Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #46
    RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

    Caalex (15-09-2009)
    Baby Mine (14-09-2009)Pelo amor de Deus, não se pode abrir um tópico num fórum público e esperar que todos os posts tenham como propósito passar-nos a mão pelo pêlo. Se nos tópicos do Aleitamento Materno, quando são gabadas as virtudes e a superioridade do LM, há sempre mais do que uma mãe a querer relativizar a sua importância e a dizer que não é pior mãe por dar LA, etc, etc, porque é que este tópico há-de estar vedado a mães que amamentam e que muito delicadamente vieram expressar a sua opinião? Além do mais, é de lamentar que o conteúdo de posts tão pertinentes e certeiros como os da cbarradas e o da Dulsa (este foi pura e simplesmente ignorado) não tenha merecido o interesse de ninguém.















    O discurso de algumas de vocês, que tão lesadas se sentem pelos testemunhos bem intencionados que aqui foram deixados, também pode ser considerado ofensivo por mães que, tendo passado grandes dificuldades (semelhantes à vossas) no início, conseguiram levar avante a amamentação. Quando vocês diminuem a importância vossa "derrota" estão a diminuir a importância da sua "vitória", o que é muitíssimo injusto.















    Todas nós somos responsáveis pelo aleitamento que decidimos/conseguimos fazer, mesmo que sejamos simultaneamente vítimas da falta de informação dos profissionais de saúde, de condições no parto pouco favoráveis à amamentação, do apoio insuficiente da família, do nosso próprio estado emocional,etc. Eu aquilo que é importante para mim e não fui capaz de fazer, mas que sei que poderia ter feito se me tivesse munido de mais armas (sejam elas quais forem), considero um fracasso, por isso tenho pouca tolerância para quem não é capaz de assumir os seus. Relativizar parece-me um péssimo princípio e uma falha de personalidade muito grande: só é de real valor aquilo que eu fui capaz de atingir; tudo aquilo que eu não consegui, ou não tive paciência, ou não me interessou fazer não era (afinal de contas) nada de muito importante.















    Lamber as feridas é um trabalho necessário, mas é essencial admitir que estas existem, olhar para elas e até mexer-lhes (mesmo sendo doloroso), para perceber como foram ali parar.




















    Discordo em absoluto com esta tua frase. Relativizar nem sempre revela falha de personalidade, por vezes tens de tomar opções na tua vida, e colocas em 1ª lugar aquela que para ti é a mais importante, relativizando outro aspecto que embora seja importante, acaba por ter uma importância "relativa", acaba por ser tornar secundário.







    Por exemplo, eu nunca tive problemas em estabelecer a amamentação, não sei o que se são mamilos gretados, más pegas, etc. Sei a importância de não impor horários ao bebé para que a amamentação se estabeleça em harmonia.



    No entanto, passei por momentos dificeis após a introdução do sólidos. A S. - que até aí tinha mamado perfeitamente e em exclusivo- começou a recusar a mama quando entrou na creche aos 5 meses, e simultaneamente iniciou os sólidos e começou a beber leite do biberão com maior regularidade. Como mal mamava, tentei estimular com a bomba, troquei de bomba, comprei uma eléctrica, acordava expressamente a noite para tirar leite, mas devo ter alguma aversão psicológica à maquineta porque não conseguia. Comecei a desasperar, até que optei por desistir e assim a S., que até aos 5 meses tinha bebido LM em exclusivo, passado mês e meio já não bebia LM nenhum.







    Como me ficou um "dissabor", esforcei-me para ser melhor sucedida na próxima viagem. Assim foi, a Inês não conheçou biberões, aos 4 meses e meio de licença de maternidade juntei 1 mês de férias e ainda 1 de licença sem vencimento para que ela pudesse ser amamentada em exclusivo até aos 6 meses. Fui introduzindo os sólidos bem devagarinho, oferecendo sempre 1ª a mamoca, mesmo assim começou a desinteressar-se pela mama); quando entrou na creche aos 7 meses e meio "o caldo entornou por completo". Sempre que chegava a casa oferecia a mama e a I. recusava, ainda ia mamando durante a noite mas como a produção ia declinando, cada vez o seu desinteresse era maior e só queria biberão. A bomba voltou a falhar, exprimentei a extracção manual mas também não surgiu efeito.







    Se tivesse me esforçado mais poderia ter melhores resultados, mas relativizei em função de outros "valores". Nunca exprimentei ficar 1 ou mais dias com a I. na cama com as mamas de fora para ver se ela voltava a pegar (desconhecia este método da 1ª vez), tinha outra filha a quem dar atenção, e que para mim era mais importante que o LM. Não acordei n vezes para tentar estimular, pois já me chegava acordar 3 a 4 x/noite - as vezes que a I. costumava acordar - e eu precisava de capacidade física emocional para lidar com o dia seguinte no trabalho e para ter disponibilidade para as minhas 2 filhas.



    Sendo assim, passei a relativizar a importância do LM, pois havia outras coisas que passaram a ter mais importância.







    Não vejo, nesta prespectiva, onde possa estar a atacar as mães que - apesar de todas as contrariedades - conseguiram fazer da amamentação prolongada um sucesso.







    Concordo que há mães que não conseguiram estabelecer a amamentação, estão revoltadas, frustradas - embora não o admitam - e sintam qualquer conselho e opinião como um ataque. Acredito que há mães que não foram sucedidas porque não souberam ou não quiseram esforçar-se, mas tomaram a opção que na altura foi ou pareceu ser mais indicada.



    Nada as impede de na próxima vez tentarem ir mais longe (se eu voltasse a engravidar iria tentar), mas considerar que sofrem de alguma falta grave de personalidade, parece-me, no mínimo, redutor.


    Talvez não me tenha explicado bem, mas não foi exactamente isso que eu quis dizer. O que eu quis dizer foi que há mulheres que defendem animadamente o LM, estão manifestamente decididas a amamentar quando chegar a sua vez, etc, e depois, se não são bem sucedidas, vêm dizer que afinal o que interessa é que sejam saudáveis, e que o LA não é um bicho papão, etc. Ou seja, em vez de aceitarem para si mesmas que não conseguiram (seja porque razão for) concretizar uma coisa que para elas era muito importante, convencem-se de que afinal de contas o LM não tinha essa importância toda para si. Diz-me lá quantas vezes é que ouviste uma mãe que não conseguiu amamentar ou que amamentou muito pouco a admitir que falhou numa coisa que lhe era muito cara e que adoraria ter uma segunda oportunidade para reparar o que fez mal, pedir ajuda, informar-se melhor? O que eu queria dizer com relativização é isto: o movimento pouco corajoso em que se menospreza a importância que alguma coisa tem para nós para não termos de viver com a sua falta, o seu insucesso, e o sofrimento que isso nos causou. Atenção que não estou a sugerir que o insucesso na amamentação deva levar uma mãe a "chorar" este facto para o resto da vida! Acho muito bem que se ande para a frente e se faça o melhor o melhor que se sabe com aquilo que se tem. O LM é de facto muito importante, mas uma mãe emocionalmente estável e feliz é ainda mais; mas ultrapassar algo que não correu bem envolve trabalhá-lo, analisá-lo com honestidade, aceitar a dor que provoca em nós. Tudo o resto para mim são atalhos, é batota, e são fantasmas que não nos largam mais.



    Em relação ao teu caso, tenho algumas coisas a dizer (acho que já te disse isto há mais tempo): as tuas duas filhas mamaram durante o período em que o LM lhes fez mais falta. Foram elas que tiveram a iniciativa do desmame (mesmo que se tratasse de um "falso" desmame, mesmo que tu pudesses ter feito isto ou aquilo para o reverter). Tu não vens dizer que fizeste tudo o que estava ao teu alcance para alterar a situação - tens a coragem de assumir que havia outros pesos na balança e que tiveste de optar. Não te leio a justificares-te ou a expressar sentimentos de perseguição relativamente a mães que amamentaram até mais tarde. Falas com a serenidade e bom senso de quem sabe que as coisas poderiam ter sido diferentes, mas convive saudavelmente com a forma como o processo se deu.

    Comentar


    • #47
      RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

      JOana.. (15-09-2009)
      Dulsa (15-09-2009)Esta questão do LA parece sempre dar ao mesmo.















      Muitas mães que dão LA (não todas e eu não fui uma delas) tentam a todo o custo provar não sei o quê sobre o LA. E sim concordo com a Babymine, parece que estão sempre à espera que lha passem a mão pelo pelo e que lhes digam: coitadinhas....











      Eu tenho tanto direito a escrever neste tópico como qualquer outra mãe mal sucedida. Porquê? porque fui mal sucedida com a minha 1ª filha, logo tenho direito a contar aqui que o meu insucesso se deveu a falta de informação, falta de apoio familiar e profissional mas que sinto obviamente que a maior culpa é sem dúvida minha.















      Agora, quem opta por LA, por esta ou aquela razão, opta e pronto, não tem que andar a justificar-se e a dizer o que correu mal, a não ser que queira explicar para outras mulheres saberem combater o problema com essa nova informação.







      É o caso da Caalex, foi trabalhar, não deu, o bebé desinteressou-se provavelmente porque era alimentado a biberão na creche. Não há nada a fazer.











      Mas é bom que saibamos que apenas 20 % das mães portuguesas dão LM após os 6 meses, mas dos 80 % a grande maioria desiste nos 2 primeiros meses. Não me venham dizer que é a dificuldade do trabalho, porque que eu saiba a maioria fica em casa 4 meses. Portanto há aqui uma desistência que nada tem haver com a falta de disponibilidade da mãe, a não ser que tenha meia dúzia de filhos para tratar.....
















      É desta gentinha que falo...






      Estás reportada ao Administrador, Joana. Já não é a primeira nem a segunda vez que me deparo com estas tuas tiradas inadmissíveis - chega de baixo nível. Insultos não devem ter lugar neste espaço.

      Comentar


      • #48
        RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

        É impressionante...

        Não sei se é coincidência ou não, mas cada vez que há um comentário da JOana os tópicos descambam sempre...

        Comentar


        • #49
          RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

          BabyMine: Parece que te compreendi melhor desta útlima vez.

          Com toda a sinceridade, penso que grande parte das mães que relativizam a importância do LM, fazem-no apenas exteriormente e tentam assim apaziguar a frustração de não terem conseguido. Por outro lado, não sei se a campanha de promoção do LM, apresentando o LA unicamente como maleficio não produzirá o efeito inverso ao desejado.

          Sim, já tinhamos falado sobre os meus casos. E tal como respondi à Dulsa não me posso colocar no lugar de uma mãe que apesar de todas as dificuldades iniciais conseguiu amamentar, nem no lugar de uma mãe tenha acabado por desistir; simplesmente porque não passei por qualquer dificuldade inicial, as minhas filhas nasceram a saber mamar.

          Concordo inteiramente contigo quandos dizes que o LM é de extrema importância, mas que ainda é mais importante o bebé ter uma mãe presente, serena e feliz.


          Comentar


          • #50
            RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

            JOana.. (14-09-2009)
            Baby Mine (14-09-2009)Pelo amor de Deus, não se pode abrir um tópico num fórum público e esperar que todos os posts tenham como propósito passar-nos a mão pelo pêlo. Se nos tópicos do Aleitamento Materno, quando são gabadas as virtudes e a superioridade do LM, há sempre mais do que uma mãe a querer relativizar a sua importância e a dizer que não é pior mãe por dar LA, etc, etc, porque é que este tópico há-de estar vedado a mães que amamentam e que muito delicadamente vieram expressar a sua opinião? Além do mais, é de lamentar que o conteúdo de posts tão pertinentes e certeiros como os da cbarradas e o da Dulsa (este foi pura e simplesmente ignorado) não tenha merecido o interesse de ninguém.































            O discurso de algumas de vocês, que tão lesadas se sentem pelos testemunhos bem intencionados que aqui foram deixados, também pode ser considerado ofensivo por mães que, tendo passado grandes dificuldades (semelhantes à vossas) no início, conseguiram levar avante a amamentação. Quando vocês diminuem a importância vossa "derrota" estão a diminuir a importância da sua "vitória", o que é muitíssimo injusto.































            Todas nós somos responsáveis pelo aleitamento que decidimos/conseguimos fazer, mesmo que sejamos simultaneamente vítimas da falta de informação dos profissionais de saúde, de condições no parto pouco favoráveis à amamentação, do apoio insuficiente da família, do nosso próprio estado emocional,etc. Eu aquilo que é importante para mim e não fui capaz de fazer, mas que sei que poderia ter feito se me tivesse munido de mais armas (sejam elas quais forem), considero um fracasso, por isso tenho pouca tolerância para quem não é capaz de assumir os seus. Relativizar parece-me um péssimo princípio e uma falha de personalidade muito grande: só é de real valor aquilo que eu fui capaz de atingir; tudo aquilo que eu não consegui, ou não tive paciência, ou não me interessou fazer não era (afinal de contas) nada de muito importante.























            Lamber as feridas é um trabalho necessário, mas é essencial admitir que estas existem, olhar para elas e até mexer-lhes (mesmo sendo doloroso), para perceber como foram ali parar.




































            desculpa la mas em quantos topicos em que a amamentação foi um sucesso tu ves alguem a ir dizer alguma coisa? sejam eles por terem conseguido 1 2 3 4 5 6 7 ou quantos meses forem???? a mim parece me que so alguem vai falar do LA quando ele vem à baila.. Este tópico não é APENAS um tópico a relatar um caso de amamentação mal sucedida. São tecidas várias considerações sobre a amamentação, e é a esse respeito que as mães que dão LM se pronunciaram. Não leste certamente alguém a dirigir-se à autora do tópico comentando directamente a sua experiência.











            por isso se voces tem direito a um topico para quem amamenta mais que 6 meses ou o que for e ninguem vai por o bedelho, porque que nos nao podemos ter um tambem?? ou voces e que merecem que lhes 'passe a mao plo pelo'? Eu é que não tenho mais do que este tempo, se não ía buscar-te todos os tópicos (não são os de "Amamenteo há 6 meses", mas são todos os que se atrevem a enaltecer as virtudes do LM) em que o bedelho é metido. Ninguém merece que lhe seja "passada a mão pelo pêlo". Fazer isso é ser-se condescendente e tratar-se os outros (ou nós próprios) como inimputáveis, meras vítimas dos acontecimentos e de influências externas











            e em relaçao a isso tas muitissomo enganada q nao e esse o intuito que falei, nao é de 'passar a mao plo pelo' que isto se destina, mas sim ver as pessoas que as coisas nem sempre correm bem não há so o lado cor de rosa, das fadinhas e dos arco iris.. Mas porque é que partes do princípio de que as mães que dão LM só vêem o lado cor de rosa, e as fadinhas, e os arco-íris? A maior parte da mães que abre esse tópicos a festejar 6, 12 ou 18 meses de LM fazem-no precisamente porque tiveram de ultrapassar inúmeras dificuldades e obstáculos para lá chegar! Se lesses esses ditos tópicos com atenção, encontrarias histórias incríveis de mulheres que não tiveram um bocadinho sequer de sorte desde que os seus bebés nasceram; que só conseguiram chegar aos ditos 6 ou 12 meses porque lutaram que nem umas leoas para lá chegar, e conquistaram a pulso, dia após dia, semana após semana, esse feito.







            Eu própria passei por várias dificuldades no início. Tens noção do que é sentir durante 2 meses dores como facadas nos mamilos em cada mamada? Morder a mão para não gemer alto, com lágrimas a escorrerem pela cara abaixo? Com um bebé que quase não largava a mama, dia e noite? Resistir com unhas e dentes à tentação de lhe dar qualquer outra coisa que o satisfizesse, para que a dor acabasse? Conseguir sentir-me feliz e realizada apesar disto, por saber que as dores TINHAM de passar em alguma altura, já que não havia nada de errado comigo (apenas mamilos muito sensíveis a ganharem lentamente calo), e por saber que estava a dar o melhor de mim ao meu bebé? Não foi NADA cor de rosa, Joana. Foi intenso, foi apaixonado, foi muito doloroso. Voltava a passar pelo mesmo 30 vezes.












            ... e sobre aquele comentario ali em cima.. fala por ti . e nao fales plos outros, nem tentes saber o que nao sabes.
            Eu não estou a falar por ninguém, nem ninguém me aceitaria (e bem!) por porta-voz. Se não te revês nas minhas palavras, pura e simplesmente não vistas a carapuça (já que eu não me referia a pessoas concretas e jamais o faria).Tentar saber o que não sei faz parte da minha constituição. Chama-lhe um vício, se quiseres.

            Comentar


            • #51
              RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

              anamacas (15-09-2009)É impressionante...



              Não sei se é coincidência ou não, mas cada vez que há um comentário da JOana os tópicos descambam sempre...


              :friends:
              [hr]





              O Principe Nasceu: 4 de Dezembro 2008 (39s) - 3,550kg e 49,1cm



              Afilhada :star: sign_mum - O Rodrigo nasceu 02/02/2009

              Comentar


              • #52
                RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                Baby Mine (15-09-2009)
                JOana.. (14-09-2009)
                Baby Mine (14-09-2009)Pelo amor de Deus, não se pode abrir um tópico num fórum público e esperar que todos os posts tenham como propósito passar-nos a mão pelo pêlo. Se nos tópicos do Aleitamento Materno, quando são gabadas as virtudes e a superioridade do LM, há sempre mais do que uma mãe a querer relativizar a sua importância e a dizer que não é pior mãe por dar LA, etc, etc, porque é que este tópico há-de estar vedado a mães que amamentam e que muito delicadamente vieram expressar a sua opinião? Além do mais, é de lamentar que o conteúdo de posts tão pertinentes e certeiros como os da cbarradas e o da Dulsa (este foi pura e simplesmente ignorado) não tenha merecido o interesse de ninguém.







                O discurso de algumas de vocês, que tão lesadas se sentem pelos testemunhos bem intencionados que aqui foram deixados, também pode ser considerado ofensivo por mães que, tendo passado grandes dificuldades (semelhantes à vossas) no início, conseguiram levar avante a amamentação. Quando vocês diminuem a importância vossa "derrota" estão a diminuir a importância da sua "vitória", o que é muitíssimo injusto.





                Todas nós somos responsáveis pelo aleitamento que decidimos/conseguimos fazer, mesmo que sejamos simultaneamente vítimas da falta de informação dos profissionais de saúde, de condições no parto pouco favoráveis à amamentação, do apoio insuficiente da família, do nosso próprio estado emocional,etc. Eu aquilo que é importante para mim e não fui capaz de fazer, mas que sei que poderia ter feito se me tivesse munido de mais armas (sejam elas quais forem), considero um fracasso, por isso tenho pouca tolerância para quem não é capaz de assumir os seus. Relativizar parece-me um péssimo princípio e uma falha de personalidade muito grande: só é de real valor aquilo que eu fui capaz de atingir; tudo aquilo que eu não consegui, ou não tive paciência, ou não me interessou fazer não era (afinal de contas) nada de muito importante.



                Lamber as feridas é um trabalho necessário, mas é essencial admitir que estas existem, olhar para elas e até mexer-lhes (mesmo sendo doloroso), para perceber como foram ali parar.










                desculpa la mas em quantos topicos em que a amamentação foi um sucesso tu ves alguem a ir dizer alguma coisa? sejam eles por terem conseguido 1 2 3 4 5 6 7 ou quantos meses forem???? a mim parece me que so alguem vai falar do LA quando ele vem à baila.. Este tópico não é APENAS um tópico a relatar um caso de amamentação mal sucedida. São tecidas várias considerações sobre a amamentação, e é a esse respeito que as mães que dão LM se pronunciaram. Não leste certamente alguém a dirigir-se à autora do tópico comentando directamente a sua experiência.





                por isso se voces tem direito a um topico para quem amamenta mais que 6 meses ou o que for e ninguem vai por o bedelho, porque que nos nao podemos ter um tambem?? ou voces e que merecem que lhes 'passe a mao plo pelo'? Eu é que não tenho mais do que este tempo, se não ía buscar-te todos os tópicos (não são os de "Amamenteo há 6 meses", mas são todos os que se atrevem a enaltecer as virtudes do LM) em que o bedelho é metido. Ninguém merece que lhe seja "passada a mão pelo pêlo". Fazer isso é ser-se condescendente e tratar-se os outros (ou nós próprios) como inimputáveis, meras vítimas dos acontecimentos e de influências externas







                e em relaçao a isso tas muitissomo enganada q nao e esse o intuito que falei, nao é de 'passar a mao plo pelo' que isto se destina, mas sim ver as pessoas que as coisas nem sempre correm bem não há so o lado cor de rosa, das fadinhas e dos arco iris.. Mas porque é que partes do princípio de que as mães que dão LM só vêem o lado cor de rosa, e as fadinhas, e os arco-íris? A maior parte da mães que abre esse tópicos a festejar 6, 12 ou 18 meses de LM fazem-no precisamente porque tiveram de ultrapassar inúmeras dificuldades e obstáculos para lá chegar! Se lesses esses ditos tópicos com atenção, encontrarias histórias incríveis de mulheres que não tiveram um bocadinho sequer de sorte desde que os seus bebés nasceram; que só conseguiram chegar aos ditos 6 ou 12 meses porque lutaram que nem umas leoas para lá chegar, e conquistaram a pulso, dia após dia, semana após semana, esse feito.





                Eu própria passei por várias dificuldades no início. Tens noção do que é sentir durante 2 meses dores como facadas nos mamilos em cada mamada? Morder a mão para não gemer alto, com lágrimas a escorrerem pela cara abaixo? Com um bebé que quase não largava a mama, dia e noite? Resistir com unhas e dentes à tentação de lhe dar qualquer outra coisa que o satisfizesse, para que a dor acabasse? Conseguir sentir-me feliz e realizada apesar disto, por saber que as dores TINHAM de passar em alguma altura, já que não havia nada de errado comigo (apenas mamilos muito sensíveis a ganharem lentamente calo), e por saber que estava a dar o melhor de mim ao meu bebé? Não foi NADA cor de rosa, Joana. Foi intenso, foi apaixonado, foi muito doloroso. Voltava a passar pelo mesmo 30 vezes.




                Esse foi exactamente po tempo q de mama ao meu filho por isso Sei bem o que é sim, sei bem porque eu passei por o mesmo as primeiras semanas, mas aguentei tudo, nao desisti porcausa de dores, alias eu nao desisti, se deixei de dar mama foi porque o meu filho começou a recusar.. ele nao engordava com o meu leite, perdia peso eu ia fazer o que??? e nao era falta de leite, a mina produção nunca diminiu alias sempre aumentou..

                Bom eu n tenho q star a justificar me, mas era so para saberes que nao desisti pr falta de insistencia, passei as dorzinhas todas como tu passast e isso nao chegou, nao sou como me pintas... se passo por mal educada por defender a minha opiniao que seja.. eu ao menos faço as criticas abertaente e com todas as letras, nao uso palavras para rebaixar uma pessoas, mas para nao ofende la ao mesmo tempo.. Nao digo a ng que deixou d dar mama porque é uma desistente e que porcausa dos primeiros percalços desistiu.. porque para mim isso sim e ofnder, isso sim é estar a gozar com o sofrimento das pessoas..



                Eu dizer que dar LM ou LA nao importa, nao estou adizer que a tua batalha nao foi uma grande conquista! interpetas me mal.. er tudo o que eu menos quero eq m passsem a mao plo pelo como tu dizes.. as minhas intençoes foram s melhores pena q as vissem dessa perspectiva..

                enfim..






                ... e sobre aquele comentario ali em cima.. fala por ti . e nao fales plos outros, nem tentes saber o que nao sabes.
                Eu não estou a falar por ninguém, nem ninguém me aceitaria (e bem!) por porta-voz. Se não te revês nas minhas palavras, pura e simplesmente não vistas a carapuça (já que eu não me referia a pessoas concretas e jamais o faria).Tentar saber o que não sei faz parte da minha constituição. Chama-lhe um vício, se quiseres.
                [hr]





                O Principe Nasceu: 4 de Dezembro 2008 (39s) - 3,550kg e 49,1cm



                Afilhada :star: sign_mum - O Rodrigo nasceu 02/02/2009

                Comentar


                • #53
                  RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                  Tenho acompanhado este tópico desde início...



                  Tenho uma amiga cuja filha nasceu prematura na sexta-feira. Amenina está optima e com todas as condições para ser amamentada. Mas para ser sincera, com tanto que lhe vai na cabeça neste momento, tantas OUTRAS dificuldades que lhe perturbam o espírito não sou capaz de a "massacrar" com isso. Porquê? Porque é importante que ela não se sinta ainda mais pressionada. Porque é importante que se sinta livre de pressões, seja elas quais forem, neste momento, que não tem sido o que ela idealizou.



                  Amamentar é mesmo a única coisa que verdadeiramente parece depender da mãe, nos 1ºs meses de vida de um bébé. Será essa a razão pela qual este tema gera sempre estas polémicas por aqui? Parece-me que sim. Porque todas alimentamos essa ideia (por muita consciencia que tenhamos das condicionantes externas), de uma maneira ou de outra, de uma forma positiva e construtiva, ou de uma menos tolerante.



                  Com o distanciamento que já levo (2 anos) começo a perceber (e não só neste tema) que o problema é um e só um: vivemos esmagadas pelo "certo e errado", pelo "fazer tudo bem", pela procura quase obsessiva da perfeição na educação e formação dos filhos e na sua saúde.



                  Estamos todas no mesmo barco e não sabemos: esmagadas pelo excesso de informação e opções, por uma falsa noção da realidade.



                  A realidade é uma só: o nosso instinto está sub-valorizado. Não o usamos para nada. Perdemos-nos em conselhos de pediatras e foristas e amigas e livros de auto-tudo-e-mais-alguma coisa. Se aceitássemos TODAS que a maternidade não se guia por "certos e errados" não teríamos remédio senão calar as nossas vozes sedentas de provar ao mundo que sabemos "fazer tudo bem"... Fazer de acordo com a consciencia do nosso amor e sentido de parentalidade, seria sufiente...

                  Comentar


                  • #54
                    RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                    EliGee (16-09-2009)Tenho acompanhado este tópico desde início...



                    Tenho uma amiga cuja filha nasceu prematura na sexta-feira. Amenina está optima e com todas as condições para ser amamentada. Mas para ser sincera, com tanto que lhe vai na cabeça neste momento, tantas OUTRAS dificuldades que lhe perturbam o espírito não sou capaz de a "massacrar" com isso. Porquê? Porque é importante que ela não se sinta ainda mais pressionada. Porque é importante que se sinta livre de pressões, seja elas quais forem, neste momento, que não tem sido o que ela idealizou.



                    Amamentar é mesmo a única coisa que verdadeiramente parece depender da mãe, nos 1ºs meses de vida de um bébé. Será essa a razão pela qual este tema gera sempre estas polémicas por aqui? Parece-me que sim. Porque todas alimentamos essa ideia (por muita consciencia que tenhamos das condicionantes externas), de uma maneira ou de outra, de uma forma positiva e construtiva, ou de uma menos tolerante.



                    Com o distanciamento que já levo (2 anos) começo a perceber (e não só neste tema) que o problema é um e só um: vivemos esmagadas pelo "certo e errado", pelo "fazer tudo bem", pela procura quase obsessiva da perfeição na educação e formação dos filhos e na sua saúde.



                    Estamos todas no mesmo barco e não sabemos: esmagadas pelo excesso de informação e opções, por uma falsa noção da realidade.



                    A realidade é uma só: o nosso instinto está sub-valorizado. Não o usamos para nada. Perdemos-nos em conselhos de pediatras e foristas e amigas e livros de auto-tudo-e-mais-alguma coisa. Se aceitássemos TODAS que a maternidade não se guia por "certos e errados" não teríamos remédio senão calar as nossas vozes sedentas de provar ao mundo que sabemos "fazer tudo bem"... Fazer de acordo com a consciencia do nosso amor e sentido de parentalidade, seria sufiente...


                    Subscrevo inteiramente.



                    Não existe o "certo e o errado". Existe o adequado ou ajustável para cada uma de nós, para os nossos filhos, para a nossa familia.

                    Porque hei-de eu seguir as recomendações da OMS ou as evidências cientificas de determinada situação, se aquilo que se recomenda ou que se provou estatisticamente como o mais correcto não se adequa à minha realidade e está a perturbar a minha saude fisica e mental, ou a do meu filho, ou da minha relação?



                    Não queiramos ser perfeitas, isso não existe.

                    Nos meus 4 anos de maternidade, quase sempre segui o meu instinto e a maioria das resoluções que tomei foram solitárias, mas bem pensadas. Algumas decisões foram duras mas, mais uma vez, verifiquei que o meu instinto de mãe e mulher estava certo.


                    Comentar


                    • #55
                      RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                      anamacas (06-09-2009)Mjl, fizeste-me lembrar de uma coisa sobre o parto...estou farta de ouvir dizer que por ter tido o meu bebé de cesariana nem sei o que é ter um filho!!!! Se há coisa que me irrita é isso!!!!



                      Essas pessoas sabem lá se senti dores ou se foi difícil, como foi cesariana já não é "sentir as dores de parto"!!!



                      Só me apetece dizer-lhes "Não seja ridícula e pense no que diz antes de o dizer!"!!!!







                      Deve-se tentar amamentar, mas a opção é sempre das mães...mas se há coisa irritante é não quererem dar de mamar e arranjarem desculpas para terem parado...



                      Mas de certeza que não deve ser um drama!!!


                      Ahahahah essa tb a ouvi... Mas esquecem-se que o meu filho nasceu de cesariana depois de 19h em trabalho de parto, cheia de dores!!

                      Só falam porque nao sabem o que é fazer uma cesariana!!



                      Kt ao aleitamento artificial, venha quem vier e digam o k disserem, nenhuma mãe é melhor mãe do que eu só porque amamenta o filho, coisa que eu nao faço!! Não por escolha propria, mas porque vi o meu bebé às 4semanas de vida a engordar apenas 20gr em quase 2semanas!!

                      Ele podia estar 1h30 ou 2h agarrado à mama k msm assim chorava imenso com fome!!

                      Tive encontros com as conselheiras de amamentaçao do hospital e infelizmente nao valeu de nada, porque eu nao tinha msm quase leite nenhum!!!! Ou melhor, deixe de o ter mto de repente!!! Kd elas viram a situaçao disseram-me mesmo que FOME é QUE NAO!!!

                      Porque iria eu deixar o meu filho naquela situaçao, se temos outras saidas, mesmo que nao sejam as melhores???!!!



                      Kd tiver outro filho, lutarei pela amamentação, e nao quero pensar que me poderá acontecer a msm coisa, mas se acontecer, nao vou matar a minha cabeça por causa disso!!

                      Comentar


                      • #56
                        RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                        JOana.. (16-09-2009)
                        Baby Mine (15-09-2009)
                        JOana.. (14-09-2009)
                        Baby Mine (14-09-2009)Pelo amor de Deus, não se pode abrir um tópico num fórum público e esperar que todos os posts tenham como propósito passar-nos a mão pelo pêlo. Se nos tópicos do Aleitamento Materno, quando são gabadas as virtudes e a superioridade do LM, há sempre mais do que uma mãe a querer relativizar a sua importância e a dizer que não é pior mãe por dar LA, etc, etc, porque é que este tópico há-de estar vedado a mães que amamentam e que muito delicadamente vieram expressar a sua opinião? Além do mais, é de lamentar que o conteúdo de posts tão pertinentes e certeiros como os da cbarradas e o da Dulsa (este foi pura e simplesmente ignorado) não tenha merecido o interesse de ninguém.















                        O discurso de algumas de vocês, que tão lesadas se sentem pelos testemunhos bem intencionados que aqui foram deixados, também pode ser considerado ofensivo por mães que, tendo passado grandes dificuldades (semelhantes à vossas) no início, conseguiram levar avante a amamentação. Quando vocês diminuem a importância vossa "derrota" estão a diminuir a importância da sua "vitória", o que é muitíssimo injusto.











                        Todas nós somos responsáveis pelo aleitamento que decidimos/conseguimos fazer, mesmo que sejamos simultaneamente vítimas da falta de informação dos profissionais de saúde, de condições no parto pouco favoráveis à amamentação, do apoio insuficiente da família, do nosso próprio estado emocional,etc. Eu aquilo que é importante para mim e não fui capaz de fazer, mas que sei que poderia ter feito se me tivesse munido de mais armas (sejam elas quais forem), considero um fracasso, por isso tenho pouca tolerância para quem não é capaz de assumir os seus. Relativizar parece-me um péssimo princípio e uma falha de personalidade muito grande: só é de real valor aquilo que eu fui capaz de atingir; tudo aquilo que eu não consegui, ou não tive paciência, ou não me interessou fazer não era (afinal de contas) nada de muito importante.







                        Lamber as feridas é um trabalho necessário, mas é essencial admitir que estas existem, olhar para elas e até mexer-lhes (mesmo sendo doloroso), para perceber como foram ali parar.
























                        desculpa la mas em quantos topicos em que a amamentação foi um sucesso tu ves alguem a ir dizer alguma coisa? sejam eles por terem conseguido 1 2 3 4 5 6 7 ou quantos meses forem???? a mim parece me que so alguem vai falar do LA quando ele vem à baila.. Este tópico não é APENAS um tópico a relatar um caso de amamentação mal sucedida. São tecidas várias considerações sobre a amamentação, e é a esse respeito que as mães que dão LM se pronunciaram. Não leste certamente alguém a dirigir-se à autora do tópico comentando directamente a sua experiência.











                        por isso se voces tem direito a um topico para quem amamenta mais que 6 meses ou o que for e ninguem vai por o bedelho, porque que nos nao podemos ter um tambem?? ou voces e que merecem que lhes 'passe a mao plo pelo'? Eu é que não tenho mais do que este tempo, se não ía buscar-te todos os tópicos (não são os de "Amamenteo há 6 meses", mas são todos os que se atrevem a enaltecer as virtudes do LM) em que o bedelho é metido. Ninguém merece que lhe seja "passada a mão pelo pêlo". Fazer isso é ser-se condescendente e tratar-se os outros (ou nós próprios) como inimputáveis, meras vítimas dos acontecimentos e de influências externas















                        e em relaçao a isso tas muitissomo enganada q nao e esse o intuito que falei, nao é de 'passar a mao plo pelo' que isto se destina, mas sim ver as pessoas que as coisas nem sempre correm bem não há so o lado cor de rosa, das fadinhas e dos arco iris.. Mas porque é que partes do princípio de que as mães que dão LM só vêem o lado cor de rosa, e as fadinhas, e os arco-íris? A maior parte da mães que abre esse tópicos a festejar 6, 12 ou 18 meses de LM fazem-no precisamente porque tiveram de ultrapassar inúmeras dificuldades e obstáculos para lá chegar! Se lesses esses ditos tópicos com atenção, encontrarias histórias incríveis de mulheres que não tiveram um bocadinho sequer de sorte desde que os seus bebés nasceram; que só conseguiram chegar aos ditos 6 ou 12 meses porque lutaram que nem umas leoas para lá chegar, e conquistaram a pulso, dia após dia, semana após semana, esse feito.











                        Eu própria passei por várias dificuldades no início. Tens noção do que é sentir durante 2 meses dores como facadas nos mamilos em cada mamada? Morder a mão para não gemer alto, com lágrimas a escorrerem pela cara abaixo? Com um bebé que quase não largava a mama, dia e noite? Resistir com unhas e dentes à tentação de lhe dar qualquer outra coisa que o satisfizesse, para que a dor acabasse? Conseguir sentir-me feliz e realizada apesar disto, por saber que as dores TINHAM de passar em alguma altura, já que não havia nada de errado comigo (apenas mamilos muito sensíveis a ganharem lentamente calo), e por saber que estava a dar o melhor de mim ao meu bebé? Não foi NADA cor de rosa, Joana. Foi intenso, foi apaixonado, foi muito doloroso. Voltava a passar pelo mesmo 30 vezes.








                        ... e sobre aquele comentario ali em cima.. fala por ti . e nao fales plos outros, nem tentes saber o que nao sabes.
                        Eu não estou a falar por ninguém, nem ninguém me aceitaria (e bem!) por porta-voz. Se não te revês nas minhas palavras, pura e simplesmente não vistas a carapuça (já que eu não me referia a pessoas concretas e jamais o faria).Tentar saber o que não sei faz parte da minha constituição. Chama-lhe um vício, se quiseres.





                        Esse foi exactamente po tempo q de mama ao meu filho por isso Sei bem o que é sim, sei bem porque eu passei por o mesmo as primeiras semanas, mas aguentei tudo, nao desisti porcausa de dores, alias eu nao desisti, se deixei de dar mama foi porque o meu filho começou a recusar.. ele nao engordava com o meu leite, perdia peso eu ia fazer o que??? e nao era falta de leite, a mina produção nunca diminiu alias sempre aumentou..



                        Bom eu n tenho q star a justificar me, mas era so para saberes que nao desisti pr falta de insistencia, passei as dorzinhas todas como tu passast e isso nao chegou, nao sou como me pintas... se passo por mal educada por defender a minha opiniao que seja.. eu ao menos faço as criticas abertaente e com todas as letras, nao uso palavras para rebaixar uma pessoas, mas para nao ofende la ao mesmo tempo.. Nao digo a ng que deixou d dar mama porque é uma desistente e que porcausa dos primeiros percalços desistiu.. porque para mim isso sim e ofnder, isso sim é estar a gozar com o sofrimento das pessoas..



                        Eu dizer que dar LM ou LA nao importa, nao estou adizer que a tua batalha nao foi uma grande conquista! interpetas me mal.. er tudo o que eu menos quero eq m passsem a mao plo pelo como tu dizes.. as minhas intençoes foram s melhores pena q as vissem dessa perspectiva..



                        enfim.. [/size]


                        Espero que não te importes que eu tenha arrumado os quotes; é que assim percebe-se melhor.



                        Joana, vê se entendes uma coisa: eu não te pintei de cor nenhuma, eu não fiz qualquer comentário à tua experiência ou à experiência de qualquer das outras mães. Eu falei genericamente, como sempre falo quando abordo estes assuntos. Era o que faltava achar-me no direito de opinar sobre as razões e as circunstâncias da vida de pessoas que não conheço. Mas, mesmo que caísse na tentação de infringir o que é para mim uma regra de ouro, podes ter a certeza que seria incapaz de fazer pouco do sofrimento seja de quem for.



                        Quanto ao que contas da tua experiência pessoal, sugiro-te uma coisa (e sugiro-ta do fundo do coração, acredites ou não): um dia destes contacta a BABS ou a APPM e pede-lhes que te ajudem a conseguir compreender exactamente o que correu mal no teu caso. És capaz de levar um safanão, mas provavelmente nunca voltarás a ver esta questão da mesma forma. E ser-te-á precioso, se um dia tiveres outro filho e quiseres amamentá-lo!

                        Comentar


                        • #57
                          RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                          Baby Mine, por acaso ja o fiz e apesar d ainda ficar + confusa acerca dos leites fracos, leites gordos ou o q seja, mas serviu m exactamente para isso, para descobrir q raio se passou comigo... portanto nao vou voltar a falar do mesmo aqui no forum...

                          Numa proxima gravidez, sei que vou tentar mais uma vez tal como tentei desta, mas se me acontecer o mesmo ja irei mais preparada... mas se mesmo assim nao adiantar nada e o meu bebe tiver a passar fome, a minha opiniao mantem se...
                          [hr]





                          O Principe Nasceu: 4 de Dezembro 2008 (39s) - 3,550kg e 49,1cm



                          Afilhada :star: sign_mum - O Rodrigo nasceu 02/02/2009

                          Comentar


                          • #58
                            RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                            Este tópico começou por ser um sítio onde mães podem relatar o sucesso do aleitamento aos seus filhotes e por isso aqui estou eu, vai ser longo...

                            Durante a gravidez da Patrícia sempre pensei que ia amamentar sem problemas, achava que era instintivo e tinha a teoria toda mais as aulas de PP. Umas semanas antes da Patrícia nascer os meus mamilos ficaram invertidos. A enfermeira das aulas de PP dizia que tinha de ir estimulando, mas com cuidado e a médica sempre me disse que assim que a bebé começasse a mamar que passava.

                            A Patrícia nasceu e 2 horas depois estava a mamar, mamou bem. 3 horas depois voltou a mamar e depois ficamos a descansar. 6 horas depois ainda não tinha voltado a mamar, mas também não tinha pedido, como tinha tido diabetes fizeram-lhe o teste da glicemia e a coisa não estava nada boa, coloquei-a no peito. Ela bem tentou mamar, mas nada. Fui espremida por mim, pela enfermeira e não saia nada, eram 6 horas da manhã e a Patrícia bebeu suplemento. Às 9 voltou a beber, ao meio-dia e às 2 da tarde. O biberão tinha um buraco enorme, em 2004 não havia essa coisa do copinho.

                            Quando me voltou o leite e voltou bastante e muito forte ela já não sabia mamar na mama, estava habituada ao biberão. Pegava no biquinho, tive dores horríveis, usei bicos de silicone, de borracha, sangrei e fiquei com buracos nas mamas. Quando sai da maternidade até ficava com calafrios de cada vez que tinha amamentar. Aguentei 1 semana assim, até ir ao pediatra que me disse que ela tinha de mamar mais, tinha de lhe dar mais vezes para que ela se habituasse. Decidi então alugar uma bomba eléctrica e aí sim, perfeito. Tirava com a bomba e dava-lhe no biberão. Estava resolvido, tinha arranjado uma maneira de alimentar a minha filha isso é que importava, mas depois vieram as bocas da reacção:

                            O quê não lhe consegues dar de mamar? Eu não tive problemas, e blá blá...

                            O quê tirar com a bomba? Isso é pior o leite pode ficar assim e assado.

                            Tanto me enervei que o leite começou a escassear. E com duas semanas começou com o LA em simultâneo com o LM. Foi assim até aos 2 meses altura em que já só conseguia arranjar leite para uma mamada de 2 em 2 dias. Acabou por secar.

                            No entretanto tive uma mastite que não é nada agradável e os bicos só ficaram bons quando ela já tinha 1 mês.



                            Se fiquei triste, claro que sim, mas por pouco tempo. O meu marido ficou muito contente, podia dar de biberão à sua menina. Eu dormia durante o fim-de-semana e não me senti culpada em nada. A Patrícia sempre foi super saudável. A primeira vez que esteve doente tinha 17 meses. Só há pouco lhe foi diagnosticados alergia e possivelmente asma, mas não era o LM em exclusivo até aos 6 meses que ela iria deixar de ter isso, nem iria ser mais esperta do que é, nem mais apegada à mãe, bom neste momento com 5 anos está a começar a deixar de ser apegada a quem quer que seja. Adiante, comecei a ter pena de não ter amamentado quando engravidei da Mariana. Recolhi mais informação, li mais coisas e sentia-me muito mais segura. Os meus bicos não ficaram invertidos e nunca deixei de ter leite A Mariana mamou pela primeira vez enquanto eu estava a ser cozida. 12 horas depois quando a médica de serviço passou a fazer a ronda até ficou admirada com a quantidade de leite que eu tinha, não era colostro era mesmo leite, branquinho.

                            Tive algumas dores enquanto tive na maternidade, mas a amamentação estava a correr bem, não tinha sangrado e a pequena agarrava bem. Quando fomos à 1ª consulta já tinha recuperado o peso. Tinha uma bomba manual para alguma eventualidade, mas optei por alugar a eléctrica pois em todas as mamadas eu tinha de retirar leite, mas quase a fazer 1 mês de idade a Mariana começou a pegar mal, não sei porque, e comecei a ficar ferida. Quando ela tinha 1 mês, logo a seguir ao Natal estivemos as 2 doentes, ela com uma bronquiolite e eu já nem sei bem com o quê. Tinha febre alta, garganta inflamada. Tive de tomar antibiótico. A coisa estava tão mal que a médica que me viu disse para suspender a amamentação durante uma semana para tomar um antibiótico mais forte. Era mais fácil para a Mariana que estava com dificuldade em respirar o biberão e para mim senti um alívio muito grande. O peito deixou de me doer (quando a minha GO viu o meu peito nem queria acreditar que eu tinha deixado chegar aquilo àquele ponto).

                            O leite que eu tinha congelado deu para a Mariana beber durante a semana quase toda, mas tive de introduzir o LA, ao mesmo tempo que continuava a tirar leite com a bomba e deitava fora. No momento em que a Mariana começou a beber leite artificial deixou de ter cólicas. Tive à beira de uma depressão, a pressão que sentia por causa da amamentação era enorme, sentia que tinha de ter leite para ela voltar a mamar e estava a ficar obcecada. Tinha de tirar leite de 2 em 2 horas para estimular. Até que tive um momento de lucidez e decidi que não iria voltar a amamentar. E deixei por e simplesmente de tirar leite e o leite foi secando, demorou 7 meses a secar. Só no verão é que deixei de ter leite. Não precisava de ter ficado tão stressada, só tinha que a voltar a colocar ao peito que iria ter para ela mamar, mas senti-me muito mais aliviada quando decidi não voltar a amamentar. Depois senti-me mal, em todas as revistas que li diziam que as mães que desistem da amamentação são más mães e patati patatá. O que sabiam eles do que eu estava a sentir? Do cansaço que sentia e de como me sentia apática. Nesta altura a minha filha mais velha ficou muito mais próxima do pai porque a mãe não andava bem e por isso me culpo. Demorou a passar esta sensação de frustração, principalmente porque a Mariana teve mais 2 bronquiolites até ao verão e ouvia sempre a mesma coisa, se a menina tivesse sido amamentada tinha bons anti-corpos. Ajuda, mas neste caso é genética. Os meus filhos têm uma maior probabilidade de sofrerem de doenças respiratórias porque tanto eu como o pai também sofremos e está inscrito no nosso ADN, mais propriamente no cromossoma 13. A coisa passou e voltei a levantar a cabeça. Deixei de ler as revistas que diziam que eu era má mãe e a minha filha sempre me adorou, claro que é a menina do papá, tal como a mana, mas isso não tem a ver com a amamentação ou com o aleitamento.

                            Quando fiquei grávida do André estava naquela, vamos ver o que isto vai dar. Voltei a ler e desta vez calejei os peitos antes dele nascer.

                            As coisas correram bem e por isso não vos vou maçar com a história, mas posso dizer que ele mamou em exclusivo até aos 4 meses e depois iniciou os sólidos e continuou a beber do meu leite (em exclusivo) até aos 8 meses, altura em que me tive de ausentar do país e teve de beber LA. Quase a fazer 9 meses um belo dia em que lhe ia dar de mamar, o sr. André mordeu-me, largou e riu-se para o biberão. Acabou a amamentação. Não fiquei triste nem com pena de lhe deixar de dar de mama, realmente dava mais jeito de noite lhe dar a mama em vez de ter de ir fazer o biberão, mas era mais uma comodidade minha que outra coisa. Ainda tenho leite, mas vai secando com o tempo.



                            Tenho 3 belos filhotes e a todos amo de forma igual e não acredito que elas iriam gostar mais de mim se as tivesse amamentado, nem que ele gostasse menos de mim se lhe tivesse dado biberão desde que nasceu.

                            Comentar


                            • #59
                              RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                              Uma boa ou má mãe não se ve pla maneira que alimenta o seu filho..

                              ... A alimentação é so um niquinho , há tudo resto...

                              O mais importante é o amor, e amor tanto pode haver ao oferecermos a mama ou um biberon..



                              Beijinhos...
                              [hr]





                              O Principe Nasceu: 4 de Dezembro 2008 (39s) - 3,550kg e 49,1cm



                              Afilhada :star: sign_mum - O Rodrigo nasceu 02/02/2009

                              Comentar


                              • #60
                                RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                                JOana.. (17-09-2009)Uma boa ou má mãe não se ve pla maneira que alimenta o seu filho..



                                ... A alimentação é so um niquinho , há tudo resto...



                                O mais importante é o amor, e amor tanto pode haver ao oferecermos a mama ou um biberon..







                                Beijinhos...


                                Nem mais....

                                Está tudo dito.

                                Bjs

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X