Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Dar ou não dar suplemento... preciso de um conselho.

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Dar ou não dar suplemento... preciso de um conselho.

    Olá!

    Mais uma vez venho pedir a vossa ajuda, que já me foi mto útil com o 1o filho.

    Tenho uma menina de exactamente um mês, que nasceu com 2750g. Com as habituais perdas e ganhos, está neste momento com 3100g.

    A pediatra achou pouco e disse que lhe devia dar suplemento... mas eu NÃO QUERO! Preciso é de saber se estou a agir bem...

    A piolha mama de 2h em 2h, dia e noite (regra geral), pega bem, mama bem, arrota e adormece! Nunca ficou a chorar depois da mama... tem dias que mama de hora em hora, mas tb tem dias que dorme 4,5h seguidas!

    A pedi diz que não é normal, a esta altura, eu não sentir a mama mais dura entre mamadas e o desconforto da mama cheia... eu só sinto isso se ela estiver mais de 3h sem comer e normalmente só à noite!

    Bom... acabei por lhe pedir mais uma semana e decidi dar-lhe suplemento do meu próprio leite... comprei o Calma da Medela, ela mamou da mama até querer, adormeceu e depois "espetei-lhe" o biberon na boca! Ao princípio não quis, mas depois bebeu só 20ml e ferrou-se a dormir na alcofa (o que é caso raro, lol), por isso tenho a impressão que ficou atascada de leite até aos olhos... e só com 20ml!

    O pior de tudo é que acho que estou a chocar uma gripe, pq estou com febre e dores no corpo... logo esta semana que é decisiva o que posso fazer para não baixar a produção de leite?

    Resumindo, acham que estou a agir mal? O que devo fazer?

    Obrigada
    Carla Lopes



  • #2
    A recomendação da pediatra pode estar relacionada com o aumento de peso da menina... Podes ter muito leite mas não ter os nutrientes necessários.

    Se queres assim tanto evitar o suplemento, experimenta pesar a menina de 3 em 3 dias, por exemplo, e observares o comportamento do peso dela. Se tudo estiver bem encaminhado... porque não continuares assim. Caso contrário, deves seguir o conselho da médica.


    \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

    \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

    Comentar


    • #3
      Olá.
      Vou falar-te do exemplo da minha filha.
      A minha filha nasceu com 2,585 kg, numa semana foi até aos 2,300 kg e uns dias depois teve consulta. A médica só falava no peso e no suplemento. Na altura pensei que não ia ser em 2 semanas que iria ver qualquer tipo de resultado em relação ao peso x amamentação. Nunca mais voltei a essa médica mas por causa dela fiquei quase paranoica. Andava de semana a semana a pesar a menina e a ver a evolução. Um grande erro e que não fiz com o meu segundo filho. Bom nesse mês, a Maria não passava dos 2,700.

      Não tens de dar de mamar só de duas em duas horas, sempre que achares que a menina quer, dás, sem qualquer tipo de problema.
      Tens todos os nutrientes necessários no teu leite.
      O que eu comecei a fazer foi antes de todas as mamadas, tirava com a bomba um pouco de leite e depois dava a mama para a Maria beber mais o leite "gordo" ... uns meses depois deixei me disso porque entendi que cada bebé tem o seu desenvolvimento, e a minha filha era e continua a ser saudável.

      O problema do biberão é a tua menina começar a substituir pela mama e aí é que pode começar mesmo a recusar. Eu sempre dei biberão aos meus filhos com LM mas corri um grande risco. Tive sempre o cuidado de observar. Até a amamentação não estar estabelecida não deves usar o biberão.

      Tu é que tens de decidir, não uma médica e não tens de ter um prazo estabelecido. Tu estás doente mas podes continuar amamentar sem qualquer tipo de problema. Se não queres baixar a produção, então dá muita maminha a tua filha e esquece isso das 2 em 2 horas Dá quando achares que tens de dar. Os meus filhos chegaram a mamar de uma em uma hora ou até menos.

      Tens neste forum meninas - conselheiras de amamentação que podem ajudar-te. São muito queridas.

      Outra coisa, a minha filha tem 2 anos e continua a ser pequenina e magrinha
      Não andes sempre a pesar a tua filha, isso só vai acabar por prejudicar como aconteceu comigo


      Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

      Comentar


      • #4
        Olá!

        Deves aumentar a frequencia das mamadas, 2 em 2 horas está bem, mas se o bebé tiver fome antes deves oferecer a maminha. se mamar mamou, senão mamar tentas mais tarde.
        Se ves que dorme muito podes optar por acordar o bebé e dar a mama, se o bebé ficar muito irritado é porque não quer, mas senão ficar e mamar melhor.
        Em relação á gripe não te preocupes, os anticorpos que tiveres passaram no leite e em principio o teu bebé não ficará de doente. Se ficar vai curar a constipação mais rápido que tu, a mim isso aconteceu-me inumeras vezes.
        Se tens muitas duvidas telefona para o SOS amamentação e fala com uma conselheira. Ouvir uma voz que te de bons conselhos e que não diga as parvoices do costume, poderá ajudar-te.
        Acho uma semana pouco para o bebé engordar muito.... mas logo ves no fim da semana o que engordou.
        A chave do sucesso está em dar mama e não tirá-la
        Sê forte , nem sempre os pediatras dão os melhores conselhos neste campo.

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por MBprincesa Ver Mensagem
          A recomendação da pediatra pode estar relacionada com o aumento de peso da menina... Podes ter muito leite mas não ter os nutrientes necessários.

          Se queres assim tanto evitar o suplemento, experimenta pesar a menina de 3 em 3 dias, por exemplo, e observares o comportamento do peso dela. Se tudo estiver bem encaminhado... porque não continuares assim. Caso contrário, deves seguir o conselho da médica.
          Carlaslopes:
          Esta mama nem de mamar deu, logo a opinião dela é uma entre muitas que poderás ler aqui.

          O teu leite tem mais que nutrientes necessários. O necessário é a pega ser correcta e o bebé mamar o tempo que necessita.
          O teu bebé mama das duas mamas ou deixas que ele esvazie bem a primeira. É importante que ele esvazie bem a primeira mama para depois poder passar à outra se quiser. é importante que esvazie para receber o leite mais gordo do final da mamada.

          Boa sorte e depois dá noticias.

          Comentar


          • #6
            Enganas-te... dei sim! E mais... se calhar pos meus conhecimentos médicos são superiores aos teus... já pensaste nisso?

            Não percebo a gressividade. Não sou contra o aleitamento materno. Muito pelo contrário... sou contra o extremismo que já vi demasiadas vezes trazer consequências muito graves (e até morte) a bebes!

            Os nutrientes no leite não são iguais para todas as mulheres. Depende de muitos factores.
            Se leres bem, não aconselhei a enfiar o suplemento sem outras tentativas....

            Essa obtusidade é ridícula...


            \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

            \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

            Comentar


            • #7
              Obrigada pelas respostas.

              Ela mama de 2 em 2h porque quer mas sempre que pede antes eu dou!

              Também não me parece que o leite artificial tenha mais nutrientes que o meu, ou que qualquer leite materno!

              A pediatra tem apoiado que eu insista com a mama, porque a bebé parece fantástica a nível de saúde e desenvolvimento, mas como o peso não tem aumentado dentro dos parâmetros normais, já me disse que mais uma semana e vai recomendar um suplemento!
              Carla Lopes


              Comentar


              • #8
                Obrigada pelas respostas.

                Ela mama de 2 em 2h porque quer mas sempre que pede antes eu dou!

                Também não me parece que o leite artificial tenha mais nutrientes que o meu, ou que qualquer leite materno!

                A pediatra tem apoiado que eu insista com a mama, porque a bebé parece fantástica a nível de saúde e desenvolvimento, mas como o peso não tem aumentado dentro dos parâmetros "normais", já me disse que mais uma semana e vai recomendar um suplemento!
                Carla Lopes


                Comentar


                • #9
                  Desculpa mas todos os leites maternos têm o suficiente para fazer crescer uma criança saudável.


                  Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por carlaslopes Ver Mensagem
                    A pediatra tem apoiado que eu insista com a mama, porque a bebé parece fantástica a nível de saúde e desenvolvimento
                    óptimo! parece então haver um equilibrio. Incentiva o aleitamento materno mas está atenta


                    \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                    \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                    Comentar


                    • #11
                      Carlaslopes, então se a tua menina é saudável, o motivo da médica falar em suplemento é os valores de uma tabela de crescimento?
                      É que para além da tua filha ter perdido peso, ainda ganhou bastantante, esquece os 2750g e pensa do peso que perdeu e ganhou.


                      Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                      Comentar


                      • #12
                        eu fiz um pouco como a Clara

                        O Martim nasceu com 4190kg mas saímos da maternidade com 3700kg. Dormia mt e era mt preguiçoso para mamar.
                        Aumentava pouco muito pouco, e eu cada vez mais paranóica. Pesava-o de 3/3 dias com medo que ele perdesse. O que me valeu foi mesmo o pedi. Ele dizia-me para não me preocupar pq apesar de aumentar pouco, ele aumentava. Disse para fazer suplemento com o meu leite, sobretudo por causo do leite mais gordo. Ele cansava-se mt então deixava a mama e no fundo só estava a beber o leite mais liquido
                        Durante uns 2/3 meses fiz isso, ate que relaxei e deixei de dar.

                        Ele mamou até ter 1 ano, nunca senti a mamas duras e cheias e mamava mt bem. Cheguei a congelar leite para a creche.

                        Hoje com 2 anos e meio continua a ser uma criança magrinha. mesmo quando introduzi a alimentação solida não houve grandes aumentos. Faz parte da constituição dele
                        Espero que corre tudo bem, bjs Sophie
                        Ultima edição por praline; 04-05-2011, 10:49. Razão: corrigir um erro


                        Comentar


                        • #13
                          Acho que as pessoas esquecem-se que não temos de ter bebés gordinhos para serem saudáveis e que cada bebé tem o seu desenvolvimento


                          Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por Clara Sophie Ver Mensagem
                            Desculpa mas todos os leites maternos têm o suficiente para fazer crescer uma criança saudável.
                            E se te disser que já vi situações que não? A própria mãe sofria de uma doença particular (e silenciosa) que impedia a formação de um leite com todos os nutrientes necessários... resultado: um bebe com 3 semanas sub-nutrido e internado. Felizmente com um final feliz e sem sequelas a médio longo prazo.

                            Como em tudo na vida, no equilibrio está a virtude. Tb é sinal de inteligência analisar todos os factos e aceitar que para toda a regra há excepções.

                            Na grande maioria dos casos sim, o leite materno tem todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento correcto e saudável da criança mas, acredita, há excepções... e talvez pelo nosso ritmo de vida, escolhas... não sei... são cada vez mais vulgares.

                            Gostaria de nunca mais voltar a ver nenhum bébé sofrer por ignorância da mãe ou alguma ideia tão fixa que não consiga ver a realidade... mas infelizmente sei que vou voltar a ver... demasiadas vezes...

                            Equilibrio, atenção... são palavras chave! nada de exageros...


                            \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                            \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por MBprincesa Ver Mensagem
                              E se te disser que já vi situações que não? A própria mãe sofria de uma doença particular (e silenciosa) que impedia a formação de um leite com todos os nutrientes necessários... resultado: um bebe com 3 semanas sub-nutrido e internado. Felizmente com um final feliz e sem sequelas a médio longo prazo.

                              Como em tudo na vida, no equilibrio está a virtude. Tb é sinal de inteligência analisar todos os factos e aceitar que para toda a regra há excepções.

                              Na grande maioria dos casos sim, o leite materno tem todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento correcto e saudável da criança mas, acredita, há excepções... e talvez pelo nosso ritmo de vida, escolhas... não sei... são cada vez mais vulgares.

                              Gostaria de nunca mais voltar a ver nenhum bébé sofrer por ignorância da mãe ou alguma ideia tão fixa que não consiga ver a realidade... mas infelizmente sei que vou voltar a ver... demasiadas vezes...

                              Equilibrio, atenção... são palavras chave! nada de exageros...
                              O que esta a blod é o caso desta mãe?
                              É que isso que referes sei eu mas é em caso de doença e não tem nada a ver com este caso em particular


                              Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X