Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Saudades...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Saudades...

    Olá a todas,
    hoje senti coragem para partilhar convosco a minha história.

    O ano passado por esta altura decidi que estava na hora de ter mais alguém cá em casa e iniciei os meus treinos, em Março fiquei a saber que estava grávida de 4 semanas, a felicidade foi muita para toda a família (primeiro filho, primeiro neto e para alguns avós primeiro bisneto), pode-se imaginar!!
    A gravidez foi correndo com toda a normalidade e até me achava uma grávida sortuda, já que era imune aos vírus que chateiam todas as grávidas. Nos primeiros meses fui sempre muito recatada em relação à minha gravidez, pois achava que alguma coisa podia correr mal (e acabou por acontecer) e quanto menos pessoas soubessem, melhor!! Mas o tempo foi passando e fui ficando mais segura, fui fazendo as comprinhas para o meu rebento... No dia que fui fazer a eco morfológica (com 22 semanas), o médico disse-me que estava com dificuldade em medir o cérebro do bebé e mandou-me ir lá na semana seguinte, mas sem me alarmar!! Nesse dia fiquei a saber que era um menino e durante essa semana dei mais uns passos na compra do enxoval do meu filho. Na semana seguinte, ainda na sala de espera percebi logo que havia alguma coisa que não estava bem... O médico informou-nos que o nosso filho tinha um problema incompatível com a vida e que eu teria de fazer uma interrupção!!
    Não queria acreditar que o nosso filho amado e desejado não poderia conhecer os pais e o mundo... Saí do estado de felicidade absoluta para o estado de tristeza profunda.
    O processo de interrupção, como devem imaginar é algo anti-natura para uma fêmea que ama a sua cria!! Acho que devem haver poucas palavras para descrever tamanha dor...
    Neste momento passou mais do que um mês que me arrancaram o meu filho das entranhas, há dias que passam com alguma normalidade, mas há outros que a saudade se instala e é impossível travá-la!! Saudades do meu menino a mexer-se dentro de mim, saudades do que vivi e do que não vou poder viver...
    Sei que muitas de vós já passaram por situações semelhantes e agora percebo como nunca mais voltamos a ser as mesmas... Agora também percebo como 3 meses (o tempo que a médica me aconselhou esperar até voltar aos treinos) podem custar a passar...
    Tal como já li noutras histórias, a mim também me dizem para esquecer... Eu pergunto como se pode esquecer um filho?! Revejo com frequência a última ecografia que fiz e tento imaginar como seria o seu rosto!! Como me arrependo de não o ter visto...
    O meu marido tem sido o meu porto de abrigo, o meu pilar, a fonte onde vou buscar forças para passar mais um dia sem o meu Frederico.

    Obrigado a todas pelos vossos testemunhos (têm-me ajudado bastante) e obrigado pelo tempinho que disponibilizaram para "ouvir" o meu desabafo.

    Um abraço.

  • #2
    Olá Babygrow,

    Infelizmente não existem palavras para te confortar neste momento, mas não poderia deixar de te "dar" um abraço forte! Os tempos que se avizinham são difíceis mas, ainda que neste momento não acredites, vai melhorar. Chora sempre que quiseres, grita, esperneia, mas faz o teu luto!

    Com o tempo nós, mães de anjos, aprendemos a viver com a saudade e a amar os filhos, ainda que não estejam connosco. Eu perdi a minha princesa às 39 semanas e 3 dias há 2 anos e 4 meses e todos os dias sinto saudades dela. Foi e será sempre a minha primeira princesa e tenha os filhos que tiver nada vai mudar isso!

    Com estas palavras apenas queria dizer-te que é possível sobreviver à morte de um filho e ainda assim ser feliz. Hoje eu sou feliz! certamente não tanto como seria com a minha princesa anjo, mas ainda assim feliz.

    Um beijo grande!



    Comentar


    • #3
      Olá Dolls,

      desde já agradeço o apoio. É muito bom saber que existem mães que conseguiram transformar tudo em bons sentimentos e voltar a ser felizes, neste momento é por isso que tento lutar.

      Ninguém devia de passar por isto, mas já que fomos "escolhidas" há algo de muito bom que ainda nos deve estar reservado!

      Obrigado pelo "abraço"...

      Bjx

      Comentar


      • #4
        Olá Babygrow,

        Sinto muito a tua perda. Um beijinho muito grande e muita força neste momento tão difícil... Já sabes, andamos por aqui, disponíveis para te "ouvir" sempre que precisares.

        Como disse a Dolls é importante fazeres o teu luto, apesar do que te digam. Dizem-nos para esquecer. Quem o diz nao faz ideia do que custa ouvir isto, parece-nos que estão a desvalorizar a importancia que o nosso bebe tinha e tem para nos... Ouvi muita coisa que me magoou, mas compreendo agora que nao e por mal... Quem nao passou por isso nao sabe o que sentimos, e apenas nao nos querem ver sofrer. Mas nao é possível nao sofrer e isso faz parte da nossa caminhada para conseguirmos sobreviver, reerguer-nos e voltar a ser felizes (sem esquecer, claro).

        A nossa Catarina tb era primeira filha e primeira neta de ambos os lados... Ainda tive o privilegio de a conhecer (nasceu c 26s em 2009) mas apenas resistiu 2 dias.

        Sei que vais superar esta situação. Posso dizer te q hj sou feliz, apesar de a dor da perda nunca nos abandonar completamente (nem eu queria, a Catarina faz parte da minha vida e nao quero esquece-la).

        Bjs e já sabes q estamos aqui para o q precisares.

        Bjs

        Comentar


        • #5
          Olá ASRM,

          muito obrigada pelas palavras de alento, ajudam-me imenso. Eu sei que temos de fazer o luto e que as pessoas não dizem as coisas por mal. Nós é que estamos mais sensíveis e com as hormonas todas alteradas.
          É verdade, socialmente as nossas perdas são inferiorizadas em relação à perda de um filho que teve tempo para viver. Mas na verdade, a dor e o sentimento de desespero são os mesmos.
          Eu tive muita pena de não ter visto o meu menino, mas a minha sogra tinha passado pelo mesmo e aconselhou-me a ficar com a imagem do meu filho ainda em vida (na eco).
          Agora tenho de pensar em recompor-me, para partir para uma nova viagem...

          Bjs e mais uma vez obrigada.

          Comentar


          • #6
            Amanhã seria a data prevista do nascimento do meu Frederico, ou seja, se tudo tivesse corrido como previsto ou já o teria nos braços ou estava prestes a tê-lo.
            Por mais que tente seguir em frente e agora novamente na luta para voltar a engravidar, desde há uns dias para cá não consigo afastar a tristeza. Sinto-me triste, nervosa e impotente.

            Neste momento só a esperança de voltar a engravidar me traz algum alento, mas que não minimiza a dor.

            Adoro-te meu pequeno...

            Comentar


            • #7
              Olá

              Antes de mais lamento muito a situação que passaste, ninguém merece. Eu sei bem como é, perdi uma filha na véspera das 20 semanas porque tive uma ruptura prematura de membranas. A minha bebé ficou completamente sem líquido e consequentemente a gravidez perdeu a viabilidade. Foi duro, muito duro. O meu caso passou-se em Agosto de 2010. A dpp foi uma altura muito complicada para mim, até porque coincidiu com a leitura do relatório da autópsia e com o Natal do ano passado. Foi extraordinariamente difícil, essa fase. Quase me matou saber que tinha uma bebé óptima, perfeitamente normal e saudável e que a tal infecção silenciosa, que ninguém sabe ao certo qual foi, fez com que ela tivesse que sair do meu corpo e consequentemente morrer. Acho de depois da dpp, a altura mais complicada foi quando fez um ano de tudo, porque inevitavelmente somos transportadas para o que estávamos a passar um ano antes.

              Mas é como já te disseram, o tempo ajuda e com a passagem do mesmo a dor começa a ser menos lacinante e há alturas em que anda mais adormecida. Assim que tive "licença" para engravidar, assim fiz e hoje tenho ao colo a minha bebé, a minha bonequinha que fez a semana passada 4 meses. Tenho a plena consciência de que ter engravidado logo ajudou bastante a lidar com a dor.

              A mensagem que te quero deixar é acima de tudo de esperança. Nunca vais esquecer o teu bebé, nunca vai ser uma situação pacífica mas vais aprender a viver com ela, acho que é isso. Quando engravidares de novo o teu coração vai ter algum consolo.

              Beijinhos

              Comentar


              • #8
                Olá trcosta,

                antes demais agradeço as palavras de conforto. Realmente há dias muito difíceis, mas acredito quando me dizes que a dor vai amenizando.
                Eu também acho que quando voltar a engravidar, o meu coração ficará reconfortado.
                Acho que o meu problema agora é ter tanta vontade de voltar a engravidar, que me deixa ansiosa.

                Obrigada,

                Bjx

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por Babygrow Ver Mensagem
                  Amanhã seria a data prevista do nascimento do meu Frederico, ou seja, se tudo tivesse corrido como previsto ou já o teria nos braços ou estava prestes a tê-lo.
                  Por mais que tente seguir em frente e agora novamente na luta para voltar a engravidar, desde há uns dias para cá não consigo afastar a tristeza. Sinto-me triste, nervosa e impotente.

                  Neste momento só a esperança de voltar a engravidar me traz algum alento, mas que não minimiza a dor.

                  Adoro-te meu pequeno...
                  Olá de novo Babygrow,

                  É normal que te sintas triste, afinal de contas perdeste um filho. Mesmo que te esforces para seguir em frente haverá sempre dias em que a dor é mais difícil de suportar e há datas que são muito complicadas de gerir. O que funciona para mim é permitir-me sofrer e chorar sempre que me apetece. É importante e ajuda-me a seguir em frente.
                  Um beijo grande e acredita que com o tempo melhora. A dor não diminui, mas nós aprendemos a viver com ela.



                  Comentar


                  • #10
                    Olá Dolls,

                    tens razão quando dizes que devemos permitir-nos sofrer e chorar, é o que eu também faço.

                    Mais uma vez obrigada pelos tuas palavras.

                    Bjx

                    Comentar


                    • #11
                      Não podia deixar de responder...pois estas meninas que me deram apoio quando perdi a minha Leonor mostraram-me como é importante ter-mos ao nosso lado alguém que já passou o mesmo que nós.
                      Caso não saibas a minha história, perdi a minha bebé no dia 13 de Agosto deste ano com 23 semanas e um dia de gestação.Quero deixar-te uma palavra de conforto e mostrar-te que tal como eu vais recuperar...eu já estou novamente grávida!!!Estava como tu, com uma vontade incrível de voltar a engravidar!!E consegui...perdi a Leonor a 13 de Agosto e sei que engravidei a 18 de Outubro (dois meses depois), o nosso medico deu ordem para voltarmos a tentar no dia 2 de Novembro, já eu estava grávida de 2 semanas sem saber!!!A verdade é que não sei como vai acaba, que estamos cheios de medos...mas tenho a certeza que desta vez vai correr tudo bem e vamos ter este bebé nos braços!!

                      Por isso linda....muita força e desejo que tenhas rapidamente o teu positivo!!!Nenhuma gravidez é igual a outra e vais ver que desta vai correr bem!!!

                      Um abreijo carregadinho de força neste momento...


                      Comentar


                      • #12
                        Olá Amélia, antes demais MUITOS PARABÉNS!!!

                        Conheço a tua história e até já tínhamos trocado mensagens. Até porque a tua situação foi muito próximo da minha e tínhamos quase o mesmo tempo de gestação.

                        Por ter partilhado de alguma forma o que tu também passaste, as tuas palavras tocam de uma forma muito forte no meu coração.

                        Saber que tu estás novamente grávida, apesar da ansiedade dos stresses, renova-me a esperança que o meu positivo pode estar para breve.

                        Muito obrigado.

                        Tudo a correr bem....

                        Beijinhos grandes para vocês...

                        Comentar


                        • #13
                          Vim só deixar o meu apoio. bjs

                          Comentar

                          slot_bottomleaderboard_post

                          Collapse
                          Working...
                          X