Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

"O Leite Materno é o melhor alimento para as crianças"

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • "O Leite Materno é o melhor alimento para as crianças"

    " O leite materno pode prevenir a obesidade nas crianças. Proteínas no leite artificial são em maior quantidade.

    Segundo o mesmo estudo sobre alimentação infantil (consultar Diário de Notícias, página 14 do dia 9 de Maio 2011), o aleitamento materno pode diminuir as probabilidades de obesidade nas crianças. A associação americana de pediatria aconselha vivamente o aleitamento materno e lança recomendações relativamente à alimentação das crianças a partir dos 9meses.



    Contactado pelo DN, o pediatra Mário Cordeiro não tem qualquer dúvida quanto ao facto de o leite materno ser o melhor alimento para o bebé. "Por três razões, fundamentalmente :

    Primeiro porque tem proteínas humanas, ao contrario do leite artificial que tem proteínas de vaca – as principais causadoras de alergias", diz o médico, e " que podem potenciar a obesidade" . Depois porque tem matérias vivas que transmitem imunidades ao bebé. Finalmente, porque o leite materno se modifica diariamente, à medida das necessidades da criança – adapta-se naturalmente, coisa que o leite artificial não faz. Há ainda um aspecto curioso : o leite materno tem sabor e cheiro diferentes, que variam – e isso é importante porque os bebés estão numa fase da sua vida em que funcionam à base dos 5 sentidos. "



    Para Mário Cordeiro, o mais importante é que tanto a mãe como a criança se sintam bem e estejam saudáveis e felizes. " Não sou um fundamentalista", assegura. Se amamentar for para a mãe uma provação ou se for dificil de conciliar com a sua vida diária, não lhe parece criminoso pôr o aleitamento materno de parte. " Se uma mãe que tem de dar de mamar de 3em 3 horas sente que já não tem vida nem identidade propria, ou tempo para passear, o biberão é uma alternativa perfeitamente aceitável" . Mais ainda nos países ocidentais. " A obrigatoriedade do leite materno faria mais sentido nos países onde existem graves problemas de saúde pública. Não é lei dar de mamar e não se é pior mãe por deixar de o fazer" . Além disso " pode dar-se um biberão com o mesmo carinho com que se amamenta", concluiu o médico pediatra."

    Fonte – Diário de Notícias , 9 de Maio 2011, retirado excerto do artigo da página 14

    ************************************************** *************************

     

    Embora Dr. Mário Cordeiro passe alguma informação menos fundamentada sobre o Aleitamento Materno contrariando até recomendações que são claras por parte da OMS,como a amamentação sem horários a pedido do bebé por exemplo, coloco aqui este artigo para que fique claro a minha posição pessoal na matéria da intolerância que muitas de nós enquanto defensoras do Leite Materno, somos acusadas. Como o Dr.Mário Cordeiro, não é preciso saber a "cartilha " toda para passar informações correctas acerca do Leite Materno. Basta ter bom senso e pesquisar se o assunto fôr do interesse da pessoa.

    É importante que uma Mãe que queira amamentar seja apoiada e acompanhada, e que as suas dúvidas sejam esclarecidas dando respostas fundamentadas nas recomendações e estudos em vigor sobre o assunto.

    É importante que, se a Mãe mostrar vontade de amamentar, seja encaminhada para as pessoas que fizeram formação na área e que a podem ajudar de forma mais prática, mostrando-lhe soluções que a Mãe não terá acesso de outra forma.

    Como já foi dito, se a Mãe não mostrar vontade de seguir sugestões e recomendações da nossa parte será encaminhada para um Pediatra ou Médico de Clinica Geral que irá avaliar mediante as suas competências o que de melhor se deve fazer naquele caso específico, sendo que o nosso trabalho termina aí porque eu não interfiro com questões de saúde quer do bebé, quer da Mãe. Afasto-me e deixo trabalhar quem tem poder prescritivo.

    Mas a informação é "Lei". Passa-la de forma correcta é uma responsabilidade de todas.

    Posto isto, Mães que não conseguiram ou não quiseram dar de mamar têm igual obrigação ao frequentarem tópicos de Aleitamento Materno de passar a informação correcta e que está em parte acima citada pelo Dr. Mário Cordeiro :

    "(...)não tem qualquer dúvida quanto ao facto de o leite materno ser o melhor alimento para o bebé. "Por três razões, fundamentalmente :Primeiro porque tem proteínas humanas, ao contrario do leite artificial que tem proteínas de vaca – as principais causadoras de alergias", diz o médico, e " que podem potenciar a obesidade" . Depois porque tem matérias vivas que transmitem imunidades ao bebé. Finalmente, porque o leite materno se modifica diariamente, à medida das necessidades da criança – adapta-se naturalmente, coisa que o leite artificial não faz. Há ainda um aspecto curioso : o leite materno tem sabor e cheiro diferentes, que variam – e isso é importante porque os bebés estão numa fase da sua vida em que funcionam à base dos 5 sentidos(...) "

    As nossas opções individuais não devem toldar o que é prioritário. É assim que se ajuda, informando as Mães das suas opções , vantagens e desvantagens, para que elas possam decidir em conformidade.

    E serão sempre respeitadas, porque o Leite Materno é uma Gota no oceano da Maternidade, no meio de tantas outras opções que teremos que fazer durante o desenvolvimento dos nossos filhos.

    Com os meus melhores cumprimentos.

    Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
    Madrinha de treinos : da *Fofinho*

  • #2
    Excelente informação. Obrigada!

    Comentar


    • #3
      Gostei de ler

      Comentar


      • #4
        Informação concisa e muito útil! Obrigada, Madrinha!

        Comentar


        • #5
          Bom texto (o da notícia e o da Jo).

          Eu gosto do Dr. Mário Cordeiro, embora em matéria de amamentação não partilhe de algumas das suas visões (nomeadamente, quanto à amamentação dita prolongada).




          Comentar


          • #6
            Mas o Dr. Mário Cordeiro continua a "receitar" a introdução de novos alimentos aos 4 meses, mesmo estando a amamentar em exclusivo. O André só bebeu LA com 8 meses porque eu fui para fora 3 dias e não consegui fazer stock (ele por esta altura mamava 3 vezes de noite), até as papas eu fazia com LM, no entanto começou com a papa com 4 meses e 2 semanas depois com a sopa e fruta, exactamente como as manas.
            Patrícia - 7 anos
            Mariana - 5 anos
            André - 3 anos

            Comentar


            • #7
              "porque o Leite Materno é uma Gota no oceano da Maternidade, no meio de tantas outras opções que teremos que fazer durante o desenvolvimento dos nossos filhos"

              Gostei

              A maioria dos pediatras recomenda a introdução de outros alimentos a partir dos 4 meses, creio, apenas por causa da duração da licença de maternidade.
              Claro que a bomba e a extracção poderão ser uma opção, mas não sei se todas conseguirão extrair. Pleo menos eu tenho alguma dificuldade em que saia alguma coisa com a maquineta.

              Corrijam-me se estiver errada

              Comentar


              • #8
                Giz, há algumas dicas para tentar que o leite saia melhor. Conheces?
                Bj

                Comentar


                • #9
                  SuMa, obrigada pela preocupação.
                  Apesar de já não ser necessário para uma amamentação em exclusivo, uma vez que o meu pirralhito já tem 6 meses e meio, e já iniciou a AC, agradeço qualquer informação.

                  Eu consegui manter a amamentação em exclusivo até quase aos 6 meses (5,5 meses) aí optei por complementar por notar nele uma curiosidade incrível com os alimentos. à refeição parecia um radar.
                  Mas consegui manter o LM exclusivo porque sou trabalhadora por conta própria e fui conseguindo gerir o mamão. Sim, porque mamadas de hora em hora ou de 2 em 2 horas foram uma constante. Costumava dizer por brincadeira que o rapaz não tinha picos de crescimento, ele era um pico de crescimento. Ainda tentei tirar com a bomba, mas ao ritmo que ele mamava nunca consegui grande coisa, e mesmo depois de retirar algum com a máquina, e ter parado de fluir, se ele fosse mamar sentia o leite a subir ou descer.
                  tentava estar descontraida e até tentei ter coisas dele perto, mas o sucesso era pequeno.
                  Actualmente consigo se ele não estiver comigo, se estiver em casa dos meus pais, porque ai fico um longo periodo sem dar de mamar (umas 6/7 horas), mas também não tiro nada de extraordinário. Dá para uma papa. Portanto agradeço a informação.

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por Mãeaos30 Ver Mensagem
                    Bom texto (o da notícia e o da Jo).

                    Eu gosto do Dr. Mário Cordeiro, embora em matéria de amamentação não partilhe de algumas das suas visões (nomeadamente, quanto à amamentação dita prolongada).
                    Também não me revejo na opinião dele sobre esse tema. E pegando nas próprias palavras do prof. Mário Cordeiro... "A estória de que o sr. doutor é que sabe já passou à história." (não se referindo a diagnóstico de patologias, bem entendido)

                    Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                    Comentar


                    • #11
                      a licença agora já é de mais tempo e há pediatras e pediatras. a minha disse que se a piolha não aceitasse o biberon com o LM (tive alguma dificuldade), seria melhor introduzir a sopa quando ela ficasse na creche. Nunca me disse para desmamar, atrasou toda a introdução dos alimentos por causa do aleitamento em exclusivo até aos 6 meses e quando lhe digo que ainda amamento responde ainda bem!

                      Inserido Inicialmente por giz Ver Mensagem
                      "porque o Leite Materno é uma Gota no oceano da Maternidade, no meio de tantas outras opções que teremos que fazer durante o desenvolvimento dos nossos filhos"

                      Gostei

                      A maioria dos pediatras recomenda a introdução de outros alimentos a partir dos 4 meses, creio, apenas por causa da duração da licença de maternidade.
                      Claro que a bomba e a extracção poderão ser uma opção, mas não sei se todas conseguirão extrair. Pleo menos eu tenho alguma dificuldade em que saia alguma coisa com a maquineta.

                      Corrijam-me se estiver errada
                      http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 7

                      Comentar


                      • #12
                        Também não concordo com o Dr. Mário Cordeiro nalgumas coisas mas gostei de o ler. Lá está, acima de tudo devemos ser tolerantes.

                        Aos 4 meses ainda não ia à pediatra com a minha filha mas introduzi a AC aos 4,5 meses por não conseguir tirar leite com a bomba e porque nunca gozei licença de maternidade. Já estava a trabalhar mais regularmente desde os 2 meses e andava uma pilha de nervos. O médico de família não insistiu em nada mas como me viu cansada, só me deu as informações sobre a sopa e disse: "se sentir que é melhor introduzir, já sabe o que tem de fazer e introduz quando quiser"
                        2 filhotes lindos

                        Comentar


                        • #13
                          Obrigada pelo tópico!

                          O meu parto domiciliário!
                          Afilhada da Jo&Xande&Babs
                          "Sempre me intrigou o facto de muitas mulheres grávidas passarem mais tempo a preparar o quarto do bebé do que o seu próprio corpo!" in Drª Gowri Motha

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por SuMa Ver Mensagem
                            Giz, há algumas dicas para tentar que o leite saia melhor. Conheces?
                            Bj
                            Extracção manual!

                            O meu parto domiciliário!
                            Afilhada da Jo&Xande&Babs
                            "Sempre me intrigou o facto de muitas mulheres grávidas passarem mais tempo a preparar o quarto do bebé do que o seu próprio corpo!" in Drª Gowri Motha

                            Comentar

                            slot_bottomleaderboard_post

                            Collapse
                            Working...
                            X