metade do terceiro ano.

    O rompimento dos primeiros dentes pode deixar a criança mal disposta, aborrecida e com falta de apetite durante vários dias, chegando a acordar durante a noite por este motivo. Para a acalmar pode tentar massajar-lhe as gengivas com os seus dedos, dar-lhe um brinquedo que ela possa roer ou até tentar dar-lhe de comer. Os brinquedos mais conhecidos para a criança tentar trincar são os anéis ou argolas de dentição. Pode usá-los nesta fase.

    Nunca dê ao seu bebé objectos de celulóide, pois se se partirem o bebé corre o risco de engolir alguns bocados. Também nunca deixe o bebé roer objectos pintados, especialmente com tinta à base de chumbo.

    Pode também experimentar colocar um pedaço de maçã suculenta num guardanapo de pano limpo, apertá-lo e dar ao bebé para chupar.

    Limpe cuidadosamente, com água e sabão, os brinquedos de dentição, caso estes caiam ao chão ou caso algum animal de estimação lhes toque. Não utilize medicamentos para os dentes sem o médico o aconselhar.


    A importância da dentição de leite

    Nalguns casos a dentição de leite pode tardar a romper. A sua falta pode comprometer a mastigação e, até, atrasar o desenvolvimento da fala. Em primeiro lugar a dentição de leite serve de guia para que os dentes permanentes se fixem e se posicionem no local correcto.

    Os dentes de leite também têm raízes, se bem que menos profundas e quando um dente permanente inicia a sua formação, a raiz do dente de leite correspondente vai sendo absorvida por aquele, o que faz com que o dente de leite caia, porque fica sem base de apoio. Assim, surge no seu lugar o dente permanente.

    Se o desenvolvimento não se processar deste modo, pode acontecer que o dente definitivo nasça antes da sua própria raiz estar suficientemente firme, aumentando o risco de que, mesmo pequenos traumas, façam abalar a sua estrutura, levando-o, em casos mais graves, a cair. Outro dos perigos do dente de leite cair demasiado cedo está no facto de, sem qualquer obstáculo no caminho, o dente permanente se projectar demasiado para a frente.

    Assim sendo, não se preocupe em puxar o dente de leite ao seu filho logo que o mesmo começar a mexer. Deixe que a natureza se encarregue disso, fazendo-o cair logo que o dente definitivo esteja pronto para emergir.

    Se o dente de leite cair antes do tempo derivado de uma queda ou devido a qualquer outro tipo de acidente, recorra, imediatamente ao dentista. Para que este profissional possa ajudar o seu filho, não podem ter passado mais de duas horas desde o acidente e tem de levar o dente consigo. Pode transportá-lo dentro de leite, em soro fisiológico ou ainda debaixo da sua língua.

    O dentista verificará se ocorreu algum dano no dente definitivo, em formação, e analisará a possibilidade de tratar e reimplantar o dente de leite perdido.

    Quando nascerem os dentes definitivos, o dentista ou mesmo o pediatra, deverão verificar se a dentição está a desenvolver-se normalmente.

    higiene dentaria

    Higiene diária

    Lavar periodicamente os dentes não só os mantém saudáveis e limpos, como permite que a criança tenha um sorriso brilhante e um hálito fresco. Por este motivo, deve ensiná-la a cuidar dos seus dentes desde pequena, usando a técnica que mais se adapta à sua idade.

    O bebé, porém dispensa as escovas de dentes, pois mesmo as mais macias podem magoar as suas gengivas sensíveis. O ideal é utilizar uma gaze humedecida com água e a limpeza deve ser feita após cada mamada, antes mesmo do nascimento do primeiro dente. Este método, além de servir como massagem, alivia os incómodos do rompimento dos dentes, e ajuda a evitar a acumulação de leite nos mesmos.

    Após o aparecimento dos quatro primeiros pré-molares, a criança deve começar a lavar os seus dentes com uma escova apropriada. Nesta altura a criança deve ter cerca de dezoito meses e gosta de imitar o que os adultos fazem. Deve aproveitar-se desta situação e procurar lavar os seus dentes à frente da criança, ensinando-a, aos poucos, como é que deve lavar os seus próprios dentes.

    É aconselhável, já nesta idade, lavar os dentes depois das refeições e com especial cuidado à noite, de modo a permanecerem limpos durante a noite.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    Working...
    X