Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

DUPLICADO - Dar ou não dar suplemento... preciso de um conselho.

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • DUPLICADO - Dar ou não dar suplemento... preciso de um conselho.

    Olá!

    Mais uma vez venho pedir a vossa ajuda, que já me foi mto útil com o 1o filho.

    Tenho uma menina de exactamente um mês, que nasceu com 2750g. Com as habituais perdas e ganhos, está neste momento com 3100g.

    A pediatra achou pouco e disse que lhe devia dar suplemento... mas eu NÃO QUERO! Preciso é de saber se estou a agir bem...

    A piolha mama de 2h em 2h, dia e noite (regra geral), pega bem, mama bem, arrota e adormece! Nunca ficou a chorar depois da mama... tem dias que mama de hora em hora, mas tb tem dias que dorme 4,5h seguidas!

    A pedi diz que não é normal, a esta altura, eu não sentir a mama mais dura entre mamadas e o desconforto da mama cheia... eu só sinto isso se ela estiver mais de 3h sem comer e normalmente só à noite!

    Bom... acabei por lhe pedir mais uma semana e decidi dar-lhe suplemento do meu próprio leite... comprei o Calma da Medela, ela mamou da mama até querer, adormeceu e depois "espetei-lhe" o biberon na boca! Ao princípio não quis, mas depois bebeu só 20ml e ferrou-se a dormir na alcofa (o que é caso raro, lol), por isso tenho a impressão que ficou atascada de leite até aos olhos... e só com 20ml!

    O pior de tudo é que acho que estou a chocar uma gripe, pq estou com febre e dores no corpo... logo esta semana que é decisiva o que posso fazer para não baixar a produção de leite?

    Resumindo, acham que estou a agir mal? O que devo fazer?

    Obrigada
    Ultima edição por carlaslopes; 03-05-2011, 23:51.
    Carla Lopes



  • #2
    Carla,

    Bem, enquanto no outro o "pau quebra no boteco"... venho aqui para este.

    Estás a melhorar da gripe? Descansa o mais que puderes, toma muitos líquidos para "limpar" os virus e toma vitamina C. Enquanto dormimos produzimos a hormona de combate, portanto, um sono reparador ajuda a melhorar bem como a manter uma boa produção.

    O nosso corpo está preparado para produzir leite e fazer muitas outras tarefas em simultâneo... como por exemplo combater uma gripe, não te preocupes.

    Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

    Comentar


    • #3
      Olá, minha querida! Eu mudei-me cá para baixo juntamente com a Maria Verde. Sou gaja da paz.

      Então cá vai a minha opinião:

      Nem todos os bebés aumentam de peso na mesma linha e é natural haverem oscilações nas linhas de percentis. Para te dar um exemplo, o meu filhote nasceu no P50-75 e aumentou quase logo para o P75-90. No entanto, aos 6 meses e agora aos 7, foi outra vez para o P50-75 (iniciou a creche, esteve com bronquiolites e iniciou os sólidos). As oscilações ligeiras são naturais e expectáveis. É por isso que os pediatras têm como referência para determinarem o bem-estar dos bebés não só esse parametro como também o de comprimento, perímetro cefálico (como é que foi esta evolução? Se notaste algum pico de crescimento, pode ter sido essa a razão de um aumento menor de peso, por exemplo), o padrão comportamental quando está acordado, a frequência dos xixis e cócos, se está ou não desidratada (apertas ligeiramente a pele, como se fosses beliscar só muito ao de leve e se a pele mantiver o "beliscão" então há desidratação), ... Enfim, o peso é um parametro importante mas não é, nem de longe nem de perto, o único a ter em conta. Assim, se eu estivesse na tua situação, provavelmente procuraria uma das CAM ou enfermeiras dos cantinhos da amamentação dos hospitais/centros de saúde para fazerem uma avaliação da necessidade do suplemento. Assim, à primeira vista e pelo que descreves, parece-me que a miuda é uma lady e portanto, dada às elegâncias mas eu iria na mesma procurar esse apoio presencial de alguém formado em amamentação e problemas relacionados. Parece-me que no teu caso é o mais apropriado.

      Em relação à gripe, a Maria Verde já explicou bem a situação. Pessoalmente, já estive gripada e sempre dei mama ao miúdo. Pelas minhas deduções (e isto foi apenas o meu instinto, não procurei estudos nenhuns) achei que, de uma certa forma, acabava por também passar mais anticorpos porque também produziria mais para combater a minha própria gripe. Verdade ou não, certo é que o baby não teve problemas nessa altura.

      Beijocas.

      Comentar


      • #4
        Inserido Inicialmente por carlaslopes Ver Mensagem
        Olá!

        Mais uma vez venho pedir a vossa ajuda, que já me foi mto útil com o 1o filho.

        Tenho uma menina de exactamente um mês, que nasceu com 2750g. Com as habituais perdas e ganhos, está neste momento com 3100g.

        A pediatra achou pouco e disse que lhe devia dar suplemento... mas eu NÃO QUERO! Preciso é de saber se estou a agir bem...

        A piolha mama de 2h em 2h, dia e noite (regra geral), pega bem, mama bem, arrota e adormece! Nunca ficou a chorar depois da mama... tem dias que mama de hora em hora, mas tb tem dias que dorme 4,5h seguidas!

        A pedi diz que não é normal, a esta altura, eu não sentir a mama mais dura entre mamadas e o desconforto da mama cheia... eu só sinto isso se ela estiver mais de 3h sem comer e normalmente só à noite! Nunca senti a mama ingurgitada, a não ser exceptionalmente durante a noite, com certeza já tens a produção de leite estabilizada/adequada à demanda da piolha

        Bom... acabei por lhe pedir mais uma semana e decidi dar-lhe suplemento do meu próprio leite... comprei o Calma da Medela, ela mamou da mama até querer, adormeceu e depois "espetei-lhe" o biberon na boca! Ao princípio não quis, mas depois bebeu só 20ml e ferrou-se a dormir na alcofa (o que é caso raro, lol), por isso tenho a impressão que ficou atascada de leite até aos olhos... e só com 20ml! Se ela bebeu do teu leitinho no bibas e não quis mais se consegues fazer isso e ela fica satisfeita não precisas de dar suplemento de LA, pois podes estar descansada que ela realmente não tem fome. Se não engorda mais é porque ela é mesmo assim.
        O pior de tudo é que acho que estou a chocar uma gripe, pq estou com febre e dores no corpo... logo esta semana que é decisiva o que posso fazer para não baixar a produção de leite? Continua a dar-lhe o teu leitinho como tens feito.

        Resumindo, acham que estou a agir mal? O que devo fazer? Não, acho que estás a fazer tudo muito bem. Os pediatras têm um bocado a mania dos percentis, mas cada criança é diferente e se como disseste ela fica satisfeita não precisa de LA, é ela que é elegante :-)

        Obrigada
        Não sou especialista em amamentação nem nada que valha, mas sempre segui o meu bom senso e o meu coração, amamentar é muito bom quando realmente dá prazer à mãe e bebé.
        Quando tiver mais tempo venho cá deixar o relato da experiência com os meus 2 filhotes.

        Bjs e as melhoras.




        Comentar


        • #5
          Obrigada! Foi boa ideia mudar para aqui e se calhar devia editar o subject do outro para qq coisa como: "não tenho nada a ver com esta guerra, estou só a tentar amamentar a minha filha" lol

          Quanto à gripe, por incrível que pareça, naquele dia deitei-me com 38,5 de febre e sem forças sequer para tirar a minha filha do berço, tinha que ser o meu marido a tirá-la durante a noite, para mamar e no dia seguinte acordei sem NADA! A não ser umas bolhas na boca que me costumam aparecer qdo tenho febre alta!

          Já estou a ser acompanhada por uma CAM (a SuMa) e acho que identificamos um pico de crescimento nos últimos dois dias que, em princípio, estabilizou! Por isso a minha bebecas encarregou-se sozinha de aumentar a produção!

          De qualquer forma, continuem a partilhar, quem teve histórias semelhantes, é sempre reconfortante e enriquecedor

          Beijinhos
          Carla Lopes


          Comentar


          • #6
            Carla,

            Ainda bem que já estás boa... os virus não gostam de febres altas e o teu corpo deverá ter percebido que desta vez tinha que correr com eles mais depressa, pois tinha outros affairs mais importantes.

            Vou ali ver as tabelas de aumentos dos meus filhos e já venho dizer se tenho testemunhos válidos para ti, eheheheheh.

            Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

            Comentar


            • #7
              Pois, não tenho pesos com 1M, só com 15 dias e depois 2M. Os meus filhos praticamente não perderam peso nos 1ºs dias, se a tua filha perdeu tem que se contar com a recuperação, deves ter feito esse cálculo com a SuMa.

              Esvazias bem uma mama depois ofereces a outra, certo? E fica atenta se mama muito ou pouco tempo, se mamar só 10 minutos ofereces o peito mais cedo, a digestão do LM é rápida.

              Outra questão, o pouco aumento de peso por vezes tem como origem alguma infecção urinária... mas a pediatra há-de ter triado esse cenário.

              Não te esqueças que ela ainda é pequenina, está-se a ambientar e a aprender a alimentar-se, tal como tu estás a aprender a alimentá-la, cada par mãe/bebé têm o seu timing... há-de haver um momento em que há um "click" e ambas ficam experts. Segue o teu instinto e deixa o tempo ajudar-te.

              Ultima edição por Maria Verde; 07-05-2011, 01:26. Razão: corrigi o que está a bold
              Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

              Comentar


              • #8
                e eu do outro lado para saber se havia novidades

                Ja vi que estás melhor da gripe. E a consulta? quando é?

                Por falar em experiência vou resumir a minha-
                O Martim nasceu com 36s e 4d com 4190kg, no p95- Estivemos 1 semana na maternidade pq ele não mamava, so queria dormir. Por mais esforço que se fazia, adormecia logo a mama.
                E não apanhava mt bem a mama pq ela era enorme, o queixo dele enorme e eu sem experiência...Mal as enfermeiras o colocava correctamente, ele mamava um pouco cansava-se e saia da posição e eu nao conseguia voltar a por direito.
                Chegou a pesar na maternidade 3070kg, o que ultrapassa em muito os 10%. Acabei por lhe dar (ainda na maternidade) biberao com o meu leite, deu-me la a subida(descida?) e ele do peito não mamava.
                Já tinha no meu quarto 1 bebe a suplemento mas as enfermeiras recusavam dar-nos pq diziam que eu tinha tanto leite que eram pena e que íamos conseguir.
                O que nos ajudou mt foi um enfermeiro que disse para tentar a técnica de rugby e realmente a partir dai mudou a 100%. A boca dele ficava na zona perfeita do mamilo.
                Qd saímos da matern pesava 3700KG e nunca aumentou muito...aumentava 300 a 370g por mês, para veres com 6 meses pesava 6k. Todas as vezes que íamos ao peso voltava de la arrasada, tão insegura...ele ia descendo cada vez mais no percentil, até de deixar de ter...

                a minha grande ajuda foi sem duvida o pediatra, nunca ponderou o LA pq ele dizia" mamã, ele ganha pouco mas ganha" , nunca teve doença, nem quando foi para a creche e era mt vivaço. O que ele recomendava era diminuir o intervalo de mamadas, não esperar as 3/4h e fazer de 2/2 ou até menos se ele quisesse.

                A verdade é que mesmo quando introduzi a sopa ele não aumentou muito, é mesmo o metabolismo dele. ele mamou até aos 11 meses.
                A ultima consulta foi no mês passado, dos 2 anos e meio, e foi a 1ª vez desde que ele nasceu que está no p50: 13.100kg por 97cm. Alto e magro

                Agora estou gravida mas sou sincera que morro de medo de passar por tudo novamente...Acho que estou mais esclarecida e segura.. temos de confiar no nosso instinto.
                Ultima edição por praline; 07-05-2011, 11:46. Razão: corrigir erros ;)


                Comentar


                • #9
                  Olá Praline

                  Parabéns pela nova gravidez! Que desfrutes ao máximo!

                  Só vinha dizer-te que não há porque "morrer de medo" de passar por tudo outra vez. Tenho a certeza que terás o trabalho bem mais facilitado, primeiro, porque já tens experiência, conhecimentos e confiança. Depois porque já há imensos cantinhos da amamentação pelo país, muitas conselheiras de amamentação que apoiarão diariamente, ao invés do que acontece com as consultas de pediatria, em que se fica sempre expectante para ver o desenvolvimento e o peso. Podes esclarecer com elas TODAS as tuas dúvidas. Tens sempre este cantinho do LM onde encontras também muito apoio e há os sites fidedignos na net que já deves conhecer como o SOS Amamentação, Mamar ao Peito, etc.

                  Boa continuação
                  Ultima edição por SuMa; 07-05-2011, 12:29. Razão: vi agora que és de Coimbra. Tens aí um dos grandes mestres nacionais do Aleitamento Materno. Vai correr tudo bem!

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por praline Ver Mensagem
                    e eu do outro lado para saber se havia novidades

                    Ja vi que estás melhor da gripe. E a consulta? quando é?

                    Por falar em experiência vou resumir a minha-
                    O Martim nasceu com 36s e 4d com 4190kg, no p95- Estivemos 1 semana na maternidade pq ele não mamava, so queria dormir. Por mais esforço que se fazia, adormecia logo a mama.
                    E não apanhava mt bem a mama pq ela era enorme, o queixo dele enorme e eu sem experiência...Mal as enfermeiras o colocava correctamente, ele mamava um pouco cansava-se e saia da posição e eu nao conseguia voltar a por direito.
                    Chegou a pesar na maternidade 3070kg, o que ultrapassa em muito os 10%. Acabei por lhe dar (ainda na maternidade) biberao com o meu leite, deu-me la a subida(descida?) e ele do peito não mamava.
                    Já tinha no meu quarto 1 bebe a suplemento mas as enfermeiras recusavam dar-nos pq diziam que eu tinha tanto leite que eram pena e que íamos conseguir.
                    O que nos ajudou mt foi um enfermeiro que disse para tentar a técnica de rugby e realmente a partir dai mudou a 100%. A boca dele ficava na zona perfeita do mamilo.
                    Qd saímos da matern pesava 3700KG e nunca aumentou muito...aumentava 300 a 370g por mês, para veres com 6 meses pesava 6k. Todas as vezes que íamos ao peso voltava de la arrasada, tão insegura...ele ia descendo cada vez mais no percentil, até de deixar de ter...

                    a minha grande ajuda foi sem duvida o pediatra, nunca ponderou o LA pq ele dizia" mamã, ele ganha pouco mas ganha" , nunca teve doença, nem quando foi para a creche e era mt vivaço. O que ele recomendava era diminuir o intervalo de mamadas, não esperar as 3/4h e fazer de 2/2 ou até menos se ele quisesse.

                    A verdade é que mesmo quando introduzi a sopa ele não aumentou muito, é mesmo o metabolismo dele. ele mamou até aos 11 meses.
                    A ultima consulta foi no mês passado, dos 2 anos e meio, e foi a 1ª vez desde que ele nasceu que está no p50: 13.100kg por 97cm. Alto e magro

                    Agora estou gravida mas sou sincera que morro de medo de passar por tudo novamente...Acho que estou mais esclarecida e segura.. temos de confiar no nosso instinto.
                    Olá
                    Olha a gripe acho que era uma virose, deu-me um febrão enorme e passou de um dia para o outro!
                    Vamos pesar na 3ª feira... vamos ver.

                    A história que contas parece tal e qual a que passei com o meu primeiro filho na maternidade, mas ninguém me ajudou na pega e fez feridas horríveis! Depois no Centro de Saúde recomendaram suplemento e eu dei... resultado: passei o 1º mês a chorar cada vez que ele mamava, com dores e depois só consegui amamentá-lo até aos 4 meses.

                    Mas olha, agora cá estou com a minha segunda filha, nada de dores de início e a "torcer o nariz" ao suplemento por isso força.

                    P.S. = uma curiosidade: já viste que os nossos filhos têm 3 dias de diferença?
                    Carla Lopes


                    Comentar


                    • #11
                      Só agora vi este duplicado e as tuas novidades!

                      Fico muito contente que a gripe tenha sido passageira e ainda bem que estás mais confiante! Muitas vezes é só mesmo essa pitadinha de confiança que falta

                      Passei para te deixar um beijinho e dizer que ando por cá atenta ao DUPLICADO para saber notícias vossas.

                      Beijinhos

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por EliGee Ver Mensagem
                        Só agora vi este duplicado e as tuas novidades!

                        Fico muito contente que a gripe tenha sido passageira e ainda bem que estás mais confiante! Muitas vezes é só mesmo essa pitadinha de confiança que falta

                        Passei para te deixar um beijinho e dizer que ando por cá atenta ao DUPLICADO para saber notícias vossas.

                        Beijinhos
                        Obrigada EliGee

                        Ela está a pedir muitas vezes para mamar, parece que teve um pico de crescimento por estes dias e inicialmente parecia que mamava em seco... mas agora ela abrandou um pouco, embora continue a pedir quase sempre de hora em hora, a não ser que esteja a dormir muito profundamente, e sinto que tenho tido sempre leite para a ir satisfazendo! Por isso resolvi descontrair! Nada de bombas, nem suplementos do proprio leite... nada! Só dar maminha o dia inteiro se lhe apetecer e 3a feira na pesagem logo se verá os resultados!

                        Só ando preocupada com o meu filhote mais velho, porque estes dias tenho andado sempre com a mana agarrada à mama... há bocado estava a abrir e fechar um livro a centímetros da cabeça dela e olhava de lado para ela, como quem pensa: "apetecia-me mesmo era acertar-te!" ... mas passado um bocado já estava a dizer que a mana queria o colo dele abraçou-a e deu-lhe um beijinho! Coitadinho, ele é um doce, mas a ciumeira é mais forte que ele estes dias!
                        Carla Lopes


                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por carlaslopes Ver Mensagem
                          há bocado estava a abrir e fechar um livro a centímetros da cabeça dela e olhava de lado para ela, como quem pensa: "apetecia-me mesmo era acertar-te!" ... mas passado um bocado já estava a dizer que a mana queria o colo dele abraçou-a e deu-lhe um beijinho! Coitadinho, ele é um doce, mas a ciumeira é mais forte que ele estes dias!
                          Looooooooooooooool! Carla, o que me ri com a tua descrição!!!

                          Em relação à pesagem da tua princesa, vai descontraída e optimista. E se mesmo assim, depois de superadas estas dificuldades ela ainda não tiver cumprido com as metas impostas pelo FMI da Saude Materno-infantil (mais conhecido por Pediatra!) e voltar a sugerir medidas de austeridade (suplemento!), pergunta-lhe apenas se ela acha que a tua filha não está bem de saúde. Ela vai responder que sim mas que podia ter ganho mais peso e tu dizes que te vais comprometer em dar mais mama! Eheheh! Agora a sério... vais ver que ela vai estar bem boa na pesagem!

                          Em relação ao mais velho, olha não tenho experiência mas suponho que seja normal. Acho que deves dar pouca importância e esforçar-te por incluí-lo nas tarefas relacionadas com a bébé, mais não podes fazer por enquanto! E ter paciencia e esperar que a fase da mama passe a ser menos exigente, porque vais ver que não tarda isso acontece!

                          Um beijinho!

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por SuMa Ver Mensagem
                            Olá Praline

                            Parabéns pela nova gravidez! Que desfrutes ao máximo!

                            Só vinha dizer-te que não há porque "morrer de medo" de passar por tudo outra vez. Tenho a certeza que terás o trabalho bem mais facilitado, primeiro, porque já tens experiência, conhecimentos e confiança. Depois porque já há imensos cantinhos da amamentação pelo país, muitas conselheiras de amamentação que apoiarão diariamente, ao invés do que acontece com as consultas de pediatria, em que se fica sempre expectante para ver o desenvolvimento e o peso. Podes esclarecer com elas TODAS as tuas dúvidas. Tens sempre este cantinho do LM onde encontras também muito apoio e há os sites fidedignos na net que já deves conhecer como o SOS Amamentação, Mamar ao Peito, etc.

                            Boa continuação
                            Obrigado, tens razão!!! Sinto-me mais confiante.
                            conheço bem esses sites


                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por carlaslopes Ver Mensagem
                              Olá

                              P.S. = uma curiosidade: já viste que os nossos filhos têm 3 dias de diferença?
                              Então tb é um bebe de Outubro , uns terroristas de 1ºs e pelo vistos com a mesma manha

                              Fico a espera das noticias de terça!!! a torçer muito, nada de desanimar!
                              O menino adaptou-se bem à mana?


                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X