Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Quando se pertence à minoria

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Quando se pertence à minoria

    Olá, mamãs:

    Finalmente ganhei coragem para escrever. Há anos que vos leio e pesquiso sobre a amamentação. Sempre tive o sonho de ter filhos e amamentar, uma das coisas mais maravilhosas do mundo. Finalmente engravidei, o meu sonho ia tornar-se realidade.

    Desconfiei que algo não estava bem quando o meu pequeno peito não crescia durante a gravidez. Descobri que tenho um dos raríssimos problemas físicos que comprometem a produção de leite: hipoplasia mamária (seios que não se desenvolveram devidamente, e que não possuem glândulas mamárias suficientes). Foi um enorme balde de água fria que me afectou muito. A maioria das mamãs com este problema não consegue produzir leite suficiente para os seus filhotes, o meu caso.

    Para agravar a situação, o meu bebé nasceu prematuro. Pu-lo logo ao peito, mas nem chegou a conseguir mamar: tinha engolido líquido e teve de ficar 7 dias nos cuidados intensivos. Todos os dias ia dar-lhe de mamar, mas ele não tinha forças nem para tomar leite com a seringa. Fui sempre tirando leite com a bomba para lhe dar, mas nunca consegui tirar o suficiente. Quando veio para casa enchi-me de esperança: apliquei tudo o que tinha lido, livre demanda, etc, etc, mas o meu pequenote não conseguia mamar, e nunca conseguia fazer uma pega correcta, mesmo com ajuda da CAM, e adormecia. Passei horas com ele na mama, com os mamilos em ferida, mas sempre com esperança de poder amamentar em exclusivo. Na consulta com o pediatra com perda de peso e fraldas quase secas chegámos à conclusão de que sim, teria de introduzir suplemento/LA.

    Chorei muito, senti-me a mãe mais incompetente do mundo por não ter leite para o seu filho. Não consegui dar aquele primeiro biberão de LA, quando as minhas reservas de leite acabaram. Foram umas semanas muito, muito complicadas. Rocei a depressão, não conseguia racionalizar a situação nem superar a tristeza de ver o meu filho chorar-me de fome ao peito quando deveria estar a sorrir, satisfeito. Sem falar das dores, ter de preparar biberões e tirar leite com a bomba, rotina que dura horas, tempo que tiro de brincar com o meu bebé. Até que um dia disse para mim mesma que tinha de reagir, pelo meu filho, e secar as lágrimas.

    Hoje, passados 3 meses, assim continuamos: temos os nossos, só nossos, minutos de maminha, cumplicidade e miminhos, seguidos de suplemento, o bocadinho que a mamã consegue tirar com a bomba complementado por sua vez com LA, mais miminhos e bomba. Neste momento dou pelo menos ¼ do total que ele bebe de leitinho meu ao meu filho (o que consigo bombar, fora o que ele mama).

    Apesar da rotina extenuante, da dor, das horas de sono e brincadeira desviadas, da quantidade de leite ‘bombada’ que teima em não aumentar, cá continuamos e queremos continuar o máximo possível. É tão bom!!

    bj



  • #2
    Olá Rosmaninho,

    Não importa se é pouco... porque é isto...

    Inserido Inicialmente por Rosmaninho Ver Mensagem
    Hoje, passados 3 meses, assim continuamos: temos os nossos, só nossos, minutos de maminha, cumplicidade e miminhos, seguidos de suplemento, o bocadinho que a mamã consegue tirar com a bomba complementado por sua vez com LA, mais miminhos e bomba. Neste momento dou pelo menos ¼ do total que ele bebe de leitinho meu ao meu filho (o que consigo bombar, fora o que ele mama).

    Apesar da rotina extenuante, da dor, das horas de sono e brincadeira desviadas, da quantidade de leite ‘bombada’ que teima em não aumentar, cá continuamos e queremos continuar o máximo possível. É tão bom!!
    ... que faz o teu leite tão importante. Tens muita garra e perseverança... e estás a passa-la ao teu bebé. Há alguma coisa melhor?

    Ultima edição por Maria Verde; 18-05-2011, 22:37.
    Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

    Comentar


    • #3
      Olá Rosmaninho, é louvável o q tu fazes pelo teu bebé. Nunca te deixes ir abaixo mas continua a luta pois ele merece e tu tb ficas mt mais contente contigo própria.
      Amamentar é dar amor e nc dês ouvidos a nada em contrário. Foi o q eu fiz e sem experiência nenhuma mas com mt leitura e esclarecimentos da enfermeira q me acompanhou de início no pós-parto, amamentei até qs ao 1,5anos da minha filha. Tive q interromper apenas pq tinha de fazer exames mamários (eco+mamografia) p rastreio do candro da mama q já n fazia há 3 anos e tb pq estava a planear uma 2.ª gravidez pelo q a hormona do aleitamento pode impedir a ovulação se a bebé ainda mamar 4-5 vezes ao dia ou mais. Fiquei mt triste mas tb mt contente e orgulhosa de mim mesma por ter dado tão boa preparação no início de vida da minha filha.

      Um truque de ouro: se agum dia pensares q o leite secou, ele n secou: andarás certamente numa situação de stress, descansa possivelmt deitada, relaxa e come e bebe bem!! Continua sempre a insistir com o bebé p tentar mamar nos vários horários das mamadas e logo verás q passados 1, 2 dias no máximo o leite volta. É q os láios do bebé é q estimulam a produção de leite. A mim passou-me mas eu estava alertada p isto e p leite regressou.

      Boa sorte e um grande beijo!! BarriGui**

      Comentar


      • #4
        Antes de parabéns, parabéns pela perseverança e pela coragem!
        Eu não sei se sofro de hipoplasia mamária, mas o meu peito (que é pequeno) também não cresceu nem durante a gravidez (a não ser mesmo no início, por causa dos tratamentos de fertilidade) nem depois do parto. Na maternidade, aguentei com estoicismo as dores, os mamilos gretados, as enfermeiras a massajarem-me o peito e os mamilos a tentarem estimular o peito. Apliquei o spray de oxitocina que me deram quando constataram que do meu peito não conseguiam arrancar nem uma gota. Eram gémeos, e uma delas agarrava até muito bem o peito, mas nunca vi mais que uma gotita de colostro na sua boca. Passei horas numa cadeira de ferro com elas (alternadamente) a mamar, sendo que tinha sempre de suplementar com LA. Quando vim para casa, ao 5º dia, pensei que estava a ter a famosa subida de leite porque fiquei com o peito inchado e quente. Pus toalhas e água quente na esperança de ter finalmente leite a fluir. E, claro, as bebés sempre na mama, religiosamente. No dia seguinte, tudo tinha acabado e o meu peito estava como se nunca tivesse parido. Usei a bomba - saiam 10-20 ml de um líquido muito claro, quase transparente. Ao contrário de ti, passado uma semana, desisti. Não chorei, fiquei triste e depois aliviada por fechar uma página (infeliz) e seguir em frente.
        Fracassou a amamentação, não fracassei como mãe. O exemplo de persistência, de determinação, de coragem, bem...começou 4 anos de eles nascerem, quando iniciei uma luta que me custou - essa sim - muitas lágrimas e uma enorme coragem para acreditar - e continua hoje, em cada gesto que temos, em cada conversa, em cada exemplo de vida que lhes dou. Fico contente por ver que alguma coisa passa, porque são crianças resistentes, que não desistem e que levam com seriedade quer a escola quer os desportos que elas próprias escolheram desenvolver.
        Não estou a desvalorizar o teu esforço e o esforço de todas as mães que, lutando, conseguem vencer as dificuldades da amamentação. Se eu tivesse tido um só bebé talvez tivesse tido disponibilidade física e mental para insistir e eventualmente podia ter resultados, como estás a ter (é inspirador para quem está numa situação idêntica!). Apenas...fica também o testemunho de quem não seguiu o mesmo caminho e, uns bons anitos passados, olha com tranquilidade para o trabalho feito...

        Comentar


        • #5
          Louvo a tua atitude de perseverança, de garra e de luta por um objectivo! Fiquei realmente emocionada com a tua história e desejo que tudo vos corra pelo melhor. És Mãe às direitas, daquelas que não desistem do que desejaram para o filho, mesmo que enfrentem contrariedades.

          Tudo de bom e vai dando notícias!

          Comentar


          • #6
            Linda tirando a parte inicial do bebé permaturo, revejo me em tudo o que escreves-te... não sei se tive hipoplasia mamária, foi o médico que diagnosticou? mas passei por tudo o que descreves te... embora eu não tenha tido logo colostro, só uns dias depois... e durantes esses dias em k o meu filho esteve exclusivamente a LA era uma tortura alimenta lo... recusava se, kdo foi p o peito pior ainda, mais dificil, enfim, gritos p pegar na mama e dps adormecia sem comer. Tal como tu tive ajudas que infelizmente não resultaram.
            Mas sei bem a rotina de por a mamar (gritaria), dar LM pelo biberão e dps LA... dps tirar leite com a bomba, não fazemos mesmo mais nada mas ficamos com a sensação que estamos a fazer o melhor pelo nosso filho. Tb não tirava mais do que 10/20 ml... houve um dia k tirei 40 ml, fiquei super contente mas não voltou a acontecer. Ao contrario de ti, o dar de mamar nunca foi algo prazeirozo pois ele recusava se smp a pegar... eu insistia insistia mas achei k estava a prejudicar nos pois ele enervava se, eu tb enfim.

            PARABÉNS pela preserverança... beijinhos e força!!!

            Comentar


            • #7
              Rosmaninho

              Parabéns pela tua paciência e perseverança. Eu não fui capaz de passar dos 1 ou 2 meses que estive nessa situação, mas a minha situação foi mais parecida com a da lua.sol, além do que progressivamente fui deixando de conseguir retirar a mesma quantidade de leite e ficou tão residual que não valia a pena...

              Por isso, correndo o risco de ser mal entendida, não te sintas culpada se algum dia sentires que tens de desistir. Estás a fazer o melhor que podes!

              Bjs e Muita Força


              Madrinha: monicaamaro Afilhada: Moongi

              Comentar


              • #8
                Rosmaninho nenhuma mae se deve sentir culpada por dar LA se é necessario! É como dizes ha uma pequena percentagem de mulheres que tem uma razao fisica que limita a quantidade de leite que conseguem produzir, mas o facto de teres produçao e teres conseguido que o teu bebe usufrua do teu leitinho é um avitoria e deve orgulhar-te.

                Nao tarda nada ja o teu bebe tem idade para iniciar a alimentaçao complementar e a tua produçao ate vai conseguir ser suficiente para cobrir as necessidades dele

                Beijinhos
                Rute

                O meu parto de 14 dias
                Bebes e Mamas marcianas de 2008
                Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                Comentar


                • #9
                  Olá, mamãs:

                  Hoje estou MUITO feliz: o meu bebé e eu fazemos 4 meses de maminha (+ suplemento), conseguimos mais um mês!!! Eu tinha muito medo que ele largasse a mama, mas ele adora mamar , embora não tenha todo o leitinho de que ele precisa. Entretanto continuo a tirar leite com a bomba. E é assim, cá continuamos até o pequenote querer.

                  Muito obrigada pelas vossas palavras de ânimo.


                  Comentar


                  • #10
                    Muitos Parabéns! Adorei ler a tua história! Inspiradora!!

                    Felizmente tenho uma experiência bem positiva neste campo, mas de inicio tb chorei mto... Na altura estamos mto fragilizadas e se não temos alguém para nos apoiar facilmente vamos a baixo! Eu só tenho que agradecer ao meu marido por insistir e me fazer avançar mais um dia!

                    Vais ver que daqui a pouco já passaram 6 meses!!






                    Mães OMS Sócia nº 105

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por Rosmaninho Ver Mensagem
                      Olá, mamãs:

                      Hoje estou MUITO feliz: o meu bebé e eu fazemos 4 meses de maminha (+ suplemento), conseguimos mais um mês!!! Eu tinha muito medo que ele largasse a mama, mas ele adora mamar , embora não tenha todo o leitinho de que ele precisa. Entretanto continuo a tirar leite com a bomba. E é assim, cá continuamos até o pequenote querer.

                      Muito obrigada pelas vossas palavras de ânimo.
                      Muitos parabéns. Tenho uma amiga que fez redução de peito antes de engravidar e nunca teve leite suficiente mas mantém a rotina de LM mais LA até agora e o piolho faz 2 anos em Semtebro.
                      2 filhotes lindos

                      Comentar


                      • #12
                        Quando há dificuldades, amamentar é sempre uma conquista, imagino que não seja fácil, mas o que não imagino porque sei muito bem é que amamentar um filho é um prazer imenso... uma enorme serenidade.

                        Parabéns Rosmaninho por conseguires cumprir o teu plano!

                        (porque é que tens que tirar com a bomba?)

                        Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                        Comentar


                        • #13
                          Obrigada, mamãs!

                          Micaela24, que exemplo encorajador!

                          Maria Verde, uso a bomba no fim das mamadas porque consigo tirar uns mililitros extra que junto para lhe dar no biberon. Li que é uma das estratégias para as mamãs com o meu problema manterem a produção de leite.


                          Comentar


                          • #14
                            Boa Rosmaninho! Dia a dia!

                            Beijinhos
                            Rute

                            O meu parto de 14 dias
                            Bebes e Mamas marcianas de 2008
                            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                            Comentar

                            slot_bottomleaderboard_post

                            Collapse
                            Working...
                            X