Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

O meu filho não quer comer... :(

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • O meu filho não quer comer... :(

    Mamãs,

    Venho pedir as vossas opiniões e conselhos, pois já não sei o que fazer...

    O meu filhote tem 25 meses e continuo a amamentar. Tudo correu bem até há três meses para cá, altura em que ele começou a recusar todos os tipos de comida. Neste momento apenas aceita, leite, iogurtes e papa de cereais de vez em quando. Raramente come sopa e sólidos muito menos. Ele fica completamente em pânico se insisto. Cospe a comida, berra, espernei-a... enfim...

    Antes desta situação, ele comia de tudo, adorava sopa... Sinto-me triste e preocupada, com receio que esteja a ficar com algum problema derivado disto.

    A médica (e praticamente toda a gente) dizem que a culpa é da mama, sugerindo constantemente que seque o leite...

    Alguém me dá uma luz...?

    Sílvia

  • #2
    Olá Silvia,

    Perto dos 2A as crianças costumam ter bastantes comportamentos negativos, e como ainda não os sabem gerir, são muito extremistas nas atitudes, é normal e faz parte do desenvolvimento da sua personalidade, contudo, fazer "dieta" dessa maneira e durante tanto tempo parece-me que é mais do que isso.

    O comentário da médica deixa-me confusa porque não sei se a senhora pensa que a "culpa é da mama" porque já esgotou todas as outras hipóteses ou se foi uma conclusão sumária e gratuita porque "não está a ver um boi" do problema e tem mais clientes na sala de espera... A médica fez uma revisão geral? Observou, auscultou, palpou, etc? Achou que ele estava bem?

    Como é que esse comportamento do teu filho começou? Como é a rotina dele? Está em casa ou na escola? Gosta de onde está? Há alguma hipotese de ele andar desconfortável com alguém ou com medo de alguém (até podem ser coleguinhas)? Em casa o "ambiente" é saudável ou há tensão, agressividade, etc?
    Ele teve alguma gastroenterite antes de começar a rejeitar a comida? Teve algum episódio de engasgamento (pergunto isto porque dizes que fica em pânico quando insistes para que coma)? Ele come convosco à mesa e a comida é igual para todos?

    Desculpa lá o questionário estilo "interrogatório inicial da linha saúde 24" mas o intuito é apenas tentar descobrir alguma pista do que possa estar na origem (não é para a coscuvilhice )

    Bjinhos
    Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

    Comentar


    • #3
      Maria Verde

      Obrigada pela tua resposta.

      Eu não tenho tido razões de queixa da médica. Ela examina-o sempre, na medida do possível, pois ele passa sempre todo o tempo da consulta a chorar e a gritar e não quer que ninguém lhe toque. temos ido a consulta todos os meses...
      Considera que dadas as circunstâncias, as coisas não estão mal, pois tem aumentado de peso.
      O que me diz em relação à mama, é que o meu leite já não tem benefícios para ele...é verdade? diz que o meu filho não come durante o dia à espera que eu chegue do trabalho pra lhe dar mama...

      O meu filhote passa o dia com os meus pais e adora lá estar. não teve nenhuma gastro, nem nada... quando chego do trabalho, tento comer com ele à mesa mas ele não aceita nada... as vezes um pouco de arroz, esparguete,mas se ve um fiozinho de carne, diz que não quer. se insisto muito ele começa a tossir e acaba por vomitar...

      tenho medo que ele esteja com algum problema de estomâgo...

      isto deixa-me tão triste...

      Comentar


      • #4
        Oi,

        se ele só aceita o leite e pouco mais, acho um absurdo secares o leite, pois é isso que o está a alimentar.
        Quanto às recusa da comida, ele está na creche? Come bem lá? Só faz essas fitas em casa? Pergunto isso, pois a minha piolha tem a mesma idade e sempre comeu bem e recentemente decidiu fazer fitas dessas de não querer comer. Sei que na creche tem dias que come menos, mas em casa não queria comer. Eu insistia, tentava distrair, bonecos, televisão, eu sei lá. Ela não comia, eu ficava com os nervos em franja e era uma desgraça. Até que desisti, ela está saudável e continua a mamar, portanto se não queria comer, não comia. Eu ponho a comida no prato, chamo-a e se não quer, não come. Sento-me eu a comer e não lhe vou dar depois bolachas ou o que quer que seja (claro que mama dou!). Comigo resultou, ela percebeu que eu não ia insistir e que se ela quer comer, eu deixo-a comer sozinha e pergunto até antes de fazer a comida se quer arroz ou couscous, por exemplo. Posso dizer que as fitas acabaram e ela come bem melhor. Podes experimentar algo assim, pode resultar se for mesmo uma fase, não te esqueças da tão falada anorexia dos 2 anos!

        Beijocas
        http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 7

        Comentar


        • #5
          Portanto, ele continua a aumentar de peso e parece-te saudável? E o que come durante o dia?
          Quanto à mama, a minha piolha tem a mesma idade do teu e o pequeno-almoço dela é mama e depois come pão torrado (às vezes quase nada!) e um bocadinho de sumo de laranja. Com isto é capaz de aguentar 3/4h até ao almoço sem ter fome/pedir comida, achas mesmo que o LM já não serve para nada?
          Isso é surreal, nenhuma criança passa o dia com fome por causa da mama.
          Não insistas, faz o prato dele e põe à frente e vê se ele come.
          Notas alguma coisa estranha nos cocós? Ele queixa-se da barriga?
          Tem calma, as coisas resolvem-se!

          Inserido Inicialmente por silvia_cris Ver Mensagem
          Maria Verde

          Obrigada pela tua resposta.

          Eu não tenho tido razões de queixa da médica. Ela examina-o sempre, na medida do possível, pois ele passa sempre todo o tempo da consulta a chorar e a gritar e não quer que ninguém lhe toque. temos ido a consulta todos os meses...
          Considera que dadas as circunstâncias, as coisas não estão mal, pois tem aumentado de peso.
          O que me diz em relação à mama, é que o meu leite já não tem benefícios para ele...é verdade? diz que o meu filho não come durante o dia à espera que eu chegue do trabalho pra lhe dar mama...

          O meu filhote passa o dia com os meus pais e adora lá estar. não teve nenhuma gastro, nem nada... quando chego do trabalho, tento comer com ele à mesa mas ele não aceita nada... as vezes um pouco de arroz, esparguete,mas se ve um fiozinho de carne, diz que não quer. se insisto muito ele começa a tossir e acaba por vomitar...

          tenho medo que ele esteja com algum problema de estomâgo...

          isto deixa-me tão triste...
          http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 7

          Comentar


          • #6
            Olá Silvia,

            Se a médica o achou bem, então acho que não deves ficar preocupada (porque vai todos os meses? as consultas de rotina são mais espaçadas, não admira que não goste, deve estar farto... ).

            Acho que não devias ser muito insistente para que coma, talvez ele esteja a usar a comida como pretexto para afirmar a sua independência e testar a tua tolerância, mas não é por ser uma criança difícil, é mesmo uma fase de crescimento, que temos que contornar com habilidade, paciência e capacidade de suborno.

            Faz os pratos que ele mais gosta e faz figuras engraçadas com a comida (é fácil fazer uma cara, um palhaço, um peixe, etc), sentem-se todos para a refeição e deixem-no comer sózinho, tenta distrai-lo com historias, brinquedos, etc, e acima de tudo mostra que não te vais aborrecer. Em casa dos avós deveriam seguir o mesmo tipo de estratégia.

            Esse comportamento há-de-lhe passar, até lá fica descansada, como ainda mama fica sempre bem alimentado. O teu filho só tem a ganhar em mamar, pelos anti-corpos que lhe transmites nesta fase em que ainda está a amadurecer o sistema imunitário dele, pelos nutrientes totalmente biodisponíveis que ingere, designadamente os ómegas 3, e porque é também um momento muito vosso de carinho.


            Bjinhos
            Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

            Comentar

            slot_bottomleaderboard_post

            Collapse
            Working...
            X