Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

higiene no aleitamento com biberão

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • higiene no aleitamento com biberão

    Olá meninas,

    Cá estou eu novamente a criar um novo tópico pois parece-me que as coisas por aqui andam para o paradote. Deixo-vos algumas dicas sobre a higiene dos biberões

    Como o leite é um meio ambiente propício para gerar bactérias, é muito importante esterilizar sempre biberões, tetinas e acessórios. Para quem não tem esterilizador, pode proceder à esterilização do biberão, colocando-o na máquina de lavar louça, à temperatura máxima. Outra solução é ferver água numa panela e colocar o biberão lá dentro. O recipiente onde ferve a água deverá ser utilizado apenas para esse fim. Sempre que possível, deixe o biberão secar naturalmente, cobrindo-o com um pequeno pano.

    Beijinhos a todas,

    Helena

  • #2
    A Pediatra do meu filho é apologista da não esterilização, apenas esterilizar até aos 4/6 meses no máximo 2xsemana as tetinas e chuchas, o resto é só lavar com água e detergente e enxaguar bem!

    Tal como ela diz:
    - Esteriliza as mãos e as maminhas?!?! Não! Lava só com água e sabão! Não é? Tudo o resto é igual!

    É a opinião dela e eu concordo plenamente!

    Comentar


    • #3
      Duvido que usar a máquina da louça esterilize alguma coisa. Esterelizar tem de ser com água a ferver e a minha só vai até aos 65 graus. Seja como for, só esterilizei os biberons que ela usou até começar as sopas, pelos 4,5 meses. Depois disso, se não fervia o prato e a colher da sopa, porque é que havia de esterilizar o biberão? Acho que esses cuidados fazem sentido em bebés pequeninos ou quando há alguma falta de higiene.
      2 filhotes lindos

      Comentar


      • #4
        Ah, esterilizava os colectores de leite e os copos para a congelação.
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #5
          uma dica para a limpeza dos biberões é água e sal!! Detergente nao Helena
          Sócia nº 104 Mães OMS

          [/url]
          Vá, dá uma espreitadela às Dylicias e na cozinha

          Comentar


          • #6
            Pois... a máquina da loiça não esteriliza nada.

            Comentar


            • #7
              O esterilizar a quente tem mto q se lhe dica, afinal as bacterias desenvolvem-se em meio quente... Melhor é lavar bem e colocar no frigorifico.
              É importante os 1os tempos, depois, desde que esteja bem lavado é o suficiente, a criança precisa de tomar contacto com bacterias p criar defesas

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por fingers Ver Mensagem
                O esterilizar a quente tem mto q se lhe dica, afinal as bacterias desenvolvem-se em meio quente... )
                Mas morrem a 100ºC, ou não? Daí se aconselhar ferver os biberões e tetinas dos recém-nascidos.
                O frio não mata nada, quando muito adormece as bactérias.
                Eu também só esterilizei até começar com os sólidos. E como alguém referiu, a minha máquina da loiça também não vai além dos 70ºC por isso não me parece suficiente para esterilizar seja o que fôr.

                Comentar


                • #9
                  Pois é claro que as bactérias morrem com a esterilização. Agora po-los no frigorifico?? Bom eu falo por mim, nem sempre o meu frigorifico tem só comida de hoje, as bacterias começam a desenvolver-se em carne cozinhada no frigorifico, ao fim de umas horas, há quem afirme que nem se devia comer com mais de um dia no frigorifico. É aí que vamos meter os biberões?

                  Quando foi da minha filha , esterilizava-os no esterilizador do microondas e depois ficam lá até serem utilizados (ainda nesse mesmo dia).

                  Po-los na máquina de lavar também não me parece bem, sobretudo nos primeiros meses, depois adiante. Agora nos primeiros meses vão fazer o quê para a máquina de lavar?

                  Pois.... depois de todas estas respostas já percebi porque se fala tanto em higiene com a lavagem dos biberões.
                  ....

                  Comentar


                  • #10
                    Eu confesso que nunca fui capaz de lavar biberões e tetinas na máquina. O resto da loiça que vai para a máquina tem sempre gorduras e fazia-me muita confusão misturar os biberões com essa loiça. Sempre os lavei à mão. Mesmo quando deixei de esterilizar continuei a lavá-los à mão.

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
                      Pois é claro que as bactérias morrem com a esterilização. Agora po-los no frigorifico?? Bom eu falo por mim, nem sempre o meu frigorifico tem só comida de hoje, as bacterias começam a desenvolver-se em carne cozinhada no frigorifico, ao fim de umas horas, há quem afirme que nem se devia comer com mais de um dia no frigorifico. É aí que vamos meter os biberões?

                      Quando foi da minha filha , esterilizava-os no esterilizador do microondas e depois ficam lá até serem utilizados (ainda nesse mesmo dia).

                      Po-los na máquina de lavar também não me parece bem, sobretudo nos primeiros meses, depois adiante. Agora nos primeiros meses vão fazer o quê para a máquina de lavar?

                      Pois.... depois de todas estas respostas já percebi porque se fala tanto em higiene com a lavagem dos biberões.
                      ....
                      Já estou como tu... pensei que nem fosse uma questão...

                      Sempre fiz o mesmo: estrelizava no microondas e ficavam lá até serem usados. Deixei de fazer por volta do 1º ano... mas faz-me todo o sentido antes...


                      \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                      \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                      Comentar


                      • #12
                        Eu não concordo muito com a esterelização como a fingers disse, eles tem de começar a ter contacto com as bactérias para criarem imunidade e se há sitio onde as apanhem garantidamente é nas nossas mãos e peito, o peito quentinho com restos de leite, discos de amamentação, acham que não tem bactérias?!? E as nossas mãos, mesmo que bem lavadas?!?! Lá para os 12 meses comecei a lavar os biberons e tetinas na máquina de lavar loiça a 65ºC.

                        Quando era muito pequenino esterelizava mas lá para os 2 meses passei a exterelizar apenas 2/3 vezes por semana, como a minha pediatra disse e aos 6 meses deixei de esterelizar fosse o que fosse!

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por Sunflower Ver Mensagem
                          Eu não concordo muito com a esterelização como a fingers disse, eles tem de começar a ter contacto com as bactérias para criarem imunidade e se há sitio onde as apanhem garantidamente é nas nossas mãos e peito, o peito quentinho com restos de leite, discos de amamentação, acham que não tem bactérias?!? E as nossas mãos, mesmo que bem lavadas?!?! Lá para os 12 meses comecei a lavar os biberons e tetinas na máquina de lavar loiça a 65ºC.

                          Quando era muito pequenino esterelizava mas lá para os 2 meses passei a exterelizar apenas 2/3 vezes por semana, como a minha pediatra disse e aos 6 meses deixei de esterelizar fosse o que fosse!

                          Provavelmente o peito quentinho com restos de leite tem menos bactérias que um biberão com restos de LA. Foram feitas experiencias deixando LM e LA ao ar e passado uma hora o LA estava cheio de bactérias e o LM tinha menos, porque tem anticorpos que combatem as bactérias, e que continuam a combate-las.
                          E eu falo por mim, tomo banho todos os dias, os meus soutiens andam limpos e lavados (tenho varios de amamentação para ir trocando) e não usei muito pouco os discos (há também discos descartáveis).
                          Quando achava que tinha o peito mais sujo (seja porque razões forem) lavava antes de dar de mamar (fiz isso várias vezes) e o meu querido biju ainda não teve nenhuma gastro digna desse nome....
                          Portanto estás mesmo a querer comparar as condições higienicos do LM com as do LA? é claro que se falarmos sobre uma mãe amamentadeira porcalhona e uma mãe que dá LA com cuidados devidos, estamos a viciar o resultado... digo eu.

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por MBprincesa Ver Mensagem
                            Já estou como tu... pensei que nem fosse uma questão...

                            Sempre fiz o mesmo: estrelizava no microondas e ficavam lá até serem usados. Deixei de fazer por volta do 1º ano... mas faz-me todo o sentido antes...
                            Repara que eu esterilizava a bomba e os biberões no esterilizador do microondas e continuei a faze-lo até muito depois dos 6 meses. Porque era mais uma forma de estarem limpos. E deitava água a ferver no prato em que o meu filho ia comer. manias podem dizer...
                            Mas percebo que se começam a comer em todo o tipo de utensilios também podem deixar de beber o leite em biberões esterilizados (mas bem lavados).

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
                              Provavelmente o peito quentinho com restos de leite tem menos bactérias que um biberão com restos de LA. Foram feitas experiencias deixando LM e LA ao ar e passado uma hora o LA estava cheio de bactérias e o LM tinha menos, porque tem anticorpos que combatem as bactérias, e que continuam a combate-las.
                              E eu falo por mim, tomo banho todos os dias, os meus soutiens andam limpos e lavados (tenho varios de amamentação para ir trocando) e não usei muito pouco os discos (há também discos descartáveis).
                              Quando achava que tinha o peito mais sujo (seja porque razões forem) lavava antes de dar de mamar (fiz isso várias vezes) e o meu querido biju ainda não teve nenhuma gastro digna desse nome....
                              Portanto estás mesmo a querer comparar as condições higienicos do LM com as do LA? é claro que se falarmos sobre uma mãe amamentadeira porcalhona e uma mãe que dá LA com cuidados devidos, estamos a viciar o resultado... digo eu.

                              Não estou de modo algum a comparar um com o outro ou a fazer destinção entre eles... só acho que se estereliza demais seja com LM ou LA! Tal como referi acho o mesmo das nossas mãos, que mesmo bem lavadas têm muitas bactérias e vão vezes sem conta à boca do bebe!

                              Água e detergente, e bem enxaguado para mim é mais que suficiente para lavagem de biberons, logo desde os primeiros meses! Aos 5/6 meses quando começam a ir para o chão e creche... então a esterelização é mesmo para esquecer, acho que não faz qualquer sentido!
                              Continuo a ver pais a esterelizarem pratos e colheres para sopas e papas e a ferverem água engarrafada, que tb não vejo qualquer sentido!

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X