Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

A perder o interesse na maminha :((((

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • A perder o interesse na maminha :((((

    Olá meninas!
    Mais uma vez venho recorrer à vossa preciosa ajuda.
    Comecei a trabalhar no dia 1 de Fevereiro e senti logo uma redução muito acentuada do leite. Já esperava mas não que fosse tão radical . Que sensação de vazio...
    Durante 10 dias ainda consegui dar de manhã antes de sair, à tarde assim que chegava à creche e ao deitar. Depois passou a ser só de manhã e à noite e agora já só é à noite.
    O problema é que o Tiaguinho já não está a ligar nenhuma à maminha... Só lhe dá uns "beijinhos" como es costumo dizer e leva aquilo para a galhofa e brincadeira. Resultado: não mama nada!
    Ontem já não houve quase leite.
    Queria perguntar como sei que devo parar a Cerazette e mudar para a outra pílula?
    Se deixar completamente de dar, o pouco leite que tenho não vai encaroçar? ou desaparece?

    Desculpem se são dúvidas tolas mas...eu não sei mesmo como fazer.
    Beijinhos a todas!
    madrinha: Pipa a madrinha da SORTE!
    afilhada: primeira e única! - zita maria O POSITIVO CHEGOU!

    Janeiro 2008 - Início dos treinos
    Julho 2008 - Aborto espontâneo
    3/12/09- 2ªIIU - Beta a 21/12 - 706! POSITIVO!

    28/08/10 - o dia mais feliz do resto das nossas vidas: o Tiago nasceu!

  • #2
    Olá Blues

    Pois estamos no mesmo barco!!! Passa-se o mesmo com a Joana. Só por dizer que a melhor hora do dia pra ela mamar é qd acorda!!!

    Sabes eu só 100% a favor da mama!!! A quem tenha o objectivo de 1 ano.. outras de 2.. eu já fico feliz por ter conseguido chegar até aqui..

    Eu vou oferecendo sempre.. penso que ela estara a fazer o desmame naturalmente.. se for por vontade dela, então sinto que o meu objectivo está cumprido.

    Desculpa não te ajudar mais.. mas soluções milagrosas não tenho

    Um beijinho

    Comentar


    • #3
      Blues77:

      Mas tu queres dar de mamar ou não?
      Não percebo muito bem as tuas questões.
      Em relação á cerazette, é uma pilula como as outras, podes tomá-la mesmo não estando a amamentar. Portanto podes mudar ou não para outra. Se queres mudar para outra, tendo em conta que o teu bebé ainda é muito pequeno, o leite poderá secar (já que a mudança de pilula só deve ser feita depois dos 6 meses).
      Em relação ao leite encaroçar ou não. Não sei, depende.... tu podes achar que não tens muito e ser o suficiente para encaroçar ou não.
      Em relação ao resto é óbvio que se reduzes o número de mamadas deixas de ter tanto leite, no entanto se continuares a oferecer poderás reverter a situação. Tudo depende de ti (e claro do bebé também) . mas é preciso ver que um desmame natural antes do ano é muito raro...

      Bjs


      Inserido Inicialmente por blues77 Ver Mensagem
      Olá meninas!
      Mais uma vez venho recorrer à vossa preciosa ajuda.
      Comecei a trabalhar no dia 1 de Fevereiro e senti logo uma redução muito acentuada do leite. Já esperava mas não que fosse tão radical . Que sensação de vazio...
      Durante 10 dias ainda consegui dar de manhã antes de sair, à tarde assim que chegava à creche e ao deitar. Depois passou a ser só de manhã e à noite e agora já só é à noite.
      O problema é que o Tiaguinho já não está a ligar nenhuma à maminha... Só lhe dá uns "beijinhos" como es costumo dizer e leva aquilo para a galhofa e brincadeira. Resultado: não mama nada!
      Ontem já não houve quase leite.
      Queria perguntar como sei que devo parar a Cerazette e mudar para a outra pílula?
      Se deixar completamente de dar, o pouco leite que tenho não vai encaroçar? ou desaparece?

      Desculpem se são dúvidas tolas mas...eu não sei mesmo como fazer.
      Beijinhos a todas!

      Comentar


      • #4
        Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
        Mas tu queres dar de mamar ou não?
        Não percebo muito bem as tuas questões.
        Em relação á cerazette, é uma pilula como as outras, podes tomá-la mesmo não estando a amamentar. Portanto podes mudar ou não para outra. Se queres mudar para outra, tendo em conta que o teu bebé ainda é muito pequeno, o leite poderá secar (já que a mudança de pilula só deve ser feita depois dos 6 meses).
        Em relação ao leite encaroçar ou não. Não sei, depende.... tu podes achar que não tens muito e ser o suficiente para encaroçar ou não.
        Em relação ao resto é óbvio que se reduzes o número de mamadas deixas de ter tanto leite, no entanto se continuares a oferecer poderás reverter a situação. Tudo depende de ti (e claro do bebé também) . mas é preciso ver que um desmame natural antes do ano é muito raro...
        Bjs
        Como deves saber melhor que eu.. a partir do momento k introduzes outro tipo de alimentação.. começas o desmame!!!!

        E sim.. pode acontecer naturalmente, sem imposição da mãe!!! Se o bebé não mostra interesse na mama.. pk conheceu novos paladares.. novas formas de ser alimentado, não percebom pk é raro acontecer antes do ano de idade.

        Mas sim.. se queres continuar a amamentar continua com a cerazette.. oferece a mama sempre... e qd estiveres com ele não lhe dês mais nada a nao ser maminha!!! Pode ser apenas uma fase.. eu na minha opinião, a fazer o desmame naturalmente!!!

        Comentar


        • #5
          Licas:

          Desculpa Licas mas estás a dar uma informação muito errada.

          Tu não começas o desmame quando introduzes a comida, começas a diversificação alimentar.
          Um bebé que desmame antes do ano é sim uma raridade!!!!
          Se perde interesse é porque lhe deram outros leites, com outras facilidades e reduziram o número de mamadas ao mínimo, havendo depois um problema de oferta e de procura.
          Se tem pouco leite, é porque mama pouco, é porque quando o bebé rejeita a mama em vez de oferecerem outra vez passado meia hora, lhe enfiam um biberão porque é mais fácil, mais rápido e deixa a mãe mais descansada.
          Se essa é opção da mãe, tudo bem é lá com ela, mas não é um desmame natural.
          Chamar ao desinteresse do bebé antes do ano desmame é tapar o sol com a peneira....

          Comentar


          • #6
            Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
            Desculpa Licas mas estás a dar uma informação muito errada.

            Tu não começas o desmame quando introduzes a comida, começas a diversificação alimentar.
            Um bebé que desmame antes do ano é sim uma raridade!!!!
            Se perde interesse é porque lhe deram outros leites, com outras facilidades e reduziram o número de mamadas ao mínimo, havendo depois um problema de oferta e de procura.
            Se tem pouco leite, é porque mama pouco, é porque quando o bebé rejeita a mama em vez de oferecerem outra vez passado meia hora, lhe enfiam um biberão porque é mais fácil, mais rápido e deixa a mãe mais descansada.
            Se essa é opção da mãe, tudo bem é lá com ela, mas não é um desmame natural.
            Chamar ao desinteresse do bebé antes do ano desmame é tapar o sol com a peneira....
            E pk é k tem k ser assim!!!?? Será que não existe regra e excepção na amamentação!?
            Pk raio é que qd um bebé perde o interesse na mama tem que ser pk a mãe entendeu que é mais facil dar biberão?? Pk não pode ser o bebé a não querer mais mama!!!

            Bolas como eu digo sou 100% a favor da amamamentação, tanto que da 1.ª vez não consegui e desta a Joana já esteve em exclusivo até aos 5 meses (e por enquanto ainda mama). E se queres que te diga tem sido cada vez mais complicado dar mama a Joana, isto pk passo quase 11h sem estar com pé dela!! É mais do que normal k ela desmame.. ou se desinteresse!! E se queres saber, nem um biberão ela tomou pela minha mão!!!

            Conheço algumas mães que com a introdução dos solidos e a ida pro trabalho, os bebés simplesmente não pegaram mais na mama, por opção deles.

            Por isso se ela deixar de mamar, estou confiante e tranquila que fiz tudo ao meu alcance!!!

            Como estive a falar com a rbalmeid, ela deu-me umas dicas.. como ela diz se perde o interesse nesta altura ou é passageiro ou solucionavel. Por isso vamos ver como a Joana se dá com as dicas da Rute.

            Comentar


            • #7
              Licas:

              Vamos lá ver se a gente se entende.
              O desinteresse da tua filha não é natural é imposto pela circunstâncias, sejam elas a mãe ou o trabalho da mãe.
              Um desmame natural ocorre quando o bebé já não tem necessidade daquele alimento, logo só pode ocorrer depois dos 2 anos e não antes. Um bebé antes do ano é lactente... logo se desmama é um desmame não natural...
              O que não quer dizer que esteja a ser imposto por ti. No teu caso está a ser imposto pelas péssimas condições de trabalho. È pena que em Portugal muitas mulheres tenham que lidar com isto...
              Agora, afirmo novamente de natural não tem nada...

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
                Vamos lá ver se a gente se entende.
                O desinteresse da tua filha não é natural é imposto pela circunstâncias, sejam elas a mãe ou o trabalho da mãe.
                Um desmame natural ocorre quando o bebé já não tem necessidade daquele alimento, logo só pode ocorrer depois dos 2 anos e não antes. Um bebé antes do ano é lactente... logo se desmama é um desmame não natural...
                O que não quer dizer que esteja a ser imposto por ti. No teu caso está a ser imposto pelas péssimas condições de trabalho. È pena que em Portugal muitas mulheres tenham que lidar com isto...
                Agora, afirmo novamente de natural não tem nada...
                Ah .. desculpa.. então nao te estava a perceber!
                É que para mim o desmame natural seria qd ela não pegasse/quissese mais mama e tivesse que lhe dar LA. Estavamos a falar de coisas opostas.
                Infelizmente é o k temos no nosso País. Mas é como te digo, já me sinto feliz por ter conseguido até aqui.

                Desculpa mais uma vez o mal entendido..

                Comentar


                • #9
                  Ola!

                  Mamas ha um detalhe que tem de estra na vossa cabeça. até ao ano de idade o principal alimento do bebe é por natureza o leite materno. Muitos bebes poderiam estar em exclusivo com LM ate ao an, satisfazendo todas as suas necessidades e sem que isso tivesse nenhuma implicaçao negativa no seu desenvolvimento. como ha alguns bebes que antes disso (entre os 6 meses e o ano) ja vao precisamdo de algumas coisinhas extras porque nao nasceram com tantas reservas ou tem um metabolismo que gasta mais faz sentido complementar a alimentaçao deles antes, ao ritmo que eles peçam mas sem nunca substuir o LM. Alem do mais nesta fase eles estao mais receptivos a experimentar e aprender e é mais facilk introduzir alimentos e texturas que mais tarde logo aproveita-se.

                  Mas essa nao é a situçao de nenhuma das duas! As duas teem bebes menores de 6 meses que podiam (e provavelmente deviam) estar com LM em demanda livre. ora como nao estamos num mundo perfeito e temos de trabalhar a demanda livre ate ao ano é impossivel para a maioria de nos. Entao impoeem-se retriçoes aos bebes no nosso interesse e nao no deles. E isso tem consequencias pois claro e pode tornar as coisas mais dificeis. Especialmente se nos pomos a jeito, por exemplo fazendo coisas como referiu a Dulsa de nao insistir com a mama.

                  Por isso mamas se querem amamentar é imprescindivel que quando estao com o bebe so haja mama e em regime livre. Bar aberto toda a noite! ja agora dormir com o bebe favorece a produçao blues77! Ao fim de semana e feriados so ha mama! Pronto OK se depois da mama voces estao a comer uma fruta e o bebe ve e tambem quer desouguem la o menino, mas as refeiçoes devem ser mama, e mama e muita mama.

                  E quando estamos longe as regras de oiro:

                  - o bebe so tem de comer o essencial para nao ter fome. Se ele se resiste muito é porque nao precisa assim tanto, logo nao stressem se come mal na vossa ausencia que ele compensa quando chegarem. Sobrealimentar so leva a que empanturrado nao queira mamar

                  - programar as refeiçoes de forma a poder dar de mamar mesmo antes de sair e logo que chguem

                  - procurar alternativas ao biberao (pode prejudicar a pega, promove a preguiça do bebe que depois nao quer trabalhar na mama e a sobrealimentaçao porque é so abrir a boca e o leite cai). se nao encontram alternativa melhor pois tetinas de baixo fluxo pelo menos e muita atençao as questoes anteriores

                  - se podem tirem leite para dar ao bebe no dia seguinte enquanto estao fora. Aumemtam o estimulo da mama e mesmo que nso seja em biberao ppodem dar em papas, sopas,...


                  seguramente que muitas destas coisas ja sabem e bem, mas foi para fazer um apanhado.

                  Licas outra coisa que nao falamos esta manha mas que no teu caso pode importar. As vezes os bebes ficam "zangados" com ausencia das maes e rejeitam-nas quando chegam. Uma especie de castigo. É só a mama que a Joana nao quer ou tambem nao vai ao teu colo com a mesma vontade por exemplo? E ao fim de semana em que nao estas longe tambem mama mal ou esta normal? lembra-te que ao fim de semana nao tens porque dar sopinha, deixa isso para mais la para diante.

                  Beijinhos
                  Rute

                  O meu parto de 14 dias
                  Bebes e Mamas marcianas de 2008
                  Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                  CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                  Comentar


                  • #10
                    Olá!
                    Pelo que tenho visto há opiniões divergentes em relação a este assunto e a quase tudo o que diz respeito a alimentação dos bebés...
                    Eu tive bastantes dificuldades na amamentação.Apenas tive leite na mama direita o que ainda complicou mais...agora já sei que se pode tentar contrariar essa situação mas ninguém me explicou na altura. Na minha família próxima (mãe, sogra e avó) ninguém amamentou nada mas sempre me apoiaram ao máximo.
                    Tomei Promil, chá de funcho, feno grego e bebi 4 litros de líquidos por dia para conseguir amamentar o meu filho em exclusividade.Perdi todos os quilos que ganhei e ainda mais pois de momento estou mais magra do que era antes de engravidar...um espeto de 45 kg.
                    Na consulta dos 3 meses, o pediatra do Tiago mandou começar aos 3 meses e meio as papas sem glúten e aos 4 meses os purés de legumes. Para fazer a papa aconselhou um leite HA e mandou começar a substituir as mamadas por biberons desse novo leite!!!
                    Eu comecei a dar a papa com o LA ao almoço e o puré de legumes ao jantar mas dava sempre maminha nas outras refeições pois achei muito cedo para fazer desmames.
                    Por volta dos 4 meses e meio comecei a dar apenas um biberon de LA após dar a mama (sempre) antes de deitar porque estava para breve o começar a trabalhar e ele com LM apenas dormia 2h30 entre mamadas. O meu trabalho é muito muito cansativo.
                    Aos 5 meses o pediatra mandou introduzir carne na sopa e puré de frutas como sobremesa. Assim fiz, dando sempre a mama nas outras refeições.
                    Assim continuei até começar a trabalhar e surgir a situação actual que já descrevi.

                    Eu adoro amamentar o meu filho mas vejo nitidamente que para ele eu já não sou o "pacotinho de leite" como o meu marido carinhosamente me chamou durante meses mas apenas um miminho...
                    beijinhos a todas
                    madrinha: Pipa a madrinha da SORTE!
                    afilhada: primeira e única! - zita maria O POSITIVO CHEGOU!

                    Janeiro 2008 - Início dos treinos
                    Julho 2008 - Aborto espontâneo
                    3/12/09- 2ªIIU - Beta a 21/12 - 706! POSITIVO!

                    28/08/10 - o dia mais feliz do resto das nossas vidas: o Tiago nasceu!

                    Comentar


                    • #11
                      Pois blues77 esses conselhos todas sao meio caminho andado para um desmame total... Introduzir alimentaçao complementar antes dos 4 meses esta absolutamente contraindicado mesmo para bebes a LA! E um bebe amamentado que esta com alimentaçao complementar nao precisa de LA para nada!

                      Mas enfim, isso ja nao tem remedio.

                      Mas tu podes continuar a amamentar sim! Eu amamentei meses o meu filho mais velho a duas mamadas por dia e o leite nao secou. Chegou a estar 1 semana sem mamar e depois um dia lembrou-se e mamou 4 ou 5 vezes e o corpo respondeu e produziu. Por isso so tens de decidir se queres e se sim entao toca a dar mais mama. Faz um fim de semama "romantico" mae e filho. De sexta a noite a segunda de manha nao te separes dele. Da mama a pedido e reduz os solidos ao minimo sempre com mama primeiro. se tiveres de dar mama de 1/2 em 1/2 hora da! Nao tens nada a perder...

                      beijinhos
                      Rute

                      O meu parto de 14 dias
                      Bebes e Mamas marcianas de 2008
                      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                      Comentar


                      • #12
                        "Quando um bebé rejeita a mama é fundamental procurar conhecer as razões. Normalmente é o suficiente para se poder planear uma intervenção adequada. Entre os principais motivos de rejeição estão:



                        Falsa rejeição:

                        - Não tem fome e não necessita mamar. (uma causa frequente em que raramente se pensa);

                        - Mama muito depressa. À medida que adquirem experiência, os bebés mama mais depressa. Aos três meses alguns apenas precisam de dois ou três minutos, ou mesmo menos, numa mama;

                        - Reflexo de busca: o recém-nascido move a cabeça de um lado para o outro quando procura o mamilo. Algumas mães podem interpretar esse movimento com um gesto de negação;

                        - Alguém toca na cabeça do bebé para o pôr a mamar. Se um dedo lhe toca a face, o bebé procurará esse dedo de forma reflexa;

                        - Alguém empurra a nuca do recém-nascido: o que produz um movimento reflexo de extensão cervical;

                        - Desmame espontâneo: mais cedo ou mais tarde, todas as crianças se negam a continuar a mamar. Normalmente, fazem-no de forma paulatina, depois dos dois anos. Se o bebé tem menos de um ano, é quase impossível que se trate de desmame.



                        Dor ou doença da criança:

                        - Fractura da clavícula, vacina recente - procurar a posição em que não se pressione a zona dorida;

                        - Obstrucção nasal por secreções. Às vezes há que desobstruir o nariz antes de dar de mamar. Instilar soro fisiológico, gota a gota (não de jorro)., nas fossas nassais do bebé quando este está deitado com a boca para cima constitui habitualmente um método eficaz. As secreções secam, amolecem e em poucos minutos a criança espirrará e explusará as secreções;

                        - Dor ao engolir: otite, faringite;

                        - Está nervoso, zangado, ou está a chorar há algum tempo - tranquilizá-lo e voltar a oferecer a mama;

                        - Experiência anterior desagradável (deram-lhe uma injecção enquanto mamava; a mãe zangou-se muito com uma pequena dentada...);

                        - Hipotonia (hipotonia neonatal transitória, parto com anestesia, sindrome de Down...)

                        - Alergia a algo que a mãe ingeriu (frequentemente leite de vaca) "chega-lhe o leite ao estômago, e começa a chorar".



                        Problemas de Técnica:

                        - Confusão entre mamilo e tetina;

                        - Má pega: a falta de sucção eficaz é compensada com um excesso de ocitocina; o leite sai a jorro e o bebé engasga-se;

                        - Pele escorregadia devido aos cremes aplicados no mamilo;

                        - Mama muito ingurjitada - esvaziar um pouco antes de oferecer a mama.



                        Alteração que incomoda a criança:

                        - Aversão oral, devida a experiências desagradáveis no período neonatal (entubação oro-gástrica ou orotraqueal, aspiração, tetinas, exploração da boca com um dedo..);

                        - Separação, a mãe começou a trabalhar. Quando a mãe regressa, a criança pode reagir "agarrando-se" a ela ou rejeitando-a, ou alternando ambas as condutas. É preciso assegurar à mãe que esta reacção é normal e que o bebé precisará de muitos mimos para a superar;

                        - Problemas familiares, mudança de domicílio, visitas;

                        - Menstruação, nova gravidez (diz-se que o sabor do leite muda);

                        - Mau sabor do leite causado por algum alimento ou medicamento (é raro, e depende de cada criança);

                        - Odor (sabão, água-de-colónia, desodorizante da mãe);

                        - Sabor salgado da pele se a mãe esteve a suar;

                        - Ruídos externos. A criança pode assustar-se com ruídos bruscos ou fortes. As crianças mais velhas distraem-se facilmente com qualquer som ou movimento e, algumas só mama bem se estiverem sozinhas com a mãe num local tranquilo.



                        Possíveis causas de rejeição unilateral: (o livro tem mais informação sobre este tema, se quiserem saber mais, enviem mail para o mamaraopeito@hotmail.com)

                        Referimo-nos à criança que procura sempre a mesma mama em cada mamada, por exemplo a direita, sem nunca mamar da esquerda. É importante não confundir com a criança que mama numa só mama de cada vez (o que é absolutamente normal), mas que vai alternando as mamas.

                        - Dor unilateral (fractura da clavícula, vacina, otite);

                        - Mastite (aumenta o sódio no leite da mama infectada);

                        - Um mamilo muito mais pequeno ou maior que o outro;

                        - Pior posição num lado (conforme a mãe seja dextra ou esquerdina);

                        - Gêmeos: às vezes cada um tem uma mama favorita;



                        Atitude perante a rejeição

                        - Procurar a possível causa e quase sempre ocorrer-nos-á a solução

                        - Nunca esquecer a principal causa de "rejeição": a criança não quer mamar mais porque já mamou bastante;

                        - Muita paciência, contacto físico e carinho;

                        - Testar posições diferentes;

                        - Oferecer a mama com frequência, mas sem impor;

                        - Extrair leite e dá-lo com um copo ou à colher, se necessário;

                        - Não tentar vencer a criança pela fome. Quando tiver muita fome, provavelmente mamará ainda pior. É preferível dar-lhe primeiro o leite com um copo e oferecer a mama quando não tiver muita fome nem estiver zangado;

                        - Não tentar dar-lhe de mamar à força, abrir-lhe a boca, empurrá-lo... Normalmente é contraproducente. A mãe e a criança acabam a chorar e a experiência desagradável contribui para manter a rejeição;

                        - Contacto pele-a-pele: depois de lhe ter dado o leite com um copo, a mãe, despida da cintura para cima, deita-se na cama com o seu filho, vestido apenas com uma fralda. Coloca-se sobre o seu corpo, como a um recém-nascido na sala de partos e, permite que a criança faça o que pretender. Muitos mamam espontaneamente ao fim de meia ou uma hora e, assim mãe e filho passaram algum tempo a descansar e não angustiados pelos esforços inúteis para o bebé mamar."



                        Manual Prático do Aleitamento Materno págs 93-97 - Dr. Carlos Gonzalez
                        Patrícia Paiva
                        - Educadora Perinatal
                        - Conselheira em Aleitamento Materno
                        - Professora Ginástica para Bebés

                        BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                        Comentar


                        • #13
                          Infelizmente o desmame e a introdução de alimentação complementar é algo que causa confusão a muita gente e normalmente é porque há livros que indicam que o desmame deve ser iniciado aos 6 meses, quando na verdade o que acontece é uma tradução incorrecta, pois o termo "weaning" que significa um desmame lento, através da introdução de outros alimentos é muitas vezes confundido com o desmame total!

                          Pelo que me tenho apercebido (do que leio, do acompanhamento que faço com muitas mães, da formação que tenho) o desinteresse antes do primeiro ano normalmente deve-se a alguma alteração na vida da criança que acontece quando a criança ainda não está preparada para isso, ou um afastamento por longo períodos de tempo, ou uma introdução exagerada de alimentação complementar antes do primeiro ano! Os alimentos complementares, tem este nome porque devem complementar o leite materno, no entanto o que continuou a ver é que muitas mães aos 6/7/8 mese já só dão de mamar de manhã e à noite e acham que é o correcto, mas não é!

                          A maioria das vezes é porque são aconselhadas pelos pediatras ou seguem as recomendações do livro X ou Y, mas o problema é que esse livros não respeitam o que é fisiológico e preferem guiar-se pelo que é mais fácil!

                          Um caso muito prático é um pediatra que sugere a introdução dos alimentos complementares a um bebé de 4 meses, porque acha que a mãe vai trabalhar por volta dessa altura, sem sequer questionar à mãe se é essa a sua vontade, ou se pretende amamentar enquanto trabalha, ou até mesmo se não vai trabalhar, é só porque é igual para todas porque é mais fácil...

                          Depois começam com uma refeição, passado 15 dias introduzem outra, passados 15 dias mais outra e temos um bebé com cerca de 5 meses e meio já a comer 3 refeições de sólidos quando na realidade não precisa de nenhuma...

                          Para um bebé tão pequeno é natural que os alimentos sólidos, com as suas cores, texturas, sabores tenham interesse e a mama já eles conhecem bem, por isso facilmente se começam a desnteressar da mama, porque mamar é uma seca quando há tanta coisa gira para se descobrir...

                          Tenho pena que se confundam muitos estes dois aspectos do desmame, e que as nossas crianças sejam alimentadas cada vez mais cedo, e por esse motivo muitas se desmamam cedo demais!


                          Jocas a todas e desculpem o desabafo...
                          Patrícia Paiva
                          - Educadora Perinatal
                          - Conselheira em Aleitamento Materno
                          - Professora Ginástica para Bebés

                          BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                          Comentar


                          • #14
                            Bom dia!
                            Muito obrigada pelo esclarecimento!
                            Ontem ofereci várias vezes a maminha e correu melhor.Hoje de manhã novamente.
                            Comigo passam-se várias das situações descritas...
                            O afastamento devido ao trabalho, das 9 às 17h ( e ainda estou com o horário reduzido é claro...) e a introdução da alimentação "complementar" que é muito mais do que o nome indica...
                            Gosto muito do pediatra pela disponibilidade que tem demonstrado sempre que preciso mas sendo eu mãe de primeira viagem fui sempre seguindo as indicações que me deu...
                            No próximo bebecas vai ser diferente!!
                            Beijocas e bom fim de semana.
                            madrinha: Pipa a madrinha da SORTE!
                            afilhada: primeira e única! - zita maria O POSITIVO CHEGOU!

                            Janeiro 2008 - Início dos treinos
                            Julho 2008 - Aborto espontâneo
                            3/12/09- 2ªIIU - Beta a 21/12 - 706! POSITIVO!

                            28/08/10 - o dia mais feliz do resto das nossas vidas: o Tiago nasceu!

                            Comentar

                            slot_bottomleaderboard_post

                            Collapse
                            Working...
                            X