Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Triste...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Triste...

    Olá queridas!

    Só vou ser mamã em Julho mas as "chatices" da amamentação já começaram.
    Isto é mais um desabafo mas com dúvidas à mistura portanto agradeço desde já as respostas e comentários.
    Ora o que se passa é que tenho uma sogra metediça que dá opiniões sem serem pedidas, tem a mania que sabe tudo porque teve 7 filhos e o filho não a mete no lugar dela. Isto tudo misturado com as hormonas da gravidez deitam-me abaixo e muito, por mais que eu queira ter a minha opinião e as minhas decisões tomadas, estar sempre a ouvir certas coisas deixam-me deprimida.
    Mas vamos ao que interessa.
    Já decidi que quero amamentar pela maminha até aos 9 meses, idade em que depois começo a trabalhar. Reconheço a importância do leite materno e por isso quanto mais lhe der melhor...
    No Sábado, num lanche de família falou-se nesse assunto e eu, orgulhosa, falei da minha decisão. A minha sogra perguntou-me se já tinha colostro, por acaso ainda não tenho mas estou de 29 semanas, ela disse logo que não ia ter leite se ainda não tinha colostro e nem me doem os peitos sequer e já está na altura...Tentei explicar que isso não quer dizer nada ao que me respondeu que tinha de dar obrigatoriamente suplemento se queria que o G. crescesse em condições, se não, era má mãe e que o suplemento existe exactamente para isso.
    Ora só tive reacção para lhe dizer que a ideia dela é mito e que com muita confiança e força de vontade tudo se consegue...
    A minha cunhada também não ajudou muito, como teve uma cesariana programada disse que nunca teve leite e que isso pode sim acontecer...
    Bem, já nem sei o que pensar. Já sei que vou ouvir milhões de vezes quando o G. nascer que tenho de lhe dar o suplemento, que o meu leite não presta, é fraquinho ou em pouca quantidade, se já ouvi agora
    Desculpem o testamento.

    Beijinhos

  • #2
    Já te respondo com calma, tenho que sair, mas nunca tive colostro antes de nenhum dos partos e, se da 1ª não amamentei, da 2ª ainda continuo e com muiitoo leite! Descansa e relaxa
    Mães OMS Sócia n.º 123

    Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

    Comentar


    • #3
      Ah, tenho 2 cesarianas, embora as 2 de urgência e não programadas.
      Mães OMS Sócia n.º 123

      Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

      Comentar


      • #4
        Olá!

        Então é assim fechas o coração a quem não te quer ajudar, a quem tem histórias escabrosas sobre amamentar e abres o teu coração a quem te quer ajudar e dar força.

        Eu não tive pinga de colostro na gravidez, nomeadamente no fim, e já vamos em 28 meses de amamentação. Terás inumeras mães a dizerem-te o mesmo, ter colostro durante a gravidez não está relacionado com a capacidade para amamentar. Umas mães tem e outras não, e só.

        Se elas já te começam a chatear e o bebé ainda nem nasceu.... tu fecha bem os ouvidos... porque enfim elas tem os conhecimentos que tem , que neste caso não são nenhuns.

        Sabes as recomendações para uma amamentação de sucesso?
        Tipo mamar sem horários, ter uma boa pega, não introduzir água, nem chás, durante o aleitamento em exclusivo (até aos 6 meses)?
        Penso que isso está na primeira página das mães OMS, senão estiver eu depois venho aqui colocar isso.

        Não stresses, confia em ti e quando tiveres problemas, vens aqui a terás todo o nosso apoio.

        Bjs

        Comentar


        • #5
          Obrigada! Eu gosto é de experiências reais! ))))

          Comentar


          • #6
            Olá in_and_out,

            E o que diz o teu médico? No nosso caso, o facto da pediatra nos apoiar serviu de "resposta" a muita gente. Simplesmente respondia-mos "a pediatra diz que é assim e a médica é ela!" ponto.

            Outra coisa, tenho 2 filhas e só tive colostro depois de nascerem


            A felicidade completa

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por cafapv Ver Mensagem
              Olá in_and_out,

              E o que diz o teu médico? No nosso caso, o facto da pediatra nos apoiar serviu de "resposta" a muita gente. Simplesmente respondia-mos "a pediatra diz que é assim e a médica é ela!" ponto.

              Outra coisa, tenho 2 filhas e só tive colostro depois de nascerem
              As minhas consultas são no CS e são a correr, nem dá para falar no assunto... Mas na próxima consulta vou tocar no assunto...

              Comentar


              • #8
                Olha, sabes dizer asneiras? É que acho que a tua sogra está a precisar de ouvir uma daquelas bem grandes!

                Para além de reforçar o conselho de fechares os ouvidos a comentários ignorantes e sobretudo mesquinhos, aqui vão as minhas histórias reais:

                Duas cesarianas programadas, ambos amamentados em exclusivo até aos 6m, tendo eu regressado ao trabalho aos 4m (a primeira vez) e aos 5m (a segunda); a mais velha fechou a loja aos 21m (já eu estava grávida de 3m), o mais novo está para durar! Nenhum, até agora, bebeu uma gota de LA.

                As diferenças: com a minha filha, o leite subiu já eu estava em casa (fiquei 3 dias no hospital), até lá só colostro; e olha que ela nasceu com 3880g e nem por isso se queixou :-). Com o meu filho, o leite subiu mais rapidamente, eu descontrolei-me um bocado com as mamadas e fiz uma mastite (tratada devidamente e sem nunca impactar a amamentação).

                Como dizem muitas cabeças sábias, o leite vem primeiro da cabeça. Não deixes que te digam que não és capaz! E por que não ires dando já informação ao teu marido sobre o tema? É importante que ele perceba e apoie a tua decisão.

                E um comentário final: pessoas metediças não são chatices da amamentação, são chatices da maternidade! Pela amostra, prepara-te para receberes conselhos maravilha sobre muitos temas.




                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por Mãeaos30 Ver Mensagem
                  Olha, sabes dizer asneiras? É que acho que a tua sogra está a precisar de ouvir uma daquelas bem grandes!

                  Para além de reforçar o conselho de fechares os ouvidos a comentários ignorantes e sobretudo mesquinhos, aqui vão as minhas histórias reais:

                  Duas cesarianas programadas, ambos amamentados em exclusivo até aos 6m, tendo eu regressado ao trabalho aos 4m (a primeira vez) e aos 5m (a segunda); a mais velha fechou a loja aos 21m (já eu estava grávida de 3m), o mais novo está para durar! Nenhum, até agora, bebeu uma gota de LA.

                  As diferenças: com a minha filha, o leite subiu já eu estava em casa (fiquei 3 dias no hospital), até lá só colostro; e olha que ela nasceu com 3880g e nem por isso se queixou :-). Com o meu filho, o leite subiu mais rapidamente, eu descontrolei-me um bocado com as mamadas e fiz uma mastite (tratada devidamente e sem nunca impactar a amamentação).

                  Como dizem muitas cabeças sábias, o leite vem primeiro da cabeça. Não deixes que te digam que não és capaz! E por que não ires dando já informação ao teu marido sobre o tema? É importante que ele perceba e apoie a tua decisão.

                  E um comentário final: pessoas metediças não são chatices da amamentação, são chatices da maternidade! Pela amostra, prepara-te para receberes conselhos maravilha sobre muitos temas.

                  Fico mesmo aborrecida. Quando a minha mãe me dá uma opinião de que não gosto (muito raro) meto-a no lugar dela. A senhora, até agora tenho sido politicamente correcta mas não sei se vou aguentar muito tempo e o meu marido não a chama à atenção nem quer saber.
                  Além destas dicas da amamentação ainda me disse que não podia fazer cesariana nem levar epidural porque depois não sei o que é ser mãe porque se ela teve filhos de pés todas podem... Entre outras coisas...

                  Comentar


                  • #10
                    Olá!

                    Eu adoro sogras como a tua!! Ainda me queixo da minha... A tua sogra deve entender que até podia ter tido 30 filhos. Não tem o teu e ponto final. Nem os 7 filhos dela devem ter sido todos iguais, nem mamado até à mesma altura, nem nascido com o mesmo tempo... Deixa-a- falar!

                    Eu tive colostro mais ou menos um mês antes do parto, mas mais uma vez, não somos todas iguais! Claro que hás-de ter leite!

                    A tua sogra deve ser do género que sabe tudo e tem sempre uma opinião sobre tudo. Tens de te preparar desde já porque previsivelmente, vai opinar sobre tudo! Se dás de mamar com o bebé muito em baixo, se a fralda já devia ter sido trocada, se a pele está muito encarnada, pode ser dos cremes que aplicaste... E prepara-te que depois de teres uma amamentação de sucesso ainda te pode sair com esta: "Ainda dás de mamar? Que horror, daqui a nada vai para a escola e ainda mama..."

                    Na altura em que a minha filha nasceu, os meus sogros adoptaram o esquema de visitas que um casal amigo deles fazia ao seu neto. Apareciam-me em casa dia sim dia não! Eu ficava numa ansiedade sempre que era o dia sim!! Odeio rotinas deste género. E ouvia uma série de desaforos e o meu marido parecia não ouvir, era uma chatice.

                    Vinham cheios de dicas, dizia o meu sogro que as colegas do trabalho dele diziam que eu devia comer bacalhau! Claro, o bacalhau dava sede, eu bebebia mais água e ficava com mais leite. Eu acabava por me enervar e respondia torto, até que lhes cheguei mesmo a dizer que se estavam preocupados com o meu leite que não me enervassem!

                    Certo dia perguntou-me se podia ajudar nalguma coisa. Admirei-me e aceitei a ajuda. Perguntou-me se podia tomar conta da minha filha enquanto eu limpava a casa!!! EU respondi-lhe que se achava que a casa não estava em condições a podia limpar, que isso sim era uma boa ajuda! E eu na altura tinha empregada, e ela fartinha de saber!

                    As pessoas não entendem que quando se dá à luz, há muita ajuda que se pode dar a uma mãe. Tomar conta do bebé para a mãe limpar deve ser a última proposta a fazer!

                    Outra gracinha foi aparecer-me com um caldo verde que mais parecia um puré de babtata com couves. Um nojo, ainda hoje quando me lembro fico com vontade de lhe bater. Ela via-me como uma vaca que precisava produzir leite para a neta dela! Se eu não gostasse de comer sopa com um garfo, azar o meu!

                    Bom, como ves, era um desabafo teu e eu pendurei-me, desculpa!

                    Dou-te um último conselho. Conversa com o pai do teu filho. Diz-lhe que tem de te defender de ataques velados ou não, da mãe dele. Se ele não se calar será melhor para todos. A tua sogra percebe que não és um alvo fácil, tu não acumulas situações mal resolvidas e sobretudo não ficas com mágoa do teu marido. Eu não fiz isto e arrependi-me!

                    Beijinhos e torço para que tenhas a amamentação exactamente como desejas.
                    Rita

                    Comentar


                    • #11
                      Olá Rita!
                      Não há problema nenhum desabafares! Gosto de ler outros testemunhos.
                      A minha sogra sempre se saiu com dicas da treta, mas desde o início... Um dia veio cá a casa e começou a falar da minha vida sexual com o meu marido, como se tivesse muita graça. Entre outras coisas...
                      Tenho um tópico na parte das sogras com estes tesourinhos.
                      Assim que engravidei pensei logo "vai começar o inferno" e por acaso não, andava bastante calma, até agora, que já está quase e já estou "bem grávida".
                      Quer que eu vista veludo em Julho, alterar a decoração do quarto do G. e que não lhe dê banho nos 1ºs 15 dias. E isto são exemplos...Mas a parte da amamentação foi mesmo o que me deixou fora do sério e ainda agora não começou.

                      Comentar


                      • #12
                        Essa do banho é de doidos!

                        Eu não perdia a oportunidade de a envergonhar no hospital. Quando ela estivesse no quarto e a enfermeira aparecesse pedia à enfermeira que explicasse à senhora que se deve dar sim banho aos bebés. Ela que fique 15 dias sem tomar banho, para ver se gosta!

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por Rita e Carolina Ver Mensagem
                          Essa do banho é de doidos!

                          Eu não perdia a oportunidade de a envergonhar no hospital. Quando ela estivesse no quarto e a enfermeira aparecesse pedia à enfermeira que explicasse à senhora que se deve dar sim banho aos bebés. Ela que fique 15 dias sem tomar banho, para ver se gosta!
                          ahahahaha o que eu me ri agora!!
                          Eu não respondo, faço a parte que tenho problemas auditivos...
                          Falaste no bacalhau, a mim queriam-me obrigar a comer laranjas por causa da vitamina C para o G. Citrinos fazem-me azia então ficaram chateados por eu não comer.... Além de que estavam cheias de lagartas blhack!

                          Comentar


                          • #14
                            Bom, vinha agora dizer qualquer coisa mas já vi que ficaste elucidada com tudo o que te disseram, eu diria o mesmo. O que ela (ou quem fôr) disser tem de entrar a 100 e sair a 1000, é o que faço. Quando tenho dúvidas venho aqui, por exemplo. Também tenho umas pérolas da minha sogra mas instrui bem o meu marido e agora nem digo nada, é ele que diz e assim não fico sempre eu com o papel de má, se o filho está do meu lado ela cala-se e isso é essencial.
                            O que também fiz foi comprar um livro sobre amamentação, aprendi imenso e depois guardei algumas páginas, as que achei mais importantes, para o pai ler (ele não o leria todo de certeza LOL). Surpreendeu-me muito, é o 1º a defender a amamentação

                            Cesariana, epidural, não interessa, o que importa é o teu filho, tu e o marido, não deixas de ser mãe (era o que faltava!) e ele é teu e não dela, tu é que sabes o melhor para ele

                            Vai tudo correr bem, goza a gravidez, vais ter saudades
                            Mães OMS Sócia n.º 123

                            Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por Surfie Ver Mensagem
                              Bom, vinha agora dizer qualquer coisa mas já vi que ficaste elucidada com tudo o que te disseram, eu diria o mesmo. O que ela (ou quem fôr) disser tem de entrar a 100 e sair a 1000, é o que faço. Quando tenho dúvidas venho aqui, por exemplo. Também tenho umas pérolas da minha sogra mas instrui bem o meu marido e agora nem digo nada, é ele que diz e assim não fico sempre eu com o papel de má, se o filho está do meu lado ela cala-se e isso é essencial.
                              O que também fiz foi comprar um livro sobre amamentação, aprendi imenso e depois guardei algumas páginas, as que achei mais importantes, para o pai ler (ele não o leria todo de certeza LOL). Surpreendeu-me muito, é o 1º a defender a amamentação

                              Cesariana, epidural, não interessa, o que importa é o teu filho, tu e o marido, não deixas de ser mãe (era o que faltava!) e ele é teu e não dela, tu é que sabes o melhor para ele

                              Vai tudo correr bem, goza a gravidez, vais ter saudades
                              Opiniões nunca são de mais! Ainda para mais de mamãs!
                              Eu queria era uma forma de "educar" o marido para meter a mãe no sítio dela e apoiar-me nas minhas decisões mas não sei qual :x

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X