Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mães oms

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    RE: MÃES OMS

    Boa Dulsa grd topico estou a adorar ler-vos!



    Tenho mt pena de n ter conseguido a exclusividade ate aos 6 meses...e agora vejo q podia ter feito mt mais q fiz realmente! Tive mts dificuldades em fazer stock de LM p o pai dar em tds as refeiçoes e como tal o afonso começou a comer uma refeiçao de solidos (o almoço) aos 4 meses e meio e as outras refeiçoes de LM. Se calhar, podia ter feito mais... mas agora tb n vale a pena marterizar-me...mas concordo plenamente c a Maeaos30 em relaçao a trabalhar e amamentar (em exclusivo ou n).



    Tenho varias amigas (se nao todas q tem filhos) q deixaram de dar mama mt pouco tempo dps d retomarem o trabalho. As razoes são variadas...pq ficaram sem leite agora q o bebe n mamava de dia (?), pq ao introduzir o LA (supostamente p dormirem a notie toda!!!) o bebe começou a recusar a mama, pq se cansavam mt ao dar mama, pq qd os dentes começaram a nascer as magoava ou simplesmente lhes fazia confusao dar de mamar a um bebe c dentes (??!!), enfim...ja ouvi inumeras razoes/explicaçoes! Acredito q todas pensassem q estavam a fazer o melhor p os seus filhos!!! Acredito mm!!! Pq infelizmente este cantinho é uma ilhota minuscula num vasto oceano. Como tal, a maioria das maes n se informa sobre a amamentaçao.



    Eu tb cedi, ha uns meses ao LA. Pq o Afonso chorava imensoooooo apos cada mamada e eu tinha as mamas "vazias" e so saiam umas gotinhas e la cedi ao LA. Felizmente, tive o apoio de mts meninas daqui, da CAM Babs (incansavel e sempre disponivel) e consegui tirar por completo o LA



    Passei por dificuldades, superei obstaculos e, confesso, q as vezes, qd surge alguma mudança, sinto ansiedade...tenho medo de falhar (novamente!), mas dps penso vossas nas palavras (sabias!!), nomeadamente da minha querida Rute (rbalmeida), companheira marciana de 2008:arose: e ganho força p continuar!!



    Por isso (e por mt mais) obrigada a todas!!!


    [/url]


    o nosso blog
    http://pontodeviragem-rlla.blogspot.com

    Comentar


    • #17
      RE: MÃES OMS

      A exclusividade dos seis meses não é fácil mesmo para quem está em casa como eu.



      As razões para eu ter começado com a alimentação complementar foram:

      1) Como nasceu prematuro tive medo que as reservas de ferro não fossem muitas e que ele precisasse de começar a comer. desde os 4 meses que andava preocupada mas lá me aguentei até quase aos seis. Daí também advém que comecei com as sopas e não com frutas ou papas de cereais.

      2) O bebé ficava pasmado a olhar-nos comer, parecia mesmo que tinha fome. Então convenci-me que ele era capaz de já querer comer.

      3) Os intervalos das mamadas foram sempre inferiores a duas horas. Achei que era porque se calhar tinha mesmo fome....

      4) Quando começou a comer adorou, comia imenso e muito bem, sem cuspir nem fazer cara feia. agora é bem pior. Vai daí convenci-em mesmo que tomei a melhor opção.



      Se soubesse que ia dar prendas tinha esperado mais uma semana ...



      Em relação ao trabalho deve ser mais complicado amamentar do que estando em casa. No entanto eu agora tenho certos problemas. Por um lado, por vezes tenho que me ausentar (por causa do trabalho) e não estou minimamente preparada. Não tenho leite em stock, não tenho o marido preparado para me aturar o miúdo, ele próprio está mal habituado porque é um mãezeiro. Vai daí não posso passar noites fora (a não ser que queira deixar o miúdo a chorar com fome e de saudade) e mesmo durante o dia tenho muitas dificuldades. Eu também vou a congressos e seminários e já tive que estar só meio dia, fazer a conferencia e vir embora. Chego a casa e tenho o meu filho de olhos vermelhos porque não dorme, não come e fica demasiado desperto. É um stress. Se eu tivesse um trabalho normal ele já estava habituado e eu também e já nos tínhamos arranjado com esquemas mais ou menos elaborados. É só um desabafo, cada uma tem as suas dificuldades mas imagino que deixar um bebé de 4 meses numa creche seja uma dor no coração....



      Bjs

      Comentar


      • #18
        RE: MÃES OMS

        Esqueci-me dos restantes dados. Eu sou a Rita e o meu filhote é o Eduardo.

        Comentar


        • #19
          RE: MÃES OMS

          Mãeaos30 (09-05-2010)O meu contributo (além dos dados que mandei por PM) é especialmente dedicado às mães que voltam ao trabalho cedo:



          Querer ou ter que voltar a trabalhar cedo não tem que ser impedimento para manter a amamentação! Ouço tantas vezes o comentário "tive que intrododuzir o LA/ desmamar porque voltei ao trabalho)" e tenho pena que as pessoas não se informem o que se pode fazer para manter as maminhas a funcionar :-).

          A amamentação prolongada é ainda vista como algo que só mães que não trabalham fora de casa podem fazer e isso não é verdade.

          Eu voltei ao trabalho aos 4 meses por opção, mantive a amamentação em exclusivo até aos 6 meses e complementar até aos 21 meses. Deu trabalho, porque implicou andar a tirar LM com regularidade, mas sinceramente não foi nenhum sacríficio.

          Felicidades a todas!


          Nem sempre corre assim tão bem. Comigo nunca correu; 1º recusa do bebé, 2º impossível conseguir tirar leite com a bomba - em pouco tempo não havia leite. Não pensei em desmamar ou coisa parecida, mas o regresso ao trabalho aconteceu pouco tempo depois da introdução dos sólidos, e tudo contribuiu para q pouco tempo após o regresso ao trabalho a amamentação acabasse.



          O que não impede que numa eventual 3ª oportunidade não voltasse a tentar.

          Comentar


          • #20
            RE: MÃES OMS

            Ola ola



            Ta,mbém me junto ao grupo



            Amamento o Martim com muito orgulho



            Amamentei em exclusivo até aos 5 meses e meio (bem a passar faltava uma semana para o Martim fazer 6 meses) como o teu menino Dulsa o Martim nasceu prematuro e eu sempre tive uma pressão muito grande, porque ele poderia não estar a tomar os nutrientes todos



            Metas é um dia de cada vez, mas gostaria muito muito muito chegar aos 24 mses





            beijinhos parabens pela iniciatavia
            O dia mais feliz 01 de Julho de 2009 nasceu o Martim



            http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 21



            As minhas queridas e maravilhosas Madrinhas:

            Marisa&Madalena - a Madalena nasceu a 27 de Julho de 2009

            Rutexana - o Ricardo nasceu a 4 de Agosto de 2009

            A minha linda afilhada: Biscoitinha - o Elias nasceu a 3 de Julho de 2009

            Comentar


            • #21
              RE: MÃES OMS

              Esqueci-me dos dados hihi



              Flor e bébé Martim data nascimento 1 Julho 2009, data conclusão depois de julho de 2011
              O dia mais feliz 01 de Julho de 2009 nasceu o Martim



              http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 21



              As minhas queridas e maravilhosas Madrinhas:

              Marisa&Madalena - a Madalena nasceu a 27 de Julho de 2009

              Rutexana - o Ricardo nasceu a 4 de Agosto de 2009

              A minha linda afilhada: Biscoitinha - o Elias nasceu a 3 de Julho de 2009

              Comentar


              • #22
                RE: MÃES OMS

                Bom dia!



                Chamo-me Isabel e também gostaria de me juntar ao grupo: a Benedita nasceu em Dezembro de 2009 e só é alimentada com o leitinho da mãe. Se tudo correr bem, assim vai continuar até aos 6 meses.

                Como complemento, enquanto eu puder e ela quiser, sendo certo que a meta será Dezembro de 2011!



                Como sou profissional liberal, em Fevereiro já estava quase em plena actividade, trago trabalho para casa e três manhãs por semana a bebé fica com a minha mãe. Para ter sempre maminha, ela come antes de eu sair, e quando chego já está na hora da maminha outra vez! Só tomou biberão em situações mesmo muito pontuais e só com o meu leite! Sinto-me muito orgulhosa pois acho quer estou a dsempenhar bem esta função e a fazer o que, na minha opinião, é o melhor para a minha filhota!



                Beijinhos para todas e parabéns pela iniciativa

                Fifi
                :kitty:

                http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 22





                Companheira de barriga: s&du

                Comentar


                • #23
                  RE: MÃES OMS

                  Caalex (10-05-2010)

                  Nem sempre corre assim tão bem. Comigo nunca correu; 1º recusa do bebé, 2º impossível conseguir tirar leite com a bomba - em pouco tempo não havia leite. Não pensei em desmamar ou coisa parecida, mas o regresso ao trabalho aconteceu pouco tempo depois da introdução dos sólidos, e tudo contribuiu para q pouco tempo após o regresso ao trabalho a amamentação acabasse.

                  O que não impede que numa eventual 3ª oportunidade não voltasse a tentar.


                  Pois nem sempre corre bem.

                  Na minha inexperiente opinião penso que o grande problema foi a recusa do bebé. Porque conheço casos de mulheres que continuaram a amamentar apenas uma ou duas vezes por dia depois de começarem a trabalhar. O corpo adaptou-se a essa baixa produção.



                  Mas de qualquer forma penso que o que não funcionou convosco foi de facto a dupla mãe / bebé. Se a tua filha fosse alérgica ao leite e vez de beber um docinho LA passava a beber um amargo leite vegetal, se calhar pensava duas vezes antes de recusar a mama. No fundo as características da criança ditam as suas escolhas mas também as características da mãe. Se tu fosses vegetariana e te recusasses a dar LA, também poderia ter acontecido a não ocorrência do desmame.



                  As pessoas podem pensar : ai e tal que cruel dar leite vegetal e um bebé que pode mamar LA! Pois o que os outros pensam a mim não me afecta grandemente. E se a mãe quer muito amamentar terá que se munir de subterfúgios mais ou menos elaborados para o conseguir. Afinal ela ainda é o membro mais pensante da dupla.



                  Isto não é para dizer que podias ter feito isto ou aquilo, é só para dizer que é de facto uma questão da dupla mãe / bebé. É a dupla que decide, consegue ou falha. É importante ter esta ideia, porque nos dá uma perspectiva diferente daquilo que podemos fazer e daquilo que estamos dispostas a fazer.



                  Bjs

                  Comentar


                  • #24
                    RE: MÃES OMS

                    Então curiosidades nossas :

                    * A Bárbara recusava a maminha aquando da descida do leite porque...as mamas estavam demasiado cheias e duras. Andei umas 48horas a descobrir a razão pela qual ela não queria mamarAté pensei que fosse da roupa que ela tinha vestida (ui ca troll que eu sou!!! lol)



                    * A Bárbara tem crescido a olhos vistos....mas eu não faço ideia de quanto pesa e de quanto mede. A última vez qe a pesei foi em casa de uma das minhas afilhadas quando ela fez 1mês( Paulinha) e se querem saber já nem me lembro qt marcou a balança :P Aqui não há relógios nem balanças. Mas há rotinas e como vejo que ela faz bem xixi e vai ficando mais pesada opto por andar descontraída.



                    * A Bárbara faz uma pega incorrecta(dá uns estalinhos com a boca quando mama), de repente começou a fazê-lo e como eu não tenho nenhuma sensibilidade mamária, e ela tem recebido e estimulado o leite que precisa não tenciono corrigir...mas tou atenta.



                    *A Bárbara não faz sonos compridos durante o dia. Dorme uns 10minutos , a não ser que esteja ao meu colo...De noite dorme no minimo 6horas, mas esta noite até fez 8horas de sono seguidas...As minhas mamas pareciam calhaus da Serra de Sintra.



                    * Fui para as urgências com cólicas renais e a Bárbara dormiu no parque de estacionamento (de dia) 4horas seguidas ao pé do pai...acordou para eu lhe dar mama e a seguir dormiu outra vez como que a dizer para eu não me preocupar com ela.... Tentaram dar suplemento quando eu estava a fazer uma peq.cirurgia, mas eu cheguei a tempo de lhe dar mama, já o biberon estava a ser posto na boca dela Agarrou-se à mama e ficou ali 1hora pelo menos, como que a dizer que tinhamos saudades uma da outra. Comecei a tirar leite por causa disto, e saco bem à bomba e manualmente.



                    E pronto vou partilhando à medida que me vou lembrando.

                    Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                    Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                    Comentar


                    • #25
                      RE: MÃES OMS

                      Ora aqui está uma boa iniciativa!



                      Aqui vão os meus dados: o André nasceu a 20.04.2009, foi amamentado em exclusivo até aos 6 meses, e ainda continuamos. Pretendemos que seja enquanto ambos disfrutarmos destes lindos momentos!

                      Apesar de eu ter começado a trabalhar quando ele fez os 5 meses, consegui sempre tirar leite e até hoje ele não provou mais nenhum leite que não o meu.


                      [hr]



                      Madrinha: NinaLDS (Duarte - 22.04.09)
                      Afilhadas: MJL (João - 04.05.09), nuskinha (Dinis - 16.03.09) e Tanaxen (Joana - 04.04.09)
                      Madrilhada: anibla

                      Comentar


                      • #26
                        RE: MÃES OMS

                        Mais uma mamã que se quer juntar ao vosso cantinho.



                        Somos a Tânia e o Martim, ele mamou em exclusivo até aos 6 meses, e neste momento vamos em mais de 20 meses de amamentação.

                        Foi muito fácil amamentar o MArtim desde o dia em que nasceu, ainda continua a ser um prazer para ambos.



                        O Martim nasceu a 27/08/08.




                        Comentar


                        • #27
                          RE: MÃES OMS

                          Olá juntei-me ao cantinho mas faço aqui uma breve apresentação, do meu 1º filhote amamentei até aos 4 meses, porque ele num dia chorou q queria leitinho e as mamocas n deitavam mais e liguei ao pedi q receitou logo LM, burra!! n tinha informação q tive hoje senao tinha estimulado mais as maminhas pedido ajuda, sei lá. depois aos 6 meses deixou o LM por completo por parvoice minha q achei cansativo demais dar maminha e depois biberon era + facil o biberon logo..



                          bem desta vez com muita mais informação que pesquisei ao longo de antes de estar gravida e durante a mesma, estou a amamentar a minha filha com muito orgulho adoro dar maminha e tambem me sinto muito mais tranquila desta vez do que da primeira, ouço coisas parvas como ela "ta viciada na mama" pq ela nao usa xuxa ( n aceita) e como mama em livre demanda as vezes pode mamar as 13h e depois as 14h e isso faz confusão as pessoas.



                          Mas quero muito amamentar até aos 6 meses em exclusivo e depois até aos 2 anos ou mais...quero conseguir e conto com a vossa ajuda para isso mesmo...







                          e para terminar so vos queria contar a da minha sogra nao tem muito a ver com a amamentação em si...mas ... ligou-me e a lara tava a choramingar pq a mama saiu da boca e ela tao que ela tem? e eu ta chorar pq a mama saiu da boca,ela: deixa a chorar que faz bem aos pulmoes e eu sim.. e ela o menino nao fala bem pq nao o deixavas chorar e eu sim.... e desmanchei me a rir e ela desligou pq vinha la o patrao, o meu filho falar fala mas é muito espanhol ..lolo eu percebo praticamente tudo mas pronto. nao sabia que deixar os bebés chorar fazia bem aos pulmoes e desenvolvia a fala...será que é so em bebes?? é que o meu filho ta na fase das birras e com o que chora e grita na rua ja devia falar ingles...lol

                          Madrinha e Afilhada da : alegria com o Di , da Dea com a Leonor, da Danny1999 com o Rafael... Obrigada a Todas por tudo são 5*
                          http://nuvemzinhas.blogspot.com/ - Artigos Novos para Bebés e Crianças.. Almofadas de Amamentação, Slings, Sacos de Dormir, Malas de Maternidade, Sacos de Maternidade , Muda fraldas e muito mais, Tudo Personalizado

                          Comentar


                          • #28
                            RE: MÃES OMS

                            bem, tb me junto.



                            paula&marta&di; diogo; masculino; a amamentar desde 16 Março



                            o di é um caso especial . não tá bem a amamentação exclusiva mas num mês e 3 semanas ainda só bebeu uns 6 biberons de LA.



                            isto pq o di bolçava imenso. de maneira que quase saia o leite todo. não é que o prejudicasse no desenvolvimento pq o di tá muito grande, num mês e meio engordou 2kg.



                            o problema é que ele mama de 2 em 2 horas dia e noite (embora agora os intervalos estejam a aumentar aos poucos principalmente de noite), contando do inicio de uma mamada ao inicio da proxima. depois como bolçava, signifaciva que dormia entre as mamadas cerca de 10 min e eu tb.



                            esta a ficar completamente esgotada e ele tão pekenino precisa mt de dormir qq coisa. por isso lhe dei o LA, em AR. com o biberon fazia um intervalo 4 horinhas seguidas e não bolçava. foi a solução na altura.



                            depois melhorou no bolçar e começou a dormir nos seus intervalos noturnos de 2 horas e eu deixei de dar o biberon, já faz mt tempo.



                            por isso embora não tenha sido até hoje em exclusivo, é quase.



                            no caso da minha filha, tudo correu mal e acabei por ficar sem leite aos 3 meses e meio. agora queria amamentar para já até aos 6 meses e depois tentar os 12 ou 18 meses. baby steps!

                            Comentar


                            • #29
                              RE: MÃES OMS

                              PipocaeMiguel (Filipa e Miguel) : O Miguel nasceu a 04/04/2007. Em exclusivo 6 meses e 1 semana, 2 anos concluídos.




                              A caminho das 600 receitas!, o MANJAR das DEUSAS

                              Afilhada babada e orgulhosa da Associação de Madrinhas da PipocaeMiguel

                              Comentar


                              • #30
                                RE: MÃES OMS

                                Mais uma para a lista!



                                ceuazul - Tânia e bébe João



                                Em exclusivo até aos 4 meses e meio. Não foi mais por indicação do pediatra (que não me aqueceu nem arrefeceu...) e pressão do papá, que queria dar comida ao bébe... como ia começar a trabalhar aos 5 meses, cedi. Hoje seria mais firme, porque ele começou a aumentar muito menos quando introduzi as papas. Tendo em conta que é um bébe que nasceu com uma desaceleração no crescimento intra-uterino, com 2,010kg às 38 semanas, e está actualmente entre o percentil 5 e 10, bem podia ter engordado mais um pouco só na maminha...



                                Tivemos de superar o obstáculo da hipoglicémia à nascença devida ao baixo peso, da falta de sucção, 3 dias a soro, de uma subida do leite tardia (só na noite do 4º para o 5º dia), mamilos de silicone como unica forma de pega (que eliminamos às 8 semanas), mamadas interminaveis a partir das 21h (que leveram o pedi a sugerir LA como suplemento, que ele iria dormir tranquilo de barriga cheia... Conclusão: nunca bebeu mais de 20 ml, ficava super-acordado a seguir, e depois queria mama até adormecer... Acabei com isso em poucos dias).



                                Só começou a correr sobre rodas entre os 2 e os 3 meses, e mesmo assim sempre a mamar no máximo de 2 em 2 horas, dia ou noite... De vez em quando lá tinha um brinde de 3 ou 4 horas...



                                Tirei leite manualmente durante 2 meses no trabalho, deixei de tirar porque as condições se tornam muito duras, devido a obras no edificio (um piso sobrelotado, uma casa de banho cheia de gente a entrar e a sair, a bater à porta porque estava a demorar muito...). Ao falar com a minha CAM, percebi que o João mama vezes suficientes durante o resto do dia/ noite, e que me estava a afectar a mim o stress de ter de tirar leite...



                                Hoje em dia mama de manhã antes de sair de casa, à tarde assim que chegamos, antes de dormir, e 2 ou 3 vezes durante a noite.



                                Cá continuamos alegremente, a meta dos 2 anos é em Setembro de 2011.


                                29/Setembro/2009 - O João António nasceu às 37s+5d, com 2,010kg e 43cm

                                18/Outubro/2011 - Adeus estrelinha... viveste 8 semanas, 13 semanas comigo...


                                Sócia nº 28
                                CAM UNICEF/OMS

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X