Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!



    Olá a todas



    Becas, não fiques constrangida (de momento, não me ocorre melhor palavra) com o post. Causa algum impacto haver tantas conclusões obtidas a partir de um só estudo. Na verdade, a pessoa que fez a súmula baseou-se em várias fontes certamente, sendo que do paper da Aimin Chen foi buscar só esta frase: "(...) Mesmo nos países industrializados muitas mortes se poderiam evitar com o aleitamento materno[1]. [1] Chen A, Rogan WJ. Breastfeeding and the risk of postneonatal death in the United States. Pediatrics 2004;113:435-9."



    Mas enganou-se na interpretação, por pressa ou outra razão qualquer (acontece), porque o que está no paper é isto: "(...) In developing countries, breastfeeding protects against diarrhea and respiratory diseases, important causes of infant death. In contemporary developed countries, however, where infectious diseases account for a smaller portion of infant mortality, what effect, if any, breastfeeding has on mortality is not clear. (...)" Ligeiramente diferente.



    Todos os dias se publicam estudos sobre amamentação, leite artificial, riscos, benefícios, etc. Deveria haver um "terminal bloomberg" para estudos sobre LM e LA. Há benefícios que caiem (melhor capacidade cognitiva, protecção da asma), que surgem (protecção infecção urinária - descobriram-se mais explicações de como evita, etc) e outros ainda que são confirmados (protecção otite) e há riscos que caiem (obesidade) e assim vai. E há estudos que vão surgindo mais devagar do que eu desejaria - sobre os riscos por transferência de hiper-reactividade inflamatória (fundo alérgico) no leite materno, por contaminação do leite materno (dioxinas, furanos, metais pesados, nitratos, pesticidas, carcinogéneos) , etc.

    Por estar ligada à agricultura e conhecer por dentro a aplicação (ou não) das Boas Práticas Agrícolas (apesar de tudo estamos melhor, obrigada ASAE) e as repercussões incontornáveis na segurança alimentar, eu assumo alguma apreensão no que andamos a comer... mas como diz uma amiga da área alimentar - o importante é mudar de "veneno" todos os dias. Por exemplo, o DDT, proibido na década de 70 do séc. XX, continua a ser encontrado em análises ao leite materno. Um inofensivo bife de vaca - causa directa de cancro do colon, e possivelmente aditivado com outros ingredientes (antibióticos, hormonas, conservantes, e se for um touro de lide ainda tem outros pozinhos...) - afinal não é tão saudável assim. Adiante, que quando entro neste tema fico tipo "Hugo Chavez".



    Isto para dizer que há que ter amplitude, desdramatizar e saber relevar (alguém sabe o seu Odds Ratio nos riscos de LA/LM?), não é de todo producente "remoer" sobre probalidades de..., há que tomar conhecimento dos riscos, sim, perceber quais se aplicam ao nosso caso e em que moldes, saber o que fazer para os minimizar e keep moving forward. Sem peias nem constrangimentos. Fez-se o melhor que se pode e a mais ninguém é obrigado.



    É verdade que posso congratular-me dos benefícios da amamentação, mas quando o tema é riscos associados eu já voou baixinho, e nesse campo, para ser franca, não me sinto muito diferente de vocês. Ou melhor dizendo, tenho alguma preocupação com o assunto, mas as idéias, a consciência e a culpa judaico-cristã está tudo bem arrumado e arejado.







    Para terminar 1: Os testemunhos da Ton Tita, da Elsa e muitos outros mais para trás fizeram-me sentir uma enorme empatia, porque sou mãe também e porque também sei o que é falhar (o sentimento de). Todos temos os nossos limites, sejam de informação (não somos compêndios de puericultura e a experiência tem correlação positiva com aprendizagem), sejam físicos (resistência à dor), sejam psicológicos (resiliência). E temos que nos saber aceitar e perdoar (if applied). O falhar trás consigo uma enorme oportunidade - "aguça-nos" o instinto maternal.



    Para terminar 2: No processo de amamentação são testados muitos limites, há amamentações que, mais do que difíceis, são um pesadelo, em que o parar é a solução lúcida e saudável. Há um princípio fundamental que relembro, a amamentação só faz sentido enquanto for satisfatória para a mãe e para o filho, não são "projectos" mutuamente exclusivos.



    Bjinhos




    Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

    Comentar


    • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

      Maria Verde - não podia deixar de expressar a minha admiração pelo seu post. Obrigada por se ter dado ao trabalho de nos esclarecer a todas.

      Sobre o "estudo"...não é a mim que me melindra, eu felizmente tenho formação e informação suficientes para perceber as limitações deste tipo de conclusões tão categoricamente afirmadas. Mas se me ponho na posição de uma recém mãe, incapaz de amamentar o seu filho, pressionada pela culpa, e que lê um relambório que faz do LM a panaceia para a saúde perfeita do bebé e o LA quase um veneno...bem, não posso ficar indiferente...

      Sem dúvida que o LM é a melhor opção. Mas poupem-nos de fundamentalismos...



      Já agora. sobre estudos, tb existe este, da Universidade de Trondheim, na Noruega, que relativiza os benefícios do LM sobre a saúde do bebé:

      Comentar


      • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

        Maria verde:



        Tu és realmente um espanto! Quando eu já tinha desistido de postar neste tópico, eis que vens tu e me lixas..... !

        Com quem tão pesticidas?

        Pois cá eu sou de opinião que mais vale pesticidas no LM do que LA. Sempre gostava de saber se o facto de darmos um leite que foi concebido pela natureza para alimentar um animal de 30 kg, se será apropriado a um bebé de 3 kg? independentemente e não independentemente das modificações genéticas que lhe façamos (que a pobre mãe nem sabe quais são) e quais os efeitos no corpo do bebé.

        Mas esta é so a minha opinião. Pois o bebé começa a comer sopa aos 6 meses e aí também está em contacto com tudo de bom da sociedade industrializada, pois não é verdade?!

        É melhor ir-se habituando desde pequeno



        Becas:

        Em relação ao artigo que puseste, é uma verdadeira vergonha.

        Não tem citações, referencias bibliográficas nem bibliografia final.

        Tu leste-o?

        Porque eu li e exacatamente na única coisa que eu não concordo que o LM providencia eles afirmam que sim: The only area where the study concluded that breastfeeding confers a benefit was in mental abilities. Ora já sei que o meu filho vai ser mais inteligente que a minha filha?! Olé!!

        E depois também tem esta verdadeira pérola de sabedoria: Breastfeeding is also the right approach for developing countries, where economics, hygienic conditions and the lack of natural resources makes breastfeeding superior to bottle feeding.

        Para eles amamentar é para pobres e só serve para alimentar a criança como os países ocidentais são muito mais desenvolvidos, as mães já não precisam de alimentar as suas crianças......



        Haja pachorra para ler estes estudos, que eu já devia saber que era melhor nem ler.



        Quanto a este tópico já dei muitas vezes a minha opinião, não me vou repetir.



        Editei ainda para dizer o seguinte: os autores do estudo são de opinião que a produção do leite é apenas hormonal. Não falam em factores culturais. NADA. Acho um piadão. Então 80 % das mães portuguesas tão mesmo com problemas... É melhor irem a correr para o médico porque não conseguiram amamentar para além dos 6 meses. Devem ter os níveis de testosterona altos (afirmação doa autores) e isso deve ser grave.

        Também tenho que concluir que no mundo moderno ocidental as mulheres devem ter tido alguma mutação hormonal que as faz ter uma incapacidade de amamentar, e alto lá!!! Só 80 %, os números falam por si.



        Eu acredito e sei que cada mulher que não amamenta tem mil e uma justificações cada uma mais valida que a anterior mas é bom que tenham consciência que fazem parte das 80 % de mães que não amamentaram e que dessas 80 % com certezas muitas poderiam te-lo feito com o recurso a informação e esforço.



        bjs

        Comentar


        • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

          Em relação ao estudo que citei, li-o por alto, mas eu não citei aqui por concordar ou discordar. É que estudos há muitos e há que ter sentido crítico com todos , não apenas com aqueles que contrariam as nossas crenças sobre determinado assunto. Este, em concreto, encontrei-o por mero acaso, porque fui fazer uma conferência à Universidade de Trondheim e ao consultar o site da Univ. dei de caras com a informação. O que retive de mais importante, e certamente será algo estudado no futuro, é que pode haver causas fisiológicas (nomeadamente hormonais) para a não produção de LM em quantidade suficiente. Isto interessa-me porque uma das bandeiras das fanáticas da amamentação é que a mãe tem sempre leite suficiente para o seu bebé. Logo, se não amamenta é porque não se esforçou o suficiente (e daí o juízo de valor, que algumas fazem e logo a seguir vêm negar, em vez de simplesmente assumir o que pensam...). Ora, eu não acredito nisso. Em todas as épocas houve sempre mães que não conseguiram amamentar os seus filhos...e antes do advento dos LA uns morriam (era natural, afinal morriam tantos), outros eram alimentados por amas de leite. Com isto não obviamente a defender que todas as mães que optam por LA o fazem por incapacidade de produção de leite ou déficit hormonal, obviamente.

          Comentar


          • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

            Mas estes estudos servem exactamente para quê? :unsure:



            Num topico onde mães que não deram de mamar, deveriam sentir-se apoiadas. E não ler uma catrefada de estudos, links ou o caraças, que só servem para complicar a situação.

            Eu não sei se já respondi, mas dei até aos 4 meses, tendo dado LA desde os 2. E?



            Não me venham com estudos de LM, pois cada uma dá peito quando quer, quando pode, e até quando pode/quer. Ponto final!



            Não é drama. É a vida. Ah, e eu cá estou, com 30 anos, alimentada desde o 1º dia com LA. vivinha e com saúdinha!

            Comentar


            • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

              Olá mamãs!

              Bom,eu gostaria de compartilhar convosco a imensa felicidade que é dar de mamar para nosssos pinimpons!!!

              Eu guando sai da maternidade e ate o primeiro mes nao tinha leite nenhum,no entando derrepente,apareceu imenso,,,bom para vos falar a verdade é que o meu bebé ja tem 17 meses e mama IMENSO e eu considero-me "uma vaca leiteira" lol mas sou a mimosa é claro....lol

              estou muito feliz por ve-lo saudavel,forte e com muita saude.
              Espero que as maes ou futuras maes que teem medo de amamentos +por causa do fisico,posso dizer que é uma burrice,é só de ter cuidados basicos





              Bjinhos a todas as mamas e as pinimpo








              Ama Nanny=)

              Comentar


              • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                nannynhazinha (20-05-2010)Eu guando sai da maternidade e ate o primeiro mes nao tinha leite nenhum,no entando derrepente,apareceu imenso,,,bom para vos falar a verdade é que o meu bebé ja tem 17 meses e mama IMENSO e eu considero-me "uma vaca leiteira" lol mas sou a mimosa é claro....lol



                estou muito feliz por ve-lo saudavel,forte e com muita saude.
                Espero que as maes ou futuras maes que teem medo de amamentos +por causa do fisico,posso dizer que é uma burrice,é só de ter cuidados basicos


                Eu tb estou muito feliz por ter um filho que apesar de pouquíssimo LM ter bebido (até aos 15 dias e mesmo assim, menos de metade das necessidades, q eram colmatadas com LA) tb é saudavel,forte e com muita saude E nunca tive ideia que quem amamenta fica com o peito descaido. Eu não amamentei, só aumentei 1 n.º de soutien na gravidez, e efectivamente as minhas mamocas ficaram um pouco mais pequenas e "vazadas" pouco depois do parto, demonstrando que não é a amamentação que "estraga" o peito, mto obrigada.

                Mais uma vez estes comentários saiem fora do âmbito do tópico, mas enfim...

                Comentar


                • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                  wish (20-05-2010)Mas estes estudos servem exactamente para quê? :unsure:



                  Num topico onde mães que não deram de mamar, deveriam sentir-se apoiadas. E não ler uma catrefada de estudos, links ou o caraças, que só servem para complicar a situação.



                  Eu não sei se já respondi, mas dei até aos 4 meses, tendo dado LA desde os 2. E?



                  Não me venham com estudos de LM, pois cada uma dá peito quando quer, quando pode, e até quando pode/quer. Ponto final!



                  Não é drama. É a vida. Ah, e eu cá estou, com 30 anos, alimentada desde o 1º dia com LA. vivinha e com saúdinha!


                  pois... concordo plenamente!



                  qd tive o di, ao meu lado tava uma mamã que não quis dar de mamar e era "atacada" pelos medicos e pelas enfermeiras. ninguém respeitou a sua escolha mas claro que lhe fizeram a vontade, tinham mais era que fazer.



                  ela dizia que tinha mais 3 filhos pequenos, uma casa para tratar, ninguém de fora para a ajudar e que não tinha vida para ter um bebé sempre na mama (e eu bem sei o que isso é, pq quem não vive essa realidade não compreende), que com o biberon era mais rapido, come menos vezes, dorme mais de noite e qq pessoa lho podia dar.



                  só achei que pelo menos o colostro ela lhe podia ter dado mas não quis e é uma escolha só dela.



                  qt ao LM proteger de doenças... bem, os meus dois filhos manisfestaram rinite enquanto a LM e a mais velha que teve a LM só até aos 3 meses e meio, é super saudavel e até hoje nunca teve uma bronquiolite, uma otite... essas coisas normais nos miudos.



                  ainda assim e só pq EU quero (já o queria tb na minha filha), e acredito que é o melhor, e não pq vou atras de modas, consciências ou criterios alheios vou amamentar o meu filho. até qd? vamos devagar, por etapas e dia após dia. pq se hoje a realidade é o LM, amanhã tudo pode mudar e não vou fazer disso o meu cavalo de batalha!

                  Comentar


                  • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                    Dulsa (20-05-2010)



                    Pois cá eu sou de opinião que mais vale pesticidas no LM do que LA.


                    :w00t::w00t::w00t::w00t::w00t::w00t::w00t::w00t:





                    Esta pérola merece ser bem esmiuçada!



                    Seguindo a tua ideia, uma mãe toxicodependente, ou alcoólica, ou viciada em fármacos, deverá amamentar o seu bebé, permitindo que lhe chegue, através do leite, os estupefacientes, o álcool ou as substâncias nocivas dos medicamentos que ingere, expondo-os aos riscos neurológicos, físicos, e sei lá que mais, do que abster-se de amamentar e dar leite artificial.



                    É que isto não é fundamentalismo, é extremismo puro!






                    "Mãe, o amor é colo"





                    Comentar


                    • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                      Becas respondo directamente:



                      Em relação ao estudo que citei, li-o por alto, mas eu não citei aqui por concordar ou discordar. É que estudos há muitos e há que ter sentido crítico com todos , não apenas com aqueles que contrariam as nossas crenças sobre determinado assunto. Este, em concreto, encontrei-o por mero acaso, porque fui fazer uma conferência à Universidade de Trondheim e ao consultar o site da Univ. dei de caras com a informação.

                      Se pões aqui um link é porque concordas com ele e ele serve para fundamentar a tua argumentação. Serve como referência bibliográfica. Caso contrário é só para encher a página e os olhos às outras foristas. De facto estudos há muitos e por isso um verdadeiro estudo cientifico, tem bibliografia final e citações (não é o caso deste). Deste modo devemos escolher aqueles que nos parecem mais verossímeis e muito sinceramente este está longe dessa categoria.



                      O que retive de mais importante, e certamente será algo estudado no futuro, é que pode haver causas fisiológicas (nomeadamente hormonais) para a não produção de LM em quantidade suficiente. Pois esta opinião era a única do artigo. para os autores só havia uma razão para não amamentar, a fisiológica, como se o ser humano não fosse essencialmente um animal social.



                      Isto interessa-me porque uma das bandeiras das fanáticas da amamentação é que a mãe tem sempre leite suficiente para o seu bebé. Logo, se não amamenta é porque não se esforçou o suficiente (e daí o juízo de valor, que algumas fazem e logo a seguir vêm negar, em vez de simplesmente assumir o que pensam...). Ora, eu não acredito nisso.

                      Tendo em, conta que são 80 % das mães portuguesas que iniciam a amamentação e não passam dos 6 meses, sendo que a maioria abandona antes dos 2 meses, duvido que a principal causa seja a fisiológica. não me parece lógico!! na grande maioria das vezes, sim as mulheres tem leite. Duvido que a causa fisiológica seja maioritária senão nós como espécie não tínhamos sobrevivido.



                      Em todas as épocas houve sempre mães que não conseguiram amamentar os seus filhos...e antes do advento dos LA uns morriam (era natural, afinal morriam tantos), outros eram alimentados por amas de leite. Com isto não obviamente a defender que todas as mães que optam por LA o fazem por incapacidade de produção de leite ou déficit hormonal, obviamente.

                      No passado a falta de leite podia dever-se a inúmeras causas, muitas fisiológicas mas que a modernidade resolveu. Passo a explicar, uma mulher tinha meia dúzia de filhos, o corpo tinha que suportar a gravidez e a amamentação. E o corpo não é inesgotável. Vai daí muitas vezes a subnutrição, aliada á pobreza extrema podem levar a insucesso na amamentação. No entanto é bom relembrar que nos países subdesenvolvidos se amamenta. é bom também lembrar que são poucas as mulheres no mundo ocidental que sofrem de desnutrição ou que tem meia dúzia de filhos.



                      marta:

                      Não é a tua filha que toma medicação permanente contra a rinite e que previne as bronquiolites? Consideras tomar medicação permanente algo saudável? aqui parece-me que há uma certa incoerência tua.



                      Isto tudo para dizer que eu quero lá saber quem dá LM ou LA, mas não me parece de todo que o LA é melhor e que só porque a nossa filha em particular é saudável que esse leite é adaptado à espécie humana.

                      Mais, não me parece que 80 % das mulheres sofra de algum problema fisiológico, é cultural, apenas cultural.



                      Bjs

                      Comentar


                      • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                        Se há um tópico desvirtuado, então é este.



                        Ele foi criado para mães que não amamentaram, ou que não o fizeram durante tanto tempo quanto queriam, e para que elas percebam que não amamentar não é nenhum drama. Benefícios do LM e riscos do LA, mães a contarem o seu sucesso na amamentação, entre outros, são posts interessantes e com muito conteúdo... mas que não se enquadram aqui!



                        Este tópico não é destinado a grávidas em dúvida se querem amamentar ou não os filhos, nem de mães com recém-nascidos que enfrentam problemas na amamentação. Situações válidas e com direito a respostas válidas. Mas não aqui! Aqui trata-se de mães que NÂO amamentaram, para que não encarem essa situação como um drama, nem achem que por não terem amamentado um filho não poderão (se quiserem) amamentar um próximo.



                        Vou partilhar com essas mães o que me disse o pediatra do meu filho quando, aos 15 dias de vida dele, lhe liguei desesperada a dizer que ele se recusava a mamar desde que tinha nascido.

                        Reposta dele:

                        "O leite materno é importante mais não é essencial, porque conseguimos alimentar um bebé de outra forma".



                        Ele podia ter-me apresentado os benefícios do LM, que eu conheço e reconheço, podia ter-me dito que se desse LA ao meu bebé ele seria menos saudável (até agora nunca esteve doente, tirando constipações), obeso (é um magricelas, com 10kg a caminho do ano e meio), e menos ligado a mim (se ele em vez das mil vezes que chama pela mamã chamasse umas quantas pelo papá eu ficava agradecida).



                        Não fez nada disso. Tranquilizou-me. Deu-me calma para respirar fundo, continuar a tentar a amamentação, mas segura de que o meu filho não passaria fome se continuasse a recusa da mama.



                        Acho que é isso que as mamãs que se revêm neste tópico querem ouvir. Que realmente não dar de mamar não é nenhum drama. Para a próxima volta-se a tentar e há-de correr melhor!
                        "Mãe, o amor é colo"





                        Comentar


                        • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                          Dulsa (20-05-2010)



                          marta:



                          Não é a tua filha que toma medicação permanente contra a rinite e que previne as bronquiolites? Consideras tomar medicação permanente algo saudável? aqui parece-me que há uma certa incoerência tua.




                          acho que isto é comigo! :P



                          embora não seja o topico indicado para isto, eu respondo-te, já que quando começas a disparar, vai para todas as direcções. já sabia disso dos topicos dos partos em casa. só que ultimamente saiu-me a mim a rifa.



                          qt á minha filhota, que sim, é muito saudavel, o que tem é uma manifestação alergica chamada rinite. a qual faz com que esteja constantemente doente e possa desencadear situações complicadas como bronquilites, otites, crises asmaticas, convulções, etc.



                          ora eu amo a minha filha e só quero o bem dela. e para isso existe medicação preventiva, que funciona como as vacinas que tb são preventivas (calculo que vacines os teus filhos) e que tem o proposito de evitar e/ou minimizar as crises e consequentes mazelas. pq é pior tar constantemente doente todo o ano, de cama e ter que tomar antibioticos e antipiréticos á grande, a ter que fazer medicação preventiva e ter a minha filha bem e feliz a fazer uma vida normalissima.



                          para além de a rinite se ter manifestado em ambos ainda com LM e ser a unica situação clinica que têm. mas isto é a minha escolha, que vai de acordo com a minha conciencia, os meus conhecimentos e experiencias, e não pq a pessoa A ou B ou até o alfabeto todo dizem para o fazer ou não o fazer.



                          mas em relação a este topico, que é o que interessa, o que quis dizer é que não consegui amamentar a minha filha por uma serie de factores e que isso não foi um drama para mim, tal como se houver algo que faça com que já não possa ou queira amamentar o meu filho, tb não será um drama. acho que é esta a intenção desre topico.

                          Comentar


                          • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                            Paula:



                            Quem quiser que se defenda como entender, quanto aos partos em casa até me fizeste sorrir.

                            Mas dizer que a nossa filha é muito saudável num tópico e no anterior dizer que toma medicação preventiva é andar a brincar.......

                            E mais não digo, gosto pouco de incoerências e para mim uma criança que toma medicação preventiva não é saudável tal como não é aquela que é alérgica e que não a toma. Para mim ser saudável não é isto.



                            Quanto ao tópico também eu já dei a minha opinião muitas vezes. Neste tópico parece que só se tem opinião válida quando a amamentação falhou não uma, mas duas ou mais vezes. E com isso não concordo. Se calhar é melhor mudar o nome ao tópico para ele passar a ser outra coisa que foi o que sempre foi. Aliás nunca percebi muito bem que tipo de opiniões queriam que fossem dadas..... já que eu dei a minha e ela era tão válida como qualquer outra e foi simplesmente vista como uma intrusão. E sim, já que eu não amamentei devidamente a minha filha tenho também direito a opinar neste tópico, ou não terei?



                            Bjs

                            Comentar


                            • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                              Tinha escrito uma reposta enorme, mas perdeu-se...portanto, fico-me pelo essencial...

                              .



                              Se pões aqui um link é porque concordas com ele e ele serve para fundamentar a tua argumentação. Serve como referência bibliográfica. Caso contrário é só para encher a página e os olhos às outras foristas. De facto estudos há muitos e por isso um verdadeiro estudo cientifico, tem bibliografia final e citações (não é o caso deste). Deste modo devemos escolher aqueles que nos parecem mais verossímeis e muito sinceramente este está longe dessa categoria.



                              Não preciso de encher os olhos às foristas nem de encher a página. Eu escrevo e avalio estudos científicos (não nesta área) e sei muito bem os truques que se podem usar para dar uma aparência de cientificidade, incluindo bibliografias e citações com fartura. Não tenho conhecimentos para avaliar o rigor deste estudo, ´mas acho piada à obstinação com que as fanáticas da amamentação descartam qq estudo que ponha em causa as suas crenças absolutas.



                              Tendo em, conta que são 80 % das mães portuguesas que iniciam a amamentação e não passam dos 6 meses, sendo que a maioria abandona antes dos 2 meses, duvido que a principal causa seja a fisiológica. não me parece lógico!! na grande maioria das vezes, sim as mulheres tem leite. Duvido que a causa fisiológica seja maioritária senão nós como espécie não tínhamos sobrevivido.



                              Sim, a maioria da mães tem leite, o que é diferente de dizer que TODAS têm. Ou todos os testemunhos anteriores neste tópicos são de mulheres preguiçosas e desinformadas, que não tentaram o suficiente? Se é isso que pensam, assumam-no.





                              No passado a falta de leite podia dever-se a inúmeras causas, muitas fisiológicas mas que a modernidade resolveu. Passo a explicar, uma mulher tinha meia dúzia de filhos, o corpo tinha que suportar a gravidez e a amamentação. E o corpo não é inesgotável. Vai daí muitas vezes a subnutrição, aliada á pobreza extrema podem levar a insucesso na amamentação. No entanto é bom relembrar que nos países subdesenvolvidos se amamenta. é bom também lembrar que são poucas as mulheres no mundo ocidental que sofrem de desnutrição ou que tem meia dúzia de filhos.



                              Portanto, mães bem nutridas e com um número razoável de filhos têm automaticamente leite? A modernidade fez todas as mulheres capazes (em termos fisiológicos) de amamentar? Bem, é a minha vez de perguntar: evidências científicas?







                              Isto tudo para dizer que eu quero lá saber quem dá LM ou LA, mas não me parece de todo que o LA é melhor e que só porque a nossa filha em particular é saudável que esse leite é adaptado à espécie humana.



                              Mais, não me parece que 80 % das mulheres sofra de algum problema fisiológico, é cultural, apenas cultural.




                              Encontre-me UMA forista que afirme que o LA é melhor que o LM, por favor.



                              Se o LA não é adaptado à espécie humana, é adaptado a quê? Aos bovinos (esses tb têm um LA só deles?)! Alguém aqui escreveu que o LA era concebido para um organismo de 30kg...deve ser mesmo uma cria de bovino!

                              O LA tenta imitar o LM...porque ninguém nega que o LM é o modelo e o LA o substituto possível. Mas é um substituto de qualidade, que se tenta aproximar às necessidades do bebé (de 3, 4, 5, 7 kg...)



                              Por fim, parece haver dúvidas que um bebé alimentado a LA possa efectivamente ser saudável. As minhas filhas são, felizmente. Apesar do fundo alérgico (pai e 3 irmãs da parte do pai com alergias, uma delas com sintomas graves - e foram amamentadas) não desnvolveram sintomas até hoje (6 anos). Têm uma excelente imunidade. Mas eu e o pai demos um bom contributo para isto...nem tudo se resume ao leite...

                              Comentar


                              • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                                becas:



                                Tu deves achar que és a única a ler e escrever artigos? Aqui a gente nunca sabe quem está do outro lado do teclado.

                                Pois eu prefiro um artigo que tenha citações e bibliografia (a qual eu posso consultar se me apetecer) a um que não tem. Não sei o que é que tu preferes. Nem me deixo levar por um artigo que é da universidade XPTO, apenas porque é da universidade XPTO. Para mim isso, à partida, não tem valor nenhum, bem como o nome sonante de qualquer investigador.



                                Se leres o tópico para trás nenhuma mulher aqui, além de duas (eu e outra) assumiu que poderia ter tentado mais. Sim! acho que tentar 15 dias não é tentar. Sim! acho que um pediatra que diz a uma mãe ai e tal se não tem leite não faz mal, devia ter cuidado pois não está a ajudá-la devidamente, no meu ponto de vista. E no meu ponto de vista eu sentiria-me lesada (como me senti lesada pelo pediatra da minha filha) se tal me acontecesse.



                                O que eu acho também pouco provável é que todas as foristas deste tópico tenham um problema fisiológico que não lhes permita dar leite. É isso que tu pensas? Então és muito ingénua.... porque as pessoas contam a história como mais lhe convém (como no caso da Marta ao dizer que a filha é saudável, pois... pois... para a maioria das pessoas ter problemas alérgicos não é ser saudável).



                                Como já foi dito aqui o problema que te fez desistir poderia não levar à desistência de outra mãe, e é isso que as mães que defendem o LA tão acerrimamente não querem compreender, porque acham que o seu motivo era incontornável para qualquer mãe. porque compreender esta frase leva-as a questionarem as suas opções e decisões que eles querem ver como incontornáveis, para viverem melhor consigo próprias.



                                Quanto ao LA não ser de vaca. Tás a brincar, não estás? É que se é assim tão adaptado porque é que o meu filho que é alérgico ao leite de vaca também é ao LA? Sim, sim, é tratado, todas sabemos, mas não deixa de ser um leite de vaca.






                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X