Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #76
    RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

    rdeville (27-11-2009)
    Susofia (01-11-2009)
    mama24 (21-10-2009)olá







    bem eu tenho uma irmã que deu de mamar um mês e não era sempre e tinha bastante leite, dizia que não tinha paciencia para ficar uma hora a dar-lhe de mamar, era muito cansativo,






    desculpa que te vou dizer mas, a tua irmã podia ter outra maneira de pensar só faz bem ao bebé e a ela porque alivia os euros ao final do mês, mas cada um é quem é...






    Olá,







    Estive a ler este tópico todo e aqui vai.







    Eu amamentei a minha filha durante 5 meses em sistema misto. Tive os mamilos gretados imenso tempo, sofri horrores para dar de mamar mas entre bomba, biberão e LA consegui amamentar durante 5 meses. Na altura o meu objectivo era amamentar uma semana, depois se conseguisse chegar a um mês melhor e acabei por chegar aos 5 meses. E nas primeiras semanas em que tive que dar biberão descobri que a minha filha dormia mais horas se bebesse LA antes de se deitar e que dormia noites inteiras. Este biberão de LA da noite continuo sempre, mesmo amamentando. Porquê? Porque assim eu e o pai podíamos dormir, logo manter a sanidade mental, logo sentíamo-nos bem e felizes e a felicidade da nossa filha depende disto.







    Tive agora o segundo filho que nasceu às 37 semanas com 2200g, tem quase 6 semanas e ainda mama de 3 em 3 horas. Eu sou trabalhadora independente, recomecei a trabalhar duas semanas após o parto, ando de rastos com a amamentação. Ele mama de 3 em 3 horas mas às vezes reclama uma hora depois da última mamada, eu canso-me mais, produzo menos leite, ele reclama mais ainda, ciclo vicioso. Introduzi o LA duas vezes por dia para poder descansar e para ver se ele reclama menos, está a resultar mas continuo muito cansada, acordo a chorar com o cansaço, não tenho tempo para passar com a minha filha para além de ter menos paciência. E estou a pensar em parar de amamentar porque se é para me sentir assim prefiro parar. Acho mais saudável para todos - bebé amamentado menos inclusivé - que eu ande descansada, bem-disposta, disponível, etc. do que a chorar ou sem paciência para nada. No entanto, ainda vou esperar até aos dois meses do bebé.







    Eu conheci uma mulher que grávida do segundo bebé me disse que não ia amamentar, ia passar directamente ao biberão porque amamentar é muito cansativo. Na altura fiquei chocadíssima mas agora percebo porquê.







    Amamentar é cansativo e é uma escolha da mãe, se a mãe escolhe não o fazer não é por isso que é má mãe, fez uma escolha. E às vezes há circunstâncias que não ajudam a amamentar tanto tempo como se imaginava. Pais felizes fazem os bebés felizes
    .


    Só quem passa pelas situaçoes sabe e o meu maior receio agora de um 2º filho e amamentação é nao ter sanidade mental e disponibilidade para o filho que ja ca esta e que nao tem culpa do irmao querer estar sempre preso à mama...às vezes penso que é tudo muito bonito com o 1º filho mas com o 2º e sobretudo se tiverem idades muito proximas a coisa pode mesmo complicar-se.



    Subscrevo o que disses-te embora ainda nao tenha o 2º filho mas como o meu marido ja disse: "tentas e logo vês mas nao te esqueças que se nao der nao seras menos mae por isso e nunca te esqueças que tanto o que ai vem como o que ja ca esta precisam de ti bem e de cabeça erguida, se nao der nao vem mal nenhum ao mundo".



    Sofri muito por nao dar de mamar tt qt quis do 1º, por ter expectativas demasiado altas e muita falta de apoio...de um 2º as expectativas nao baixaram mas ja lidei com a derrota uma ver decerto saberei lidar uma 2ª vez ate pq so encarei como derrota efectiva qd me confrontei com comentarios menos agradaveis por achar que o LA era mto mau e que consequentemente o eu ter cedido a ele para ver o meu filho bem fez-me menos mãe com um filho menos saudavel...



    O passado ja la vai e encaro o que se passou com naturalidade, agora defendo o LM mas nao de forma acerrima. É importante, é bom, é o melhor, mas se uma mae nao consegue ou nao quer nao tem que travar batalhas nem se justificar.Um filho precisa de uma mae que o ame e cuide dele sã e calma, nao precisa de uma mae obsecada e doente pq nao consegue atingir os mesmos objectivos que algumas maes.



    De uma 2ª viagem vou tentar, estou mais informada e sinto-me mais segura agora deixo nas maos do destino e do filhote...se ele for mamao será bom mas se for como o irmao no 1º mes...bem...estou tramada mas tento dar a volta...se nao conseguir sei o que fazer!!!



    jinhos


    (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





    Comentar


    • #77
      RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

      [quote]santi&mami (27-11-2009)[quote]rdeville (27-11-2009)[quote]Susofia (01-11-2009)
      mama24 (21-10-2009)





      [b]Eu conheci uma mulher que grávida do segundo bebé me disse que não ia amamentar, ia passar directamente ao biberão porque amamentar é muito cansativo. Na altura fiquei chocadíssima mas agora percebo porquê.



      ...





      Só quem passa pelas situaçoes sabe e o meu maior receio agora de um 2º filho e amamentação é nao ter sanidade mental e disponibilidade para o filho que ja ca esta e que nao tem culpa do irmao querer estar sempre preso à mama...às vezes penso que é tudo muito bonito com o 1º filho mas com o 2º e sobretudo se tiverem idades muito proximas a coisa pode mesmo complicar-se.





      jinhos




      É isso, só passando pelas situações...eu por exemplo era incapaz de passar o dia todo apenas concentrada na mama, sentada no sofá, sem tomar banho, como leio por aqui relatos (que respeito, atenção!!!) e hoje em dia a vida é como é, se a mãe é trabalhadora independente e tem de começar a trabalhar não é porque gosta não é??é porque tem de ganhar dinheirinho para viver, são situações complicadas e se já passando o dia apenas disponível para o bebé é o que é, quanto mais assim...eu própria tive de ir trabalhar com a Matilde bem pequenina e cheguei a vir a casa só para lhe fazer um bebegel...é penoso, sim...e digo mais, criei tantas mas tantas expectativas na amamentação da Matilde que s eum dia tiver um quarto filho não sei como reagir perante a amamentação, mas tenho a impressão que não vou para a maternidade sem uma lata de leite na dispensa de casa...estas palavras atingem-me na testa porque cuspi muito para o ar com as minhas expectativas, mas se um dia acontecer, será mesmo assim...



      quanto a ter mais filhos e passar o dia com o bebé na mama, nem é preciso o bebé passar o dia na mama, quando os miúdos têm pouquissima diferença, muitas vezes "sofre" o bebé por falta de atenção pois o mais velho ainda é um bebé e não há como fazê-los perceber que a mãe agora tem de dar atenção também a outro...é complicado, sim.



      beijos



      beijos

      Comentar


      • #78
        RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

        Olá,



        Ontem eu li o tópico todo antes de responder (coisa que nem sempre faço). E vi que há algumas mães que "culpabilizam" por não terem amamentado mesmo quando o fizeram um ou dois meses.



        Para mim amamentar é importante, sobretudo o colostro. E depois é óptimo se se conseguir amamentar o primeiro mês de vida do bebé e melhor ainda o segundo e por aí adiante. É bom sobretudo para o imunizar, o resto de criar uma ligação mais forte e tal é importante mas não depende exclusivamente da amamentação, se é que depende mesmo. Mesmo o imunizar é relativo, eu nunca mamei e sou muito resistente no que toca a doenças, é raro adoecer e quando acontece recupero num instante.



        Bom, isto tudo para dizer que amamentar é óptimo mas não amamentar não é drama nenhum mesmo se for um momento da vida difícil.



        Para mim o importante mesmo é ser feliz para poder ter filhos felizes. No meu caso pessoal a felicidade como mãe não depende da amamentação. Se amamentar menos tempo paciência, já amamentei algum tempo e isso é positivo, amamentar uma semana é melhor do que nada, dar só colostro é melhor do que não o dar.



        Eu não sou muito dada a "sacrificar-me", se tenho que sofrer para amamentar prefiro não o fazer até porque se sofrer isto não é bom para o bebé. Continuo a dizer (e a repetir-me), uma mãe feliz faz um bebé feliz.


        Comentar


        • #79
          RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

          [quote]mãede3 (28-11-2009)[quote]santi&mami (27-11-2009)[quote]rdeville (27-11-2009)
          Susofia (01-11-2009)
          mama24 (21-10-2009)



          Só quem passa pelas situaçoes sabe e o meu maior receio agora de um 2º filho e amamentação é nao ter sanidade mental e disponibilidade para o filho que ja ca esta e que nao tem culpa do irmao querer estar sempre preso à mama...às vezes penso que é tudo muito bonito com o 1º filho mas com o 2º e sobretudo se tiverem idades muito proximas a coisa pode mesmo complicar-se.



          jinhos


          É isso, só passando pelas situações...eu por exemplo era incapaz de passar o dia todo apenas concentrada na mama, sentada no sofá, sem tomar banho, como leio por aqui relatos (que respeito, atenção!!!) e hoje em dia a vida é como é, se a mãe é trabalhadora independente e tem de começar a trabalhar não é porque gosta não é??é porque tem de ganhar dinheirinho para viver, são situações complicadas e se já passando o dia apenas disponível para o bebé é o que é, quanto mais assim...eu própria tive de ir trabalhar com a Matilde bem pequenina e cheguei a vir a casa só para lhe fazer um bebegel...é penoso, sim...e digo mais, criei tantas mas tantas expectativas na amamentação da Matilde que s eum dia tiver um quarto filho não sei como reagir perante a amamentação, mas tenho a impressão que não vou para a maternidade sem uma lata de leite na dispensa de casa...estas palavras atingem-me na testa porque cuspi muito para o ar com as minhas expectativas, mas se um dia acontecer, será mesmo assim...



          quanto a ter mais filhos e passar o dia com o bebé na mama, nem é preciso o bebé passar o dia na mama, quando os miúdos têm pouquissima diferença, muitas vezes "sofre" o bebé por falta de atenção pois o mais velho ainda é um bebé e não há como fazê-los perceber que a mãe agora tem de dar atenção também a outro...é complicado, sim.

          beijos



          beijos


          aiiii como me revejo nas vossas palavras...e pensava q andava só nesta caminhada...



          os meus filhotes têm 16 meses de diferença. actualmente o afonso tem 4 meses e meio e a leonor, 20 meses. Esta a ser mt mt complicado...



          enquanto estava em casa de licença corria td bem...eu tava em casa c o afonso, a leonor na escola. Ia po-la por volta das 9h/9h30 e ia busca-la as 16/16h30 e aqui começavam os filmes!!



          n foi facil nessa altura mas ainda esta a ser mais dificil agora q coemcei a trabalhar e a leonor so me quer a mim...anda numa fase lixada...q se esta a aperceber realmente da presença "p ficar" do mano...



          entao qd tou a dar de mamar...uuuuiiiiiiiiiii....quer vir p o meu colo, nos 1ºs meses tb queria por a boca na mama (claro q nunca voltou a mamar) e c isto td (e mais umas coisitas do dia-a-dia) nunca ususfriu, nao usufruo da amamentaçao ao meu filho como gostaria, como fiz c a leonor...



          andei tentada a dar LA esta noite la dei p ver se o acalmava (pois ele chora mmmmmuuuuuuiiiittttttooooooo durante a noite) mas nem assim acalmou...e tal, como ja disseram, ja me deixei d sentir culpada se tiver q dar suplemento d LA pois preciso da minha sanidade mental e d umas noites a dormir mais q 2/3 horas intercaladas p me sentir bem. Se n estiver bem (como é o se passa actualmente) que sofre por isso são principalmente os meus filhos..e eu isso n quero MM!!



          Chorei mt e senti-me a pior mãe do mundo qd a leonor começou a recusar a mama por volta dos 5 meses...dei-lhe o 1º biberao de LA a chorar...na altura foi penoso...claro q hoje adorava dar de mamar o maximo d tempo possivel (ja n em exclusividade pois n consegui tirar leite suf p deixar durante o dia) mas se n o conseguir, paciencia!!! Realmente, n é nenhum drama!!! N deixo de amar mais q td neste mundo os meus filhos por lhes ter dado LA!! E nesta vez n me vou culpabilizar como fiz na 1ª vez.


          [/url]


          o nosso blog
          http://pontodeviragem-rlla.blogspot.com

          Comentar


          • #80
            RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

            Santi,



            sou nova aqui mas estou aqui pela pior razão estou com depressão pós parto, o meu bebé já tem 10 meses e já estou bastante bem, mas estas coisas demoram; bem isto para dizer que a dep veio por duas razões: 2 meses quase sem dormir (um mês antes do parto e outro depois), e porque não consegui amamentar como queria, tinha imensas espectativas e dizia À boca cheia que ía amamentar até aos 18 meses no minimo!!! Mas antes do parto não tinha os seios inchados nem duros, nem liquido a sair: Mau!- pensei eu, e depois do parto colostro e um leite tão escasso que com 3 semanas a pediatra lá mandou dar suplemento porque o bebé recuperou o peso perdido mas não engordou 1g. Bem não vos digo nem vos conto como passei essas 3 semanas, sentia-me a pior mãe do mundo, incapaz, culpada, não merecia o meu menino, aí deixei mesmo de dormir, 3 semanas sem uma hora de sono e claro que o leite assim é que não sobe como deve de ser.

            Bem lá amamentei até aos 2 meses e meio, com suplemento e leite materno o meu bebe engordou, ui, está um budinha!!!! Mas no percentil 50 (LOL, é só bochechas!).

            Assim digo a todas as mães, sofrer NÃO, se conseguir ir ao segundo, o que desejo muito, apesar de tudo ,também não vou para a mternidade sem uma lata de leite na dispensa, porque uma mãe feliz igual a bebé feliz e saudável.

            Amamentar é lindo, e mesmo pouco devemos dar o nosso leite mas sempre por opção não por nos sentirmos obrigadas a tal, não somos menos mães se decidirmos dar LA.



            Bjs a todas

            Comentar


            • #81
              RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

              Pois menias cada uma defende o que é melhor para si, muitas sente culpadas outras não, depende muito de pessoa para pessoa e cada uma faz o juizo a sua maneira, amamentar não é facil, o leite LA é mas também depende do bebé até uma mãe acertar no leite.

              Acho que cada uma deve pensar por si...

              Cabe a conciência de cada uma...

              Quando decidimos engravidar sabiamos que iamos assumir uma nova responsabilidade, e estando ele ou ela cá fora temos que assumir essa responsabilidade com cabeça tronco e menbros, um bebé não é um boneco é um ser... não pedui para nascer...

              Por isso antes de estar aqui a julgar alguém, limito só a referir isto.








              Afilhada: Mamã_Xana

              Comentar


              • #82
                RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                Susofia (31-12-2009)

                Quando decidimos engravidar sabiamos que iamos assumir uma nova responsabilidade, e estando ele ou ela cá fora temos que assumir essa responsabilidade com cabeça tronco e membros, um bebé não é um boneco, é um ser... não pediu para nascer...




                certissimo, mas isso que acabaste de dizer , essa responsabilidade, não passa de TODO por sermos obrigadas a amamentar, nem sequer a tentar amamentar para ver se conseguimos. Estar a fazer o melhor não é igual a insistir com a amamentação, assumir essa responsabilidade de ter um filho é muito mais que o tipo de leite que ele vai receber , perdoem-me mas a amamentação é uma gota de água no oceano no ter filhos, educar, etc...beijos

                Comentar


                • #83
                  RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                  mãede3



                  Tens razão naquilo que disses-te eu se calhar não me fiz explicar, tu sendo mãe de 3 filhotes deves saber muito melhor que eu o que uma criança traz de responsabilidade, quando referi isso fiz apenas um aparte ao tópico, fiz uma referência ás más mães que existem que infelizmente existem, não estava a refeir só a amamentação, mas sim num todo. Infelizmente sei de casos e isso dá-me nos nervos...não sei como podem existir mães assim, enfim...








                  Afilhada: Mamã_Xana

                  Comentar


                  • #84
                    RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                    Susofia (02-01-2010)mãede3







                    Tens razão naquilo que disses-te eu se calhar não me fiz explicar, tu sendo mãe de 3 filhotes deves saber muito melhor que eu o que uma criança traz de responsabilidade, quando referi isso fiz apenas um aparte ao tópico, fiz uma referência ás más mães que existem que infelizmente existem, não estava a refeir só a amamentação, mas sim num todo. Infelizmente sei de casos e isso dá-me nos nervos...não sei como podem existir mães assim, enfim...


                    eu já disse aqui algumas vezes que até conheço mães que deixam os miúdos andar com piolhos e doenças de pele contagiosas...mas secalhar deram de mamar...lá está, é o tal "todo" que falas. Bj

                    Comentar


                    • #85
                      RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                      Continua-se a escrever que dar LA é a mesma coisa que dar LM e não é.

                      Já todas sabemos que cada uma faz o que pode e não é mais mãe ou menos mãe por isso.

                      Mas também o que eu vejo é que todas as desculpas servem para se deixar de amamentar, todas, desde o leite fraco ao cansaço. E depois vê-se no LA um amigo, como se fosse um amigo....

                      Não dar de mamar não é um drama, mas eu que dei de mamar pouco a um e bastante a outro, acho que dar de mamar é das coisas melhores da maternidade apesar do cansaço, e não pensem que eu não o sinto. Já pensei imensas vezes em deixar de mamar e volto sempre a tentar com esperança renovada. Tentando sempre. Cada uma deve pensar e deve escolher, mas de facto o LA é bem mais fácil..... E para continuar a dar de mamar, mentalizo-me todos os dias, é só mais um dia, é só mais uma vez. E assim vão passando as horas, os dias, as semanas e vejo o meu bebé feliz, saudável e a alimentar-se com um leite que foi concebido para ele e que nunca lhe fará mal. Já o LA não tem essa característica. Eu sei porque ambos os meus filhos são alérgicos ao leite e nem iogurtes podem comer. Por isso até o LA tem limitações, até essa amizade tem limitações.

                      Comentar


                      • #86
                        RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                        Olá a todas,



                        este tópico, penso eu, é para animar as mães que não conseguem amamentar, certo!!

                        Então vamos lá deixar de faze-las sentir ainda pior, vamos gritar para elas: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                        Eu por exmplo sou da geração de 70, e na altura da minha mãe quem tinha tinha, quem não tinha não tinha, nem sequer se pensava se era certo ou errado e sabem o que diz a OMS, que os nossos filhos irão ser doentes mais cedo que nós devido à alimentação que fazem, quando nós já não os podemos obrigar (Ah maldita adolescência!!!)



                        Bjs a todas as mães

                        Comentar


                        • #87
                          RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                          olá



                          Queria só dizer que a minha mãe teve e tem 5 filhos e nunca conseguiu dar leite materno, porque nunca produziu! aos 5 filhos deu sempre leite em pó (LA), e nunca se importou muito com isso, o meu pai até gostava de ir fazer o biberão! mas eu a minha filha dei de mamar até aos 13 meses porque ela assim quis, mas também houve alturas em que dei LA não foi muito mas também dei. Acredito que há mulheres que não consigam produzir leite, é mesmo do corpo delas!

                          Comentar


                          • #88
                            RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                            Dulsa (19-01-2010)Não dar de mamar não é um drama, mas eu que dei de mamar pouco a um e bastante a outro, acho que dar de mamar é das coisas melhores da maternidade apesar do cansaço, e não pensem que eu não o sinto. Já pensei imensas vezes em deixar de mamar e volto sempre a tentar com esperança renovada. Tentando sempre. Cada uma deve pensar e deve escolher, mas de facto o LA é bem mais fácil.....


                            Oh Dulsa, desculpa lá mas esta tua opinião não é nada "simpática".



                            Eu deixei de amamentar o meu segundo filho aos dois meses, fi-lo de livre e espontânea vontade, sem culpas nem desculpas, estava muito cansada mesmo, é o segundo, não conseguia dar atenção à minha filha para além de andar com pouca paciência para ela, andava com pouca paciência para o bebé e estava mesmo muito cansada porque assim que saí do hospital tive que trabalhar. (Ah pois é, nem todas conseguimos ficar em casa calmamente a gozar a licença de parto logo logo a seguir ao parto.)



                            E o LA não é mais fácil, bem pelo contrário, dá mais trabalho e é menos prático.



                            Mas neste último mês em que já não amamentei ganhei energia, consigo passar tempo de qualidade com a mais velha e consigo tratar muito melhor do bebé. Ele bebe LA mas tem uma mãe feliz e com energia para o fazer feliz a ele e à irmã.



                            E não me arrependo nada de ter parado de amamentar, não estava a ser assim tão positivo quanto isso.


                            Comentar


                            • #89
                              RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                              Olá, eu tenho dois meninos, um com três anos e quatro meses outro com seis meses e meio. O primeiro amamentei-o em exclusivo apenas duas semanas, introduziu-se o LA como suplemento porque não aumentava de peso e como me sentia culpada por ele não ter aumentado, o LA foi uma boa ajuda, permitiu que eu relaxasse e amamentasse, sempre com suplemento depois das mamadas, não em substituição, até aos nove meses.



                              No segundo, estava bastante confiante que ia amamentar em exclusivo até aos seis meses. Fiz-lo até aos três, mas foi com grande sacrifício, já estava a ficar louca, exausta. Recorri à ajuda da BABBS e da APPM, a quem agradeço profundamente, mas não consegui. É preciso muita disponibilidade e paciência, coisa que é difícil de conseguir com outro filho pequeno. Faltava tempo para cuidar do outro filho, do marido, da casa, de mim própria. Para bem da minha sanidade mental e bem estar de toda a família introduzi o suplemento, que não me arrependo nem um pouquinho. O bébé até passou a ser mais calminho, a dormir melhor e em pouco tempo já dormia a noite toda. Ainda o amamento e vou fazê-lo enquanto o conseguir, mas sem dramas.



                              Às vezes tenho a sensação que algumas pessoas não fazem mais nada na vida senão amamentar, ou não têm mais filhos, ou têm muitas ajudas ou então são super mulheres, coisa que não sou.



                              Se tivesse o terceiro ( eu gostava, mas o marido diz que nem pensar, para eu me lembrar bem do trabalho que já tenho com estes) jamais seria tao obstinada em relação à amamentação exclusiva. Como já disseram, um dia depois do outro e as mamadas vão-se somando até dar, é melhor uma mamada do que nenhuma.



                              No meu caso, o LA foi uma importante ajuda para manter a amamentação, porque também nunca consegui retirar o leite com bomba.



                              Para quem não conseguiu por vários motivos ou não quis mesmo amamentar, o mais importante é olhar para os vossos filhos e verem que eles estão bem e que vocês também. Como também já disseram MÃE FELIZ BÉBÉ FELIZ.



                              Sem stresses!!!!!




                              Comentar


                              • #90
                                RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                                Olá,



                                Eu amamento em exclusivo o meu filho que tem 5 meses.

                                Não entendam a minha pergunta como uma provocação, mas porque raio é que se sentem mais exaustas por amamentar?

                                O Dani ainda acorda 5-6 x de noite para mamar, e é muito mais fácil sacar da maminha ainda às escuras do que me levantar, preparar biberon... Está sempre prontinho!

                                Felicidades a todas as mamãs



                                Obg,

                                Celina



                                O meu Bugs Bunny nasceu dia 22 de Agosto de 2009, às 23h52, com 4,300 Kg e 51,5 cm.

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X