Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Casos complicados... Mas de sucesso!

Collapse
Este é um tópico fixo.
X
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    RE:

    Inserido Inicialmente por mãede3
    ..até chegar aqui ao fórum e começar a ler tudo sobre amamentação. Sinceramente tenho vezes em que leio as vossas coisas e penso que NADA justifica a minha ignorância nos dias que correm, que desisti sem lutar, que me deixei vencer pelo cansaço, que pus as tarefas domésticas à frente de tudo...enfim...eu achava que assim é que estava bem...hoje penso de outra forma. Mas também a idade agora é outra e sinto-me muito mais mulher e não uma miúda de 23 anos com a primeira filha nos braços. Se bem que 23 anos também não é desculpa, acho que a nossa APPM tem esta idade...mas há 23 anos com mais e com menos maturidade...enfim...eu era mesmo ignorante em relação a bebés...
    Oi, mãede3!

    Obrigado pelo teu testemunho, fico contente por teres uma nova maneira de pensar e por continuares interessada na amamentação, mesmo depois de 2 casos de insucesso (relativamente à amamentação porque no resto tenho a certeza que são crianças espectaculares)!

    Realmente tinha 23 anos quando o meu menino nasceu, e fiz os 24 anitos 4 dias depois dele nascer, mas tenho um historial de informação muito grande, este meu interesse por bebés começou quando fui trabalhar para a Pré-Natal, e esta é uma loja que investe muito na formação das suas vendedoras e por isso fui bombardeada com informação ao máximo, esta loja também dá encontros para as mamãs sobre amamentação e sempre foi um tema que me interessou, quase todos os dias iam mamãs dar de mamar na nossa loja e para mim aquilo era um momento magnífico, via-se na cara das mamãs a satisfação daquele momento e eu ficava sempre com um brilho nos olhos por partilharem comigo aquele momento!

    Também acho que tem um pouco a ver com a minha infância, pois a minha mãe amamentou-me até aos 2 anos e tal e lembro-me perfeitamente do meu primo que tem a mesma idade que eu mamar até quase aos 5 anos! Quando fiquei grávida comecei a ler várias revistas, livros, internet, tudo o que podia, e realmente o tema amamentação tocava-me sempre muito!

    Quando o Gonçalo nasceu, ser mãe excedeu as minhas expectativas, e este novo ser que apareceu sem querer mudou-me em vários aspectos! Eu que pensava que só me iria sentir realizada sendo uma profissional de sucesso, eu que pensava que queria passar a minha vida a viajar e que não iria criar raízes em lado nenhum, eu que sempre fui tão confiante e independente, de repente sinto-me que se não fosse este miúdo eu não poderia ser feliz, não me vejo a fazer mais nada a não ser estar com ele, e estou tão dependente dele que poucas horas sem ele dão cabo de mim! Sou uma mãe galinha, quando antes criticava as pessoas que o eram... Mudei completamente as minhas prioridades, e o meu filho está à frente em tudo! Como já puderam ler no meu relato, os meus maiores problemas com a amamentação foi a falta de confiança, principalmente por causa das pessoas que me rodeavam e pelo que diziam, mas como sempre fui teimosa e decidida (escorpiona ao máximo), informei-me ao máximo para poder responder às pessoas que desconfiavam do meu leite e através das minhas pesquisas na altura, encontrei muitos casos parecidos ao meu!

    Assim que surgiu a oportunidade de ajudar outras mamãs, agarrei-a logo! Fui tirar o curso de Conselheira em Aleitamento Materno e conseguiu surpreender-me pela positiva, pois realmente a natureza é fantástica e consegue fazer coisas maravilhosas, casos de mães adoptivas a amamentar, casos de pessoas que deixaram de amamentar por alguma razão e conseguiram retomar, casos de bebés doentes que ficaram saudáveis por causa da amamentação, todos estes casos me deixaram mais motivada para me informar e para ajudar!

    Hoje dou ajuda através deste fórum, do fórum SOS Amamentação e por MSN a algumas mamãs daqui, e tenho tido muitos casos de sucesso, que me dão muita vontade de continuar! Mas espero que em breve consiga ajudar mães que não têm acesso à internet, e em princípio daqui a uns meses estarei envolvida num projecto com esse intuito...

    Este testamento todo... só para te dizer, mãede3, que eu sou novita mas muito informada nisto da amamentação porque sou mesmo assim, quando me interesso por algo investigo até à última gota e tento sempre passar essa minha informação e paixão a outras pessoas, e há pessoas que não gostam que eu o faça, mas é mesmo do meu feitio!

    Mas noutras coisas sinto-me uma ignorante, agora com a educação do meu filhote, se calhar vou-te pedir ajuda pois tenho um reguila nas mãos que faz de mim o que quer... LOL

    Jocas a todas e obrigado por lerem!
    Patrícia Paiva
    - Educadora Perinatal
    - Conselheira em Aleitamento Materno
    - Professora Ginástica para Bebés

    BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

    Comentar


    • #17
      RE:

      LOOOOOOOOOOOOOLL

      especialista em reguilas sou eu, tenho o filho que sempre disse ao ver outros: alguma vez eu deixava fazer aquilo??alguma vez o meu filho seria assim???Pois é, paguei pelo que disse, tenho um reguila de primeira!!!Mas um doce de menino. Já me perguntou se podia beber do meu leite quando o bebé nascesse. Levou logo a resposta: sim amor...NO COPO!!! LOOOOOOOOOOLL

      beijinhos e obrigada mais uma vez pelas tuas informações super úteis.

      Comentar


      • #18
        RE:

        Olá mamãs

        Vou aproveitar, para contar sobre a minha amamentação, já referi a história em alguns tópicos, mas pode vir a ser útil, a algumas mamãs.

        A Filipa nasceu de parto normal, com ajuda de ventosas, e logo foi colocada no peito, o que correu bastante bem. Ela nasceu às 21h46, e nessa noite mamou de 2 em 2 horas, e como eu tinha de lhe dar mamar deitada e os meus mamilos eram pequenos, ela fazia mal a pega e os mamilos gretaram logo. A subida de leite foi suave quando saí do hospital no terceiro dia, a enfermeira disse que eu já tinha leite em vez de colostro, fixe, pena continuar com os mamilos gretados.
        Comecei logo a por benpantene, e nunca desisti, gretaram bastante fizeram sangue, mas eu dei-lhe sempre mama (com alguns palavrões interiores á mistura), tentei os bicos de silicone,mas ela não queria pegar, e eu preferi aguentar as dores e dar directamente.
        Quando fomos para casa ela era chorona, queria sempre mamar, e lá começou a ladaínha:
        -são cólicas
        -o teu leite é pouco
        -o teu leite é fraco
        -o teu leite não lhe chega...embora ela aumentasse de peso bem, nunca chegou a baixar de peso nos primeiros dias.
        De tanto ouvir decidi ligar para a linha saúde 24, que foram impecáveis, e depois de eu lhes explicar como a Filipa mamava, chegaram á conclusão que ela continuava a fazer uma pega má e ingeria mt ar, e por isso chorava. Disseram-me como a ajudar a pegar, e não a deixar fazer do mamilo chucha.
        Realmente resultou, os mamilos curaram-se, ela engordou mt bem, e acalmou bastante, durante o dia mamava de 2 em 2 horas mas de noite dormia 4 a 6 horas seguidas sem mamar.

        Quando ela tinha 3 meses de vida, tive que ser operada à vesícula, desde que ela nasceu eu tive 6 crises, e andava literalmente a rebolar em casa, pois não queria ir de urgência para o hospital, para não me darem medicação que impedissem a amamentação.
        Fui a uma consulta e decidimos que era melhor operar, em vez de ter uma crise muito complicada e ser operada de urgência, comecei logo a tirar leite com a bomba para armazenar, para a minha bébé ter enquanto eu tivesse internada. O problema é que só tive 3 dias para o fazer, mesmo assim consegui tirar 1 litro e meio, mas não chegava, por isso falei com a pediatra e comprei uma lata de leite.

        Fui operada, e o médico a meu pedido, deu me anestesia própria para eu poder continuar a amamentar e a medicação indicada também, todo o pessoal achou piada, e eu era conhecida pela mamã que estava a amamentar. Tirei leite com a bomba, enquanto tive no hospital, com a ajuda do pessoal de enfermagem e do mau marido, e consegui manter o leite, é verdade que só tive internada 3 dias, mas estive sem comer 2 dias e a quantidade de leite diminuiu. Mas o pessoal médico (que foi espectacular) mandou-me para casa com medicação própria para amamentar, e pude fazê-lo assim que cheguei ao pé da minha bébé. Posso dizer que o meu leite chegou e sobrou, pois ela recusou mamar pelo biberão, só lhe conseguiam dar 30 ml, o suficiente para ela se aguentar.

        O que mais me comoveu, foi a primeira mamada que lhe dei do meu peito quando cheguei a casa, ela mamou que nem uma doida, e fazia festinha na minha maminha, foi lindo e um momento inesquecível. O resultado foi que ela embora não tenha perdido de peso nesses dias, também não aumentou, e ela passei a dar dos dois peitos, e antes só precisava de dar de 1.

        Pois é, passados 3 dias de eu estar em casa, tive uma subida de leite, com direito a mastite, um caroço, febre de 40 graus, e dores acutilantes quando ela mamava,, a mama estava quente, teimosamente, recusei ir ao hospital, pois tinha receio que me dessem medicação que impedisse a amamentação, telefonei para a SOS amamentação (obrigado foram 5 estrelas), disseram para eu tomar ben-u-ron para a febre, e tirar o leite nanualmente, no banho com massagens e tudo mais que voçês já sabem (nunca com bomba) e dar de mamar quando ela quisesse, o mais possível dessa mama. Levou 2 dias a febre a passar e as dores um pouco mais, mas passou.

        Quando ela tinha 6 meses foi para a ama, e não aceitou nem biberão nem copos, logo o leite que eu tinha armazenado acabou no lixo, toda a gente me dizia, "já lhe deste de mamar até aos 6 meses, já é muito bom, agora dá-lhe de fórmula", mas eu teimosa disse que não comia sopa, fruta, papa, e iogurtes na ama, e em casa leitinho da mamã.

        Cocluindo, que o discurso vai longo, a Filipa tem 18 meses e meio, ainda mama, o único leitinho que provou foi o da mamã, e esperamos que assim continue até aos dois anos.
        Só gostava de compartilhar com voçês que realmente amamentar é muito difícil, principalmente numa sociedade, em que a geração anterior não amamentou, e olha de lado para quem o faz, os comentários que eu tenho ouvido por ainda amamentar, são escabrosos, e chateia-me que eu tenha que me defender sobre um assunto que nem sequer devia.Pois as mamas são minhas e a filha também.

        Não sou contra quem não consegue, nem sou extremista, o bem estar da criança depende do da mãe, por isso amamentar tem de ser um prazer e não um sacrifício.
        Deixo-vos com uma frase da minha avó " Ó Filha deixa-me ver-te dar de mamar, que já não me lembro a última vez, que eu vi alguém a fazê-lo, nem a tua mãe, nem as tuas, tias, nem mesmo as tuas primas o fizeram. Realmente acho só me lembro de ter sido eu a fazê-lo" a senhora tem 75 anos.

        Beijos

        Vânia e Filipa

        PS. Um dia deviamos fazer um tópico sobre aquilo que nos dizem sobre amamentar mos os nossos bébés, para a mamãs que não o conseguem e têm que recorrer ao artificial, se sentirem acompanhadas na discriminação da nossa sociedade moderna, custuma-se dizer presa por ter cão, presa por não se ter.





        Afilhada - A doce Amélia Couto :-) 10-04-2012 nasceu um guerreiro, o Martim.

        Uploaded with ImageShack.us

        Comentar


        • #19
          RE:

          Olá a todas

          Não sei se deveria estar a postar aqui uma vez que apenas considerarei sucesso se conseguir amamentar a minha filhota em exclusivo até aos 6 meses e continuar....

          Durante a gravidez fui-me informando sobre amamentação, li tudo o que encontrei e, a conselho da enfermeira do curso de preparação para o nascimento fui massajando e aplicando creme nos mamilos nas últimas semanas... sempre quis muito amamentar e lá pelas 30 e tal semanas começava a ficar preocupada porque quase toda a gente com o mesmo tempo já tinha colostro a sair e eu nadinha...

          A minha filhota decidiu nascer às 38 semanas e logo após ser limpa e vestidinha ao meu lado foi posta a mamar... Mas, ao contrário do que relatam muitas mamãs não foi uma experiência enternecedora e agradável, eu não tinha muito jeito para lhe pegar, frágil e pequenita (na minha família não havia bebés há quase 30 anos por isso não tinha muito treino), mas com a ajuda da enfermeira ela lá pegou na mama para desatar aos berros, sim aos berros mesmo porque nada saía ainda no recobro, adormeceu (de cansasso), tadinha...

          Na enfermaria, tentava que ela mamasse, deitada o que ainda agora não me dá muito jeito... e ela sempre a chorar... até que adormecia...
          Ao fim do dia, chamei a enfermeira e disse que a bebé tinha fome, a enfermeira fez-lhe o teste da glicémia e disse que ainda estava dentro dos valores normais por isso não dava suplemento...

          Durante a noite, passou o tempo todo na mama a choramingar, fiquei com os mamilos em sangue até porque ela pegava mal na mama e eu apesar de saber isso, estava tão desesperada que deixava, só queria era que pegasse de qualquer maneira...

          De manhã, voltei a dizer à enfermeira que ela tinha fominha e desta vez após o tal teste à glicémia, levaram-na para dar suplemento, tadinha veio satisfeitissima e dormiu... Continuei a insistir com a mama mas ela acabava de mamar e chorava e tentava mamar em tudo, nas mãos, na fralda... E assim, durante o resto do tempo que estive na maternidade bebeu biberon, a seguir a mamar...

          Quando tive alta disse á pediatra que quase não tinha colostro e de subida de leite nada que me aconselhou Promil e deu o nome de uma marca de leite...

          Em casa a seguir à mama, continuei a dar biberon que ela parecia beber de um só gole...

          Apesar do biberon ela perdeu mais de 10% do peso e aos 15 dias ainda não tinha recuperado...

          Durante este tempo senti-me sempre triste por não conseguir alimentar a minha filha, como fiz tratamento de infertilidade para ela nascer, até pensava que não conseguia fazer nada sozinha...

          Finalmente uma semana depois do parto, tive a bendita subida ou descida do leite e apesar de não ter ficado com leite para dar e vender, ela sempre o acabou, mais ou menos, deixei de dar o suplemento e até hoje

          Claro que por ter biberon, ela ainda ficava mais danada com a mama por esta não deitar o que ela queria mas sempre insisti com a mama mesmo quando lá não havia nada ou quase...

          Isto para dizer que mesmo que no inicio tenhamos que recorrer a leite em pó e no meu caso foi mesmo necessário, podemos sempre amamentar se tivermos muita vontade...

          Há pouco tempo ela estava a aumentar pouco e eu até pensei dar biberon à noite mas ela agora nem com o meu leite no biberon pega

          Por fim queria agradecer as rspostas que obtive quando, cheia de dúvidas, me questionei se deveria continuar a amamentar por ela estar a aumentar pouco, foi uma fase e agora está normal

          Beijinhos e força que vale a pena o esforço...




          Comentar


          • #20
            RE:

            Oi, meninas!

            Emociono-me a ler as vossas histórias... Parabéns pela vossa força de vontade!!!

            vazinheira: que bom que tiveste a ajuda de profissionais informados que te ajudaram a manter a amamentação, normalmente quando a mãe está doente avança-se logo para o desmame, mas tal como mostraste através do teu testemunho, é possível continuar! Gostei muito da parte em que contas a primeira mamada a seguir ao teu regresso a casa, deve ter sido um momento maravilhoso! A frase da tua avó é uma realidade, falo com muitas grávidas que acham normal dar-se leite artificial, pois nunca viram mães a amamentar, por isso vamos todas dar de mamar onde calha para voltar a ser algo natural!!!

            soni76: o teu caso já é um sucesso e tenho a certeza que vai continuar a ser! Sim, há muito casos complicados de início mas que depois se conseguem ultrapassar!

            Jocas a todas e obrigado por partilharem as vossas histórias



            Patrícia Paiva
            - Educadora Perinatal
            - Conselheira em Aleitamento Materno
            - Professora Ginástica para Bebés

            BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

            Comentar


            • #21
              RE:

              Eu talvez seja das poucas, pelos vistos, que tem alguma queixa das pessoas que me atenderam no SOS amamentação, não sei se será política da "casa". Acho que é quase doentio o facto de quererem a todo o custo, independentemente do caso em concreto, da criança, da mãe, das condições que cada pessoa tem, que as mães amamentem...Este é o defeito que lhes ponho. É como se, para o SOS amamentação, todos os casos fossem solucionáveis, como se não existissem mães que efectivamente, e apesar de desejarem poder fazê-lo, não possam amamentar. É o radicalismo, o extremismo de que eu fui alvo nos vários telefonemas que fiz para lá que me chocou. É que a ideia que essas voluntárias me transmitiram é que tinha que amamentar a todo o custo, a minha filha não era devidamente alimentada, não tinha leite. Resposta: continue a amamentar....é quase chocante. Quase que posso dizer que é mais importante amamentar que o bem- estar da criança.
              É isto que me perturba e entendo isto como um extremismo camuflado.

              Estou a dar a minha opinião sincera, se calhar muita gente não pensa um pouco nisso. É também perturbador o facto de ser "quase" proibido dar alguma crítica mais negativa do SOS amamentação e da já tão famosa OMS, é tipo o "clã" do qual só se pode dizer bem... estranho...

              Bom, aí já vem molho....Quando dou a minha opinião sincera e quando essa opinião vai contra a opinião da maioria, acontece que neste fórum...cof, cof, já todas sabem, vai cair-me tudo em cima, salve-seja...




              “Se não puderes ajudar, atrapalha, afinal o importante é participar.”

              Comentar


              • #22
                RE:

                Carla, terás as tuas razões, nem ponho isso em causa, teria todo o gosto em "discutir" saudavelmente isto contigo, mas não me parece que seja o tópico indicado, talvez abrires um tópico ou procurares um outro, desculpa, só a minha opinião. Boa sorte a alimentares o teu menino da melhor maneira que ambos achem conveniente e melhor. Bj

                Comentar


                • #23
                  RE:

                  Olá Carla,

                  Realmente numa coisa tens razão, és das poucas que se queixa do SOS Amamentação. Mas sabes, para quem realmente sabe do assunto, praticamente todos os problemas são solucionáveis e há mesmo muitíssimo poucas mulheres que não podem mesmo amamentar. Serás tu uma dessas? Talvez ... porque não? Uma coisa sei, por conversas com várias pessoas ligadas ao assunto, há muitas mães que ligam à procura de soluções quando na realidade o que querem é uma desculpa para parar. Não estou a dizer que foi esse o teu caso, mas muito desse "fundamentalismo" aparece para que as voluntárias consigam perceber em que situação está a mãe que lhes liga.

                  Agora uma coisa te garanto, nenhuma voluntária põe a amamentação acima do bem-estar da criança, vêem é a amamentação como uma parte importante nesse bem-estar. Se não quisessem que todas as mães amamentassem, não eram voluntárias, não achas? Não te esqueças que é um serviço que vai muitas vezes contra a corrente do que muitos profissionais dizem, porque exploram a amamentação até ao limite - mas é um serviço de apoio à amamentação e outra coisa não podia ser de esperar!
                  Não percebo porque fizeste vários telefonemas se achavas que te estavam a prestar um mau serviço ... mas se realmente tens queixas aconselho-te a mandares-lhes um email com o teu caso e referires que te sentiste mal servida. Agora o """fundamentalismo""" vem com o território porque assim tem de ser ... lamento ...

                  Bjs
                  [hr]Sara - Mãe, Doula, Educadora Perinatal, Conselheira em Aleitamento Materno pela OMS/UNICEF e directora da Baby Signs Portugal - ufa!

                  Comentar


                  • #24
                    RE:

                    Oi, Carla!

                    Penso que as outras mamãs já disseram o que eu iria escrever, só queria acrescentar que tens sempre a possibilidade de abrir um tópico no fórum SOS Amamentação e assim darias oportunidade às voluntárias do SOS Amamentação, ainda não sou voluntária, mas pretendo ser e acredito que como em todos os serviços há pessoas que ficam satisfeitas e outras não!

                    Há casos complicados, mas tal como a Sara_Doula referiu, a percentagem de mães que não pode amamentar (mesmo por impossibilidade) é mínima, depois há: as que tentam e não conseguem por não ter ajuda, as que têm ajuda e mesmo assim não conseguem (muitas vezes a ajuda via telefone não é suficiente), as que não querem mas tentam na mesma só para não se sentirem culpabilizadas, as que não tem vida nem disponibilidade para amamentar e desistem, as que querem e conseguem sem qualquer problema, as que querem e conseguem, apesar das dificuldades, e foi para esses testemunhos que abri este tópico! E ainda haverão muitas mais... É difícil por telefone avaliar todas as situações! Por isso o ideal seria que todos os pediatras, enfermeiros, médicos em geral fossem formados para ajudar, e é nesse sentido que lutamos! OU pelo menos que houvessem Conselheiras em Aleitamento Materno espalhadas pelo país de modo a que este serviço fosse acessível a qualquer mãe! Noutros países isso já funciona assim, e a taxa de amamentação é algo de grande orgulho!

                    Jocas
                    Patrícia Paiva
                    - Educadora Perinatal
                    - Conselheira em Aleitamento Materno
                    - Professora Ginástica para Bebés

                    BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                    Comentar


                    • #25
                      RE:

                      mãede3 discordo o tópico chama-se "casos complicados...mas de sucesso!", então não posso participar porquê? porque tenho um caso complicado mas de insucesso no que toca aos telefonemas ao SOS amamentação? Isto é quê? Salazarismo? por favor!!! Aqui só aceitam casos de sucesso?
                      Viva a democracia...

                      Sara DOula
                      "Realmente numa coisa tens razão, és das poucas que se queixa do SOS Amamentação" ironia camuflada, muito desagradável
                      "praticamente todos os problemas são solucionáveis", dizes bem "praticamente", o problema é ele não ser tido em conta.
                      "Não percebo porque fizeste vários telefonemas se achavas que te estavam a prestar um mau serviço ...", erm...ora vamos lá ver se explico, fiz vários telefonemas para casos diversos. SE eu dissesse que tinha ligado uma vez, talvez dissesses que um telefonema não é suficiente para uma crítica. Fiz vários, logo também não dá? Por favor...
                      "mas se realmente tens queixas aconselho-te a mandares-lhes um email". SE as respostas forem respostas sérias e "democráticas" valeria a pena, o meu receio é que...
                      "Agora o """fundamentalismo""" vem com o território porque assim tem de ser ... lamento ..." Levas-me a pensar que admites haver "fundamentalismo", o que valida a minha opinião

                      É de lamentar Sara Doula todas as frases tuas acima citadas. Julgo que ficava melhor teres-me dado a tua opinião, ponto de vista, explicação até sobre o processo sem ser jocosa, irónica de forma velada em relação à minha pessoa . Tinha ficado muito melhor. Fica tão mal...

                      Obrigada APPM pela tua resposta. Tens razão no que dizes, eu conheço casos assim, o meu caso não foi esse infelizmente, são outras coisas, outras situações, outros problemas..."acredito que como em todos os serviços há pessoas que ficam satisfeitas e outras não!" Obrigada pelo teu discernimento.
                      Quanto a abrir um tópico na Amamentação a Sara Doula retirou-me toda a vontade ou razões para fazê-lo, para quê?que horror, a sério...




                      “Se não puderes ajudar, atrapalha, afinal o importante é participar.”

                      Comentar


                      • #26
                        RE:

                        Inserido Inicialmente por carla76
                        discordo o tópico chama-se "casos complicados...mas de sucesso!", então não posso participar porquê? porque tenho um caso complicado mas de insucesso no que toca aos telefonemas ao SOS amamentação? Isto é quê? Salazarismo? por favor!!! Aqui só aceitam casos de sucesso?
                        Viva a democracia...
                        Nao é Salazarismo, é apenas bom senso. Se eu meto um tópico porque estou dividida entre sapatos pretos e vermelhos, não faz sentido virem falar de camisolas verdes. As opiniões são bem vindas, sempre, mas que sejam minimamente dentro do assunto (digo eu, que não estou nada a fazê-lo lol - mas percebem o que quero dizer).

                        Inserido Inicialmente por carla76
                        É de lamentar Sara Doula todas as frases tuas acima citadas. Julgo que ficava melhor teres-me dado a tua opinião, ponto de vista, explicação até sobre o processo sem ser jocosa, irónica de forma velada em relação à minha pessoa . Tinha ficado muito melhor. Fica tão mal...
                        Tu é que meteste uma mensagem assumindo que ias ser criticada, e por isso acho que seja o que for que eu tivesse escrito aqui ias interpretar como uma crítica. Eu não faço ironias camufladas nem sarcasmos. Se vês tudo o que te dizem dessa forma, isso é contigo. Tu é que disseste que quando se dá a sua opinião se é criticada e acabas por fazer aquilo que condenas - eu tentei ser o mais respeitosa possível e tu criticas ...

                        Se tens queixas do SOS Amamentação deves reclamar (e a sugestão da APPM era no fórum do SOS, não aqui). Se não o queres fazer, não faças. Eu quando escrevi fundamentalismo pus muitas aspas precisamente porque não gosto desse termo, e não me ocorre nenhum melhor. Se tu o queres usar de pleno significado fá-lo. Afinal, todos temos direito à nossa opinião e a exprimi-la livremente.

                        E agora voltando ao tema ...

                        Não posso dizer que tenha tido situações muito complicadas com as minhas filhas, mas foram dificuldades que foram resolvidas e que nos permitiram continuar a desfrutar da amamentação!

                        Da mais velha as coisas começaram logo mal porque eu não aprendi a fazer uma pega correcta - resultado, mamilos gretados. As dores eram muitas, horríveis, de morder os lábios para não gritar e de me virem as lágrimas aos olhos. Ela chegava a bolsar sangue meu ... Com o apoio do SOS lá fui corrigindo algumas coisas e com o tempo os mamilos sararam. No entanto, atingiu-nos o problema do peso e lá fomos nós encaminhados para o suplemento. No entanto, e embora ninguém me tenha dito nada, eu sempre interpretei o suplemento como isso mesmo, um suplemento à mama. Sempre dei a mama 1º, dos dois lados e só depois ia o biberão. E não é que a rapariga se auto-desmamou do biberão? Passou a beber cada vez menos, chegava a haver alturas em que nem lhe pegava e por isso acabei por parar com ele e continuar só com a mama ! Hoje apercebo-me do quão perto estivemos de perder a amamentação e sinto-me muito grata por as coisas não terem ido por esse caminho!

                        Da mais nova, os problemas foram diferentes. Para começar tive uma descida do leite absolutamente brutal, a juntar ao facto de ter o marido e a outra filha ambos com amigdalites e de ter tido um parto há 3 dias, com bastantes pontos no períneo - ou seja eu estafada e toda dorida a cuidar de todos lá em casa e depois aquela descida do leite ... Arrasou-me por completo, foi muito complicado ... E na altura o SOS estava em baixa e muito pouco operacional ... recorri à única moderadora da La Leche League que havia em Portugal na altura e foi ela que me safou. E quando a situação melhorou veio o excesso de produção ... a pequenita engasgava-se toda, engolia ar que só visto, chorava por ir mamar e eu com um peito que parecia que ia arrebentar. Pus-me na net, lá descobri por mim o que se estava a passar, fui implementando algumas das dicas até a produção estabilizar e a partir daí foi um mar de rosas que durou até aos 10 meses.

                        Tenho tido oportunidade de falar com algumas mães que têm histórias absolutamente espantosas de motivação e vontade. Pequenas ou grandes dificulades, é sempre com satisfação que algures uma mãe as consegue ultrapassar e usufruir desse acto maravilhoso que é amamentar!

                        Bjs
                        [hr]Sara - Mãe, Doula, Educadora Perinatal, Conselheira em Aleitamento Materno pela OMS/UNICEF e directora da Baby Signs Portugal - ufa!

                        Comentar


                        • #27
                          RE:

                          Obrigado pelo teu testemunho, Sara!

                          Em relação às restantes questões, nem vou comentar!

                          Tal como tu, acredito que com vontade, confiança, informação e apoio adequado quase todas as complicações são contornáveis, por vezes é necessário a introdução do suplemento (preferencialmente de leite materno), mas aos poucos e com paciência quase todas as mães conseguem amamentar, se o desejarem! Digo quase pois há casos que, por impossibilidade física da mãe, não se consegue produzir leite suficiente, mas esses casos, como já referi são raros!
                          Muitos dos casos devem-se mais a razões psicológicas, como por exemplo quando o stress do bebé não aumentar, faz com que o peito produza menos e torna-se num ciclo vicioso... Muitos dos casos devem-se a más práticas dos médicos (quer seja no momento do parto e puerpério, quer seja depois em consulta)... Muitos casos são por simples desistência da mãe, por não querer amamentar ou por achar que o suplemento é normal e todos os bebés a qualquer altura da vida tem de tomar... Há tantos casos que é difícil expô-los aqui todos e cada caso é um caso! Por isso é que o SOS Amamentação foi criado e tenta resolver cada caso individualmente, é claro que não é possível ajudar todos os casos, e por telefone é difícil avaliar todas as situações! Por isso é que seria importante que houvessem mais médicos, mais enfermeiros, mais voluntárias formados e dispostos a ajudar, espalhados pelo país!

                          Jocas
                          Patrícia Paiva
                          - Educadora Perinatal
                          - Conselheira em Aleitamento Materno
                          - Professora Ginástica para Bebés

                          BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                          Comentar


                          • #28
                            RE:

                            Bem, até hoje os maiores problemas que tive com a amamentação foram no ínicio, a subida do leite e os mamilos doridos, mas actualmente é o encaroçamento do meu peito esquerdo. Não sei porque acontece, mas é sempre com aquele.
                            Banho e massagens não resultam e tenho que recorrer sempre a sacos de água quente, ficando sempre com queimaduras de 1º grau naquela mama. A última vez que me aconteceu foi no primeiro dia de férias, dia 3 de Setembro e como é lógico não tinha levado a botija salvadora (naquela semana aconteceu-me 3 vezes).
                            Fiz de tudo, massagem, "espancamento da mama" (eheh), muita água quente, muito chuveiro, após várias horas lavada em lágrimas e cheia de dores, fui dormir, porque estava exausta. A meio da noite fui buscar o pimpolho que normalmente não consegue resolver o assunto sozinho, mas naquele dia decidi dormir com ele pendurado na mama.
                            Assim foi a noite toda e de manhã tinha o problema resolvido.
                            Sei que isto vai continuar a acontecer, apesar de nunca ter feito mastite, é muito doloroso e revolta-me já ter acontecido perto de uma dezena de vezes. Não percebo porque acontece e porquê sempre na mesma mama, talvez tenha um ducto mais estreito e entupa facilmente.
                            De qualquer forma vou continuar a amamentar em exclusivo até aos 6 meses e depois gostaria de ir até aos 2 anos, se possivel.
                            Em relação à questão da SOS Amamentação, nunca precisei de ligar, mas já consultei o fórum, pelo motivo acima referido.
                            Acho normal as voluntárias tentarem a todo o custo que a mãe consiga amamentar e afinal, não é por isso que as mamãs ligam a pedir ajuda?
                            Se o que querem ouvir é: Deixe estar, compre uma latinha de leite, se calhar ligaram para o número errado.

                            Comentar


                            • #29
                              RE:

                              Inserido Inicialmente por Ritagameiro
                              Se o que querem ouvir é: Deixe estar, compre uma latinha de leite, se calhar ligaram para o número errado.
                              Exactamente! Se querem a palmadinha no ombro, estão no local errado... Também parto do princípio que as mães querem ser ajudadas, se não querem, não leiam os meus posts...

                              Rita, em relação ao teu encaroçamento, realmente podes ter algum ducto mais estreito nesse peito, ou pode ser a maminha preferida do teu pimpolho e produz mais, no meu caso também é a esquerda a que ele prefere e essa produz quase pelas duas! Sugiro que para prevenir faças massagens sempre que tomas banho e experimentes posições diferentes! Não sei se já abriste algum tópico sobre isso no Fórum SOS Amamentação, eu por vezes não respondo lá por não ter ainda experiência suficiente mas costumo ir lá ler e as voluntárias que respondem lá (quando podem, pois realmente têm vidas muito atarefadas) tentam sempre responder primeiro a essas questões mais complicadas!

                              Jocas e continuação de uma excelente amamentação!

                              P.s.: tens um bebé lindão!!!
                              Patrícia Paiva
                              - Educadora Perinatal
                              - Conselheira em Aleitamento Materno
                              - Professora Ginástica para Bebés

                              BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                              Comentar


                              • #30
                                RE:

                                Inserido Inicialmente por APPM
                                Inserido Inicialmente por Ritagameiro
                                Se o que querem ouvir é: Deixe estar, compre uma latinha de leite, se calhar ligaram para o número errado.
                                Exactamente! Se querem a palmadinha no ombro, estão no local errado... Também parto do princípio que as mães querem ser ajudadas, se não querem, não leiam os meus posts...

                                Rita, em relação ao teu encaroçamento, realmente podes ter algum ducto mais estreito nesse peito, ou pode ser a maminha preferida do teu pimpolho e produz mais, no meu caso também é a esquerda a que ele prefere e essa produz quase pelas duas! Sugiro que para prevenir faças massagens sempre que tomas banho e experimentes posições diferentes! Não sei se já abriste algum tópico sobre isso no Fórum SOS Amamentação, eu por vezes não respondo lá por não ter ainda experiência suficiente mas costumo ir lá ler e as voluntárias que respondem lá (quando podem, pois realmente têm vidas muito atarefadas) tentam sempre responder primeiro a essas questões mais complicadas!

                                Jocas e continuação de uma excelente amamentação!

                                P.s.: tens um bebé lindão!!!
                                Não acho que o Edu tenha uma mama preferida. a maior diferença que noto nelas é a tirar leite. E por incrivel que pareça consigo tirar bem leite da mama que encaroça e da outra só com Syntocinon.
                                O pimpolho esvazia as duas mamas na boa, nunca notei que tivesse dificuladade em alguma
                                Tenho que me conformar, mas vou seguir o teu conselho. Nunca escrevi no SOS amamentação, mas de vez em quando consulto.
                                Sabes que eu era daquelas que achava que ia detestar amamentar e que se o fizesse não era à frente de ninguém.
                                Enganei-me redondamente, é o que mais adoro na vida e nas minhas férias, não houve restaurante no Algarve onde entrasse que não visse as minhas mamas. Eheh!
                                O teu tb é um borracho.

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X