Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Já estou arrependida de me ter metido com a Dulsa.
    Obviamente não vivemos em nenhuma tribo e as coisas não funcionam da mesma forma. Pessoalmente não me vejo a ser ama de leite ou a dar de mamar a qualquer bebé. Abriria excepções para um bebé em dificuldade momentânea ou - quem sabe - para o bebé de alguém que me fosse muito próximo. Isto porque o peso cultural quer queiramos ou não tem muito influência na nossa forma de agir. Se eu vivesse numa sociedade em que amamentar filhos de terceiros fosse muito comum, o mais certo era fazê-lo da forma mais natural possível. Como não vivo numa sociedade assim, acho estranho. Também daria (e dei) mais facilmente LA ao meu bebé do que o poria a mamar nas mamas de outra mãe, e mais uma vez, é cultural.
    Ultima edição por Caalex; 10-05-2011, 16:09.

    Comentar


    • Inserido Inicialmente por wish Ver Mensagem
      Tira-se ticket ou é por ordem de chegada?

      (desculpem, não resisti.)
      é por ordem de chegada! lol

      Comentar


      • Inserido Inicialmente por Caalex Ver Mensagem
        Já estou arrependida de me ter metido com a Dulsa.
        Obviamente não vivemos em nenhuma tribo e as coisas não funcionam da mesma forma. Pessoalmente não me vejo a ser ama de leite ou a dar de mamar a qualquer bebé. Abriria excepções para um bebé em dificuldade momentânea ou - quem sabe - para o bebé de alguém que me fosse muito próximo. Isto porque o peso cultural quer queiramos ou não tem muito influência na nossa forma de agir. Se eu vivesse numa sociedade em que amamentar filhos de terceiros fosse muito comum, o mais certo era fazê-lo da forma mais natural possível. Como não vivo numa sociedade assim, acho estranho. Também daria (e dei) mais facilmente LA ao meu bebé do que o poria a mamar nas mamas de outra mais, e mais uma vez, é cultural.
        É um bocado estranho.. :S... dar os filhos a outra mulher para amamentar..

        Comentar


        • Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
          Gostava de saber quem eram essas mulheres aldeãs que tinham dinheiro para comprar uma cabra e alimentar os filhos delas a leite animal.
          Dulsa, o leite sempre se vendeu, certo? Independentemente de se ter uma cabra ou uma vaca sempre se bebeu leite, certo? Não compliques
          Ultima edição por EliGee; 10-05-2011, 16:54.

          Comentar


          • Voltamos ao mesmo. LM vs LA. Quando eu nasci fui amamentada até aos 3 meses, quando tive que ser internada devido a um quisto no pescoço. Estive internada cerca de um mês e quando voltei para casa, segundo o médico ia morrer da cura. Não comia porque tinha a boca cheia de feridas, bem como todo o aparelho digestivo. A minha mãae deixou de ter leite e tentou todos o LA deo mercado na altura (há 36 anos atrás). Eu "comia" água com açucar, sopa com açucar e bebia leite vindo directamente de uma vacaria, misturado com água fervida. A minha mãe sempre amamentou porque achava que era obrigação dela, não propriamente por opção. Era mais uma "carga" que as mulheres tinham que carregar, assim como mudar fraldas, dar banho, fazer jantar, lavar roupa, etc, etc... A alimentação a LM também tem esta carga cultural, pela negativa, a meu ver, pelo menos na geração da minha mãe, que foi criada numa pequena aldeia.
            Dar de mamar não era propriamente um prazer, ou uma coisa que se fazia por opção, era mais uma tarefa das mulheres. Quando a minha filha nasceu e eu andava tonta de sono, de cansaço, de tudo, ela não compreendeu exatamente o que eu estava a sentir. Disse-me "isto agora é para ti", como quem diz isto é uma carga só tua, é inerente a seres mulher e as mulheres sofrem mais que os homens...
            Não sei se me fiz entender

            Comentar


            • Vou aproveitar o tópico para tirar um macaquinho do sótão...

              Uma mãe disse.me que um dia tinha leite, e no outro acordou e já não tinha... Desconfio e muito... Alguém a quem tenga acontecido o mesmo? sem razão aparente (stress, desgoto, etc)?

              Comentar


              • Mas qual a razão para desconfiar, Dekinhas? A pessoa em causa tinha necessidade de mentir?
                Não sei se isso pode ser assim quando a amamentação já está estabelecida, mas quando eu vim da maternidade, ao 5º dia, tive o que pensava ser finalmente a subida de leite...mamas inchadas, doridas, etc. Estive horas a aplicar toalhas quentes e a pôr os bebés ao peito, convencida que afinal ia mesmo ter leite (na maternidade nunca tive mais que algumas gotas de colostro). Na manhã seguinte, o meu peito estava mole e pequeno como se não tivesse dado à luz e nunca mais, apesar de usar a bomba e de pôr os bebés ao peito com frequência, vi sinais de leite. O máximo que consegui tirar foi 10ml.

                Comentar


                • Uma amiga minha aconteceu isso. A menina tinha 3 semanas mamava bem e em exclusivo. Uma noite teve uma discussão com o pai da criança, discussão essa que fez com que se separassem uns meses depois, de noite ainda deu de mamar uma vez, mas o peito não voltou a encher.
                  Ficou sem leite de 1 dia para o outro.
                  Patrícia - 7 anos
                  Mariana - 5 anos
                  André - 3 anos

                  Comentar


                  • Aconteceu-me a mim. Ao deitar tirei leite com a bomba e enchi um copinho mais meio, no dia seguinte ao acordar, não tirei mais de 30 ml e a partir daí sempre a piorar, no dia a seguir a esse nem 10 ml.... mas foi devido a uma grande alergia que apanhei, pelo menos é o que a médica acha, tinha a barriga as coxas o rabo, negros de tanto me coçar, tinha tantas borbulhas que me fazia uma segunda pele.... aconteceu por volta das 3 semanas, como não queria sair de casa porque era frio e o bebe pequenino, não fui ao medico, quem me medicou foi a pediatra do meu filho quando o levei a pesar.




                    Madrinha querida Caty80
                    Madrilhada fofucha Julit

                    Comentar


                    • Aconteceu-me a mim tinha o meu filho cerca de 5 semanas. Já há uma semana que andava a dar suplemento pois ele andava a emagrecer. Um dia decidi não dar a maminha à noite, só dei LA a pensar que de manhã teria mais leitinho e não precisasse de dar biberão. BURRA!!! De manhã pu-lo ao peito e ele chuchou, chuchou e berrou. Quando fui espremer o peito não saiu NADA, NADA DE NADA. E o mais estranho é que nunca mais saiu nada... Até hoje não sei o que se passou, não houve razão aparente pra tal.

                      Comentar


                      • Dekinhas, sabes há quanto tempo essa mãe amamentava? Estou como tu, acho estranho. Talvez o que ela interprete como de um dia para o outro não seja o mesmo que nós estámos a interpretar. Dava de mamar regularmente, dava suplemento?

                        Comentar


                        • Bem, esta mãe, segundo percebi, ficou sem leite de um dia para o outro, depois de dois meses e meio a amamentar em exclusivo... Já falaram em alergias, em desgostos e isso eu compreendo, mas só estranhei um dia ter leite, e no outro não...
                          Acho que fiquei com um bocadinho de medo que me pudesse acontecer o mesmo, apesar de não ter nada que me faça temê-lo... não sei se me faço entender...

                          Comentar


                          • Assim de um dia para o outro sem motivo, é estranho. A acontecer terá de ter havido alguma coisa que levou a isso.

                            Comentar


                            • A produção do leite é dirigida pela hormona prolactina que no período pós-parto está em níveis bastante elevados, mais tarde vai existir apenas pelo estimulo das mamadas, portanto, se não houver uma patologia do foro hormonal (tiroide, por exemplo) há sempre a capacidade de produzir leite.
                              A ejecção do leite é accionada pela hormona oxitocina, libertada no organismo quando há sucção no mamilo e em associação a sentimentos de prazer, de amor. Esta hormona antagoniza com a adrenalina, hormona do stress, medo, ansiedade, dor, etc. Se a oxitocina não pode "trabalhar" eficazmente o leite não sai, ou sai pouco, consequentemente, o organismo irá "entender" que não é preciso produzir muito leite e a mama enche menos... e a continuar este círculo vicioso, a mama vai acabar por ter cada vez menos leite e como tal sairá menos, até que no limite deixa mesmo de sair leite.
                              Resumindo, há leite, mas não sai, o que em termos práticos significa o mesmo que não ter leite. Motivos há sempre, a mãe pode desconhecê-lo, pode não querer falar nele ou pode não estar informada do mecanismo fisiológico e interpreta como aquilo lhe parece.
                              Agora, o leite secar sem causa fisiológica é tecnicamente impossível.

                              Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                              Comentar


                              • Inserido Inicialmente por Maria Verde Ver Mensagem
                                A produção do leite é dirigida pela hormona prolactina que no período pós-parto está em níveis bastante elevados, mais tarde vai existir apenas pelo estimulo das mamadas, portanto, se não houver uma patologia do foro hormonal (tiroide, por exemplo) há sempre a capacidade de produzir leite.
                                A ejecção do leite é accionada pela hormona oxitocina, libertada no organismo quando há sucção no mamilo e em associação a sentimentos de prazer, de amor. Esta hormona antagoniza com a adrenalina, hormona do stress, medo, ansiedade, dor, etc. Se a oxitocina não pode "trabalhar" eficazmente o leite não sai, ou sai pouco, consequentemente, o organismo irá "entender" que não é preciso produzir muito leite e a mama enche menos... e a continuar este círculo vicioso, a mama vai acabar por ter cada vez menos leite e como tal sairá menos, até que no limite deixa mesmo de sair leite.
                                Resumindo, há leite, mas não sai, o que em termos práticos significa o mesmo que não ter leite. Motivos há sempre, a mãe pode desconhecê-lo, pode não querer falar nele ou pode não estar informada do mecanismo fisiológico e interpreta como aquilo lhe parece.
                                Agora, o leite secar sem causa fisiológica é tecnicamente impossível.

                                Desculpa mas poderias explicar melhor esta parte, é que eu tenho problemas de tiroide e não sabia que poderia influenciar e alguma coisa, em relação à amamentação.
                                Obrigada.




                                Madrinha querida Caty80
                                Madrilhada fofucha Julit

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X