Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Amamentar, eliminar o suplemento

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Amamentar, eliminar o suplemento

    Olá a todas,

    Tenho procurado muita informação e, como base noutros casos, já implementei algumas mudanças para resolver o meu problema, mas gostava de vos pedir ajuda mais específica.

    Fui mamã há três semaninhas. Entrei em trabalho de parto espontaneamente e cheguei aos 10cm de dilatação sem qualquer indução, oxitocina ou outras "ajudas", mas a pipoca simplesmente não desceu e acabou tudo em cesariana, com muita pena minha. Ela nasceu óptima com os seus 4,355kg

    No recobro, a enfermeira ajudou-me a colocá-la à maminha. Só tinha colostro na direita, mas fui sempre colocando-a à maminha para estimular. Fizeram-lhe uma medição de glicémia, mas como o valor estava bom, não sugeriram suplemento. Mas o tempo foi passando e a pipoca começou a demonstrar ficar com fome. Então, ia sempre à mama, mas depois dava-lhe suplemento por seringa.

    Ao terceiro dia, já tinha colostro na esquerda, mas nada de leite. Esse só apareceu, muito timidamente, ao quinto dia. Não senti a "subida" do leite, não tive dores, nem tensão, nem nada do que ouço. Simplesmente, aos poucos, o leite foi aparecendo, mas em pouca quantidade. E então, lá ia o suplemento. Ah, e a pipoca sempre foi muito preguiçosa para mamar e adormecia sempre (ainda hoje adormece a comer).

    A quantidade tem vindo a aumentar, pois coloco-a sempre à mama e vou tirando com a bomba, mas ainda não é suficiente.

    Com base no que li aqui no fórum e em livros, ponho-a sempre à mama, depois à outra. Se ficar com fome, dou-lhe leite materno que tiver tirado (nem sempre tenho). E se continuar com fome, vou-lhe dando suplemento aos poucos. Noto que bebe cada vez menos suplemento depois da mamada, mas bebe quase sempre.

    O que é que posso fazer para eliminar completamente o suplemento? Ela está a crescer bem e mantém-se no percentil 75/90. Hoje a pediatra disse para continuar com esta estratégia, mas que nem sempre se consegue eliminar o suplemento. Quanto tempo é de esperar para ser totalmente eficaz.

    Desculpem ter escrito tanto, mas se puderem ajudar, agradecíamos muito

    Obrigada

  • #2
    Olá,

    Parabéns pela tua bebé e pela tua vontade em amamentar em exclusivo!

    Calculo que já tenhas visto este texto, mas fica aqui a informação:

    "Uma estratégia possível para retirar gradualmente os suplementos seria:

    .Dar a primeira mama até que o bebé a largue ou até que pareça óbvio que já não está a mamar apesar da compressãob mamária (consiste em fazer uma pressão ligeira no peito para que o leite saia mais facilmente);
    .Dar a segunda mama;
    .Se está a extrair leite, dar-lhe o seu próprio leite.
    .Se o bebé fica aparentemente satisfeito, não se deve dar-lhe leite artificial.
    .Se ao fim de pouco tempo, mesmo que sejam apenas 15 ou 30 minutos, o bebé parecer estar com fome, voltar a amamentar.
    .Só dar leite artificial se, quando se acabou de dar a segunda mama (e os suplementos de leite materno, se for caso disso), o bebé se queixa com fome. Mas nesse caso não se dará a mesma quantidade, mas muito menos, 30 ou 60 ml. O objectivo não é que "aguente" quatro horas, mas que volte a mamar dentro de uma hora ou duas.
    .É preferível o copinho ou outro meio, no entanto não há que temer o biberão. No total pode já ter tomado vários. O objectivo não é que tome suplementos com copinho, mas sim que não tome suplementos. Para algumas mães ou algumas crianças o copinho é incómodo e deseperadamente lento, e seria melhor aproveitar esse tempo para dar mama, retirar o leite ou para descansar.
    .Se ao fim dos 30 ou 60 ml o bebé continuar a queixar-se com fome dão-se mais 30 ml e assim sucessivamente até se chegar, se for necessário, à quantidade de suplemento que tomava nos dias anteriores.

    Ou seja: se o bebé tem mesmo fome, dá-se todo o leite artificial que pedir. Não se trata de o fazer passar fome, nem queremos que perca peso novamente. Mas se se "satisfaz" com menos, dá-se-lhe menos. Desta forma, se um bebé mamava e bebia um biberão de quatro em quatro horas torna-se fácil amamentá-lo a cada hora e meia ou duas horas, sendo-lhe administrado leite artificial cada cinco ou seis horas. No espaço de alguns dias é possível eliminar completamente o leite artificial. É sempre importante frisar a necessidade de um controlo rigoroso de peso e de um acompanhamento adequado, pelo menos durante um mês, para verificar se a amamentação decorre sem problemas."

    Excerto do livro "Manual Prático do Aleitamento Materno" do Dr. Carlos Gonzalez - Retirar os suplementos

    Há quantos dias estás a tentar retirar o suplemento?
    Se não lhe deres o suplemento o que acontece?
    Em média, quantas mamadas está a tua bebé a fazer por dia?

    Poderá ser necessário a ajuda de uma conselheira em aleitamento materno, pois para retirar os suplementos convém confirmar se está tudo ok com a amamentação (pega, posição, etc) e poderá ser útil falares com alguém pessoalmente!
    Patrícia Paiva
    - Educadora Perinatal
    - Conselheira em Aleitamento Materno
    - Professora Ginástica para Bebés

    BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

    Comentar


    • #3
      Oi,
      para eliminares o suplemento tens que ter um pouco de paciência, pois tudo se consegue. Eu dei suplemento à minha piolha (mal aconselhada!) durante um par de dias e ela também bebia pouco depois das mamadas. Quando decidi tirar ela andou uns dias a chorar depois de mamar e a pedir para vir mais vezes à mama, mas depois passou e nunca mais lhe dei suplemento. O truque é mesmo esse, dar mais mama para o corpo perceber que tem que produzir mais e ter muita paciência, pois ela está habituada a ter aquele leite "fácil" no fim das mamadas.
      Beijocas e vai dando notícias,

      Tânia
      http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 7

      Comentar


      • #4
        Ola!

        O meu filho so teve alta do hospital aos 14 dias d evida e enquanto enternado tomou muito suplemento, nao em casa mamada mas nas mamadas em que eu nao estava com ele porque eu nao consegui tirar leite suficiente para deixar para tudo. Quando veio para casa eu fis uns 3 ou4 dias de mama intensiva (estive literalmente d emama de fora o tempo todo) e nem uma lata de LA comprei.

        Eu diria para seguires o que estas fazer ate achares que a quantidade é minima e depois tentava uma coisa assim dois ou 3 dias em que nao fazes mais nada senao deixa-lo mamar. Descansas, tudo o que possas, bebes bastantes liquidos e alimentaste bem e de resto das mama! Se atua produçao se adaptar â demanda nao voltas a precisar de suplemento. Mas suponho que so funcione bem se a quantidade de suplemento ja for baixinha...

        Beijinhos
        Rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #5
          Obrigada pelas respostas e pelo apoio

          Bem, então acho que vou continuar com esta estratégia, pois acho que já começo a ver resultados.

          Cada vez fica mais tempo na mama e bebe menos suplemento depois. Ela mama 5/6 vezes por dia, sendo que tem vezes em que mama numa mama, depois noutra e depois ainda noutra, embora normalmente se fique pelas duas.

          A maior dificuldade está em mantê-la acordada quando mama, pois vai dormitando e adormece quase sempre. Normalmente pede sempre mais ao fim de uns 15/30 minutos, mas quando já não tenho leite, dou-lhe do que tirei ou suplemento. Chego a aquecer/preparar 60ml e ela só bebe 10 ou 20ml. Quando é suplemento, não me importo de mandar fora, mas quando é do meu leite, até fico com pena...

          Ah, e andamos nisto há uns 5 ou 6 dias. Antes bebia 90/120ml de suplemento, agora raramente bebe mais de 40ml.

          Quanto à pega, acho que está correcta. Nos primeiros dias depois do parto, não conseguia dar-lhe mama na posição tradicional, mas apenas com ela debaixo do meu braço sobre uma almofada (não sei se me expliquei bem), mas com o passar das dores, passei a dar na posição típica e fui corrigindo a pega. Ela agarra bem o mamilo e a auréola e encosta o queixo à mama.

          A pediatra pediu-me que a fosse pesar todas as semanas só para confirmar que ela está a crescer bem, mas sem grandes obsessões, pois ela está óptima de tamanho.

          Se precisar de ajuda de uma conselheira, como é que faço? Estou agora a lembrar-me que a minha vizinha do lado é enfermeira neonatal e até me dou bem com ela

          Bem, obrigada pelas dicas

          Comentar


          • #6
            Oi,
            ainda bem que está a correr tudo bem, se até o pediatra diz que ela está bem!
            Olha, enfermeira neonatal não é necessariamente conselheira de amamentação, ok?
            Já viste se no teu centro de saúde tem um cantinho de amamentação? Se não tiver, entra em contacto com a APPM que comentou aqui em cima ou vai ao site Mamar ao peito (também está na assinatura dela o link) e vê os contactos das CAM´s. Elas são as duas muito simpáticas e estão lá para ajudar!

            Beijocas,

            Tânia
            http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 7

            Comentar


            • #7
              Pars reduzir o desperdicio nao aqueças mais de 30 mL de LM de cada vez! Mesmo descongelado ele aguenta 24h no frigorifico e podes ir aquecendo conforme precisas.

              Beijinhos
              Rute

              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #8
                Para te sentires mais segura, posso dizer-te que também não tive aquela subida do leite assustadora que costumam contar. Só subiu lá para o 5º dia e não foi nada de realmente incomodativo. Andei pior pelas 3 semanas porque ela teve um pico de crescimento e andava sempre a mamar, com o consequente aumento de produção. Acho que estás no bom caminho, continua
                Ah, a minha piolha adormecia imeeeeenso. O que me aconselharam aqui foi não a ter demasiado quentinha, porque senão, com o quentinho e o colinho, ainda adormece mais facilmente. No meu caso, sendo verão, não havia tanta roupa para tirar mas dei o mesmo conselho para o meu sobrinho e era frequente ver o piolho a mamar com as pernocas fora do babygrow, por exemplo (mas com as calcinhas interiores). E assim é mais fácil fazer cócegas
                2 filhotes lindos

                Comentar


                • #9
                  Obrigada a todas

                  Vou então continuar à espera que o leite aumente de quantidade. Acho que estava à espera que já fosse mais ou até que já fosse suficiente... Há pouco mamou 10m+10m e bebeu 30ml do meu leite. Já lá vão duas horas e ainda não pediu mais!

                  Quanto à pega, a minha dúvida é: é normal sentir as auréolas doridas? Os mamilos não me doem, mas sinto as auréolas, do lado onde ela encosta o lábio de baixo, um pouco doridas. É apenas quando ela começa a mamar, pois passados uns segundos, deixa de doer.

                  Para a acordar, vou mexendo-lhe nas mãozinhas, nas costas e nos pés, mas quando ferra a dormir... não é fácil.

                  Bem, acho que lhe está a dar a fomeca... aí vou eu!

                  Comentar


                  • #10
                    Iggs. Já te disseram algumas coisas que podes fazer, mas assim a informação torna-se muito dispersa.
                    Contacta a CAM da tua zona (Patrícia Paiva ou outra com quem tenhas confiança) para procederes à retirada de suplemento.
                    Temos que ver se esse bebé está a receber leite da mama, temos que ver a pega, e qual a forma mais rápida de minimizar os riscos do leite adaptado num bebé tão pequenino.
                    Beijinho.

                    PS a tua produção de leite está dependente da estimulação correcta por parte do bebé. Portanto quanto mais vezes ele mamar, e quanto menos vezes tu deres suplemento, mais leite irás produzir.

                    Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                    Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                    Comentar


                    • #11
                      Outra coisa que podes fazer é atender às reuniões da Liga La Leche Portugal em Lisboa. Aí encontras toda a ajuda que precisas.
                      Contacto da moderadora Cristina Pincho - 93.4234664

                      Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                      Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                      Comentar


                      • #12
                        Olá!
                        A minha Alice também está a fazer suplemento depois das mamadas. Isto aconteceu porque ela perdeu os 10% previsto muito rapidamente e não dava sinais de recuperar. Só na pesagem de ontem, com 17 dias é que finalmente ultrapassou o peso à nascença. Foi-me sugerido que tirasse leite depois de uma mamada e lho oferecesse a seguir à mamada seguinte, mas como não consegui tirar mais do que 10 ml, desisti e passei a preparar suplemento, visto que que a Alice, ora aumentava, ora diminuía de peso e tinha que aumentar rapidamente. A enfermeira nem fala nisso, mas eu quero que ela mame e deixe o suplemento o mais rapidamente possível. Já li noutro tópico umas dicas para conseguir extrair melhor o leite com a máquina e vou tentar mais uma vez tirar leite. Mas depois de ler este tópico, vejo que estava a fazer algumas coisas erradas... Ora a Alice adormece muito facilmente à mama, mesmo despida mesmo com cócegas, mexer nas orelhas, até mesmo usando uma toalhita fria, molhando-lhe a cara, soprando depois... enfim, é muito difícil acordar a rapariga. Depois de mamar, eu mudava-lhe a fralda e por vezes nessa altura parecia-me que ela tinha fome (ou isso ou cólicas, não consigo perceber), mas pensava que não devia dar-lhe mama logo pois podia parar a digestão e ela ficar enjoada e vomitar... wrong! Parece que afinal até é aconselhável... Outra coisa que me acontece é não saber se ela está satisfeita, pois ela nunca larga a mama, simplesmente adormece; por vezes parece que está só a chuchar como se fosse chupeta (saliente-se que ela não aprecia muito a chupeta, prefere a mama para se acalmar), mas quando percebe que lhe vou tirar a mama, volta a agarrar-se, mama e engole duas ou três vezes e volta a parar... como saber se está mesmo satisfeita? Quanto ao biberão com o suplemento, uso um da Medela, em que os bebés mamam como na mama, que me foi aconselhado para estas situações na preparação para a maternidade; a tetina é muito diferente das outras e tem mesmo de se esforçar para chegar o leite à boca.
                        Logo que consiga tirar leite em quantidade "decente" com a bomba, vou tentar tirar-lhe o suplemento. Obrigada pelas dicas!

                        Comentar


                        • #13
                          Sandra ja te respondi no outro topico mas agora umas coisas mais:

                          - para ja chupeta fora! So voltas a ofrecer daqui a um mes, OK? Se queres aumentar a produçao deves aproveitar todo o estimulo que a bebe puder dar e "engana-la" com a chucha é um desperdicio

                          - dar mama a pedido é dar sempre qu eo bebe quer, quando ele quiser. Nao ha relogio. Nao importa se mamou ha 2 horas ou ha 2 minutos. Mudou d eideia e quer mais? Pois da! O unico cuidado é ir dando e insistindo com a mesma mama ate que esta esvazie para teres a certeza que mama o leite mais gordo. Depois oferces a outra e na mamada seguinte (em que faça um intervalo maiorzinho que 10 min nao contam como outra) trocas

                          - mama nao é so alimento. È consolo, mimo, segurança. Por isso é que eles mesmo nao estando a mamar querem estar ali. se podes usa e abusa da mama para acalmar. Tenta garantir que faz uma boa pega (boca bem aberta, labio inferior virado para fora) para nao te magoar

                          - trocar a fralda a meio é justamente um truque que muitas de nos usamos para despertar um bebe mais dorminhoco.

                          - era bom que a dares suplemento desses sem biberao, usando por exemplo o copinho, mas como eu acredito que dentro de 1 semana ate poderas ja dispensar o suplemento nao sera por ai

                          - se poderes procura ajuda presencial. Aqui vais encontrar muita gente muito disposta a ajudar, mas ter alguem face a face pode ser mais eficiente

                          Beijinhos
                          Rute

                          O meu parto de 14 dias
                          Bebes e Mamas marcianas de 2008
                          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                          Comentar


                          • #14
                            Rute, sinto-me muito mais segura depois do que vou lendo por aqui!

                            - eu não queria dar chupeta, mas tudo começou com a pediatra no hospital, que queria observá-la e ela não parava de chorar por estar despida... a partir daí foi na fototerapia, e foi ficando... mas ela nem gosta muito da chucha

                            - quando pega na mama é muito bruta e nem dá tempo de pôr tudo o que deve na boca, fecha logo assim que sente qualquer coisa, mas em contrapartida, ao fim de meia dúzia de chupadelas, e por acção da saliva, a boca acaba por se colocar no sítio certo e na posição correcta. No segundo dia, e como eu tinha um mamilo quase raso e outro envaginado, pela força que ela fazia acabei por ficar com os mamilos a deitar sangue de alguns pontos, mas isso resolveu-se rapidamente com a lanolina e um mamilo de silicone que usei uns dias, e não voltou a acontecer, nunca mais precisei do silicone nem da lanolina, por isso acredito que ela pega bem. Quanto aos mamilos, uso umas conchas que são ao mesmo tempo formadores de mamilos, que me têm valido um cavalo na guerra!

                            - com ela o problema do tempo entre mamadas é geralmente o contrário, a miúda não acorda em menos de 4h e como eu tenho receio de que lhe baixe demasiado o açúcar no sangue, de noite acordo-a de 4 em 4 horas e de dia de 3 em 3. É mesmo muitíssimo raro ela acordar espontâneamente. Quer dizer então que devo deixá-la dormir e só quando acordar (nessa altura já deve ter fome) é que lhe dou mama?

                            - outra dificuldade que tenho é em perceber quando é que a mama está vazia, como posso ter a certeza?

                            - se mama é conforto, mimo, segurança como disseste e muito bem, quando ela adormece à mama devo acordá-la como tenho feito? É que para a acordar tenho que lhe fazer alguma coisa desagradável e assim deixa de ser um "local seguro"... estou um bocadito confusa...

                            - que outras dicas aconselhas para a acordar, além das que referi acima e da muda da fralda a meio?

                            - não notei diferença alguma na pega da mama quando ela começou com o suplemento naquele biberão da Medela, portanto se calhar já nem existe o perigo de se confundir entre o mamilo e a tetina, não achas? ...digo eu... Além disso, não posso pedir ao meu marido que lhe dê o leitinho pelo copo aos dois meses, quando ficar com ela, senão quando acaba de dar uma dose pelo copinho já está na altura de dar outra... o mesmo com a minha sogra quando ficar com ela aos 4 meses... por isso optei por este biberão

                            - quanto à ajuda presencial, se vir que a coisa se complica demasiado, procuro a Enfermeira do C. Saúde que deu a parte do curso sobre amamentação. Acho que ela estará disposta a ajudar, e como é cá da zona, mais fácil se torna. Mas por enquanto acho que ainda não é necessário, visto que ela pega bem.

                            Comentar


                            • #15
                              Sandra andamos a conversar aos niquinhos e em dois topicos

                              O speditars sao uns totos com a chucha. O que fez a consulta do mes ao meu tambem perguntou por ela ja que o garoto nao se calava. Pois eu respondi nao usa!
                              Evita oferecer nesta fase para aproveitares o tal estimulo extra. Se puderes claro!

                              O biberao nem é pela confusao mamilo/tetina que me preocuparia agora, mas sim porque como com o biberao o leite sai sempre com menos esforço que na mama pode incentivar a preguiça. Mas nao é o essencial, porque realmente acho que vais conseguir rapidamente amamentar em exclusivo.

                              Vais voltar ao trabalho tao cedo? É que para a amamentaçao isso nao é nada bom... Eu comecei aos 4 meses e meio e foi e é duro. Voltares aos 2 meses vai ser muito complicado porque ate aos 6 sao muitos meses... Nao podes pelo menso vir a casa dar-lhe mama? Vais estar fora muitas horas?

                              Fazes bem em acorda-la nesta fase sim porque a tua mama precisa desse estimulo extra. Se ela aceita e mama bem mantem esses tempos mais ou menso mais uns tempos. Se vires que ainda nao tem fome mesmo espaça um pouco mais.

                              A mama vazia sentes uma diferença grande no volume entre o inicio e o final da mamada. Vazia vazia so fica as vezes em que tu poes a mao e parece que é so pele Mas na maioria das mamadas nao chega a ficar assim, basta que ao por a mao notes que variou de forma relevante o volume/peso.

                              Dicas para acordar sao mesmo essas. Evita mante-la quente, e vai fazendo as tais coseguinhas... Com paciencia a coisa vai! E nao te preocupes que ela nao vai tomar a mal. O meu ja com 4 meses recebe-me com um sorriso lindo quando faço a maldade de o acordar so porque me da jeito sair com ele e quero mudar-lhe a fralda por exemplo. Eles sao muito mais tolerantes connosco que nos estamos habituados

                              Beijinhos
                              Rute

                              O meu parto de 14 dias
                              Bebes e Mamas marcianas de 2008
                              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X