Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Amamentação - suplemento?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Amamentação - suplemento?

    A minha bébé tem 6 semanas e desde a semana passada tem estado ainda mais irrequieta para adormecer.

    Ela sempre teve alguma dificuldade em adormecer logo, mas desde a semana passada tenho dado maminha por volta das 23h e dá-me a sensação que fica sempre insatisfeita até à 1h ou 2h da manhã. Está sempre a pedir maminha constantemente.

    O ritual de amamentação é sempre o mesmo, a minha bébé é um pouco preguiçosa e mama cerca de 20m de cada maminha.

    O problema é que os meus mamilos ficam muito doridos o que tem tornado a amamentação dolorosa nos últimos dias.

    Claro que já me falaram de dar suplemento (a família principalmente) mas queria evitar a todo o custo e manter a amamentação materna o mais tempo possível (enquanto a minha bébé) quiser.

    Já agora é possível manter a amamentação materna e suplemento ao mesmo tempo. É que dizem que logo que os bébés se adaptam ao biberão largam rapidamente a maminha da mãe.



    Alguém já passou pelo mesmo? Conselhos por favor[-o<



    Ana



  • #2
    RE: Amamentação - suplemento?

    Olá Ana! Parabéns pela tua bebé.



    Embora muitos bebés rejeitem a mama depois de mamar no biberão, é possível fazer essa "alimentação mista". Usa uma tetina zero meses, que tem um orifício mais pequeno, com fluxo semelhante ao do mamilo. Podes também optar por dar o suplemento num copinho, se tiveres muito receio.



    No caso do meu filho mais velho, comecei a dar-lhe suplemento apartir dos 15 dias de vida, porque ele não aumentava de peso. Não fez qualquer confusão entre mama e biberão. Dava sempre a mama primeiro, só depois o suplemento, foi assim até aos nove meses.



    No meu segundo filho consegui amamentar em exclusivo até aos três meses, depois mama e suplemento até aos oito.



    Se não tivesse sido o suplemento nunca teria conseguido amamentar até essas idades, pois ajudou-me a relaxar e não ficar a pensar, com peso na consciência, que o bebé estaria com fome ou que não aumentava de peso por minha culpa. Mas esta é a minha experiência.



    Mas se tens dúvidas e queres amamentar em exclusivo pede ajuda às conselheiras de amamentação BABS E APPM. Podes colocar um tópico no Aleitamento Materno.



    Boa sorte para ti e para a tua bebé.



    Beijinhos,



    Vera

    Comentar


    • #3
      RE: Amamentação - suplemento?

      Talvez a tua filha queira miminho. Porque mama também é mimo! Ou então está no pico de crescimento. Mas se mama às 11h e depois à 1h não me parece que seja fome... acho perfeitamente normal.

      Não sou especialista na coisa, agora o que eu sei é que puseres suplemento à noite, o teu bebé não vai estimular tanto a mama e aí é que vais deixar de produzir para a refeição da noite.

      A tua filha tem engordado? Molha as fraldas? Está saudável? Então não duvides de ti! Eu sei que é muito fácil duvidarmos de nós próprias. Já o fiz muitas vezes, e continuo a faze-lo de quando em quando... A minha filha chegpu a estar Horas pendurada na mama! Uma vez desatei aos gritos a chorar com o meu namorido para me a tirar dali que estava a dar em doida. Mas não desisti, e ela está óptima!



      Quanto à dor.... talvez seja má pega.



      Bjs






      http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 4

      Comentar


      • #4
        RE: Amamentação - suplemento?

        ... 6 semanas, rabugenta à noite, isso não serão cólicas?



        De qualquer modo, não perdes nada em fazer copy/paste e abrires tópico do Aleitamento Materno, vão-te ajudar.



        Bjs e parabéns pela bébé
        Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

        Comentar


        • #5
          RE: Amamentação - suplemento?

          Obrigado a todas pelas vossas respostas, são uma ajuda preciosa.



          Quanto ao suplemento fiquei esclarecida e vou tentar insistir no aleitamento materno, no entanto se achar que ela continua insatisfeita à noite posso sempre experimentar o suplemento, até para ver se é mesmo fome ou miminho.



          A minha bébé tem crescido bem e molha as fraldas, se assim não fosse estava já a dormir à porta da pediatra...

          Ela come e depois parece que fica excitada e cola as mamadas... acontece sempre à mesma hora, entre as 23h e a 1h/2h da manhã. Sei que ainda é muito pequenina para distinguir o dia da noite. Tenho mantido os estores abertos, faço a minha vida normal de dia e à noite baixamos as luzes cá em casa, fica mais silencioso na esperança que ela começe aos poucos e poucos a perceber a diferença.



          Quanto às cólicas, esse foi o meu primeiro pensamento no entanto ela no primeiro mês teve várias crises (acho que devido ao facto de ser prematura e ter ainda os intestinos imaturos) e a pediatra aconselhou o colimil e desde então não se tem queixado.



          Muito obrigado pelos conselhos, vou tentar levar um dia de cada vez... vamos ver como corre hoje!!!



          Ana


          Comentar


          • #6
            RE: Amamentação - suplemento?

            Podes usar o creme lansinoh se tens gretas e corrigir a pega. amamentar não doi... portanto convém veres pq te doi.



            Se ela pede mama... dá mama. Com esse tempo é normal eles passarem muito tempo pendurados na mamoca, depois gradualmente esse tempo vai reduzindo e eles mama mais rapido.



            Não recomento introdução de suplemento se ela tem bom peso e se tu tens leite... a tetina pode confundi-la pq a pega é diferente. Pode inclusivé acabar por levar a um desmame precoce.
            __________________________________________________ _________________________

            http://afraldasuja.blogs.sapo.pt/ - Do bebé

            http://fraldasuja.blogs.sapo.pt/ - Da gravidez







            Comentar


            • #7
              RE: Amamentação - suplemento?

              Ola aassuncao,



              a minha bebe tambem foi prematura (35 sem.) e enquanto os primeiros dias nao mamava quase nada pk passava o tempo a dormir passado uma semana + ou - começou a mamar as vezes nem com intervalos de duas horas :w00t: Eu sempre lhe dei conforme ela pedia pk ja por ser prematura sempre me disseram pra nao olhar tanto aos intervalos . Agora com três meses tento pelo menos um intervalo de duas horas pk o pedi. assim aconselhou .

              Espero que tenha ajudado.

              bjs e felicidades pela bebe






              http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 13

              Comentar


              • #8
                RE: Amamentação - suplemento?

                Olá



                Com 6 semanas e a queixar-se sempre à mesma hora parecem.me cólicas



                Se ela está a aumentar bem de peso eu acho um erro dares suplemento porque em vez de te ajudar vai piorar o problema. Achas que é fome porquè? ela fica impaciente quando está a mamar passados uns minutos ou começa a dar às pernas e á procura da mama para consolo (pega e larga)



                Em relação aos mamimos doridos tens que corrigir a pega, se não conseguires em casa vai a uma conselhiera de amamentação antes de começares com as gretas. Dar de mamar não tem nem deve ser uma sacrificio e uma boa pega é bom para a mamã e para o bebé



                Bjks e boa sorte

                Comentar


                • #9
                  RE: Amamentação - suplemento?

                  Não acho estranho que ela queira mamar a essa hora. Muitos bebés amamentados não dormem a noite toda seguida. Nessa altura, a minha filha dormia no máximo 5 ou 6 horas seguidas, mas conheço imensos bebés que mamam de 3 em 3 ou de 4 em 4 horas. Não me acredito que o suplemento resolva. Se resolvesse, a minha filha agora dormia melhor. Às vezes mama, come suissinho, bolachas ou pão e nem assim deixa de acordar para mamar
                  2 filhotes lindos

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Amamentação - suplemento?

                    Ela começa a espernear e a chorar pouco tempo depois de ter mamado, já pensei se estará mal disposta, ela costuma demorar muito tempo a arrotar.

                    Daí ter ficado com a impressão que ela não ficava satisfeita.



                    Fica muito impaciente... no início ainda se acalma ao nosso colo mas chega a uma altura que nem ao colo. A única forma de ela se acalmar é mesmo a mamar. O processo todo demora desde do fim da mamada 1h ou 2h e depois cola com a próxima mamada.



                    Acontece que durante o dia ela parece satisfeita com o meu leite e de vez em quando faz uma briguinha de sono, mas de resto dorme bem.



                    O problema é eles não virem com manual de instruções, aflige-me ela chorar e eu não perceber o que ela quer.

                    Enfim, vou evitar o suplemento e tentar novas técnicas de abordagem, para já!



                    Obrigado pela ajuda


                    Comentar


                    • #11
                      RE: Amamentação - suplemento?

                      Olá aassuncao,



                      Posso dar-te o meu testemunho. O meu pequeno começou a dar sinais de fome logo aos 7 dias de vida, depois de dois dias de choro contínuo, concluímos que era fome, ligámos para a Saúde 24, explicámos e aconselharam-nos o leite que deveriamos dar. Comprámos e demos, bebe os 30 ml aconselhados e assim continuamos até ir ao pediatra, dava as maminhas (as duas) e depois o biberão. Comprámos uns biberões da Tommee Tippie, que segundo o que dizem são os mais parecidos com a maminha, ele nunca rejeitou a mama. Quando fomos ao pediatra, ele disse para continuar a fazer sempre assim, dar a mama e depois o biberão, ele sempre bebeu... Receitou-me o Promil para estimular a produção de leite, não resultou... tomei chás, medicamentos homeópáticos, não resultou.... Continuo a fazer como fazia, dou as maminhas, ele mama sempre das duas e depois bebe 100/120 ml de leitinho artificial.



                      Molha muitas fraldas, aumenta bem de peso. É importante continuar a estimular as maminhas, com bomba e com a amamentação. Eu tirava com a bomba só para ver quanto saía e era uma desilusão, apenas 10/20 ml das duas mamocas! Até que desisti, o doc disse que era preferível pôr o bebé à mama. E assim faço!



                      Quanto a cólicas, o meu pequeno chorava sempre ao final do dia até à meia-noite, tentámos Colimil, Kolikind e Biogaia. O que tem dado resultado é o Biogaia, também bebo chá Alivit Gases da Nutriben, noto que ele liberta mais gases.



                      Espero ter ajudado, boa sorte.



                      Bjinhos
                      ----------------------------------------------------------------------------------



                      Madrinha: Maria Amelia
                      Afilhadas: Fresa & Pelikana & N0kinhas

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Amamentação - suplemento?

                        ola ola



                        o meu afonso tb tinha mt mt dificuldade a adormecer e posso dizer-te q a 1ª semana em casa passou as noites TODAS a chorar!! sempre pendurado na mama, ao colo, a embalar e nd!! acabava por adormecer por exaustao



                        ate q percebi q era cansaço q ele queria mm era dormir sosegadinho na cama dele:w00t:ja experimentaste, inves d a tentares acalmar e adormecer ao colo, faze-lo na caminha dela? ou na tua cama, deitada c ela encostada a ti?



                        Ha mts bebes q têm "ataques" d choro e "birra" no final do dia, inicio da noite. Por cansaço, por estimulo a mais ou por causa d colicas. Mts vezes as colicas acalmam qd mamam, por isso passam mt tmepo no "pega e larga" da mama.

                        Espernear pode ser um indicativo de colicas. Nos meus 2 filhos sempre dei o biogaia, e eu bebia cha d funcho e aliviava sempre mt.



                        Se durante o dia ela fica satisfeita co teu leite, se aumenta bem d peso (a minha mais velha aumentava uma media d 120gr por semana e no centro d saude diziam sempre p dar LA, coisa q o pedi sempre me "proibiu"), se molha bem as fraldas, se geralmente esta bem, na minha modesta opiniao, acho q n deves dar LA. Principalmente c a bebe tao pequenina.



                        É normal sentires-te insegura. Eu propria me sinto e ja vou na 2ª experiencia de amamentaçao. Temos sempre inseguranças, principalmente pq queremos sempre os nossos filhos estejam bem, felizes e saudaveis.

                        Tenta n stressares se conseguires e se quiseres deita-te c ela durante esse periodo mais "inquieto". Pode ser q ela sentindo-te ali ao pé e c as mamocas disponiveis ela se acalme c mais facilidade!



                        Boa amamentaçao!



                        bjs grds


                        [/url]


                        o nosso blog
                        http://pontodeviragem-rlla.blogspot.com

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Amamentação - suplemento?

                          Neste momento a Bia está óptima, tem 2 meses e 5.025kg.



                          Ela mama sempre maminha primeiro e em determinadas alturas do dia pede sempre mais. Como me esvazia o peito recorro ao suplemento, que por norma toma uma vez durante o dia (60ml) e à noite na última mamada do dia.



                          Consegue distinguir muito bem e não me largou o peito, até porque sempre que ela pede dou o peito e só o suplemento em último recurso.



                          Queria agradecer todos os conselhos e ajuda que me deram a ultrapassar a minha insegurança em relação à amamentação.



                          Uma beijoca a todas


                          Comentar


                          • #14
                            RE: Amamentação - suplemento?

                            Olá aassunção



                            Ainda bem que te sentes mais segura neste momento e que as coisas correm melhor.



                            Queria só dizer-te que o teu corpo produz à medida das necessidades da tua Bia. Ao estares a dar suplemento, por poucas vezes que sejam, é menos um bocadinho que o teu corpo produz. Por outro lado tenho a certeza que a tua bebé não precisa desse extra. Se ela não ficar satisfeita, pedirá mais cedo.

                            Lembra-te que um bebé amamentado não tem horários entre mamadas nem limite de tempo de mamada. Tanto pode pedir daí a uma hora como daí a três horas. O importante é oferecer muitas vezes, esvaziar bem a primeira mama e só depois oferecer a segunda. Se à noite, altura em que as mamocas estão, por norma, mais molitas, achas que depois da segunda mama bem vazia ela continua a querer mais, oferece novamente a primeira, e se esta não chegar, volta à segunda.

                            Dar suplemento tem sempre a desvantagem (além de todas as outras, de saúde, custos, etc) de fazer com que as mamãs se habituem a fazê-lo, um hábito dificil de acabar. Os bebés normalmente nem precisam desse suplemento, e até acabam por bolçar ou vomitar esse extra, pois ficam demasiado cheios.

                            Por isso, confia em ti, oferece sempre e o teu corpo responderá.

                            BJ

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Amamentação - suplemento?

                              Mais um update...



                              A Bia agora tem 4 meses e meio e consegui eliminar por completo o suplemento.

                              Foi sem dúvida uma fase, mas nestes momento está com LM exclusivo e tem quase 7.500kg, percentil 75 e 63cm.



                              Obrigado pelos conselhos, foram preciosos.



                              Ana


                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X