Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Leite Materno + Leite Artificial - Quem já passou por isto?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Leite Materno + Leite Artificial - Quem já passou por isto?

    Olá Mamãs

    A minha bebé tem 2 meses, feitos dia 20, e está com LM+LA desde as 2 semanas.



    A minha pergunta, para todas aquelas que já passaram pelo o mesmo, é:



    - Durante quanto tempo é possível amamentar e dar suplemento? Pergunto isto pq já li que assim que iniciamos o LA, o leite materno tem tendência a diminuir, até que acabar por secar... é mesmo assim?



    Eu quero dar LM o máximo de tempo possível e já chorei muito, só pelo facto de ter introduzido o LA.

    Também já tentei o desmame de LA, insistindo bastante com a maminha e a amamentar em regime livre, mas chegava a um ponto em que ela bem mamava mas não saía nada.

    Tb cheguei a tentar tirar e estimular com a bomba, Promil, etc... mas sem resultados.



    Enfim, tive de render-me às evidências e aceitar que terá de ser LM+LA.



    Mamãs que já tenham os filhotes crescidos e que passaram por isto, por favor ajudem-nos a aceitar que é perfeitamente normal e saúdavel um bebé mamar LM+LA (ou somente LA), sem os medos de que se tornem menos inteligentes, mais vulneráveis às doenças, com uma menor ligação à mãe, etc... é que há tanta coisa que se lê, que ás tantas quem não amamenta em exclusivo, pratica o 8º pecado capital.



    Obrigada e beijinhos a todas!

    Patrícia

  • #2
    RE: Leite Materno + Leite Artificial - Quem já passou por isto?

    Olá Patrícia



    Eu ainda não sou Mãe, pelo que não poderei dar-te conselhos práticos, deixo essa tarefa para as mamãs que certamente virão ajudar-te.



    No entanto, vou deixar-te a experiência da minha Mãe com os filhos - somos 4 Irmãos.

    Quando a minha Irmã mais velha nasceu, foi intenção da minha Mãe amamentá-la o máximo de tempo possível. Apesar do LA, naquela altura (1982) ser moda e estar completamente em voga, a minha família era pobre e não havia possibilidades para esse "luxo". Só que a minha Mãe nem colostro chegou a ter. Teve apenas meia dúzia de gotas de leite e procurou ajuda junto da parteira que lhe fez o parto (em casa) e das enfermeiras do centro de saúde. Procuraram aumentar o estímulo, a minha Mãe chegou a estar quase um dia inteiro de mama de fora a "obrigar" a que a minha Irmã mamasse, mas era escusado, ela não tinha mesmo leite.



    O mesmo foi acontecendo à medida que ela teve outros partos. Tanto da minha Irmã do meio, como comigo, e também após o nascimento do meu Irmão mais novo - que nasceu com bastantes anos de diferença de nós - a minha Mãe não conseguiu ir além do colostro.



    A solução foi apenas uma - dar-nos LA. E posso garantir-se que, dos 4 filhos, não há nenhum que tenha tido problemas de saúde acrescidos devido a termos sido alimentados exclusivamente a LA. Fomos e somos todos excelentes alunos na escola (modéstia à parte) e nenhum de nós teve algum dia uma bronquiolite e nenhum de nós tem problemas respiratórios.



    É óbvio que, enquanto puderes, deves dar do teu leitinho à tua menina. É o melhor que tens para lhe oferecer e, enquanto tu e ela estiverem dispostas a isso, não vejo motivo para deixares de lhe dar do teu leitinho.

    Mas acho que não deves, primeiro de tudo, culpar-te se a amamentação não for sucedida da forma que idealizaste. Há muito mais na relação e na vida da Mãe e do bebé para além da amamentação. Eu e os meus Irmãos não somos menos ligados à nossa Mãe do que as pessoas que foram amamentadas à maminha.



    Um beijinho
    Receitas da Lótus

    Comentar


    • #3
      RE: Leite Materno + Leite Artificial - Quem já passou por isto?

      Olá Patricia.







      No meu caso, o meu filhote tambem começou pelo LA aos 15 dias! Apesar de eu ter leite nao era suficiente e ele chorava bastante!



      Nao tive muita opção.



      Infelizmente o que se diz na parte do LM terminar, no meu caso foi comprovado, pois ao fim de 1 mes ja nao tinha muito leite. Acho que ele ficou so com o LA antes dos dois meses.



      No entanto ele é extremamante saudavel e crescido, por isso acho que nao o prejudicou. A relação comigo continua do melhor.. è mãe, mãe para tudo!!

      Por isso nao te preocupes muito





      Beijos e que tudo corra pelo melhor

      Comentar


      • #4
        RE: Leite Materno + Leite Artificial - Quem já passou por isto?

        Olá Patrícia,



        É tão importante dar ao bébé leite materno como é dar-lhe amor, colo, carinho, sorrisos e coceguinhas... embalá-lo e cantar-lhe baixinho. Não estás a "suplementar" tudo isto, pois não? Então limpa lá as lágrimas.



        Se quiseres voltar ao LM exclusivo é possível, dá trabalho, demora algum tempo, tens que ter muita força de vontade, auto-confiança, é como no parto natural, tem que haver uma entrega. E... a ajuda de uma conselheira em aleitamento materno. Não tentes sózinha que só te angustias. Há técnicas para aumentar a produção, e elas têm muita experiência e sabem-te ajudar de um modo focado e eficaz, seja para deixar o LA seja para reduzir o nº de tomas. Para além da confiança e positivismo que transmitem, mesmo que desconsigas.



        A preocupação que tens em que o LA acabe por substituir o LM tem razão de ser. O bébé pode passar a preferir a tetina porque a sucção é mais fácil e se beber cada vez mais LA, a produção de leite (que responde à lei da oferta e da procura) irá ser cada vez menos.



        Um bébé que toma LA não é menos inteligente, menos ligado à mãe e mais doente. Que visão tão redutora!

        Sabes o que é que pode prejudicar o saudável desenvolvimento emocional e cognitivo da criança? Pais autoritários, ausentes, não-empáticos, à pressa, sem paciência. A criança precisa de Tempo, Atenção e Carinho para ser segura e ter boa auto-estima e assim poder potencializar as suas capacidades cognitivas, brincando e resolvendo desafios... com os pais.



        O LA vai ter algum impacto no sistema digestivo dos bébés, não tem anti-corpos nem a bateria de bactérias e enzimas do LM, tornando-os menos imunes que os bébés amamentados. Isto não é o mesmo que dizer que um bébé que toma LA vai ter otites, amigdalites e constipações umas atrás das outras. O que significa é que se o bébé tiver uma otite vai ter uma melhor capacidade de a combater se for amamentado, ou se tiver uma gastroenterite por rotavirus (por exemplo) talvez nem chegue a desidratar.



        A amamentação trás incluido uma série de potencialidades para além da alimentação, obvía escancaradamente o vínculo materno, sem dúvida, mas não o torna um exclusivo das mães amamentadoras.



        Põe o bébé num sling e anda com ele para todo o lado, é bom para o bébé e quem sabe para a amamentação.



        Bjinhos


        Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

        Comentar


        • #5
          RE: Leite Materno + Leite Artificial - Quem já passou por isto?

          Olá Patrícia,



          O meu bebé vai fazer agora 2 meses e já está a LM+LA desde as 3 semanas de vida. Ele simplesmente é muito comilão e o meu leite não chegava para a exigência. E pensar que eu cheguei a planear dar leite para o banco de leite da MAC!

          Também me fartei de lutar contra o LA, mas não havia dúvida que o meu matulão ficava com fome depois de esvaziar as duas mamas... o LA foi a solução. Portanto, como o peito enche muito melhor durante a noite, quando descanço, dou-lhe LM durante a noite, manhã e tarde e só mesmo ao fim do dia lá vai um bocado do chamado "suplemento" para lhe encher a pança.

          Até agora, ele gosta da maminha como sempre gostou, nunca desistiu de mamar e nunca tive descida de produção de leite. Aliás, até acho que tive foi uma subida, pois com os nervos de o ver com fome, estava mesmo a ficar era sem leite e agora tenho o suficiente para a amamentação ser quase em exclusivo.
          O sorriso do Tomás:



          Comentar


          • #6
            RE: Leite Materno + Leite Artificial - Quem já passou por isto?

            Dalilah (25-08-2010)Olá Patrícia,

            O meu bebé vai fazer agora 2 meses e já está a LM+LA desde as 3 semanas de vida. Ele simplesmente é muito comilão e o meu leite não chegava para a exigência. E pensar que eu cheguei a planear dar leite para o banco de leite da MAC!

            Também me fartei de lutar contra o LA, mas não havia dúvida que o meu matulão ficava com fome depois de esvaziar as duas mamas... o LA foi a solução. Portanto, como o peito enche muito melhor durante a noite, quando descanço, dou-lhe LM durante a noite, manhã e tarde e só mesmo ao fim do dia lá vai um bocado do chamado "suplemento" para lhe encher a pança.

            Até agora, ele gosta da maminha como sempre gostou, nunca desistiu de mamar e nunca tive descida de produção de leite. Aliás, até acho que tive foi uma subida, pois com os nervos de o ver com fome, estava mesmo a ficar era sem leite e agora tenho o suficiente para a amamentação ser quase em exclusivo.




            Dalilah, deixa-me só fazer aqui um aparte, citando-te, é que isto é um fórum aberto e há muitas grávidas a ler e podem ficar com a idéia que a estratégia a seguir em caso de pouca produção é dar LA e não é, isto se se quiser manter LM exclusivo.



            Há que pedir apoio de uma conselheira em amamentação porque há várias técnicas de aumentar a produção sem que para isso haja o risco de o bébé passar fome. Não há muito este hábito, é verdade, mas nestes casos o apoio profissional é mesmo aconselhado (e ainda por cima é barato).



            Pode não acontecer nada, introduzindo o biberão de LA (para além da diminuição correspondente àquela quantidade), mas é certo e sabido e estatisticamente relevante como causa precoce de desmame.



            Atenção que isto não é nenhuma crítica velada.




            Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

            Comentar


            • #7
              RE: Leite Materno + Leite Artificial - Quem já passou por isto?

              Patricia:



              Se queres amamentar em exclusivo, DEVES procurar ajuda, tal como a Maria disse.

              O teu bebé pode não desmamar mas o mais provável é que isso aconteça, pois a produção diminui, a longo prazo o bebé passa a mamar cada vez mais e a produção não acompanha essa demanda.



              Deves procurar alguém e sobretudo confiar em ti. Não é com pensamentos o meu leite não chega que lá vais. Ou bem que queres, ou bem que não queres. Chorar não ajuda, ajuda confiar, confiar em ti, no bebé e na amamentação e ler, informares-te e rodeares-te de pessoas que confiem em ti e que não se ponham a dizer disparates.



              Depois vem contar as novidades.


              Comentar


              • #8
                RE: Leite Materno + Leite Artificial - Quem já passou por isto?

                Olá



                Eu passei e passo pela mesma situação q tu. A minha filha tem 4 meses e bebe LM+LA desde q tem 1 semana, qd o médico detectou q ela perdera peso e chorava imenso cm fome. Durante a gravidez os meus peitos não cresceram, mas sempre tive esperança de ter leite suficiente para a minha bebé, mas não tive... chorei muito, senti-me a pior mãe do mundo e o stress só fazia cm q eu tivesse cd vez menos leite. Qd ela tinmha 1 mês tentei reduzir e tirar o suplemento, comprei uma bomba e sempre depos dela mamar estimulava, a verdade é q o leite aumentou um pouco, mas tb as necessidades dela iam aumentando e nunca consegui retirar o suplemento. Por mais q me tenha custado não podia deixar q a minha filha passasse fome.

                No meu caso, ela nunc rejeitou a maminha, pelo contrário, às vezes rejeita é o biberon, mas há crinças q depois de percberem q não precisam de tanto esforço para o biberon acbam por deixar a maminha. Pretendo amamentar até poder pois sei q é o melhor para eles e pq ela adora, mas hj não me culpabilizo por ter-lhe dado LA, pois sei q ela bebeu td o leite q eu tinha para lhe dar.



                Pq há mães q têm tanto leite q até escorre do peito e não precisam de fazer nada e outras têm pouco e têm de andar a estimular ? Não sei, mas adorava, se tivesse mais um filho de poder amamentar em exclusivo, talvez se começar logo a estimular mais cedo cm bomba.



                No teu caso, segue o conselho das mães acima e tenta falar cm uma conselheira q te ajude, sei q há casos de sucesso, e espero q assim seja o teu. E, acima de tudo, não te culpabilizes, eu sei o q é isso, e não nos faz nada bem. Quer de uma maneira quer de outra o teu filho certamente será saudável e não gostará menos de ti por isso.





                Beijinhos grandes e boa sorte
                Última pílula: Nov 2007 Quase 2 anos... - 20 meses !!!



                1ª consulta infertilidade - Maio 2009 - novas análises e exames + utrogestan



                2ª - Agosto 2009 - análises ok, espermograma 8% formas normais (anterior 2%); mobilidade e nº tb melhorou bastante :w00t:, folículo 16 mm ao 17º dia (ovulação tardia) - pregnyl no 18º e utrogestan no 25º - VAMOS VER SE RESULTA - E NÂO É Q RESULTOU?!



                16º ciclo: 19 Julho 2009 a ... bye bye red... :P



                POSITIVO: 21 Agosto/23 Agosto/ 25 Agosto - BETA 1052:w00t:







                A minha riqueza veio ao Mundo no dia 27-04-2010 e é tão lindaaaaaaaaa!!!

                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X