Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Alimentação

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Alimentação

    Olá!

    Lê-se tanta coisa diferente, as "regras" de há uns anos são desmentidas todos os dias, e a pessoa já não sabe o que está certo! O que vos quero perguntar tem a ver com a alimentação da mãe que amamenta. Afinal há ou não alimentos proibidos?? Chocolate, laranja, café... Pode-se comer?? É que hoje apetecia-me tanto um café!! lol Tenho posto no leite, mas pouco...

  • #2
    Não me parece que hajam alimentos proibidos, mas sim alguns pouco aconselhados, pois podem provocar alguma reacção ao bebé, como excitabilidade ou cólicas. O álcool sim, é proibido.

    A mim sempre me foi dito que podia comer de tudo, com moderação. O café não é proibido, desde que não exageres. Um café por dia não faz mal. Já 10...

    Devemos é tentar evitar bebidas com gás, por exemplo, para evitar que fiquem com cólicas. Ou alimentos muito condimentados.

    Sempre comi de tudo e o meu 1º filhote não teve cólicas. Já o 2º, foi desde o 1º dia, mas porque engolia muito ar quando mamava, pois era muito sôfrego.

    Comentar


    • #3
      É assim, proibidos só o álcool, drogas e excesso de café. Eu sempre bebi o meu café no leite de manhã desde que estava grávida e a rapariga nunca acusou excesso de cafeína. Se não costumas beber, vai aumentando a quantidade que bebes aos poucos, pois se tens um bebé tão pequenino é capaz de notar, mas é uma questão de veres a relação. Quanto ao resto o segredo é moderação. 1 laranja não faz mal, 1kg faz, percebes? Um chocolate de vez em quando não vai fazer diferença.

      Beijocas
      http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 7

      Comentar


      • #4
        Olá,

        Sempre comi de tudo e nenhum dos meus filhos teve muitas cólicas e sou daquelas que sou completamente viciada em chocolate, não passo um dia sem comer pelo menos um quadradinho. Os meus filhos tiveram de cólicas o normal, mas nunca houve noites mal dormidas devido a dores e nunca tomaram nada, por isso penso que me posso dar por feliz. O único alimento proibido era o alcool, quanto ao café eu não gosto, mas conheço que bebesse um café por dia e também não tenha tido problemas.
        Agora já ouvi falar de bebés muito sensíveis a determinados alimentos, vai experimentando e vê a reacção do teu.

        Comentar


        • #5
          A minha nunca teve cólicas com comida que eu tivesse comido. Em pequenina, passei a usar descafeinado no leite em vez de café solúvel. Mas agora já tomo café e não noto efeito nenhum. Curiosamente, não posso comer chocolate preto porque ela fica possuída. Tens mesmo de fazer tentativa e erro...
          2 filhotes lindos

          Comentar


          • #6
            Já está tudo dito.
            Não há alimentos proibidos (excepto as substâncias que te falaram). Há apenas a possibilidade de alguns bebés reagirem de forma diferente a este ou aquele alimento. Isso cabe à mãe estar atenta, experimentando até uma segunda vez para confirmar. Connosco era o contrário da Micaela: café, nem pensar... chocolate, pimentos e feijão implicava sessões de cólicas. Algumas mães notam também mais cólicas (ou em casos raros, outros efeitos) quando ingerem muito leite.
            Mas como vês há bebés que não reagem a nada.
            Não há que temer! Amamentar é extraordinário, não é?
            BJ

            Comentar


            • #7
              Ola!


              E se eu vos disser que nem o alcool é proibido? O seu consumo deve ser evitado mas considera-se seguro consumir bebidas pouco alcoolicas como vinho ou cerveja, em pequena quantidade 1 ou 2 vezes por semana... Quanto aos excitantes (cafe, coca-cola, cha preto, chocolate) depende do bebe. Na primeira gravidez enjoei o cafe e depois do meu filho nascer um simples cafe deixava o rapaz electrico e so pude voltr a tomar com regularidade quando fui trabalhar e passava mais horas sem amamentar. Desta ultima sempre tomei 1 cafe por dia durante a gravidez e continuei depois do bebecas nascer. Sem nenhum efeito no bebe. Chocolate sempre comi... diariamente! Laranjas, refrigerantes, feijao, kiwi, alho, cebola, caril, francesinhas, tripas... enfim tudo. Como porque gosto e so nao como o que nao gosto

              Ah a historia do gas e das colicas é um mito. O gas das bebidas fica no nosso intestino, nao é absorvido. Nos nao temos sangue com bolhinhas nem produzimos leite com bolinhas as colicas do bebe sao resultado do ar que ele ingere quando pega mal na mama, quando chora, toma biberao (que tem ar na tetina),... o LM nao te ar comam voces o que comerem!

              Um cuidado a ter é que os alimentos podem mudar o sabor do leite e os bebecas mamarem mais ou menos por gostarem ou nao do sabor. Se o bebe rejeitar temporariamente a mama pensa la se nao comeste algo novo, de sabor forte, que possa ter mudar o sabor do leite. Alergias/intolerancias via LM só se demonstraram para o leite de vaca e ha casos de bebes intolerantes que melhoraram se a mae elimina o leite de vaca e derivados da sua alimentaçao. De resto os estudos nao foram conclusivos. De qualquer forma se ha alguma alergia grave na familia pode ser prudente evitar esse alimento (amendoins, marisco, esse tipo de coisas).

              Beijnhos
              Rute

              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #8
                Pois tens razão, Rute.
                O proibido realmente não existe. É antes desaconselhado, especialmente no que toca ao álcool. (podia ter precisado melhor o que foi dito, mas deixei passar)
                A partir dos 10/12 meses comecei a beber um golinho de vinho tinto nas refeições mais pesadotas, diria, uma vez em cada 15 dias, talvez. Certo é que já nem eu estava habituada, pois até com uns golinhos a garganta aquecia :-D. Quanto às cólicas, sim, posso dizer mesmo que testei várias vezes a ingestão dos alimentos que referi e notava estes dias piores. A primeira descoberta foi pimentos, que por acaso nem aprecio nada, mas vinham já no molhinho. Numa segunda vez, repetição de agravamento de cólicas. Coitadinha, ela sofreu bastante. Até substituí o leite por iogurtes durante alguns meses, já estava por tudo...
                Mas é a tal coisa, o que é para uns bebés não é para outros.
                BJ

                Comentar


                • #9
                  Eu sempre "temperei" a comida (no meu prato) com tabasco e nenhum deles se queixou, contive-me apenas até ao fim das cólicas.

                  O alcóol passa por 2 fígados (em bom funcionamento) até chegar ao cérebro do bebé, provavelmente já estará todo metabolizado e só lá chega açúcar. Eu também bebo um copo de vinho ao almoço (desde os 18M dela talvez), é anti-oxidante e purifica a alma... mesmo em pequenas quantidades.
                  Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                  Comentar


                  • #10
                    Sandra, agora tive um "click" e lembrei-me da "3ª tentativa"....

                    Está tudo a correr bem? Já sabes, quando precisares de qualquer apoio que seja é só dizer.

                    (Se puseres uma almofada por baixo do bebé ficas mais confortável a dar de mamar porque o rapaz ainda é pequenino.)

                    Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por Maria Verde Ver Mensagem
                      Sandra, agora tive um "click" e lembrei-me da "3ª tentativa"....

                      Está tudo a correr bem? Já sabes, quando precisares de qualquer apoio que seja é só dizer.

                      (Se puseres uma almofada por baixo do bebé ficas mais confortável a dar de mamar porque o rapaz ainda é pequenino.)

                      Vou agora mesmo continuar o tópico da "3ª tentativa"...

                      Comentar


                      • #12
                        Sugiro a leitura deste texto: A alimentação da mãe que amamenta… Afecta o seu leite?

                        Jocas
                        Patrícia Paiva
                        - Educadora Perinatal
                        - Conselheira em Aleitamento Materno
                        - Professora Ginástica para Bebés

                        BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                        Comentar


                        • #13
                          Para mim, não há alimentos proibidos em abstracto.

                          Na altura em que a minha filha mais velha era pequenina, parei com os kiwis e com os maracujás, porque a seguir a ter comido metade de cada um deste frutos, ela mamou e ficou cheia de pintas encarnadas na cara. Retomei (sobretudo os kiwis que me fazem muita falta) quando ela tinha uns 6 meses.

                          Desta vez, maracujá, não experimentei ainda, mas kiwis tenho comido sem problemas. O abuso de castanhas deu lugar a cólicas, mas como bastane chocolate e não notei efeito.

                          Álcool: bebi meio copo de vinho na semana passada, depois de dar a maminha antes do bebé dormir, ou seja, ele só mamaria daí a umas 5h mais coisa, menos coisa.




                          Comentar

                          slot_bottomleaderboard_post

                          Collapse
                          Working...
                          X