Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

    Clara Sophie (22-02-2010)O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebé necessita para ser saudável.



    Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar,



    tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebé de certas doenças e infecções.







    O aleitamento materno protege as crianças de:







    Otites



    Alergias



    Vómitos



    Diarreia



    Pneumonias



    Bronquiolites



    Meningites







    Outras vantagens do leite materno para o bebé:







    Melhora o desenvolvimento mental do bebé;



    É mais facilmente digerido;



    Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional, muito forte e precoce,



    entre a mãe e a criança, designada tecnicamente por vínculo afectivo.



    Actualmente, sabe-se que um vínculo afectivo sólido facilita o desenvolvimento da criança



    e o seu relacionamento com as outras pessoas;



    O acto de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes.







    Amamentar tem vantagens também para a mãe:







    A mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa;



    Amamentar faz queimar calorias e por isso ajuda a mulher a voltar, mais depressa, ao peso que tinha antes de engravidar;



    Ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente;



    A perda de sangue depois do parto acaba mais cedo;



    A amamentação protege do cancro da mama que surge antes da menopausa;



    A amamentação protege do cancro do ovário;



    A amamentação protege da osteoporose; (ETC)







    Leite em Pó - Riscos







    As crianças que são alimentadas com leite artificial têm maior risco de vir a sofrer de otites, amigdalites, bronquiolites, pneumonias, diarreias, infecções urinárias e sépsis.



    As crianças alimentadas com leite em pó, além de terem maior risco de sofrer as infecções referidas, as infecções de que sofrem surgem com maior gravidade, porque o seu sistema imunitário não recebe a ajuda dos anticorpos, glóbulos brancos e outros factores imunológicos presentes no leite materno



    A UNICEF calcula que um milhão e meio de crianças morrem por ano por falta de aleitamento materno. E não se pense que é só nos países do terceiro mundo. Mesmo nos países industrializados muitas mortes se poderiam evitar com o aleitamento materno



    ( ainda ha muitos mais )







    Fonte: Chen A, Rogan WJ. Breastfeeding and the risk of postneonatal death in the United States






    Aqui só há uma coisa a ter atenção: "as crianças alimentadas com leite em pó têm maior risco de sofrer..." não deve ser lido como "vão ter de certeza pq bebem LA em vez de LM" Se quem lê isto tiver este "porMAIOR" em atenção, não fará um DRAMA por não ter amamentado!

    Já agora, números!!! Qual é numericamente falando, o risco maior? Mais 1%, 10%, 50%, 90% mais de risco por beber LA em vez de LM??? O meu filho pouco ou nada bebeu do meu leite (15 dias e menos de metade do q bebia era LM) e NUNCA teve nada dessas doenças até à data! E tb não me parece q tenha problemas de desenvolvimento e inteligência! É que com estatísticas é fácil tirar conlusões! Se calhar um bebé LA tem um risco de 2,0% de probabilidade de ter otites, se um bebé LM tiver um isco de 1,9% é de facto menor, mas é irrisório, no entanto há quem faça questão de dizer que é menor!!! Este é um exemplo hipotético!

    É a única coisa que me ocorre dizer! E viva o LM!! E viva o LA!!

    Comentar


    • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

      martassm (22-02-2010)
      Clara Sophie (22-02-2010)O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebé necessita para ser saudável.







      Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar,







      tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebé de certas doenças e infecções.















      O aleitamento materno protege as crianças de:















      Otites







      Alergias







      Vómitos







      Diarreia







      Pneumonias







      Bronquiolites







      Meningites















      Outras vantagens do leite materno para o bebé:















      Melhora o desenvolvimento mental do bebé;







      É mais facilmente digerido;







      Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional, muito forte e precoce,







      entre a mãe e a criança, designada tecnicamente por vínculo afectivo.







      Actualmente, sabe-se que um vínculo afectivo sólido facilita o desenvolvimento da criança







      e o seu relacionamento com as outras pessoas;







      O acto de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes.















      Amamentar tem vantagens também para a mãe:















      A mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa;







      Amamentar faz queimar calorias e por isso ajuda a mulher a voltar, mais depressa, ao peso que tinha antes de engravidar;







      Ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente;







      A perda de sangue depois do parto acaba mais cedo;







      A amamentação protege do cancro da mama que surge antes da menopausa;







      A amamentação protege do cancro do ovário;







      A amamentação protege da osteoporose; (ETC)















      Leite em Pó - Riscos















      As crianças que são alimentadas com leite artificial têm maior risco de vir a sofrer de otites, amigdalites, bronquiolites, pneumonias, diarreias, infecções urinárias e sépsis.







      As crianças alimentadas com leite em pó, além de terem maior risco de sofrer as infecções referidas, as infecções de que sofrem surgem com maior gravidade, porque o seu sistema imunitário não recebe a ajuda dos anticorpos, glóbulos brancos e outros factores imunológicos presentes no leite materno







      A UNICEF calcula que um milhão e meio de crianças morrem por ano por falta de aleitamento materno. E não se pense que é só nos países do terceiro mundo. Mesmo nos países industrializados muitas mortes se poderiam evitar com o aleitamento materno







      ( ainda ha muitos mais )















      Fonte: Chen A, Rogan WJ. Breastfeeding and the risk of postneonatal death in the United States
















      Aqui só há uma coisa a ter atenção: "as crianças alimentadas com leite em pó têm maior risco de sofrer..." não deve ser lido como "vão ter de certeza pq bebem LA em vez de LM" Se quem lê isto tiver este "porMAIOR" em atenção, não fará um DRAMA por não ter amamentado!



      Já agora, números!!! Qual é numericamente falando, o risco maior? Mais 1%, 10%, 50%, 90% mais de risco por beber LA em vez de LM??? O meu filho pouco ou nada bebeu do meu leite (15 dias e menos de metade do q bebia era LM) e NUNCA teve nada dessas doenças até à data! E tb não me parece q tenha problemas de desenvolvimento e inteligência! É que com estatísticas é fácil tirar conlusões! Se calhar um bebé LA tem um risco de 2,0% de probabilidade de ter otites, se um bebé LM tiver um isco de 1,9% é de facto menor, mas é irrisório, no entanto há quem faça questão de dizer que é menor!!! Este é um exemplo hipotético!



      É a única coisa que me ocorre dizer! E viva o LM!! E viva o LA!!


      Aqui nao se trata de estatisticas. Todos sabem, que o bebe ao receber LM, tem outros anti corpos que o LA não transmite a criança


      Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

      Comentar


      • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

        Clara Sophie (28-04-2010)
        martassm (22-02-2010)
        Clara Sophie (22-02-2010)O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebé necessita para ser saudável.

        lém disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar,

        tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebé de certas doenças e infecções.

        O aleitamento materno protege as crianças de:

        Otites

        Alergias

        Vómitos

        Diarreia

        Pneumonias

        Bronquiolites

        Meningites

        Outras vantagens do leite materno para o bebé:

        Melhora o desenvolvimento mental do bebé;

        É mais facilmente digerido;

        Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional, muito forte e precoce,

        entre a mãe e a criança, designada tecnicamente por vínculo afectivo.

        Actualmente, sabe-se que um vínculo afectivo sólido facilita o desenvolvimento da criança

        e o seu relacionamento com as outras pessoas;

        O acto de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes.

        Amamentar tem vantagens também para a mãe:

        A mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa;

        Amamentar faz queimar calorias e por isso ajuda a mulher a voltar, mais depressa, ao peso que tinha antes de engravidar;

        Ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente;

        A perda de sangue depois do parto acaba mais cedo;

        A amamentação protege do cancro da mama que surge antes da menopausa;

        A amamentação protege do cancro do ovário;

        A amamentação protege da osteoporose; (ETC)

        Leite em Pó - Riscos

        As crianças que são alimentadas com leite artificial têm maior risco de vir a sofrer de otites, amigdalites, bronquiolites, pneumonias, diarreias, infecções urinárias e sépsis.

        As crianças alimentadas com leite em pó, além de terem maior risco de sofrer as infecções referidas, as infecções de que sofrem surgem com maior gravidade, porque o seu sistema imunitário não recebe a ajuda dos anticorpos, glóbulos brancos e outros factores imunológicos presentes no leite materno

        A UNICEF calcula que um milhão e meio de crianças morrem por ano por falta de aleitamento materno. E não se pense que é só nos países do terceiro mundo. Mesmo nos países industrializados muitas mortes se poderiam evitar com o aleitamento materno

        ( ainda ha muitos mais )

        Fonte: Chen A, Rogan WJ. Breastfeeding and the risk of postneonatal death in the United States
        Aqui só há uma coisa a ter atenção: "as crianças alimentadas com leite em pó têm maior risco de sofrer..." não deve ser lido como "vão ter de certeza pq bebem LA em vez de LM" Se quem lê isto tiver este "porMAIOR" em atenção, não fará um DRAMA por não ter amamentado!

        Já agora, números!!! Qual é numericamente falando, o risco maior? Mais 1%, 10%, 50%, 90% mais de risco por beber LA em vez de LM??? O meu filho pouco ou nada bebeu do meu leite (15 dias e menos de metade do q bebia era LM) e NUNCA teve nada dessas doenças até à data! E tb não me parece q tenha problemas de desenvolvimento e inteligência! É que com estatísticas é fácil tirar conlusões! Se calhar um bebé LA tem um risco de 2,0% de probabilidade de ter otites, se um bebé LM tiver um isco de 1,9% é de facto menor, mas é irrisório, no entanto há quem faça questão de dizer que é menor!!! Este é um exemplo hipotético!

        É a única coisa que me ocorre dizer! E viva o LM!! E viva o LA!!
        Aqui nao se trata de estatisticas. Todos sabem, que o bebe ao receber LM, tem outros anti corpos que o LA não transmite a criança
        Pois, é verdade, mas o essencial é que o bebé tb tem anticorpos recebidos durante a gestação e quem é alimentado exclusivamente a LA tb desenvolve anticorpos e muito provavelmente será uma criança (e depois adulto) saudável, como eu, a minha irmã e o meu marido somos, como exemplos mais próximos q tenho de bebés alimentados em exclusivo a LA! E como à 30/40 anos atrás os LA's eram muito muito menos desenvolvidos!!! E como nós somos saudáveis! E como a irmã do meu marido e sua filha, amamentadas em exclusivo a LM até aos 8 meses e 5 meses exclusivamente (respectivamente), têm tantos problemas respiratórios: é bronquilites, é laringites, é sinusites, e gripes e tudo e tudo o qeu há para apanhar do trato respiratório!!! Situações tão contraditórias... Aí está, os anticorpos do LM estavam lá, mas pelos vistos não surtiram o efeito desejado... Coincidências que provam q LM não é de todo a garantia para uma "saúde de ferro" mas sim uma panóplia de factores e qual deles o mais importante!!! Eu sou uma ceptica das estatísticas hehehe

        Isto apenas para reiterar o que disse já há tempos: "Perfeito perfeito é mamar ao peito" mas o mundo infelizmente não é perfeito, e eu fico muito feliz de ser apenas bom!!!! Viva o LM e viva também o LA!!! O mais importante de tudo vivam as mamas e bebés felizes, seja a LM ou LA!!!!

        Comentar


        • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

          Bem, parq que fique bem claro, eu sou a favor do LM, mas sou contra este fundamentalismo extremo que tenta culpabilizar as mamãs q dão LA aos seus bebés dizendo "Se não deres LM ao teu bebé ele vai ser burro e doente!!!!"

          É que é esta a mensagem que as fundamentalistas do LM passam, quer queiram quer não!!! E já não basta nós, mamãs q n conseguimos amamentar, nos sentirmos culpadas por não ter conseguido e outras vêm "bater mais no ceguinho"!!!

          Chega!!!

          Todas sabemos q o LM é sem dúvida alguma o melhor leite para as nossas crias. Mas se isso n for possível, não é preciso dramatizar, pois não vai ser o LA que vai tornar os bebés doentes e burros!!!

          Tanta gente fala em estatísticas, mas ainda não vi números?

          Será porque eles são de facto tão diminutos?

          Qual é o risco de um bebé LM ter otites e outro a LA as ter?

          Melhor! Qual é o QI dum bebé LM e o QI de um bébé LA??? :hehe: deve haver imensos estudos sobre isso haahha

          Comentar


          • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

            Clara Sophie (22-02-2010)O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebé necessita para ser saudável.



            Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar,



            tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebé de certas doenças e infecções.







            O aleitamento materno protege as crianças de:







            Otites



            Alergias



            Vómitos



            Diarreia



            Pneumonias



            Bronquiolites



            Meningites







            Outras vantagens do leite materno para o bebé:







            Melhora o desenvolvimento mental do bebé;



            É mais facilmente digerido;



            Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional, muito forte e precoce,



            entre a mãe e a criança, designada tecnicamente por vínculo afectivo.



            Actualmente, sabe-se que um vínculo afectivo sólido facilita o desenvolvimento da criança



            e o seu relacionamento com as outras pessoas;



            O acto de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes.







            Amamentar tem vantagens também para a mãe:







            A mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa;



            Amamentar faz queimar calorias e por isso ajuda a mulher a voltar, mais depressa, ao peso que tinha antes de engravidar;



            Ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente;



            A perda de sangue depois do parto acaba mais cedo;



            A amamentação protege do cancro da mama que surge antes da menopausa;



            A amamentação protege do cancro do ovário;



            A amamentação protege da osteoporose; (ETC)







            Leite em Pó - Riscos







            As crianças que são alimentadas com leite artificial têm maior risco de vir a sofrer de otites, amigdalites, bronquiolites, pneumonias, diarreias, infecções urinárias e sépsis.



            As crianças alimentadas com leite em pó, além de terem maior risco de sofrer as infecções referidas, as infecções de que sofrem surgem com maior gravidade, porque o seu sistema imunitário não recebe a ajuda dos anticorpos, glóbulos brancos e outros factores imunológicos presentes no leite materno



            A UNICEF calcula que um milhão e meio de crianças morrem por ano por falta de aleitamento materno. E não se pense que é só nos países do terceiro mundo. Mesmo nos países industrializados muitas mortes se poderiam evitar com o aleitamento materno



            ( ainda ha muitos mais )







            Fonte: Chen A, Rogan WJ. Breastfeeding and the risk of postneonatal death in the United States






            Deu-me para ler este tópico do princípio ao fim...proque eu faço parte desse raríssimo (????) conjunto de pessoas que não teve leite. Tive muito pouco colostro (que dei, com bastante sofrimento físico) e uma mini subida de leite que se esgotou no próprio dia em que ocorreu. Tentei com a bomba e tirava 20ml no máximo. Para agravar, eram gémeas e eu estava num estado de exaustão total. Acredito sinceramente que poderia ter tido leite (ou não) se as condições fossem outras e se tivesse continuado a insistir dia após dia. Curiosamente, a minha mãe também não teve leite há quarenta e tal anos atrás, e eu não conheço pessoa com maior espírito de sacrifício que a minha mãe. Quando foi do meu irmão, tiveram que pedir dinheiro emprestado para comprar leite em pó...ah, pois, não amamentar nesses tempos não era chegar ao supermercado e comprar as ditas latinhas...

            Enfim, isto para dizer que uma intervenção destas, Clara, é totalmente despropositada. O tópico começou para partilhar experiências de mães que não tiveram leite e nenhuma de nós precisa que nos apontem as virtudes do LM ou que mostrem como o LA põe em risco a vida das criancinhas (????????)

            Mas já agora, a experiência das minhas 2 filhas, exclusivamente alimentadas a LA: até aos 2 anos NUNCA estiveram doentes. Aos 2 anos foram para a creche e no 1º ano apanharam as viroses normais, mas nunca foram internadas, nunca tiveram que repetir medicação, nada. Em 6 anos comprei 2 frascos de Brufen que foram ambos para o lixo meio cheios porque passou a data de validade. São magras, ágeis e inteligentes. E felizes, muito felizes.

            Comentar


            • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

              Mais do que discutir entre LA e LM, preocupa-me o facto de ainda se introduzir a alimentação complementar demasiado cedo. Uma amiga da minha cunhada começou a sopa aos 3 meses porque segundo a pediatra com LA só andava na engorda!!!!:w00t:

              Ela está grávida e dei-lhe logo umas noções básicas das recomendações da OMS.

              Seja LA (como eu bebi) ou LM (como a minha filha bebe) os bebés têm direito é ao leitinho deles. E vivam todas as mamãs, as que se levantam de noite para dar a mama, as que se levantam de noite para fazer um biberão de LA e as que têm a inteligência de mandar lá o papá
              2 filhotes lindos

              Comentar


              • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                Já tinha conhecimento deste tópico, desde que foi aberto, mas na altura não tinha distanciamento suficiente ainda para dar a minha opinião/testemunho.



                Além disso, a história das hormonas deu-me aqui uma volta à barriga muito grande (ou não fosse eu Bioquímica!) e, apesar de previsível polémica que se instalou entre o LM e o LA, resolvi postar, não querendo entrar em discussões ocas e que não levam a lado nenhum.



                Penso que o objectivo do tópico não seria, de todo, esse, por isso vou iniciar com a nossa experiência. Fiz PPP, li imenso, assisti a palestras e, durante os 9 meses de gestação, preparei-me para receber o meu filho e amamentá-lo. Era esse o meu desejo e o do papá, conhecidos que são os benefícios (inquestionáveis!) do LM. Não houve biberões lá em casa, nem sequer uma chupeta, para não confundir o bebecas e dificultar-nos a amamentação.



                Ainda no hospital começaram os problemas: "obrigavam-me" a acordar o miúdo de 3 em 3 horas e o resultado é que, com aquele intervalo de tempo, no nosso caso, ele não tinha ainda vontade de comer e era uma frustração para os dois: para ele, que via o seu soninho interrompido, e para mim, que me sentia desanimada.



                Com a chegada a casa lá acertámos os nosso horários e tudo começou a correr melhor, apesar de ele mamar sempre durante muito tempo e fazer intervalos muito curtos, o que me deixava exausta. A situação foi piorando (o tal ciclo vicioso já aqui tão falado) e por volta dos 2 meses a situação tornou-se insuportável - para mim, enquanto pessoa, e para ele, que tinha fome: ele mamava durante 1 hora com intervalos de 20-30 minutos. Aguentei durante 15 dias este ritmo e numa das consultas de rotina com o pediatra dele desabafei. Aconselhou-me a dar-lhe 60 ml de LA depois de cada mamada, se achasse que ele ficava com fome.



                Muito relutante, muito deprimida, muito angustiada, muito revoltada, muito desiludida e a sentir-me má mãe, lá fomos comprar todos os acessórios necessários para dar LA. A primeira vez que o fiz, senti o meu bebé a comer sôfrego, satisfeito, aliviado, enquanto as lágrimas me corriam pela cara abaixo. Mas 60 não eram suficientes, e mesmo depois de mamar durante 40 minutos ainda queria 120 ml de LA. Passados alguns dias já não queria saber da maminha, queria era matar a fome.



                Rejeitou a mama e eu vi-me forçada a cortar cedo demais outro cordão umbilical. Senti que tinha falhado naquilo que de mais básico a essência humana tem: alimentar as nossas crias. Senti-me má mãe, má pessoa, criticada por olhares alheios sempre que me viam dar LA ao meu filho, a coisa mais preciosa da minha vida!



                Felizmente tive todo o apoio do meu marido, da minha família, dos meus amigos. Não para dizerem que era uma boa opção, apenas para me dizerem que era a melhor opção para nós, como unidade mãe-filho. O nosso caso tinha sido assim mas o meu filho não gostaria menos de mim e não seria menos saudável, como eu repetia até à exaustão.



                Consegui reconciliar-me comigo própria, felizmente! Passados quase 2 anos posso dizer-vos (e que bom tinham sido testemunhos destes naquela altura) que o meu filho é a minha sombra, que temos uma relação cúmplice, que eu sou a sua mais-que-tudo, e que ele é saudável, que come de tudo que é uma maravilha.



                Aredito que o LM será melhor que qualquer forma existente no mercado, claro que sim. Mas não dar de mamar não é, nem pode ser, um drama. Os fundamentalismos, sejam de que ordem for, não são benéficos, não trazem nada de vantajoso à sociedade.



                E eu vejo-o correr, saltar, brincar, e sei que no final nada disso importa desde que eles sejam FELIZES!!



                (desculpem o testamento..)





                Editei apenas porque tinha trocado um "LM" por "LA"..

                Comentar


                • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                  "O que acontece hoje em dia é que as camadas sociais mais desfavorecidas não amamentam e por isso estatisticamente, os amamentados, porque são filhos de mães mais informadas, são genericamente mais inteligentes".



                  Xiiiii!

                  Não concordo nadinha:



                  e digo já que não tenho dados estatisticos para comprovar, vou é só a minha opinião.



                  As camadas mais desfavorecidas por isso mesmo, e por serem menos informados ( e não menos inteligentes), fazem ou o que os medicos mandam ou o que é mais barato. Não sei o que os medicos dizem para fazer, mas o LM é sem duvida mais barato!





                  agora a minha experiencia:



                  Fui alimentada a LA. Sou saudávelzinha que até mete nojo. A primeira vez que passei uma noite num Hospital foi no parto do meu filhote. Tenho um QI na Media e um QE bem acima da media.



                  Por razões que não vem ao caso não fiz PPP, nem me informei sobre a amamentação.

                  Quando o Pedro nasceu, dei de mamar, porque sim... nem me passou, no momento, pela cabeça fazer outra coisa.

                  Quando a enfermeira me perguntou se tinha trazido bicos de silicone, só não perguntei ,o que é isso, por vergonha...

                  Quando o leite subiu, pensei que alguma coisa estava errada e pedi ao marido para ir á farmacia explicar o que estava a acontecer, e ele veio de lá com uma bomba.

                  Amamentei sempre por instinto, sem horas marcadas, e em exclusivo até aos 6meses ( o pediatra disse-me que eu deveria fazer o que fosse melhor para mim, na opinião dele mamã feliz=bebé feliz)

                  o Pedro foi sempre um bebé tranquilo, sem colicas, e começou a dormir 4 horas seguidas muito cedo.



                  A bomba era usada para eu tirar leite e o papá dar durante a noite, uma vez por semana, para eu poder descançar (nas sextas feiras era recambiada para o sofá e os gajos curtiam a noite) ou quando tinha de ficar algumas horas longe do Pedro, quer fosse por questões de trabalho ou para ir sair com os amigos.



                  A maminha acabou quando o Pedro tinha 13 meses, por vontade dele, foi mamando cada vez menos vezes e menos tempo, ficou interessadissimo nas nossas comidas... como foi tão gradual, nem foi necessário eu tomar nada para secar o leite.



                  isto tudo para dizer que na minha opinião, mais importante que o leite manterno é a estabilidade emocional da mãe, ver uma mãe amamentar com as lagrimas a correrem cara a baixo, não é uma imagem bonita e de certo não é saudável para ela nem para o bebé, Uma mulher sentir-se menos mãe porque não conseguir amamentar é um absurdo!



                  Por isso concordo em absoluto que "Não poder dár de mamar não é um drama"

                  Comentar


                  • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!




                    (...)



                    isto tudo para dizer que na minha opinião, mais importante que o leite manterno é a estabilidade emocional da mãe, ver uma mãe amamentar com as lagrimas a correrem cara a baixo, não é uma imagem bonita e de certo não é saudável para ela nem para o bebé, Uma mulher sentir-se menos mãe porque não conseguir amamentar é um absurdo!



                    Por isso concordo em absoluto que "Não poder dár de mamar não é um drama"


                    Ando há que tempos para participar neste tópico mas até me tem custado... Vai ser um testamento aviso já



                    Por questões da fisiologia do meu peito, foi-me extremamente difícil dar de mamar. As pegas correram mal logo ao princípio e daí para a frente a coisa nunca mais encarrilou. Tenho a certeza que se tivesse outro filho, como sei o que correu mal desta vez, conseguiria amamentar muito mais tempo, mas nesta não consegui, apesar de ser esse o meu desejo. Isto para dizer que concordo a 100% com a citação acima.



                    Eu ao fim de mês e meio a dar de mamar tirava a minha filha da mama e ela tinha a cara toda suja de sangue; quando tirava leite com a bomba era cor-de-rosa. As dores eram tais que eu começava a chorar assim que começava a desapertar a blusa só de pensar no que aí vinha. Bastava tocar com a mama em algum lado para dar um grito. Pomadas, bicos de silicone, discos especiais de amamentação,bombas, experimentei tudo, mas já nada resultava.



                    Quando fui à consulta de revisão pós parto e a médica me perguntou «Como está?», foi o suficiente para me desmanchar em lágrimas. Isto pode parecer normal, mas se me conhecessem percebiam o estado em que eu tenho de estar para chorar à frente de alguém, ou para ter ataques de choro incontroláveis, pois sempre fui uma pessoa super calma e optimista e reservada. A única altura em que me senti à beira de uma depressão, pós-parto ou outra qualquer, foi nessa fase em que um lado de mim queria parar com aquele sofrimento e outro lado de mim, o lado animal, penso eu, sentia que eu estava a falhar como mãe na tarefa essencial de alimentar a minha cria.



                    Por fim, com a ajuda e apoio da médica, percebi isso mesmo, que o meu estado de nervos e emocional não era bom para ninguém. A agravar, a minha filha só me tem a mim, pois sou mãe solteira e o pai não está presente. Eu não podia deixar-me ir abaixo. O melhor para ela, mais do que o meu leite, era ter uma mãe em condições.



                    Custou-me horrores deixar de dar de mamar, quase tanto como o que me custava DAR de mamar. Durante vários dias, já depois de ter começado o LA, quando chegava à hora de lhe dar comer pensava «Vou tentar mais uma vez, pode ser que corra melhor», mas não corria... Por fim lá me fui mentalizando e felizmente a sombra da depressão não passou disso mesmo, mas ainda hoje é a única coisa que eu sinto que correu mal e que não foi perfeito no nascimento da minha filha.



                    Por isto tudo, não poder ou não conseguir dar de mamar acaba por ser um drama, sim, porque nenhuma mãe (ou poucas) o faz levianamente, mas não deve ser motivo para sermos atacadas pelos fundamentalismos e catalogadas de «fracas» e menos preocupadas com o que é melhor para os nossos filhos...



                    Elsa

                    Comentar


                    • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                      Gardenia (03-09-2009)Olá Mamãs!







                      Como diz a Mamã EliGee, não sou fundamentalista. Apoio e influencio as Mamãs a terem força para darem de mamar. Digo sempre que todas nós temos leite e que não existem leites bons ou maus. Digo isso com firmeza e muito amor... Faço-o assim porque acho que o outro lado da história já nós a ouvimos milhares de vezes... quando alguém tem estes comentários de leites fraquinhos ou assim, ninguém lhes chama de fundamentalistas.







                      Agora a minha experiência. O Gui nasceu a um sábado. Segunda feira foi-lhe detectada a PCR em valores altos. Tinha uma infecção e precisava de antibiótico bem como o teste de glicemia de 6 em 6 horas. Durante 8 dias o meu pim pam pum foi picado de 6 em 6 horas no pezinho para ver os açucares.







                      As enfermeiras também embicaram para o facto de eu não ter leite e do colostro ser pouco. O 1º teste à glicémia mostrou que tinha valores de açucares baixos... Eu ainda fiz um "mas...mas..." mas a enfermeira já lá ia e nem quis saber. Confiei e fiquei expectante. Davam-lhe suplemento e ele cuspia. :d Uma das vezes enfermeira e enfermaria era colostro por todo o lado! Eu maravilhada! Porquê?! Porque os testes à glicémia davam bem quando eram feitos a seguir a ele mamar. Só davam mal quando ele estava numa de ir mamar outra vez... Tirem daí as vossas conclusões.







                      Por observação nada mais vejo nas mamãs que não conseguem dar de mamar do que um stress enorme ou influências negativas há sua volta... ou até mesmo apenas palavras derrotistas e pouco confiantes. E se o teu médico tivesse insistido?!







                      Noutros assuntos pedem-nos factos científicos para comprovar algo. Aqui neste assunto também tenho essa tentação... comprovem-me que realmente as mamãs tem algum problema... cientificamente!


                      Bem, venho aqui deixar o meu testemunho, cientifico ou nao, tirem as vossas conclusoes!

                      A minha bebé sempre gostou da mama, adapatou-se muito bem ao mamilo logo nos primeiros dias. Apesar do colostro ser pouco como diziam as enfermeiras, os valores do açucar estavam bem!

                      Tive asubida do leite ao 3º dia e ela mamava deliciada!

                      Como ficou icterica fui ás urgências ao 4º dia,mas acharam q nao tinha valores e mandaram embora, mas, ao 11º dia regressei lá e ficou internada,tinha perdido algum peso mas os medicos diziam ser normal.

                      Nas análises de rotina detectaram uma neutropenia grave e uma alteraçao do figado.

                      internaram a minha menina em isolamento pois estava sem defesas, e no dia seguinte a neutropenia passou a muito grave.

                      Sem saber o q se passava, perguntei várias vezes s seria algo q eu estava a passar atraves do leite, pois estava com herpes labial nessa altura.

                      Disseram que nem pensar.

                      foram pesando,dando antibioticos, e eu fui amamentando. o peso nao me agradou da forma q era feito,pois a balnça era digital, e nao dava o mesmo peso sempre, elas pesavam,levantavam e voltavam a pesar e faziam a média, mas ás vezes dava diferença de 400g:w00t:

                      A Maria chorava bastante com "colicas", e davam-lhe o ben-u-ron e ela sossegava.

                      Para ver s o meu leite a estava a alimentar fizeram teste da glicemia durante 24h antes e depois de cada mamada. Estavam os valores normais.:w00t:

                      Estive nisto 18 dias. Uma noite a enfermeira farta de a ouvir chorar perguntou s podia experimentar o LA,eu deixei, mas ela vomitou, fez isto 3 vezes seguidas. A médica disse q o meu leite era suficiente e que ela vomitava porque era excessivo.

                      Vim embora e ela continuava muito chorosa. Tomava umas gotas para as colicas e qd estava pior o ben-u-ron. Mas o peso estava a intrigar-me. queria mesmo ter um controle. Fui pessa-la dia 8 e depois dia 15. aumentou apenas 10g. 90g desde o nascimento. A medica de familia disse q na opiniao dela deveria dar o suplemento,mas, como tinha consulta no dia seguinte para ver o q me diziam.

                      na consulta do hospital disseram logo que nem pensar,q o problema era da menina e nao do leite. fizeram analises e marcaram nova consulta para dia 20.

                      contra o que a medica disse,nesse dia á noite comecei a dar tambem o LA, e a menina mudou completamente, sossegou, deixou de ter "colicas" (o que ela devia ter era fome) nao vomitou e sorria a todo o momento.

                      Dia 20 quando fui ao hospital ela ja tinha mais 450g, no entanto teve que ficar internada pois as defesas tinha voltado a baixar e o figado a piorar. Ainda perguntei mais uma vez s nao seria do meu leite e mais uma vez disseram que nao. Ela foi internada dia 21 deram-lhe o LA do hospital que a menina vomitou, e a medica disse que era comida a mais (eu dava o LA no fim da mamada) mas eu insisti e disse que provavelmente seria ela q nao gostava do leite do hospital. Experiemntei do que lhe dava em casa e ela ja nao vomitou, fez análises, pesou a 22 e ja tinha mais 150g e as analises foram quase ao normal. A médica ainda teve a lata de insinuar que em casa eu provavelmente nao controlava os horarios das mamadas, porque os valores da glicemia (fizeram novamente o teste 24h) estavam sempre muito bem. Eu apenas disse que quando tiver os resultados definitivos falamos!!!

                      Neste momento, a minha menina mama LM quanto quer (eu tenho mesmo muito leite),deixa a mama ainda com leite (tenho que retirar com a bomba porque me doi os peitos),começa a chorar e bebe 120 ou 150ml de LA.

                      S alguem conhecer outra razao cientifica ou nao para esta situaçao...agradeço,porque eu nao sei o que se passou. Sei q a minha menina passou fome devido aos extremismos do "nao ha maus leites" e, se eu nao tivesse agido com o meu coraçao, nao sei o que teria acontecido!


                      Madrilhada de parto: Pocaontas

                      Comentar


                      • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                        Bia:

                        Já pensaste que poderá ser intolerância á lactose, razão pela qual tb pode ter vomitado o leite do hospital?

                        Experimenta cortar lacticinios ou beber só leite de soja durante uns tempos a ver como reage...

                        Eu tenho uma intolerante á lactose só detectada aos dois anos e mamou sempre bem e mais tarde nunca reagiu mal ao suplemento, apenas parou de crescer quando passou para o de vaca...

                        Depois se continuar assim, despista intolerância ao gluten, corta cereais da tua alimentação e até mesmo hodratos de carbono complexos(feijão, por exemplo).

                        Beijocas e força!

                        a tua menina é linda!

                        [hr]

                        Comentar


                        • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                          andiemeir (07-05-2010)Bia:



                          Já pensaste que poderá ser intolerância á lactose, razão pela qual tb pode ter vomitado o leite do hospital?



                          Experimenta cortar lacticinios ou beber só leite de soja durante uns tempos a ver como reage...



                          Eu tenho uma intolerante á lactose só detectada aos dois anos e mamou sempre bem e mais tarde nunca reagiu mal ao suplemento, apenas parou de crescer quando passou para o de vaca...



                          Depois se continuar assim, despista intolerância ao gluten, corta cereais da tua alimentação e até mesmo hodratos de carbono complexos(feijão, por exemplo).



                          Beijocas e força!



                          a tua menina é linda!





                          nao será esse o problema porque senao reagia mal ao meu leite e ao suplemento que lhe dou, que é um normalissimo da nutribem. Além disso eles fizeram-lhe analises a tudo para ver o q estava a provocar a alteraçao do figado...

                          ela mama muito bem ao peito, dai que me custou horrores dar-lhe o suplemento. Ela mama e eu tenho leite.Ela gosta de mamar e até o faz apenas por mimo de cada vez que tem que ser picada. os unicos sintomas era as colicas(pelo menos achavamos que fosse),os neutrofilos baixissimos e o figado elevado e finalmente o peso que nao aumentava.

                          Nem os medicos sabem ao certo o que se passou. Descobri por acaso, pois caso ela tivesse vomitado o suplemento da nutriben tambem, iria pensar que ela nao tinha fome e que seria algum problema dela!

                          Nao sei que pensar, sei que é compensador ver a minha filhota feliz,risonha. So tenho pena de tudo o que ela passou.Foi tao massacrada...


                          Madrilhada de parto: Pocaontas

                          Comentar


                          • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                            becas (04-05-2010)
                            Clara Sophie (22-02-2010)O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebé necessita para ser saudável.







                            Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar,







                            tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebé de certas doenças e infecções.















                            O aleitamento materno protege as crianças de:















                            Otites







                            Alergias







                            Vómitos







                            Diarreia







                            Pneumonias







                            Bronquiolites







                            Meningites















                            Outras vantagens do leite materno para o bebé:















                            Melhora o desenvolvimento mental do bebé;







                            É mais facilmente digerido;







                            Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional, muito forte e precoce,







                            entre a mãe e a criança, designada tecnicamente por vínculo afectivo.







                            Actualmente, sabe-se que um vínculo afectivo sólido facilita o desenvolvimento da criança







                            e o seu relacionamento com as outras pessoas;







                            O acto de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes.















                            Amamentar tem vantagens também para a mãe:















                            A mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa;







                            Amamentar faz queimar calorias e por isso ajuda a mulher a voltar, mais depressa, ao peso que tinha antes de engravidar;







                            Ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente;







                            A perda de sangue depois do parto acaba mais cedo;







                            A amamentação protege do cancro da mama que surge antes da menopausa;







                            A amamentação protege do cancro do ovário;







                            A amamentação protege da osteoporose; (ETC)















                            Leite em Pó - Riscos















                            As crianças que são alimentadas com leite artificial têm maior risco de vir a sofrer de otites, amigdalites, bronquiolites, pneumonias, diarreias, infecções urinárias e sépsis.







                            As crianças alimentadas com leite em pó, além de terem maior risco de sofrer as infecções referidas, as infecções de que sofrem surgem com maior gravidade, porque o seu sistema imunitário não recebe a ajuda dos anticorpos, glóbulos brancos e outros factores imunológicos presentes no leite materno







                            A UNICEF calcula que um milhão e meio de crianças morrem por ano por falta de aleitamento materno. E não se pense que é só nos países do terceiro mundo. Mesmo nos países industrializados muitas mortes se poderiam evitar com o aleitamento materno







                            ( ainda ha muitos mais )















                            Fonte: Chen A, Rogan WJ. Breastfeeding and the risk of postneonatal death in the United States
















                            Deu-me para ler este tópico do princípio ao fim...proque eu faço parte desse raríssimo (????) conjunto de pessoas que não teve leite. Tive muito pouco colostro (que dei, com bastante sofrimento físico) e uma mini subida de leite que se esgotou no próprio dia em que ocorreu. Tentei com a bomba e tirava 20ml no máximo. Para agravar, eram gémeas e eu estava num estado de exaustão total. Acredito sinceramente que poderia ter tido leite (ou não) se as condições fossem outras e se tivesse continuado a insistir dia após dia. Curiosamente, a minha mãe também não teve leite há quarenta e tal anos atrás, e eu não conheço pessoa com maior espírito de sacrifício que a minha mãe. Quando foi do meu irmão, tiveram que pedir dinheiro emprestado para comprar leite em pó...ah, pois, não amamentar nesses tempos não era chegar ao supermercado e comprar as ditas latinhas...



                            Enfim, isto para dizer que uma intervenção destas, Clara, é totalmente despropositada. O tópico começou para partilhar experiências de mães que não tiveram leite e nenhuma de nós precisa que nos apontem as virtudes do LM ou que mostrem como o LA põe em risco a vida das criancinhas (????????)



                            Mas já agora, a experiência das minhas 2 filhas, exclusivamente alimentadas a LA: até aos 2 anos NUNCA estiveram doentes. Aos 2 anos foram para a creche e no 1º ano apanharam as viroses normais, mas nunca foram internadas, nunca tiveram que repetir medicação, nada. Em 6 anos comprei 2 frascos de Brufen que foram ambos para o lixo meio cheios porque passou a data de validade. São magras, ágeis e inteligentes. E felizes, muito felizes.


                            1º - Não vejo onde tive uma má intervenção, em vez de se ter dado ao trabalho de ler o meu comentário como referiu no inicio do seu texto, deveria entender a que proposito fiz o comentário.

                            2º - Não me conhece de lado nenhum, como tal, não diga que a ponto o dedo as mães que não amamentam. Se voce amamenta ou deixa de amamentar as suas filhas o problema é seu. Não tenho nada haver com isso. Não vejo pelo qual se sentiu tão atacada e pelo motivo que fala na situação da sua mãe. Ainda bem que as suas filhas sao felizes, fico bastante feliz por isso.


                            Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                            Comentar


                            • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                              Sou a favor da amamentação em exclusivo e não julgo quem não o faça, antes pelo contrario. Mais rapidamente sou eu julgada por amamentar até aos 6 meses em exclusivo do que uma mulher que não o faça.


                              Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                              Comentar


                              • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                                Clara

                                Eu não me senti atacada, limitei-me a observar que a sua intervenção NESTE TÓPICO era desnecessária e deslocada. Continuo a pensar o mesmo. O tópico chama-se "Não poder dar de mamar não é um drama" e o ponto de partida das intervenções é a constatação de que há mulheres que não puderam dar de mamar aos seus filhos. Umas sentem-se culpadas por isso, outras não. Nenhuma precisa de ver enumeradas as vantagens do LM e as desvantagens do LA.

                                Portanto, falei da minha experiência sim e da minha mãe e de quem me apetecer. Temos em comum o facto de não termos podido amamentar e isso não ter sido um drama - que é o tema deste tópico, repito.

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X