Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

licenca amamentacao - horariuo parcial

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • licenca amamentacao - horariuo parcial

    Olá
    Vou retomar o trabalho em abril e estou com uma duvida em relação a reducao do horario para amamentação. O meu horario é parcial e a duvida é:
    n vou trabalhar todos os dias, a reducao e feita so nos dias em q vou trabalhar, ou faz-se a reducao em funçao do horario semanal?

    obrigada

  • #2
    A redução de horário é feita de forma proporcional.Depende do nº de horas que trabalhas.
    2 filhotes lindos

    Comentar


    • #3
      vou exemplificar:
      tenho um horario de 70h mensais - 17,5h semamais.
      Pelo q eu acho q tenho direito a reducao de 1h por dia... agora a duvida! essa redução é so nos dias de trabalho ou no total de horas semanais. acumulo as 17,5h em 3 dias. reduzo 5h ao horario semanal ou so 1h por dia de trabalho?

      Comentar


      • #4
        Inserido Inicialmente por ritadl Ver Mensagem
        vou exemplificar:
        tenho um horario de 70h mensais - 17,5h semamais.
        Pelo q eu acho q tenho direito a reducao de 1h por dia... agora a duvida! essa redução é so nos dias de trabalho ou no total de horas semanais. acumulo as 17,5h em 3 dias. reduzo 5h ao horario semanal ou so 1h por dia de trabalho?
        Uma trabalhadora que faça um full-time de 40h semanais tem direito a 2h de redução por amamentação. Tu, a trabalhar 17,5h terás, pelas minhas contas, direito a 0.87h, arredondando dará 1h como referiste.
        Essa hora é descontada por dia de trabalho, isto é, se trabalhas 3 dias por semana, nesses 3 dias trabalharás 1h a menos em cada um.
        Receitas da Lótus

        Comentar


        • #5
          Pois... É o q eu temia!!! é mto injusto, pq nesses dias tenho um horário igual se trabalhasse o full-time e só tenho uma hora de redução em vez de 2... Enfim a legislação n me ajuda!!!

          Comentar


          • #6
            Eu acho que é justo, pois é proporcional.... e acho óptimo teres a oportunidade de um part-time, pois muitas mães gostavam e isso não é possível. Pensa no tempo que tens para estar com o teu bebé nesta fase tão importante Mas já falaste com o chefe a ver o que diz?

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por ritadl Ver Mensagem
              Pois... É o q eu temia!!! é mto injusto, pq nesses dias tenho um horário igual se trabalhasse o full-time e só tenho uma hora de redução em vez de 2... Enfim a legislação n me ajuda!!!
              Não acho injusto, desculpa. Tens direito a licença à proporção do que trabalhas. É como a Lotus disse, tens de facto 1 hora por dia.
              2 filhotes lindos

              Comentar


              • #8
                desculpem o desabafo, mas realmente n concordo com voces. esta legislação foi lançada para proporcionar a possibilidade de as maes trabalhadoras conseguirem continuar a amamentação. Ora se eu tenho um part-time em q trabalho 3 dias, nesses 3 dias n vou conseguir com 1h de redução dar as mamadas q daria, caso trabalhasse num full-time (pq nesse caso teria 2h reducao por dia)... ja n achava injusto se tivesse as minhas horas divididas pelos 5 dias... pois ai a carga horaria diaria seria mais reduzida... entendem?
                opinioes!...
                obrigado por me esclarecerem na minha duvida!

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por ritadl Ver Mensagem
                  desculpem o desabafo, mas realmente n concordo com voces. esta legislação foi lançada para proporcionar a possibilidade de as maes trabalhadoras conseguirem continuar a amamentação. Ora se eu tenho um part-time em q trabalho 3 dias, nesses 3 dias n vou conseguir com 1h de redução dar as mamadas q daria, caso trabalhasse num full-time (pq nesse caso teria 2h reducao por dia)... ja n achava injusto se tivesse as minhas horas divididas pelos 5 dias... pois ai a carga horaria diaria seria mais reduzida... entendem?
                  opinioes!...
                  obrigado por me esclarecerem na minha duvida!
                  tem de se estabelecer algum critério... e injusto é quando os patrões complicam a vida a quem quer gozar o que está previsto na lei.
                  Da minha parte nem tive licença de maternidade e muito menos de amamentação. Ter a minha filha a depender da compreensão de terceiros para a mãe chegar a casa a horas de lhe dar de mamar, com 2 mesinhos, é que é injusto...
                  2 filhotes lindos

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por ritadl Ver Mensagem
                    desculpem o desabafo, mas realmente n concordo com voces. esta legislação foi lançada para proporcionar a possibilidade de as maes trabalhadoras conseguirem continuar a amamentação. Ora se eu tenho um part-time em q trabalho 3 dias, nesses 3 dias n vou conseguir com 1h de redução dar as mamadas q daria, caso trabalhasse num full-time (pq nesse caso teria 2h reducao por dia)... ja n achava injusto se tivesse as minhas horas divididas pelos 5 dias... pois ai a carga horaria diaria seria mais reduzida... entendem?
                    opinioes!...
                    obrigado por me esclarecerem na minha duvida!
                    Então mas se fazes 17,5h semanais em 3 dias trabalhas quantas horas? 6? Se assim for, com a redução de horário irás trabalhar 5... Uma mãe a full-time, mesmo com as 2h de redução, trabalha 6h.
                    Receitas da Lótus

                    Comentar


                    • #11
                      Já me consegui informar... A redução é feita proporcionalmente em cada dia... Nos dias em que trabalho mais horas reduzo mais, nos q trabalho menos reduzo menos.. N é feita uma media semanal... Assim, sim, acho justo!

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por ritadl Ver Mensagem
                        Já me consegui informar... A redução é feita proporcionalmente em cada dia... Nos dias em que trabalho mais horas reduzo mais, nos q trabalho menos reduzo menos.. N é feita uma media semanal... Assim, sim, acho justo!
                        Por isso é que estas dúvidas não se tiram em fóruns da internet...
                        2 filhotes lindos

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por ritadl Ver Mensagem
                          Já me consegui informar... A redução é feita proporcionalmente em cada dia... Nos dias em que trabalho mais horas reduzo mais, nos q trabalho menos reduzo menos.. N é feita uma media semanal... Assim, sim, acho justo!
                          Vinha dizer mesmo isso, a dispensa é diária, logo o cálculo deve ser feito ao nº de horas diário.

                          Comentar


                          • #14
                            Cheguei tarde...

                            Numa semana o meu horário é de 8h/dia e só faço 6h. Na semana seguinte, é de 7h/dia e trabalho 5h e vou ao Sábado compensar as 5h que não fiz durante a semana. Acontece que Sábado também tenho direito a uma hora de amamentação e só trabalho 4h, por isso a informação que a redução é proporcional ao nº de horas diário está correcta




                            Realizando os meus sonhos...

                            Comentar

                            slot_bottomleaderboard_post

                            Collapse
                            Working...
                            X