Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

IPs

Collapse
X
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • IPs

    Esta mensagem serve para esclarecer dúvidas que algumas utilizadoras têm colocado relativamente aos IPs.

    - O IP representa o endereço electrónico do dispositivo que está a aceder a uma rede como a Internet. Com base nessa informação é possível identificar geográficamente a zona de onde foi feito o acesso. Por exemplo o site http://www.geobytes.com/iplocator.htm dará essa informação.

    - Para o comum dos utilizadores o IP tem uma utilidade limitada uma vez que não permite identificar de modo exacto o computador que acedeu a um site (como o forum). Por exemplo: algumas empresas com delegações em vários locais ligados por rede interna (ex: Lisboa e Porto) podem ter uma única "porta de entrada/saída" para a Internet (ex: em Lisboa) pelo que qualquer acesso ao forum feito por uma pessoa a trabalhar nessa rede apareceria em Lisboa mesmo que o acesso fosse do Porto (o registo IP de cada computador dessa rede ficará guardado internamente na rede da empresa). Adicionalmente, para quem saiba o que está a fazer, é possível "disfarçar" um IP para que pareça que o computador está a aceder de outra zona geográfica.

    - O IP (seja ele falso ou verdadeiro) é informação pública. Isto é: qualquer utilizador ligado a uma rede poderá através de ferramentas próprias saber o IP de outro. Exactamente por isso, sempre que qualquer utilizadora me pede informação para validar, por exemplo, se 2 utilizadoras são as mesmas ou qual o IP de outra no caso de querer oficializar uma queixa por insultos), forneço essa informação mas refiro que "por os IPs serem diferentes não significa que não sejam a mesma pessoa". Notem que o contrario é impossível (isto é colocar 2 utilizadores com o mesmo IP sendo pessoas diferentes).

    - No entanto, o IP não é totalmente inútil uma vez que qualquer acesso deixa uma "impresão digital". Com ferramentas "legais" e tecnicas mais sofisticadas as polícias possuem métodos que permitem descobrir a partir do IP falso utilizado qual é o IP verdadeiro associado. Assim, se alguma utilizadora quiser iniciar um processo legal contra outra será possível descobrir a origem mesmo que se tenha recorrido a métodos sofisticados para o disfarçar.

    Resumindo: a leitura dos IPs é um método muito falível. As polícias especializadas possuem métodos para descobrir a origem de um IP mesmo que esteja dissimulado.

    Administrador do Forum

slot_bottomleaderboard_post

Collapse
Working...
X