Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Inserido Inicialmente por EliGee Ver Mensagem
    Desculpa, Dulsa, mas morriam de fome sim. As taxas de mortalidade infantil e neonatal eram até há muito poucos anos escandalosamente elevadas.
    Eligee:

    Não podes afirmar que morriam de fome. A taxa de mortalidade neonatal vai até 6 semanas após o parto, a taxa de mortalidade infantil até ao ano de vida.
    os problemas de subnutrição são apenas um entre muitos. Nos muitos, estão às más condições de higiene, partos mal resolvidos, infecções várias, doenças, que hoje mesmo são resolvidas com planos de vacinação.
    os textos da OMS são muito claros em relação á subnutrição, um bebé alimentado a LM no 3º mundo -- independetemente das consições nutritivas da mãe -- tem mais hipoteses de sobreviver que um bebé alimentado a LA, exactamente pela condições que referi do acondicionamento, e da higiene. É o que os dados revelam e por isso a OMS tem lutado tanto para que nos países do 3º mundo se torne a amamentar, porque isso salva a criança da morte pelos menos nos primeiros anos de vida.
    Agora se me disseres que após isso ela vai morrer de subnutrição, eu não contesto.

    Se me disseres que existiram casos esporádicos de morte por fome numa determinada comunidade, dúvido. Repara que Eu não quis colar uma relaidade do passado ou de outras comunidades à nossa. é óbvio que para uma mulher ocidental é muito dificil aceitar uma ama de leite e aceitar até ir buscar leite a um banco de leite. mas é bom que saibamos que existem essas soluções.... no Brasil há bancos de leite humano, em Portugal, em Lisboa , há um banco de leite, que serve sobretudo os bebés prematuros.
    Cada mulher ocidental faz o que quer e o que bem entende....

    Em relação ao leite de vaca diluido, na aldeia da minha avó não se bebia leite de vaca mas sim de cabra, e os dados históricos rtevelam uma utilização muito reduzido de bovinos. porque os bovinos exigem um envestimento muito grande que os agricultores não tem, daí que se dava leite animal sim (muitas vezes antes do ano), mas era de cabra (que em termos de custo de criação é muito inferior).

    E em relação ao surgimento dos leites artificiais, já falei nisso, surgiram na época que surgiram por uma necessidade social e não por uma necessidade nutricional, até porque os primeiros era puro leite em pó, de adaptados não tinham nada e assim se mantiveram até aos anos 80.

    Comentar


    • Dulsa, não posso afirmar que morriam de fome, porque não morriam exclusivamente disso e numa maioria de casos nem sequer haviam estudos/autopsias a determinar causa de morte, logo também não posso dizer que não morriam de fome.

      Se o aleitamento é uma forma tão natural de alimentar as crianças (e é, não estou a colocar em causa!) porque é que as mães dos paises de 3º mundo não amamentam? Será que é porque não têm leite? Porque a produção de leite fica afectada pela subnutrição das mães?

      Conhecer as opções é um privilégio da nossa sociedade e de alguns grupos estratificados.

      Na terra da minha avó produzia-se muito leite de vaca e toda a gente tinha pelo menos uma vaca. Mas e depois? Por ser de cabra é um leite melhor, ou por ser de cabra as mães não os ofereciam aos bébés? Não percebi, Dulsa.

      Não percebo quando falas em necessidade social vs necessidade nutricional... os leites artificiais (em pó, adaptados) surgiram pela necessidade social de suprir as necessidades nutricionais das mães que trabalhavam e precisavam de alimentar os seus filhos ou não?

      Comentar


      • Inserido Inicialmente por EliGee Ver Mensagem

        É certo que o momento é outro. Podemos e devemos voltar a considerar os benefícios do aleitamento materno. Mas... á custa de quê? Pressionar as mães a aceitar que outra mulher lhe alimente os filhos? Lá está: é onde o meu fundamentalismo acaba, Dulsa. Não passaria sobre o meu bem-estar emocional sob pretexto de nenhum outro benefício que o aleitamento materno pudesse trazer. Só o faria (e imagino que sem nenhum tipo de reserva) se em causa estivesse a vida do meu filho.

        E por quantos estudos e estatísticas existam, ainda não me convenceram nem convencerão que esteja.
        Repara que eu não disse que esta uma escolha para as mulheres actuais. No entanto era uma escolha válida para muitas mulheres no passado.
        Nós achamos estranho porque é cultural, porque culturalmente não aceitamos outra mulher amamentar os nossos filhos, seja porque motivo for, umas por uns outras por outras.
        Agora dizer que só porque uma mãe não tem leite o filho vai morrer de fome é errado, e não é verdadeiro... Não é verdadeiro ao longo do tempo. As mulheres romanas da elite não amamentavam, existiam amas que faziam esse serviço e que criavam os filhos delas nos primeiros anos de vida.
        No séc. XVI e XVII aconteceu o mesmo... inumeras mães de leite que ganhavam a vida a amamentar filhos de outras que não queriam amamentar. E que , infelizmente, em detrimento do seu próprio bebé, amamentavam primeiro aquele que lhes dava dinheiro. Isto é história, é duro mas é verdade.
        E a nossa realidade é apenas uma gota de água no oceano....
        Mas eu percebo porque custa tanto ver as coisas na longa diacronia, acredita eu percebo.

        Comentar


        • Inserido Inicialmente por EliGee Ver Mensagem

          Se o aleitamento é uma forma tão natural de alimentar as crianças (e é, não estou a colocar em causa!) porque é que as mães dos paises de 3º mundo não amamentam? Será que é porque não têm leite? Porque a produção de leite fica afectada pela subnutrição das mães?
          Porque as campanhas de ajuda do mundo ocidental incluiram os escedentes de leite em pó, para nós como países desenvolvidos ficarmos bem vistos.... e porque resolvemos fazer a experiencia e ver se de facto a mortalidade diminuia, mas isso não aconteceu.

          Em relação ao leite de cabra, pois.... foi um aparte... no caso de trás-os-montes , os bovinos são uma raridade, ainda hoje, historicamente sao mesmo raros. é claro que introduzir leite de cabra não é benédico (claro que não) mas sempre é melhor que o leite de vaca, é menos alergénico (ainda que não muito).

          E por fim, a alimentação artificial é tão antiga como o leite materno mas nunca na história da humanidade a amamentação foi tão pouco usada. Isto é um sinal dos nossos tempos.

          Comentar


          • Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
            Repara que eu não disse que esta uma escolha para as mulheres actuais. No entanto era uma escolha válida para muitas mulheres no passado.
            Nós achamos estranho porque é cultural, porque culturalmente não aceitamos outra mulher amamentar os nossos filhos, seja porque motivo for, umas por uns outras por outras.
            Agora dizer que só porque uma mãe não tem leite o filho vai morrer de fome é errado, e não é verdadeiro... Não é verdadeiro ao longo do tempo. As mulheres romanas da elite não amamentavam, existiam amas que faziam esse serviço e que criavam os filhos delas nos primeiros anos de vida.
            No séc. XVI e XVII aconteceu o mesmo... inumeras mães de leite que ganhavam a vida a amamentar filhos de outras que não queriam amamentar. E que , infelizmente, em detrimento do seu próprio bebé, amamentavam primeiro aquele que lhes dava dinheiro. Isto é história, é duro mas é verdade.
            E a nossa realidade é apenas uma gota de água no oceano....
            Mas eu percebo porque custa tanto ver as coisas na longa diacronia, acredita eu percebo.

            Dulsa desculpa a frontalidade??

            Já questionaste as MÃES DE LEITE ARTIFICIAL / ADAPTADO, se querem ter aulas sobre história da Amamentação??

            Desculpa, mas eu não obg!!

            Por favor RESPEITA o objectivo do Tópico!!

            Obrigada
            Tripla-Mamã

            Comentar


            • Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
              As mulheres romanas da elite não amamentavam, existiam amas que faziam esse serviço e que criavam os filhos delas nos primeiros anos de vida.
              No séc. XVI e XVII aconteceu o mesmo... inumeras mães de leite que ganhavam a vida a amamentar filhos de outras que não queriam amamentar. E que , infelizmente, em detrimento do seu próprio bebé, amamentavam primeiro aquele que lhes dava dinheiro. Isto é história, é duro mas é verdade. .
              Dulsa, a verdade é que amamentar foi sempre um privilégio das classes mais altas na estartificação social, ao longo dos tempos. Seja porque essas podiam pagar amas de leite, seja porque eram as que tinham uma vida que permitia colocar a criança ao peito para amamentar sempre que queriam.

              Mulheres camponesas, que não trabalhavam os seus proprios campos, deixavam os filhos entregues a avós e filhas mais velhas e não podiam amamentar. Mulheres operárias idem. Só em 1976 as mulheres passaram a ter direito a liença de maternidade de 90 dias.

              Comentar


              • Já agora, não sei se é do vosso conhecimento ou não, mas em alguns meios rurais, quando uma mulher ficava grávida, se tivesse posses comprava uma cabra, para que caso não pudesse amamentar a criança pudesse ter leite para beber.
                Também no meio rural, as mães iam para o campo e deixavam os bebés e outras crianças, até terem idade para irem trabalhar em casa e assim ficavam o dia todo e mamavam a noite toda.
                Mas isto foi no tempo do meu avô.
                Não amamentar não é um drama, eu tenho 2 provas vivas disso, quer dizer 3 porque o meu filho só mamou até aos 9 meses e pelos vistos é como se não tivesse mamado.

                Já agora, para remate final, alimentar um bebé a LA também tem beneficios. O pai pode participar o que faz com que o laço, pai-filho(a) fique muito mais forte.
                Patrícia - 7 anos
                Mariana - 5 anos
                André - 3 anos

                Comentar


                • A minha avo amamentou 14 filhos por não terem mais nada e porque para a minha avo é super natural a amamentação.
                  Como eram pobres a minha avo trabalhava numa casa de familias ricas, a senhora mandou a minha avo amamentar as filhas dela e na aldeia as mulheres que supostamente não tinham leite, iam ter com a minha avó e com outras senhoras que faziam o mesmo

                  As melhores amigas da minha mãe foram amamentadas pela minha avo e quando a minha mãe ainda era viva, ela brincava muito com a situação


                  Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                  Comentar


                  • Passei por aqui e li na diagonal, mas como já não é a primeira vez que se critica quem não amamenta cá vai o meu testemunho:
                    A minha filha nasceu no passado mês, não amamentei porque não quis, tomei os comprimidos e sequei o leite. Não me sinto má mãe, sinto que estou a partilhar o momento com o meu marido, a minha filha nasceu muito bem e continua a desenvolver dentro dos parametros normais. Sou uma pessoa muito informada e a minha especialização é nutrição infantil, passando igualmente pelo estudo de LA. Escolhi o Milkid que para mim é o mais equilibrado. Acho RIDICULO que critiquem quem n amamenta...
                    Fiz tudo o que quis, cesariana programada para não sentir dor do parto normal e não amamentei por opção.. sou menos mãe do q as outras?? claro que não

                    Comentar


                    • Inserido Inicialmente por Posh Ver Mensagem
                      Passei por aqui e li na diagonal, mas como já não é a primeira vez que se critica quem não amamenta cá vai o meu testemunho:
                      A minha filha nasceu no passado mês, não amamentei porque não quis, tomei os comprimidos e sequei o leite. Não me sinto má mãe, sinto que estou a partilhar o momento com o meu marido, a minha filha nasceu muito bem e continua a desenvolver dentro dos parametros normais. Sou uma pessoa muito informada e a minha especialização é nutrição infantil, passando igualmente pelo estudo de LA. Escolhi o Milkid que para mim é o mais equilibrado. Acho RIDICULO que critiquem quem n amamenta...
                      Fiz tudo o que quis, cesariana programada para não sentir dor do parto normal e não amamentei por opção.. sou menos mãe do q as outras?? claro que não
                      Sabes que há muitas mulheres que têm medo de admitir uma coisa dessas. Eu gabo-te a frontalidade. Eu cá, como disse anteriormente, também admito que ter dado a mama não foi "aquela" coisa mais maravilhosa deste mundo. Isto não quer dizer que as nossas decisões pessoais sejam para seguir com palas.
                      Não me vejo, a numa próxima gravidez, a dar de mamar mais tempo do que dei ao Afonso. Tirar leite com a bomba? Se fiz 3 ou 4 vezes foi muito.
                      Tenho várias fotos do meu marido a dar a "gigi" ao Afonso. Enfalac Premium.
                      O telefonema que fiz, a chorar, à pediatra do Afonso, quando ele tinha 3 meses e cheio de fome ( os tais picos de crescimento) foi das coisas mais marcantes de toda a minha etapa de recém-mãe. Ela só me respondeu: Sara, tenha calma. Vá a uma farmácia e compre 1 lata de Enfalac Premium 1. Sem apontar o dedo, sem me dizer que "tinha de insistir com a mama", sem me dizer "ó, fiquei com ele aí na mama, que isso é um pico de crescimento", sem qualquer tipo de dramatismo.

                      Não poder/querer dar de mamar não é drama algum! Há que respeitar.

                      Comentar


                      • Inserido Inicialmente por Posh Ver Mensagem
                        Passei por aqui e li na diagonal, mas como já não é a primeira vez que se critica quem não amamenta cá vai o meu testemunho:
                        A minha filha nasceu no passado mês, não amamentei porque não quis, tomei os comprimidos e sequei o leite. Não me sinto má mãe, sinto que estou a partilhar o momento com o meu marido, a minha filha nasceu muito bem e continua a desenvolver dentro dos parametros normais. ... Acho RIDICULO que critiquem quem n amamenta...
                        Fiz tudo o que quis, cesariana programada para não sentir dor do parto normal e não amamentei por opção.. sou menos mãe do q as outras?? claro que não
                        Posh,

                        Sabes, gostaria de ter tido a tua coragem. Sempre tive a ideia que amamentar era fácil. Para a minha mãe tudo foi fácil, segundo ela (eu tenho as minhas dúvidas). Depressa descobri que amamentar não era para mim, por diversas razões de saúde fisica e psicologica. andei 2 meses em sofrimento e a minha filha também, porque cada vez tinha menos disponibilidade mental para ela. Foste corajosa!!! Não crtico ninguém por amamentar (mesmo quando discordo e muito do tempo que as crianças saõ amamentadas) nem por da LA. O interesse é que a mãe esteja bem e o bébé também e o resto é mais acessório!!!

                        Comentar


                        • Já agora, ás mães que se preocupam com as normas da OMS, sabiam que recomendam a toma de 150microgramas de iodo na gravidez??.. q qtas tomaram?? isso sim é importante

                          Comentar


                          • Inserido Inicialmente por Posh Ver Mensagem
                            Passei por aqui e li na diagonal, mas como já não é a primeira vez que se critica quem não amamenta cá vai o meu testemunho:
                            A minha filha nasceu no passado mês, não amamentei porque não quis, tomei os comprimidos e sequei o leite. Não me sinto má mãe, sinto que estou a partilhar o momento com o meu marido, a minha filha nasceu muito bem e continua a desenvolver dentro dos parametros normais. Sou uma pessoa muito informada e a minha especialização é nutrição infantil, passando igualmente pelo estudo de LA. Escolhi o Milkid que para mim é o mais equilibrado. Acho RIDICULO que critiquem quem n amamenta...
                            Fiz tudo o que quis, cesariana programada para não sentir dor do parto normal e não amamentei por opção.. sou menos mãe do q as outras?? claro que não
                            Posh

                            Queria dar-te os Parabéns por teres tido a coragem de contar o que muitas mamãs, não têm.

                            Beijinhos
                            Inicio dos Treinos Jan/11- ciclos (19-32dias)-Fim dos Treinos Jan/12
                            3 Gravidezes Bioquimicas:
                            Set/11: Pos.27ºdc - 1ºBeta= 95,6; 2ºBeta=22,89. Ab. espontâneo sem intervenções ao 37ºdc.
                            Dez/11: Pos.26ºdc - 1ºBeta=204,8; 2ºBeta=332,2; 3ºBeta=225,8. Ab.espontâneo sem intervenções ao 40ºdc.
                            Jan/12: Pos.30ºdc - 1ºBeta=126,4; 2ºBeta=315,8. Ab.espontâneo sem intervenções ao 35ºdc 3ºBeta=315,9; 4º Beta=457,4; 5ºBeta=232; 6ºBeta=59,5; 7ºBeta=1,11 (ectópica?)

                            Comentar


                            • Inserido Inicialmente por Posh Ver Mensagem
                              Passei por aqui e li na diagonal, mas como já não é a primeira vez que se critica quem não amamenta cá vai o meu testemunho:
                              A minha filha nasceu no passado mês, não amamentei porque não quis, tomei os comprimidos e sequei o leite. Não me sinto má mãe, sinto que estou a partilhar o momento com o meu marido, a minha filha nasceu muito bem e continua a desenvolver dentro dos parametros normais. Sou uma pessoa muito informada e a minha especialização é nutrição infantil, passando igualmente pelo estudo de LA. Escolhi o Milkid que para mim é o mais equilibrado. Acho RIDICULO que critiquem quem n amamenta...
                              Fiz tudo o que quis, cesariana programada para não sentir dor do parto normal e não amamentei por opção.. sou menos mãe do q as outras?? claro que não
                              Frontalidade, é o que se quer!

                              Comentar


                              • Inserido Inicialmente por rosa choque Ver Mensagem
                                Posh

                                Queria dar-te os Parabéns por teres tido a coragem de contar o que muitas mamãs, não têm.

                                Beijinhos
                                Coragem? pq? é a mais pura verdade.. Antes assim do que andar por aí a sofrer depressões pos parto pq n conseguem amamentar pq se sentem inferiores, ou melhor as fazem sentir assim.. infelizmente é a cultura que temos.. não se respeita as opções de ng..
                                Acreditem mas no hospital onde a minha filha nasceu, ng me questionou nada, trouxeram-me os comprimidos no dia a seguir e pronto..
                                Respeito quem amamenta e gosta, concordo com os 6 meses, mas depois disso torna.se uma dependencia da mãe, depois vão para a parte da vida intma se queixarem que n têm relações com os maridos e q estes as traiem... pois mtas vezes a culpa é da mulher que se esquece do resto qdo o bebe nasce e decide amamentar até terem idade para ir p a escola.. É muito feio apontar o dedo a quem n amamenta pq n quer ou n pode.. Evoluam!

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X