Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Desmame pela minha saúde mental

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Desmame pela minha saúde mental

    Olá a todas!
    Tenho uma reguila com quase 13 meses que sempre nos deu más noites...aos 3 meses resolvi colocá-la na nossa cama e a coisa compôs-se. No entanto de há uns tempos para cá que acorda inúmeras vezes durante a noite (já cheguei a contar 12/13 vezes) só para se agarrar à minha mama (é que da chucha também nunca gostou, apesar de ter experimentado aí umas 20 diferentes, a única coisa que faz é mordê-las).

    Eu ando estoirada, cansada, podre, magra e prestes a perder a minha sanidade mental. A minha profissão exige que eu ande o dia inteiro de carro e já noto que os meus reflexos são muito lentos, já para não falar que acabo por descarregar o meu stress no meu marido.
    Eu sei que fui eu que criei o "mau" hábito de fazer da mama chucha e de dormir na nossa cama, mas quem nunca pecou que atire a primeira pedra. Falei com a pediatra e ela aconselhou-me a deixá-la uns dias em casa de alguém para fazer o desmame, mas isso para mim é impensável. Na creche já pedi para lhe começarem a dar leite e ontem o meu marido conseguiu dar-lhe 60ml antes de dormir, mas mesmo assim quis adormecer na minha mama (ainda esvaziou um peito e deu umas sugadelas no outro, é que eu também já não tenho muito leite, produzo o dia todo, mas pouca quantidade). Durante a noite acordou 2 vezes, mas eu não lhe dei nada, chorou, berrou e acabou por voltar a adormecer no colo do pai. Só voltou a pedir por volta das 7h, dei-lhe e quando acabou tirei-lhe o peito, ainda acabou por choramingar mais um bocado porque queria "chucha". Claro que me custa deixá-la chorar e sou grande defensora da amamentação, mas já estou excessivamente cansada e tudo isto começa a afectar o meu casamento, uma vez que a cama só serve mesmo para dormirmos os 3...

    Eu quero fazer uma coisa de cada vez. Primeiro a mama, depois a cama dela e um dia o quarto dela. Mas ando meia perdida. Já fiz muitas pesquisas, mas não consigo chegar a conclusão nenhuma. Já pensei em secar o leite e assim ela perde o interesse no peito, ou não será assim?

    Alguém que tenha passado por algo semelhante que me possa ajudar?

    Obrigada e desculpem o testamento.
    Beijinhos

  • #2
    Olá!

    Tenta o desmame nocturno.
    Por exemplo da meia noite às 7 não lhe dás mama, choro o que chorar. O pai tem é que te ajudar.... Depois dessa hora e antes dás maminha.
    Pode ser que resolvas o teu problema só com o desmame nocturno, sem teres que fazer um desmame radical e sem secares o leite, que penso que será uma má opção...

    Bjs e boa sorte!

    Comentar


    • #3
      Era o que eu ia dizer. Nessa fase eu andava a dar em doida, a piolha só queria mama. Agora mama de manhã (para mim manhã é desde as 6 h mas não me chateia) e à noite. Tenta o desmame nocturno, pode ser que te sintas melhor. Vê este método: http://solucoes.multiply.com/journal/item/17 Parece-me razoável e não é daqueles de deixar berrar. Enche-te de coragem e muita paciência e tenta.
      2 filhotes lindos

      Comentar


      • #4
        Olá Dulsa,

        Obrigada pela resposta.

        Eu deito-a por volta das 22h/22h30, gostava que não mamasse a partir daí...o meu receio é que ela já não se fique só com aquilo. Eu sempre ouvi que não havia leites fracos, mas acho que ela até é capaz de ter fome, porque chega a esvaziar-me as mamas durante a noite.

        Beijinhos

        Comentar


        • #5
          Porque não lhe dás umas bolachinhas antes da mama? Eu faço isso com a minha quando ela janta mal e tenho receio que ela acorde com fome. Come umas bolachas, pão, ou até iogurte com bolachas, lava os dentinhos e mama.
          2 filhotes lindos

          Comentar


          • #6
            Nós até jantamos tarde...Por volta das 20:30/21h ela come sempre uma bolachinha nos entretantos, dou-lhe o banho por volta das 21:30/21:45 e às 22:30 já costuma estar a dormir. Eu já nem da cama consigo sair...acabo por estar 1 hora por dia com o meu marido e já aconteceu nem conseguir voltar à sala quando tenho visitas. Se for preciso às 23:30 já me está a pedir a mama...

            Comentar


            • #7
              Ola!

              Varias mamas daqui ja fizeram desmame nocturno, por isso se puseres um post a pedir testemunhos vais ter respostas.
              Olha eu mesmo tendo amamentado o primeiro para la dos 2 anos desde os 10 meses que oferecia algo mais de ceia do que so a mama. Normalmente dava um bocadinho de fruta engrossada com papa e depois a mama por cima. com isso vazia com frequencia 1 primeiro sono maior (mais de 3 horas para mim ja era um luxo).

              Quanto a cama eu recomendava-te se puderes o que eu estou a fazer com este. Tiramos a grade lateral da cama de grades, nivelamos o colchao com o meu e atamos as duas camas de forma a que os colchoes fiquem em continuo. assim ele esta no colchao dele mas sente-se na minha cama. Porque quando a mudares de quarto vais ter uma temporada em que te vais levantar varias vezes e agora no inverno nao é nada bom.

              Beijinhos
              Rute

              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #8
                O desmame do meu filhote foi pacífico. Mamou até aos 13 meses (opção que tomei por motivos que não importa mencionar). A partir dos 12 meses comecei lentamente a introduzir o leite de vaca que ele não aceitava pq queira mama, durante umas semanas ao deitar oferecia o biberão, ele rejeitava e eu dava-lhe mama. De manhã aceitava melhor. Com muita paciência e miminho correu bem. Agora, com quase 14 meses já não pede mama e toma o leitinho às 21h e depois às 6h. (se jantar menos bem ou tomar menos leite acorda pelas 4h mas é excepção)

                Quanto a dormir, se o adormeceres e colocares na caminha dele ele não fica? Acorda? Procura pouco a pouco fazê-lo.

                Comentar


                • #9
                  olaola mama
                  acredita k SEI PERFEITAMENTE, kando dizes 12/13x/noite....eu dava mama d hora em hora-a meia noite ao pepe, a1h ao didi, as 2h ao pepe....ate as 7h.tava esgotada....

                  aos 13meses e meio, com a ajuda daki das mamas, retirei a mama durante a noite. foi complikado...xoravam....procuravam a mama, mas n lhes dava...2 noites muito mal dormidas...mas a 3ª, correu bem...e foi melhorando.

                  hj dou lhes as 6/7h, as 10h e por volta das 22h- a semana; ao fds, dou lhes + vezes durante o dia!!

                  n desistas da mama, pk so tras beneficios pra ti e pra bebe!!
                  fax o k o teu coraçao pedir!!

                  bjk fofos
                  lia, didi & pepe22m+4s




                  Sócia n.º 8 OMS 33MESES E 21 DIAS DE MAMINHAS.. a tres!!
                  "se as maes subnutridas do continente africano, conseguem amamentar seus pekenos bebes, porque sera k eu, com as condiçoes todas k tenho, NAO IREI CONSEGUIR????"

                  Comentar


                  • #10
                    Outra coisa que eu notei é que a minha filha tem tendência a pedir mais mama de noite se mamar menos de dia. Se estiver o dia todo com ela, parece-me que não acorda tão cedo de noite...
                    2 filhotes lindos

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                      Outra coisa que eu notei é que a minha filha tem tendência a pedir mais mama de noite se mamar menos de dia. Se estiver o dia todo com ela, parece-me que não acorda tão cedo de noite...
                      Sim, Micaela é mesmo natural que assim seja. Compensam quer na mama quer na companhia. Por isso muitas maes se queixam que os bebecas começam a dormir pior quando acaba a licença de maternidade. De dia nao ha nem colinho da mamã nem mama, logo dorme-se e come-se so o essencial e de quando a mamã chega compensa-se!

                      Beijinhos
                      Rute

                      O meu parto de 14 dias
                      Bebes e Mamas marcianas de 2008
                      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                      Comentar


                      • #12
                        Olá,

                        Começo por dizer que nunca passei por uma experiência semelhante. No meu caso os meus filhos por volta dos 4,5 meses começaram a deitar-se à 9, mamar a dormir por volta da meia noite e só voltavam a mamar por volta das 7.30 ou 8.00. A minha princesinha por volta dos 11 meses recusou a minha mama e o meu pequenino teve de ser desmamado por volta dos 6 meses por motivos de saúde meus.

                        Assim tudo o que disser é sem conhecimento de causa. Mas há uma coisa que é uma convicção forte que tenho, não existe nada mais importante para os nossos filhos que a nossa boa saúde mental. Se nós estivermos bem eles também estão, por isso acho que deves tentar o que as foristas mais experientes em amamentação te sugerem, mas se não tiveres sucesso desmama o teu filho sem pesos na consciência. Uma mãe bem dormida, bem disposta e cheia de paciencia é o que ele mais precisa e tu também.

                        Comentar


                        • #13
                          Olá!!

                          Penso que já foi tudo dito, só queria acrescentar o meu testemunho.

                          Como sou trabalhadora por conta própria e mãe a tempo inteiro, também eu cheguei ao ponto em que tu estás e também me apeteceu desistir da maminha. Chegámos ao ponto em que ela mamava de hora a hora dia e noite. Cheguei a tar a enviar mails, a tratar de assuntos ao telefone e a ver coleccções de roupa com ela ao peito. Já não aguentava andar sempre com a mama de fora, para mim era um stress. Cheguei a fazer o jantar o dar de jantar ao meu filho e ela pendurada no meu peito, era horrível!!

                          Então um dia disse CHEGA!!! Comecei então a impor regras, não podia passar o dia a mamar, inda por cima já com 13 meses. No meu caso, como ela detesta chupetas e biberãos, foi facil. Arranjei bicos de silicone e sempre que pedia durante o dia, eu punha-los e assim ela já não queria mamar. Durou uma semana, depois deixou de pedir. A seguir fiz o desmame nocturno, dava por volta das 22h30 e depois só voltava a dar por volta das 6H30. Custaram as 2 primeiras noites, depois passou. Claro que foi imprescendível a ajuda do papá, já que era ele que acalmava durante a noite.

                          Hoje, continua sem dormir a noite toda, mas só acorda uma vez. Tem noites que pede, claro, chora, procura e aí tento colocar a chupeta que ela cospe logo. Depois da 10ª vez, ela acaba por desistir e farta-se de sentir a chupeta e cala-se acabando por adormecer. De dia só já mama de manhã, uma vez à tarde, a seguir ao jantar e à noite.

                          No início parecia-me impossível isto resultar, da forma como ela estava viciada na mama, mas foi mais fácil do que eu imaginei. Tenta o desmame nocturno e se não resultar é que podes ser mais radical.

                          Boa sorte, beijitos

                          Comentar


                          • #14
                            olá
                            o meu nome é Isabel e já passei por isso. eu dizia que dava mama de hora a hora mas era mentira, na mesma hora chegava a acordar 2 ou 3x. sou a maior defensora do aleitamento materno que existe...mas sei bem o que sofri e o que sofro. a minha filha mamou até aos 15 meses, e foi ela que decidiu deixar de mamar. um dia mamava 10x de noite, e no outro, simplesmente disse.. mamã.. mama não.
                            o problema foi que continuou com o mesmo vício, ou seja, deixou de mamar, mas tem 2 anos e continua a acordar durante a noite para pedir água ou papa... sinceramente já não sei o que faça. é mesmo complicado estar sem dormir mais de 2 ou 3 horas seguidas há 2 anos...
                            isto tudo para dizer que podes realmente conseguir fazer o desmame nocturno, mas isso não quer dizer que ela não continue a acordar tal como está habituada. tenta tu ir dormir às 8.30 ou 9.00 da noite, para descansares... e ao fim de semana tenta compensar a falta de horas de sono com uma sesta... mesmo que seja com ela...
                            beijocas e boa sorte

                            Comentar

                            slot_bottomleaderboard_post

                            Collapse
                            Working...
                            X